27 de dez. de 2025

Confirma e assina

 

Agora, pois, ó rei, confirma o edito e assina a escritura, para que não seja mudada, conforme a lei dos medos e dos persas, que se não pode revogar.

Daniel 6.8

O grupo de governantes do reino foi pressionar o rei Dario a aprovar uma proposta que, uma vez assinada, se tornaria lei em todo o seu domínio. Sem perceber que havia ali uma armadilha contra Daniel, a quem ele prezava de modo especial, o rei acabou assinando o decreto. Durante a reunião, aqueles homens deixaram claro que, após a assinatura, nada poderia ser alterado ou revogado. O ímpio sempre procura uma brecha para atingir o justo.

Dario teria de confirmar o decreto, e, então, a lei não seria mudada. A assinatura dele daria legitimidade ao Estado para matar quem não respeitasse o prazo de 30 dias, mas Deus somente os olhava com misericórdia. Caso o Senhor Se irasse, em um abrir e fechar de olhos, poderia fulminar todos esses “amigos” do rei. Imagine a tragédia que ocorreria no território dos medos e persas. Deus sabe a hora certa de agir!

Tudo parecia ir bem, mas Daniel já estava em oração ao Senhor, buscando conhecer a Sua vontade. Em meio ao clamor, ele ouviu a voz de Deus ordenando-lhe que seguisse até o fim, pois, depois, teria descanso de todas aquelas tribulações: Tu, porém, vai até ao fim; porque repousarás e estarás na tua sorte, no fim dos dias (Dn 12.13). Não há nada melhor do que ouvir a voz divina a nos consolar com a Verdade!

Aquele decreto não podia ser revogado, mas os servos de Deus estão debaixo da lei maior da Bíblia, por isso não serão destruídos. É preciso andar de cabeça erguida perante o Senhor, para que, no tempo certo, a justiça dEle entre em operação, levando os ímpios a sentirem o Seu poder. Por que não podemos pedir ao Senhor que destrua os pecadores, os quais nos perturbam com suas teorias? Porque o Onipotente deseja a salvação deles e não a sua destruição (Ez 33.11).

Respeitamos as leis dos países, mas também seguimos as revelações das Escrituras. Por isso, há em nós um espírito excelente, que nos impulsiona a ajudar o próximo e a conduzir os perdidos a um encontro pessoal com Jesus. Não buscamos receber ou aceitar nada deles, e, justamente por essa razão, somos aceitos pelo Pai celestial como servos bons e fiéis. O mundo carece de pessoas que acrescentem vida àqueles que estão morrendo em seus delitos.

A pressão deles sobre o rei era indireta, mas convincente; afinal, eles apresentaram boas razões para ele chancelar o documento e banir do reino quem invocasse outras fontes, além do próprio rei. O “palco” estava pronto, e, talvez, se Dario tivesse tido tempo para examinar o decreto, não o teria assinado. Hoje, muitas pessoas também agem dessa maneira, enganando os incautos. Aquela era uma arapuca do reino das trevas contra Daniel, o servo do Senhor.

Os opositores de Daniel não imaginaram que Deus trabalharia em favor de Seu servo. O Senhor os deixou planejar e executar o plano, mas, no momento da execução da pena, o Altíssimo soube como livrar o jovem israelita e entrou em ação, destruindo a armadilha maligna e dando a vitória a quem O amava, pois seria amado do mesmo jeito. O Pai celestial é maravilhoso!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Senhor da eterna proteção! Grande maldade os príncipes e demais governantes fizeram a Teu servo Daniel, para que não os atrapalhasse em seus maus intentos naquele reino. Eles pensaram que conseguiriam enganar todos, mas nenhuma ferramenta preparada contra nós prosperará!

Essa é a nossa herança que vem de Ti! Nós Te glorificaremos sobre todas as coisas. Tu és o nosso Protetor. Nada do que o homem armar contra nós prosperará. Talvez vejamos algo sendo executado, mas, no final, venceremos!

Teus mandamentos, as Tuas promessas e obras jamais serão revogados. Nunca se viu uma só obra do Inferno prosperar. Quando Tu operas, ninguém pode Te impedir. Nós Te agradecemos por nos sustentares em Tuas potentes mãos!

Nenhum comentário: