Será o fim do passaporte de papel? A Apple lançou nos Estados Unidos o passaporte digital para iPhone e Apple Watch.
O chamado Digital ID permite que usuários configurem a própria identidade digital no telefone ou no relógio e apresentem o passaporte digital em pontos de inspeção de aeroportos, sem precisar mostrar o documento físico.
O Digital ID, lançado este mês, já está sendo aceito em mais de 250 aeroportos nos Estados Unidos, em parceria com a Transportation Security Administration (TSA). Quando chega ao Brasil? Esta é a grande pergunta, ainda sem resposta.
Como instalar o passaporte digital da Apple
Para usar o Digital ID, o usuário deve primeiro inserir os dados do passaporte físico no Apple Wallet, criando uma versão digital autenticada.
O processo é feito com autenticação via Face ID ou Touch ID para garantir que apenas o titular tenha acesso.
De acordo com a Apple, o Digital ID utiliza criptografia ponta a ponta e validação biométrica para proteger os dados armazenados. Nenhuma informação é compartilhada sem consentimento explícito do usuário, garante a empresa.
Leia mais notícia boa
- Idosa de 94 anos quer visitar todos os continentes; passaporte aos 91!
- Como é o Apple Intelligence que terá atualização hoje; novos recursos do iPhone
- Novo iPhone será o mais fino da história da Apple; cara nova
Como usar nos aeroportos
Com o passaporte digitalizado, basta do usuário aproximar o iPhone ou Apple Watch dos leitores compatíveis, nos Aeroportos que já têm a tecnologia, e a verificação é feita de forma automática e protegida.
A Apple acredita que a novidade vai ajudar a reduzir filas, acelerar o embarque e preservar os padrões de segurança exigidos pelas autoridades.
Reduzir roubo e falsificação
O sistema foi desenvolvido para minimizar riscos de fraude e roubo de passaportes, já a pessoa que viaja não vai precisar portar documentos físicos que podem ser perdidos ou falsificados.
Com a novidade, a Apple dá mais um passo para transformar o Apple Wallet em um hub central de identidade e pagamentos.
Hoje, o aplicativo já reúne cartões de crédito, ingressos, chaves digitais e carteiras de motorista em alguns estados norte-americanos.
Quando chega ao Brasil
Ainda não tem data para o Digital ID começar a funcionar no Brasil
A Apple informou à Forbes que está trabalhando com governos e instituições para expandir a aceitação do Digital ID em diferentes países e setores.
A ideia é que ele funcione, além do turismo, nas áreas de saúde e serviços financeiros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário