24 de jun. de 2018

Muito Bem, Servo Fiel

Deus dá dons, não de forma mesquinha, mas em abundância! E ele não dá dons de forma aleatória, mas cuidadosamente “a cada um de acordo com a sua capacidade” (Mateus 25:15 NVI). Lembre-se, nenhuma outra pessoa tem os nossos talentos. Ninguém. Deus lhe eleva do comum, combinando suas habilidades únicas com objetivos escolhidos sob medida.
“Muito bem! Você é um servo bom e fiel!” Jesus dirá a alguns (Mateus 25:23 VFL). Talvez o seu pai nunca lhe elogiou, ou seus professores sempre lhe criticaram, mas Deus irá aplaudí-lo. E para ele lhe chamar de bom… bem, quando ele faz, é para valer! Só ele pode tornar pecadores maus em pessoas boas. E só ele pode tornar os frágeis em fieis. “Muito bem, bom e fiel…” O ponto? Use a sua natureza singular para aceitar grandes desafios por Deus. A única falha é de não se arriscar falhar!

18 de jun. de 2018

O valor da comunhão

Foto: unsplash.com
Foto: unsplash.com
Texto base: Salmo 133.
No princípio, Deus criou Adão e logo viu que não era bom que o homem estivesse só (Gn 2.18). Criou então a mulher, formando assim o primeiro grupo social, chamado família.
Não é da vontade do Senhor que ninguém viva isolado. Faz parte da nossa natureza o desejo de conviver com outras pessoas. Sob o ponto de vista prático, isto também é importante, pois nenhum de nós sabe tudo, nem tem capacidade plena para realizar todas as coisas. Portanto, precisamos uns dos outros. Nascemos 100% dependentes. Um bebê não sobrevive sozinho. Depois, na medida em que vamos crescendo, aprendemos a fazer muitas coisas e corremos o risco de pensar que somos autossuficientes, mas a dependência permanece em vários níveis.
Na convivência, entretanto, ficam evidentes as diferenças, como vemos na história de Caim e Abel, começando pela idade (Gn 4.1-5). As diferentes faixas etárias envolvem interesses variados, tornando a convivência difícil muitas vezes. Mas mesmo entre pessoas da mesma idade, o jeito de fazer as coisas é variado. Caim era mais velho. Abel, mais novo. O primeiro gostava de trabalhar com as plantas. O segundo preferia os animais. Na hora de prestar o culto ao Senhor, cada um tinha sua maneira particular. Estaria tudo normal, se não fossem atitudes e sentimentos conflitantes que surgem nas relações humanas, brotando da nossa natureza pecaminosa: competição, egoísmo e inveja. (Alguns tipos de competição são errados e destrutivos, como ocorre à vezes entre marido e mulher ou entre irmãos).
A relação que deveria ser o somatório das forças individuais e o compartilhamento de recursos para o bem-estar coletivo torna-se um atrito improdutivo e destrutivo. Assim, na relação de Caim e Abel surgiu o ódio que resultou no homicídio.
O propósito de Deus é que aprendamos a viver em união. Isto requer algumas atitudes positivas, mas nem sempre fáceis. Conviver, seja em casa, no trabalho, na escola, na igreja ou mesmo dentro de um ônibus, significa, em primeiro lugar, dividir o espaço. É preciso permitir que o outro tenha seu lugar e sua vez. Para conviver é preciso respeitar e compartilhar. Sob o ponto de vista pessoal, isto representa renúncia.  A convivência requer certo grau de tolerância, pois cada um de nós precisa suportar as imperfeições do outro, sabendo que também temos as nossas. Quem não suporta o outro ou quer ser totalmente independente pagará o preço da solidão.
No decorrer da vida, participamos de vários grupos, sempre em busca da realização de objetivos comuns aos seus integrantes, sabendo que, individualmente, seria difícil alcançá-los. Até entre os animais encontramos os grupos com base familiar, como ocorre com as formigas, abelhas e gafanhotos (Pv.30.27). O grupo faz surgir a necessidade de liderança (representada pelo sumo sacerdote Aarão no salmo 133) o que trará para as relações os conceitos de autoridade e submissão.
Muitas vezes, funcionamos como um motor onde, o movimento integrado de várias peças produz o atrito que pode resultar no superaquecimento e na explosão. Contudo, a lubrificação e a refrigeração impedem que esses danos ocorram.
Da mesma forma, na igreja e nos grupos que a integram, como ministérios e células, é preciso haver o óleo e a água, símbolos do Espírito Santo e da palavra de Deus. O Espírito do Senhor derrama o seu amor em nossos corações, possibilitando uma união harmoniosa e produtiva (Rm.5.5).
:: Pr. Anísio Renato de Andrade

O barulho dos ímpios e o silêncio dos piedosos

Foto: unsplash.com
Foto: unsplash.com
“Vós que amais o Senhor, detestai o mal…” (Sl 97.10a).
Neste mundo assaz conturbado precisamos pedir a Deus discernimento e coragem. Discernimento para saber a hora certa de falar e a hora precisa de calar e coragem para não se calar na hora em que o silêncio é sinal de covardia. Duas coisas nos perturbam: o barulho dos ímpios e o silêncio dos piedosos. Pior do que o barulho dos ímpios é o silêncio covarde dos piedosos. Aqueles que são chamados para amar o Senhor devem, na mesma proporção, detestar o mal. O mal não pode erguer sua fronte altiva sem ser confrontado. O mal não pode desfilar na passarela do tempo sem ser detestado. Calar-se diante do mal é ser não apenas covarde, mas também conivente. O apóstolo Paulo, nessa mesma toada, escreve: “Detestai o mal, apegando-vos ao bem” (Rm 12.9).
Mas o que é o mal? É tudo aquilo que afronta a santidade de Deus, conspira contra os princípios morais e espirituais estabelecidos por Deus e tem o propósito de corromper os relacionamentos instituídos por Deus e balizados pela Palavra de Deus. O mal se infiltra nas estruturas políticas e econômicas. O mal destila seu veneno nas redes sociais e no cinema. O mal mostra sua carranca nas ruas, no guetos, nos palácios e nas choupanas. O combustível que alimenta o mal é o pecado. O pecado é o pior de todos os males, pois nos priva do maior bem. O pecado nos afasta de Deus, do próximo e de nós mesmos. O pecado é maligníssimo. Seu salário é a morte.
O mal está dentro de nós e fora de nós. Está em nosso coração e em nossas palavras. Está em nossas ações, reações e omissões. Está no governo e no povo. Está na imprensa e na literatura. Está na televisão e no teatro. Está nas relações internacionais e nos acordos econômicos. Está na academia e nas cortes. Está na igreja e na família. Está na cidade e no campo. O mal é o bafo do diabo, o refluxo do pecado, o produto da rebelião contra Deus.
O mal tem um arsenal muito diversificado. Sua indumentária é variada. Apresenta-se sob o manto da tolerância, mas abespinha-se com qualquer pessoa que ousa discordar de sua cosmovisão. Usa a máscara do respeito aos direitos do outro, mas apenas quando o outro se curva aos seus rasteiros interesses. É nessa sociedade que se diz plural, mas exige subserviência à ditadura do relativismo, que somos chamados a amar o Senhor e a detestar o mal. É nesse mundo caído, rebelado contra Deus, que somos convocados a não nos conformarmos com este século, mas a sermos transformados pela renovação da nossa mente. É nesse ambiente hostil à fé cristã, que somos chamados a sair para fora dos portões da religiosidade, para nos encontrarmos com o Cristo vivo, na escola, na empresa, na família, na rua, levando o vitupério de Cristo.
O mundo odiou Cristo e também vai nos odiar. Ser cristão é viver os valores do céu numa terra manchada pelo pecado. Ser cristão é andar na luz num mundo de trevas. Ser cristão é praticar o bem num ambiente governado pelo mal. Ser cristão é andar na verdade num mundo rendido à mentira. Ser cristão é viver em santidade num mundo que se refestela no pecado. O mal sempre vai se insurgir contra Deus e desferir golpes violentos contra Seu povo. O povo de Deus, porém, não pode ser vencido pelo mal, mas deve vencer o mal com o bem. O povo Deus não pode acovardar-se diante da arrogância do mal, mas deve erguer sua voz em defesa do bem. O barulho dos ímpios não pode silenciar os piedosos!
:: Hernandes Dias Lopes

Afaste do coração a ansiedad


Devocional“Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros” (Eclesiastes 11:10).
Não ande ansioso. A ansiedade divide a mente, ficamos com os pensamentos tanto no que aconteceu, como no que está para acontecer. Descanse, confie no Senhor. Lance sobre Ele toda preocupação, distração, angústia, que Ele cuidará de você. O Senhor, que dá comida para os passarinhos, manda chuva do céu, veste de tanta belezas as rosas e dá colheita para o agricultor, cuidará de todos as suas necessidades. Não ande extremamente preocupado com o dia de amanhã, entre todos os dias ao Criador. Ele cuida dos seus filhos e não abandona aqueles que estão passando por tribulações. “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Visto que vocês não podem sequer fazer uma coisa tão pequena, por que se preocupar com o restante?” (Lucas 12:25,26).
Afaste toda ansiedade do coração. Ore ao Senhor. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Filipenses 4:6). A paz de Deus guardará seu coração e sua mente em Cristo (Filipenses 4:7). Uma dica para lidar com a ansiedade é ter um caderno de anotações onde você pode registrar seus pensamentos e o que anda preocupando a sua mente. Mas acima de qualquer técnica, lembre-se do que Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Se Ele prometeu, Ele cumpre!
:: Raquel Carsi

Não Se Compare com Outros

O apóstolo Paulo disse “Cada um examine com cuidado a si mesmo e a maneira segundo a qual está cumprindo a missão que recebeu e dedique atenção total a ela. Não fiquem admirando a si mesmo nem se comparando com os outros. Cada um precisa assumir o compromisso de fazer o melhor que puder com sua vida” (Gálatas 6:4-5 MSG).
Antes que Thomas Merton seguiu a Cristo, ele seguiu dinheiro, fama e a sociedade. Ele chocou muitos dos seus colegas quando ele trocou tudo pela vida de um monge trapista. Muitos anos depois um amigo visitou o mosteiro e não conseguia ver nenhuma diferença importante nele. “Tom,” ele disse “você não mudou nada.” “Porque eu deveria?” Tom respondeu. “Aqui nosso dever é de ser cada vez mais a nós mesmos, não menos.”
Deus nunca lhe chamou a ser nada menos que você mesmo. Mas, ele chama sim para ser o melhor você que você pode ser. A pergunta é, no seu melhor, quem é você?

Você Foi Criado Para Isso

Note como Deus descreveu o construtor Bezalel, “O enchi do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística para […] executar todo tipo de obra artesanal.” (Êxodo 31:3-5 NVI). Você consegue ouvir o prazer na voz de Deus?
Quando você faz o máximo daquilo que você faz melhor, você faz disparar os botões de orgulho no colete de Deus. No filme Carruagens de Fogo, Eric Liddell defendeu sua devoção à corrida quando contou à sua irmã “Deus me fez rápido, e quando eu corro eu sinto o prazer dele.” Quando é que você sente o prazer de Deus? Quando é que você olha para os céus e diz “Eu fui feito para isto!”?
Quando o assunto é ser você, você foi feito para este papel. Então diga suas palavras com confiança!

Examine Seus Dons

Tenha cuidado! No desejo de ser grande, é possível deixar de ser bom. Nem todo professor é apto para ser diretor. Nem todo carpinteiro tem a habilidade para encabeçar uma equipe. Nem todo músico deve ser maestro. Uma promoção pode levar uma pessoa para fora do seu ponto forte. Por desejo de ter mais, uma pessoa pode acabar perdendo seu propósito. A cobiça é um péssimo conselheiro de trabalho.
Examine os seus dons, conheça os seus pontos fortes. Romanos 12:3 diz “Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter.” Provérbios 15:16 diz “É melhor ter pouco com o temor do SENHOR do que grande riqueza com inquietação.” Então não deixe que a cobiça por coisas, ou o anseio pelo aplauso lhe desvie do desenho que Deus planejou para você!

17 de jun. de 2018

Rede de segurança

Rede de segurança
Leia: Mateus 5:43-48 | A Bíblia em um ano: Esdras 1–2; João 19:23–42
Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste. v.48
Durante anos, considerei o Sermão do Monte (Mateus 5–7) um modelo para o comportamento humano, um padrão inatingível para qualquer um. Como consegui perder o verdadeiro significado? Jesus não falou aquelas palavras para nos frustrar, mas para nos dizer como Deus é.
Por que devemos amar os nossos inimigos? Porque o nosso Pai misericordioso faz o Seu sol se levantar sobre os maus e os bons. Por que ajuntar tesouros no céu? Porque o Pai vive lá e nos recompensará generosamente. Por que viver sem medo e preocupação? Porque o mesmo Deus que veste os lírios e a erva do campo prometeu cuidar de nós. Por que orar? Se um pai terreno dá ao seu filho pão ou peixe, quanto mais o Pai celestial dará coisas boas aos que o pedem?
Jesus proferiu o Sermão do Monte não só para explicar o ideal de Deus pelo qual nunca devemos parar de lutar, mas também para mostrar que, nesta vida, jamais atingiremos esse ideal.
Diante de Deus, todos nós estamos no mesmo patamar: assassinos e birrentos, adúlteros e luxuriosos, ladrões e cobiçosos. Estamos todos desesperados e esse é o único estado apropriado a um ser humano que quer conhecer a Deus. Depois de ter caído do ideal absoluto, não temos onde cair senão na rede de segurança da graça absoluta.
Somente Deus pode transformar uma alma pecaminosa numa obra de arte da graça.

Lágrimas e risos

Lágrimas e risos
Leia: Esdras 3:7-13 | A Bíblia em um ano: Esdras 3–5; João 20
…não se podiam discernir as vozes de alegria das vozes do choro do povo… v.13
Em certo retiro, refiz o contato com amigos que eu não encontrava há muito tempo. Ri com eles enquanto desfrutávamos da reunião, e chorei por saber quanta saudade deles eu havia sentido.
No último dia juntos, celebramos a Ceia do Senhor. Mais sorrisos e lágrimas! Alegrei-me pela graça de Deus, que me havia dado a vida eterna e esses lindos dias com eles. Mas, novamente, chorei consciente do que custou a Jesus livrar-me do meu pecado.
Pensei em Esdras e naquele dia maravilhoso em Jerusalém. Os exilados haviam voltado do cativeiro e tinham acabado de completar a reconstrução das fundações do templo do Senhor. Eles cantavam de alegria, mas alguns sacerdotes mais velhos choravam (Esdras 3:10-12). Provavelmente, lembravam-se do templo de Salomão e de sua antiga glória. Ou estavam eles de luto pelos pecados do povo, que provocaram a sua ida para o cativeiro?
Às vezes, quando vemos Deus agindo, sentimos uma ampla gama de emoções, incluindo alegria ao vermos as Suas maravilhas e tristeza ao nos lembrarmos dos nossos pecados e da necessidade do Seu sacrifício.
Os israelitas estavam cantando e chorando, e o barulho era ouvido longe (v.13). Que as nossas emoções sejam expressões de nosso amor e adoração ao nosso Senhor, e que possam tocar aqueles que nos rodeiam.
As lágrimas e os risos são expressões de louvor a Deus.

Repita comigo

Repita comigo
Leia: Salmo 141 | A Bíblia em um ano: Esdras 6–8; João 21
Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios. v.3
Quando Rebeca estava no palco para palestrar em uma conferência, sua primeira frase ao microfone ecoou pela sala. Foi um pouco perturbador ouvir suas próprias palavras voltarem; ela teve de se adaptar ao sistema de som com defeito e tentar ignorar o eco de todas as palavras que dizia.
Imagine como seria ouvir tudo que dizemos repetido! Não seria tão ruim nos ouvirmos repetindo: “Eu te amo”, “Eu estava errado”, “Obrigado, Senhor” ou “Estou orando por você”. Mas nem todas as nossas palavras são bonitas, suaves ou gentis. E quanto às explosões de raiva ou aos comentários humilhantes que ninguém quer ouvir uma vez, muito menos duas vezes — palavras que realmente preferiríamos?
Como o salmista Davi, ansiamos pelo controle do Senhor sobre as nossas palavras. Ele orou: “Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios” (Salmo 141:3). Felizmente, o Senhor quer fazer isso. Ele pode nos ajudar a controlar o que dizemos. Ele pode guardar os nossos lábios.
Enquanto aprendemos a nos adaptar ao nosso próprio sistema de som prestando muita atenção ao que dizemos e orando sobre as palavras que falamos, o Senhor nos ensinará com paciência e até mesmo nos capacitará a ter autocontrole. E, o melhor de tudo, Ele nos perdoa quando falhamos e se agrada do nosso desejo por Sua ajuda.
Parte do autocontrole é o controle da boca.

Deus do comum

Deus do comum
Leia: Gênesis 12:1-4; 17:1,2 | A Bíblia em um ano: Esdras 9–10; Atos 1
…Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças… 1 Coríntios 10:13
Ouvir testemunhos sobre como Deus fez algo espetacular na vida de outra pessoa pode nos desafiar. Embora possamos nos alegrar ao ouvir sobre respostas a oração, também podemos questionar por que o Senhor nada fez de surpreendente por nós ultimamente.
É fácil pensar que, se Deus se mostrasse de maneiras surpreendentes para nós como fez a Abraão, ficaríamos mais inspirados a lhe sermos servos fiéis. Mas, então, nos lembramos de que Deus aparecia a Abraão a cada 12 a 14 anos e a maior parte da jornada de Abraão era bastante comum (Gênesis 12:1-4; 15:1-6; 16:16–17:12).
Habitualmente, a obra de Deus é feita nos bastidores nas ocasiões comuns da vida. Como diz o texto, “Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além de vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento…” (10:13). Todos os dias, Deus está ocupado protegendo-nos contra os ataques devastadores de Satanás que, de outro modo, nos deixariam totalmente derrotados. E, quando a tentação chega, Ele está fazendo rampas de saída para que possamos escapar.
Quando pousamos nossa cabeça no travesseiro à noite, devemos fazer uma pausa para agradecer a Deus pelas coisas incríveis que Ele fez por nós naquele dia, em meio à nossa vida comum. Assim, em vez de ansiar que Ele faça algo espetacular por você, agradeça-lhe! Ele já fez.
Deus está sempre no controle nos bastidores, até mesmo em dias “comuns”.

O que não vimos em “Me refez”, novo clipe de Priscilla Alcantara?

Priscilla Alcantara (reprodução)

Priscilla Alcantara acaba de lançar o seu mais novo clipe depois de meses de expectativa. “Me Refaz” nem bem foi publicado em seu canal no Youtube, e já alcançou mais de 1 milhão de visualizações.
No dia em que foi publicado, o vídeo subiu para a aba de mais vistos na plataforma, e isso é um reflexo de um trabalho duro que a cantora vem desenvolvendo ao longo dos anos em sua carreira. Atualmente, poucos artistas gospel conseguem ter tanta audiência no Youtube como Priscilla.
O clipe foi extremamente elogiado pelo público, que mais uma vez puderam se deliciar com outra grande produção apresentada pela artista. Desde “Liberdade”, lançado em Dezembro do ano passado, eles esperavam ansiosos pelo novo clipe da artista, e a recepção foi igualmente estrondosa.
No entanto, seguindo a mesma proposta de Liberdade, Priscilla Alcantara optou por mais uma vez não usar algumas palavras tipicas da música gospel, como; “Deus ou Jesus”, usando sempre “Você”. Naturalmente a música foi escrita no formato de uma conversa entre ela e o seu criador, mas a forma ambígua com que ela se refere supostamente a Deus, leva naturalmente ao duplo sentido.
Sendo assim, “Me Refez” pode ser uma música cantada para um namorado em uma declaração de amor, pode ser cantada até em um casamento, de uma noiva para o seu pretenso marido, enfim, não fica exatamente claro o sentido  de quem está sendo louvado com a canção.
Apesar disso, nada tira a obra de arte que tem sido os clipes de Priscilla Alcantara, uma verdadeira aula para a maioria dos artistas desse mercado.
Assista:

Daniela Araújo e Priscilla Alcantara reatam amizade após meses em crise

As cantora gospel Daniela Araújo e Priscilla Alcantara, finalmente reataram a amizade, depois de longos meses com o clima tenso entre as duas.
As artistas que eram muito próximas antes da polêmica que quase acabou com a carreira de Daniela, ao ser flagrada com drogas, deixaram de se seguir nas redes sociais, depois que Priscilla fez uma declaração, dizendo que a amiga era como o filho pródigo, se referindo a polêmica em que Daniela se meteu.
Daniela não gostou da comparação, e como na época se afastou de todo mundo para tratar do seu problema, acabou deixando esse assunto mal resolvido com Priscilla.
Em janeiro deste ano, cinco meses depois do caso, Priscilla Alcantara ergueu uma bandeira branca, e voltou a seguir a amiga. Ela também passou a curtir as publicações de Daniela Araújo, uma forma de deixar claro que queria que a amiga percebesse o seu esforço em reatar.
Meses depois desse gesto, Daniela passou a seguir Priscilla e a retribuir os likes. Há quem diga que o fato dela ter reatado com a amiga, faz parte do tratamento de cura espiritual que se submeteu.

Após pastor se negar a ser expulso da igreja, fiéis usam arma infalível e o deixa irritado

Pastor Salatiel Fidelis (Reprodução)

A igreja evangélica Assembleia de Deus, na cidade de Governador Valadares em Minas Gerais, está enfrentando um dos maiores desafios de sua história, “Retirar o seu pastor presidente do poder”.
A frase pode soar como um golpe, no entanto, Salatiel Fidelis (88) é pastor do campo de GV há quatro décadas, e ao longo desses quarenta anos, a igreja constatou inúmeras irregularidades em sua administração.
Em 2016, uma eleição acabou elegendo um outro pastor para assumir a presidência da igreja, mas Salatiel é implacável e se agarrou literalmente ao púlpito, se negando a sair e deixar seu lugar.
Ele acabou cedendo, mas dois anos depois, através de uma liminar da justiça, o pastor Salatiel Fidelis acabou sendo reintegrado a presidência da Assembleia de Deus, mesmo contra a vontade do povo.
No último domingo (10), centenas de pessoas foram a igreja, não para receber o líder de volta, mas para protestar e impedir que ele assumisse o posto.
Mas Salatiel não se importa com a negativa do povo, ele e sua família não admitem que a presidência da igreja seja passada para outra pessoa.
A CGADB tentou em 2016, convencer o pastor a ser jubilado. Foi lhe proposto uma jubilação com todas as honras a que teria direito e mais um salário mensal de R$20 mil reais, mas ainda assim, o pastor não aceitou se aposentar, apesar da idade.
Como o pastor não aceitou de nenhuma forma a decisão da igreja, os fiéis decidiram protestar de uma forma nunca antes vista.
Nos cultos de Terça e Quinta, enquanto o pastor pregava, a maioria da igreja se ajoelhou em seus lugares, de costas para o altar, e começaram a orar.
Eles levantaram um clamor pela saída do pastor, e isso parece que será a nova estratégia de guerra que a igreja adotará.
A nova forma de protesto irritou ainda mais Salatiel, que ficou irado com a atitude dos membros da igreja.
Segundo informações, as orações durante a pregação de Salatiel deverá acontecer até que ele aceite se afastar.

Prejuízo para a igreja

Informações apontam que a igreja Assembleia de Deus em Governador Valadares perdeu cerca de 8 mil membros, desde 2016, quando toda essa celeuma começou.

Entenda o problema da Assembleia de Deus em Governador Valadares

A cada três anos, a igreja elege uma nova diretoria, isso aconteceu em janeiro de 2016.
Com a mudança de diretoria, foram constatadas uma série de irregularidades, sobretudo nas contas da igreja, sob a gestão do pastor Salatiel Fidélis e sua família.
Depois da constatação das fraudes, a nova diretoria propôs ao pastor Salatiel, um ancião que investiu boa parte da vida na igreja, a oportunidade de ser jubilado, tudo amigavelmente sem nenhum tipo de constrangimento. Esse por sua vez se negou a aceitar a aposentadoria, e decidiu com o apoio da família, travar uma guerra contra a diretoria eleita democraticamente.
O caso foi parar na justiça e documentos começaram a ser apresentados a fim de embasar as acusações de fraude.
O site O Fuxico Gospel é especializado em notícias gospel e teve acesso com exclusividade a cópia de uma ata, em que são listados diversos produtos que foram comprados com o dinheiro da igreja.
Os produtos e serviços, foram adquiridos em nome do NDS (Núcleo de desenvolvimento Social) que a igreja mantém.
Na época, o NDS estava sob a presidência da irmã Cleide Fidélis, esposa do pastor Salatiel.
A lista chamou a atenção pela presença de alguns itens que não condizem com princípios cristãos, a exemplo de “Lata de cerveja Skol”.
Além da compra da cerveja, comprovada inclusive por nota fiscal, a presidente usava o dinheiro do NDS, para pagar sua própria taxa de condomínio, favorecer parentes e amigos próximos e ainda foram encontradas diversas notas de compra de produtos que não fazem parte das necessidades básica do núcleo.
O Núcleo de Desenvolvimento Social é custeado pelas doações da igreja, e por tanto, a esposa do pastor Salatiel Fidélis está sendo acusada de desviar o dinheiro da igreja que deveria ser usado inteiramente no NDS, para seu uso pessoal.
Confira:
Apesar das acusações, Salatiel e seus familiares optaram por levar o caso até a justiça a fim de se manter na presidência.
O caso se tornou público, depois que membros da igreja decidiram se manifestar nas redes sociais, compartilhando vídeos gravados durante as  reuniões que de forma desordenada, substituiriam os cultos.  Pelo que se vê nos cultos da igreja sede, em quase todos os cultos existe discussão, onde o pastor “idoso”, insiste em se agarrar ao altar e se nega a permitir que os cultos prossigam, alegando que só sai de lá quando estiver morto, como é possível constatar em vídeos.