29 de dez. de 2025

Anvisa alerta sobre uso incorreto das canetas emagrecedoras

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre a compra e o consumo desses produtos. Foto: Freepik

Segundo o órgão, a comercialização e o uso de canetas falsificadas representam sérios riscos à saúde e configuram crime no país

Por Cristiano Stefenoni

O desespero para tentar perder peso tem levado muitas pessoas a abusarem das chamadas “canetas emagrecedores”, como Ozempic e Mounjaro. O problema é que, por conta do preço elevado, muitos arriscam a saúde comprando produtos falsificados mais baratos, colocando a saúde em risco. Pensando nisso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre a compra e o consumo desses produtos.

Segundo o órgão, a comercialização e o uso de canetas falsificadas, manipuladas ou de procedência desconhecida representam sérios riscos à saúde e configuram crime no país. A farmacêutica Natally Rosa explica que a utilização de medicamentos fora das normas regulatórias expõe o usuário a diversos perigos.

“Uma pessoa que se submete ao uso de um medicamento fora dessas regulamentações tem os riscos com certeza exacerbados, desde a falta de resposta terapêutica adequada até a presença de contaminantes”, afirma.

De acordo com a especialista, é possível observar alguns sinais que ajudam a identificar se o produto é original. A embalagem deve ser analisada com atenção, já que as bulas e características oficiais são de fácil acesso para consulta. Entre os principais pontos estão a apresentação física, a qualidade do rótulo e o idioma utilizado. ]

“O rótulo deve estar em português. Não é esperado que o medicamento traga informações em outras línguas”, orienta. Natally Rosa também ressalta a importância de verificar se há número de lote e prazo de validade claramente visíveis, além de checar se a descrição do medicamento e do princípio ativo está legível e completa. Todas as informações precisam estar claras e de fácil identificação pelo consumidor.

Outro sinal de alerta é o preço. Valores muito abaixo do praticado no mercado indicam forte suspeita de irregularidade. A Anvisa reforça que essas canetas só podem ser vendidas mediante apresentação e retenção de receita médica. Ofertas sem prescrição ou fora dos canais oficiais devem ser encaradas como risco à saúde e denunciadas.

É importante mudar o estilo de vida

Para o médico cristão, Dr. Gustavo Boelhouwer Letsch, que é pediatria e neonatologista, além de coordenador adjunto do Curso de Medicina do UNASP Hortolândia, o melhor remédio para a saúde está na mudança dos hábitos, que incluem o corpo, a mente e o espírito.

“Da mesma forma, quando cuidamos do corpo, da mente e das relações, ganhamos mais força física, resistência para enfrentar dores, maior capacidade de recuperação e resiliência para enfrentar nossos próprios ‘calvários diários’, como perdas, crises e dores emocionais. A fé acrescenta esperança, propósito e coragem, enquanto hábitos saudáveis fortalecem o organismo e juntos, criam uma base sólida para atravessar momentos difíceis com equilíbrio”, justifica.

Um ponto importante apresentado pela neurocientista Dra. Quézia Anders é que um estilo de vida saudável faz a diferença, mesmo que a pessoa só comece sua mudança de hábito na idade adulta. Segundo ela, esses estudos foram feitos com centenários, pessoas que viveram bem e sem doenças com mais de 100 anos.

“Os estudos sobre longevidade mostram que os pilares necessários para viver bem mesmo com longa idade, reforçam cuidados com: sono, exercícios, alimentação saudável, saúde emocional (gerenciar emoções) e ter bons relacionamentos (propósito de vida)”, afirma.

Nenhum comentário: