
Entidade destaca medicamento lenacapavir e alerta para impactos de cortes no financiamento global
Nesta segunda-feira, 1, Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um comunicado pedindo a ampliação do acesso a novas ferramentas de prevenção ao HIV e marcando a abertura do Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre prevenção e tratamento da doença.
Entre as recomendações está a expansão do acesso ao lenacapavir, medicamento de uma nova classe de antirretrovirais que ajuda a reduzir infecções pelo vírus. Neste ano, a OMS aprovou diretrizes para o uso do remédio injetável, administrado duas vezes ao ano, como uma alternativa de longa duração aos comprimidos orais usados na prevenção do HIV. O remédio passa a integrar as opções de profilaxia pré-exposição (PrEP).
Para o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, ferramentas como o lenacapavir são promissoras para alterar a trajetória da epidemia de HIV. “Ampliar o acesso a essas ferramentas para pessoas em risco de HIV em todo o mundo deve ser a prioridade número um para todos os governos e parceiros”, diz no comunicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário