28 de dez. de 2025

Defesa Civil de São Paulo emite alerta para chuva forte na capital e região de Rio Preto

 

Reprodução/Paulo Pinto/Agência Brasil

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta cell broadcast para chuva forte nas regiões central e norte da cidade de São Paulo e em Elisiário e Catanduva, na região de São José do Rio Preto. O Governo de SP mobiliza um gabinete de crise a partir de segunda-feira (29) para coordenar ações de prevenção e atendimento de municípios diante da previsão e da possível ocorrência de chuvas fortes no estado durante o feriado de Ano Novo.

De acordo com a meteorologia, neste sábado (27) houve ocorrências de tempestades em algumas regiões do estado em meio às altas temperaturas.

Na capital e Grande SP, foram registradas 16 quedas de árvore, sem ocorrências de alagamentos ou desabamentos.

A Defesa Civil reforça que a população deve redobrar os cuidados durante a vigência do alerta:

  • evitar áreas arborizadas durante ventos fortes;
  • prender ou recolher objetos soltos que possam ser arremessados;
  • nunca tentar atravessar áreas alagadas ou com enxurradas;
  • atentar-se aos sinais de deslizamento de terra, como rachaduras nas paredes dos imóveis e água lamacenta descendo pela encosta.
  • em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Previsão do tempo

o longo do dia, o calor combinado com a aproximação de uma frente fria pelo litoral cria condições para pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de raios e ventos, mas sem acumulados significativos. Ainda assim, recomenda-se atenção em áreas mais vulneráveis. Na capital, as temperaturas variam entre 22 °C e 34 °C.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que entre segunda (29) e terça-feira (30), a influência de um sistema meteorológico favorecerá a ocorrência de chuvas fortes, com tempestades severas, raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo isolado em todo o estado.

Apesar de não serem previstos acumulados elevados, há potencial para transtornos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos, além de ocorrências relacionadas a vento, raios e granizo.

Nenhum comentário: