Cerca de 1.500 quadros dos maiores mestres pintores dos séculos 19 e 20 foram descobertos no apartamento de um octogenário em Munique, segundo divulgado pela revista alemã Focus neste domingo (3). Entre as preciosidades de valor cultural e artístico inestimável, encontram-se obras-primas de Picasso, Matisse, Chagall, Klee e grandes nomes da pintura alemã, como Emil Nolde, Franz Marc, Max Beckmann e Max Liebermann. A coleção está avaliada em cerca de um bilhão de euros.
Segundo a Focus, o pai do idoso – um célebre colecionador de arte alemão, Hildebrand Gurlitt, adquiriu as telas durante os anos 1930 e 1940. As obras haviam sido confiscadas de colecionadores judeus em fuga da Europa, e revendidas a preços muito abaixo do valor de mercado pelos nazistas, que as consideravam “arte degenerada”, em oposição aos valores artísticos promulgados pelo Terceiro Heich de Adolf Hitler.
Coleção encontrada está avaliada em cerca de um bilhão de euros
Coleção encontrada está avaliada em cerca de um bilhão de euros
Por mais de 50 anos, o filho – Cornelius Gurlitt, guardou as telas escondidas em seu apartamento. Com o passar dos anos, fez algumas vendas discretas, com o intuito de garantir a sua sobrevivência. A polícia seguia o caso desde setembro de 2010, quando ele passou a ser investigado por sonegação de impostos. No ano seguinte, começaram as operações de busca pelos quadros, encontrados somente agora em um quarto escuro, atrás de um armário, no apartamento de Gurlitt. Segundo a revista Der Spiegel, a história foi mantida em segredo todo esse tempo por receio das autoridades alemãs, que temiam uma batalha diplomática e legal pela restituição das telas aos herdeiros dos verdadeiros proprietários.
Entre as grandes preciosidades do tesouro escondido está um exemplar de Henri Matisse, “Retrato de uma Dama”, pertencente ao colecionador judeu Paul Rosenberg, forçado a deixar para trás sua pinacoteca ao fugir de Paris.
- PAGINA INICIAL
- ULTIMAS NOTICIAS
- NOTICIAS MAIS QUENTES DO MUNDO GOSPEL
- A PALAVRA DE DEUS
- ENCORAJAMENTO
- PALAVRA DO DIA
- NOTICIAS ENCRUZILHADA E REGIAO
- FAMILIA
- VERSICULO DO DIA
- FE
- BRASIL
- SAUDE
- DEVOCIONAL
- ESTUDO BIBLICO
- MUSICAS PARA BAIXAR
- MENSAGEM DO DIA
- LANCAMENTOS GOSPEL ATUAL
- CANAIS GOSPEL AO VIVO
- ILUSTRAÇOES BIBLICAS
- MUNDO
- IGREJA PERSEGUIDA
- NOSSO SITE
- POLEMICA
- MOTIVACIONAL CRISTAO
- URGENTE
- CLIPE GOSPEL
- MILAGRE
- SANTIDADE
- FUTEBOL INTERNACIONAL
- FUTEBOL BRASILEIRO
- ESBOÇO E PREGAÇOES
- CASAMENTO
- AGENDA GOSPEL
- EXCLUSIVO
- NOVELAS
- RESUMO DAS NOVELAS
- ORAÇAO
- LIGA DOS CAMPEOES
- NOTICIAS DA TV
- REFLEXAO DO DIA
- RELACIONAMENTOS
- PALAVRA DE SABEDORIA
- PERDAO
- COPA 2026
- CURTA NOSSA PAGINA NO FACEBOOK
- .
4 de nov. de 2013
Descoberto 1.500 quadros confiscados pelos nazistas avaliados em 1 bilhão de euros
Cerca de 1.500 quadros dos maiores mestres pintores dos séculos 19 e 20 foram descobertos no apartamento de um octogenário em Munique, segundo divulgado pela revista alemã Focus neste domingo (3). Entre as preciosidades de valor cultural e artístico inestimável, encontram-se obras-primas de Picasso, Matisse, Chagall, Klee e grandes nomes da pintura alemã, como Emil Nolde, Franz Marc, Max Beckmann e Max Liebermann. A coleção está avaliada em cerca de um bilhão de euros.
Segundo a Focus, o pai do idoso – um célebre colecionador de arte alemão, Hildebrand Gurlitt, adquiriu as telas durante os anos 1930 e 1940. As obras haviam sido confiscadas de colecionadores judeus em fuga da Europa, e revendidas a preços muito abaixo do valor de mercado pelos nazistas, que as consideravam “arte degenerada”, em oposição aos valores artísticos promulgados pelo Terceiro Heich de Adolf Hitler.
Coleção encontrada está avaliada em cerca de um bilhão de euros
Coleção encontrada está avaliada em cerca de um bilhão de euros
Por mais de 50 anos, o filho – Cornelius Gurlitt, guardou as telas escondidas em seu apartamento. Com o passar dos anos, fez algumas vendas discretas, com o intuito de garantir a sua sobrevivência. A polícia seguia o caso desde setembro de 2010, quando ele passou a ser investigado por sonegação de impostos. No ano seguinte, começaram as operações de busca pelos quadros, encontrados somente agora em um quarto escuro, atrás de um armário, no apartamento de Gurlitt. Segundo a revista Der Spiegel, a história foi mantida em segredo todo esse tempo por receio das autoridades alemãs, que temiam uma batalha diplomática e legal pela restituição das telas aos herdeiros dos verdadeiros proprietários.
Entre as grandes preciosidades do tesouro escondido está um exemplar de Henri Matisse, “Retrato de uma Dama”, pertencente ao colecionador judeu Paul Rosenberg, forçado a deixar para trás sua pinacoteca ao fugir de Paris.
Dúvida sobre o que fazer com o 13º? Confira orientação de especialistas
Responsável por injetar R$ 143 bilhões na economia brasileira neste ano, o décimo terceiro salário deve ser usado com cautela pelos trabalhadores. Em vez dos presentes de Natal, o dinheiro extra, recomendam especialistas, deve ser empregado para pagar dívidas ou poupado para aliviar o impacto das despesas que costumam pressionar o orçamento familiar depois do Ano-Novo.
Segundo Gilberto Braga, professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), a prioridade para o décimo terceiro deve ser a quitação de dívidas, principalmente o cartão de crédito rotativo e o cheque especial. “Essas são as modalidades com taxas de juros mais altas. Quanto mais rápido o consumidor conseguir se livrar dessas obrigações, melhor”, recomenda.
O consultor de varejo Alexandre Ayres acredita que o próprio momento econômico justifica o uso prioritário do décimo terceiro no pagamento de dívidas. “O endividamento dos consumidores não só está alto, como tem crescido de forma consistente neste ano. Sem dúvida, o uso mais prudente para o salário extra é a quitação de dívidas”, explica.
Depois do pagamento das dívidas, o décimo terceiro deve ser usado como reserva para as despesas de início de ano. De acordo com Braga, o planejamento ajuda a reduzir o peso de gastos como materiais escolares, renovação de matrículas escolares e impostos como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), cobrados nos primeiros meses do ano em alguns estados e municípios.
Braga sugere que o trabalhador ponha todas as despesas de início de ano numa planilha para ver o que pode ser pago com o décimo terceiro. “Embora o décimo terceiro seja definido como uma gratificação natalina, na verdade, o consumidor deve se organizar para se beneficiar desse dinheiro até o início do ano seguinte. Somente se sobrar uma coisa no final, o décimo terceiro pode ser usado para comprar os presentes de Natal”, diz.
Para Alexandre Ayres, melhor do que consumir é usar as sobras do décimo terceiro para aplicar. Ele recomenda aplicações conservadoras, com pouco risco e rendimento garantido. “No atual momento, não me parece ser uma boa alternativa aplicar na Bolsa, mas na caderneta de poupança, que está rendendo cada vez mais com o aumento da Selic [juros básicos da economia]”, aconselha.
Mulher duvidava de Deus, morre e diz que falou com Ele antes de tornar a viver
Uma mulher que duvidava da existência de Deus, na maior parte da sua vida, disse que suas dúvidas se deram por encerradas quando passou pela experiência de ter ficado morta por nove minutos, ter falado com Deus e depois ter voltado a viver.
Ex-professora e mãe de quatro filhos, Crystal McVea decidiu contar sua história por meio de um livro lançado intitulado Waking Up In Heaven (Acordando no Céu, livre tradução em português).
McVea afirma que passou grande tempo de sua vida envolvida em meio a questionamentos sobre a razão de sua passagem na Terra e qual a continuidade disso tudo, incertezas que ficaram para trás depois do que viveu.
“Eu era cética. Sei o que é sentir a dúvida de sua existência e do que realmente há por atrás desta vida. Agora eu só quero dizer às pessoas que é real”, disse em depoimento ao canal de notícias americano Fox News.
O episódio da restauração de seu estado físico aconteceu em dezembro de 2009, quando estava sob coma, internada em um hospital depois de acidentalmente sofrer uma overdose de sua medicação para dor. Ela conta que nos nove minutos em que apagou abriu os olhos e viu que estava em um túnel de luz a caminho do céu.
“Eu não consigo encontrar palavras humanas para descrever o que senti quando estava lá. Tinham anjos ao meu redor, junto com Deus e eu me curvei e foi perfeito, bonito, incrível, mas essas palavras não são nada para descrever o que vi”, destaca.
Ao tentar explicar sobre como era a imagem de Deus, a ex-professora revela que foi ao encontro de uma forte luz, que penetrou sua alma de uma forma muito maior do que pudesse identificar a face do Senhor.
“Eu vi um brilho imenso. Um brilho que eu podia sentir, tocar, provar, ouvir, cheirar, que me infundiu. Era como se eu não tivesse os cinco sentidos apenas, mas talvez uns quinhentos sentidos. Eu não vi uma forma humana ou um rosto. Acabei de ver sua presença, pude senti-lo e ouvi-lo”.
McVea afirma que acreditava que seu papel como mãe e professora haviam encerrado suas experiências de vida. No entanto, ela agora acredita que Deus trouxe uma enorme libertação a sua vida, pois tem se deparado com a capacidade de amar e de perceber que “Ele ama a todos nós”.
Secretário de Haddad é acusado de receber verba de fiscal preso por fraude
Gravações telefônicas reveladas nesta domingo (3) pelo programa ‘Fantástico’, da Rede Globo, relacionam pela terceira vez o nome do secretário de Governo do prefeito Fernando Haddad (PT), Antonio Donato, com auditores presos sob suspeita cobrar propina de empresas para reduzir o valor do ISS (confira o infográfico abaixo).
Na conversa que o programa obteve, uma mulher identificada apenas como amante do fiscal Luis Alexandre Cardoso de Magalhães ameaça revelar que ele doou dinheiro para a campanha eleitoral de Donato a vereador.
“Eu vou ligar para o Donato amanhã (…) e vou falar: você lembra que recebeu R$ 200 mil do Luis Alexandre para a sua campanha eleitoral?”, diz a mulher na ligação. Luis Alexandre responde, na mesma gravação, que não sabe quem é Donato.
O fiscal, um dos quatro servidores da Prefeitura de São Paulo presos sob acusação de cobrar propina, confessou participação no esquema e fez um acordo com o Ministério Público para dar informações em troca de uma eventual pena mais branda. O auditor foi solto nesta segunda-feira (4).
Em entrevista ao ‘Fantástico’, Donato disse que não conhece Luis Alexandre e que não recebeu nenhum recurso de campanha nem dele nem dos acusados presos.
Mario Ricca, advogado de Guimarães, nega a acusação.
Outros envolvimentos
Em outra escuta telefônica, o ex-subsecretário municipal da Receita Ronilson Bezerra Rodrigues, preso no 77º Distrito Policial, conversa com um homem não identificado. Ele afirma que o escritório usado pelo grupo pertence ao ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD).
Reportagem publicada ontem pela Folha revelou que o escritório foi alugado pelo empresário Marco Aurélio Garcia, irmão do deputado federal licenciado e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Garcia (DEM).
Garcia foi secretário de Gestão de Kassab entre 2008 e 2010. À Folha ele diz que não conhece os auditores e que não mantém relações comerciais com o irmão.
Marco Aurélio confirmou à Folha que emprestou o imóvel a Ronilson.
Comissão de Direitos Humanos realizará audiência pública sobre aborto
O aborto no Brasil é permitido por lei apenas para casos de estupro, ou quando a gravidez gerar riscos para a mãe, ou em casos de anencefalia. Mesmo sendo proibido, as estimativas do governo são de que mais de 1 milhão de abortos sejam realizados por ano no país.
Para discutir essa situação a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM), presidida pelo deputado federal e pastor Marco Feliciano (PSC-SP) aprovou a criação de uma audiência pública.
Os membros aprovaram o requerimento na última quarta-feira (30) e organizarão a sessão para discutir as consequências do aborto para a sociedade brasileira.
Feliciano citou dados do Instituto Ciência Hoje que afirmam que apenas em 2005 mais de 1,5 milhões de abortos foram realizados no país. O número foi registrado com base em internações hospitalares decorrentes de complicações de procedimentos abortivos realizados clandestinamente.
“É como se fosse eliminada totalmente a população de Porto Alegre, ou de Recife, ou de Campinas e Niterói juntas. Os dados são alarmantes”, disse Feliciano preocupado pela quantidade de abortos.
A data da audiência ainda não foi marcada, pois a secretaria da comissão aguarda a disponibilidade dos convidados.
REFLEXAO DO DIA
3 de nov. de 2013
REFLEXAO DO DIA
Livre-se da ansiedade e da inquietude, tenha a palavra de Deus em seu coração, você terá paz alegria.
Deus promete que irá adiante de nós, que estará sempre conosco e que nunca nos deixará ou se esquecerá de nós.
Tenha segurança e confiança que Ele te ama.
Que a graça e o amor Deus esteja em sua vida. Amém.
Quebrando Correntes do Passado e Avançando para o Futuro
Quebrando Correntes do Passado e Avançando para o Futuro
Quem nunca sofreu, ou ainda sofre com marcas do passado, erros e falhas, traumas e tantas coisas que lhe trazem culpa e medo até hoje. Lembranças que são tão vivas que parece que foi ontem que elas aconteceram. Você talvez não consiga levantar a cabeça e olhar para frente porque tem uma corrente que o puxa para baixo. Mas nesta mensagem quero mostrar que essas correntes já foram quebradas e o que Deus pensa a respeito do nosso passado e o que ele quer que façamos. Atente para essa passagem:
“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo”. Isaías 43: 18-19
Esta passagem é poderosa, ela possui uma ordem e consequentemente uma promessa. Vejamos a ordem que Deus nos dá no inicio desde versículo. O contexto desde versículo é Deus lembrando o povo que só ele é capaz de redimir Israel, fazendo uma referencia a libertação do cativeiro que Israel ira ficar por 70 anos na babilônia. Mas este texto serve para nós que também somos povo eleito do Senhor (1° Pedro 2: 9). Veja os dois verbos implícitos na primeira frase: Lembreis e considereis. São dois verbos que Deus pede que não façamos. Primeiramente ele pede para não se lembrar das coisas passadas e depois não as considerar. Parecem semelhantes, mas não é a mesma coisa. O passado muitas vezes nos deixa marcas, eu não sei quais o erros que você cometeu, não sei quais erros outros cometeram com você, talvez você traiu alguém, roubou, se prostituiu, até matou. Talvez o seu passado é marcado pelo que fizeram com você, você foi abandonado, faltou amor dos seu pais, você confiou em alguém e este de decepcionou, talvez, você foi estuprada, alguém matou seu filho. Bom eu não sei o que aconteceu com você, mas sei o que Deus está mandando você fazer: ele manda “não vos lembreis das coisas passada”, e ele pede mais também, além de não lembrar, não as considere. Num exemplo bem simples veja só: Um time de futebol em um campeonato perde para outro que está muito mau na competição e agora ele vai encarar o líder do campeonato. Qual é lógica: “Bom se não passamos pelo que está ruim, nem vamos entrar em campo contra o melhor”. A derrota anterior ainda está fazendo efeito, e pior ainda além de estar marcada, não bastado essa amarga lembrança, eles a estão a considerando o que está fazendo a equipe desmotivar para a próxima partida.
Eu queria dizer aqui, que Deus já apagou o seu passado, então porque você ainda está vivendo nele? Parece de ficar se culpando pelos seus erros, pare de achar que você não é digno, pare de se fazer de coitado (a). Saiba que o sangue de Jesus purifica o pior dos pecados, e te faz uma pessoa nova, as dores, tremendas dores carregadas que Jesus sofreu, foram para que você não sofresse, porque que você está anulando o sacrifício de Jesus. Quando ele deu aquele Grito: Consumado! Ele te libertou do jugo do pecado. Se o seu caso é que você foi marcado pelos que fizeram algo pra você, primeiramente eu quero dizer que você também é pecador, e se você ainda guarda rancor e não perdoou essas pessoas, então você terá muita dificuldade de receber o perdão de Cristo. Quando você não perdoa, você simplesmente se acorrenta ao acontecido que o marca e a pessoa que o marcou e caminha sempre carregando esse fardo. Perdoe! Perdoe e Perdoe, essa é a chave da libertação, e quando você fizer isso, Jesus imediatamente te perdoará, lembre-se da oração do Pai Nosso. Perdoa nossas dívidas, assim como nós perdoamos nossos devedores. Você me dirá: Ah mas é muito difícil, você nãos sabe o que passei. Não sei mesmo, mas eu não disse que era fácil e digo mais, isso não está nem em você, você terá que clamar pela ajuda do Espirito Santo, ele te capacitará para liberar o perdão, e você saberá que perdoou, quando essas feridas não te trouxerem mais dor. Quando você conseguir olhar para a pessoa que te marcou e nãos sentir raiva e ódio dela, aí você saberá que liberou o perdão, e você experimentará a liberdade de caminhar sem correntes.
Talvez nada do que falei até agora te faz esquecer de seus erros, mas veja o que eu está escrito em Salmo 32: 1-5:
Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!
Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!
Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.
Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões ao Senhor”, e tu perdoaste a culpa do meu pecado.
Eis a oração de Davi, ele adulterou com a mulher de um dos seus principais guerreiros, a engravidou, armou uma cilada para matar o marido dela para poder casar com ela. Só isso. Mas Deus perdoou sabe por quê? Porque ele confessou pra Deus, ele disse que enquanto ele escondeu, o corpo dele se terminava, a mão de Deus pesava dia e noite, então reconheceu o seu erro, largou a hipocrisia de lado, e confessou tudo, então ele pode escrever os versículos que iniciam o capítulo, e ele disse por experiência própria: Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!
Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia!.
Você já reconheceu diante de Deus seus erros? Ah mais Deus já sabe, sim ele sabe, mas ele quer ouvir você confessar, ele quer ouvir o seu arrependimento, vamos confesse os seus erros, bota tudo pra fora e você experimentará a alegria de novo como Davi sentiu.
Eu preciso dizer também que diante de Deus não existe pecadinho e pecadão. Pecado é pecado e ponto. Uma fofoca e uma relação sexual ilícita, um assassinado tem o mesmo peso diante Deus. Agora o que difere que alguns erros se terminam em si próprio e outros geram consequências mais grave. Erros tem consequências, talvez o seu erro não atingiu somente a Deus, talvez ele atingiu seu amigo, seus pais, seu namorado(a), seu esposo(a), seus filhos. E aí talvez você já tenha pedido perdão para Deus, mas isso te incomoda ainda. É… infelizmente tem erros que geram problemas maiores, então se você se encontra nessa situação, está na hora de procurar quem você precisa pedir perdão. Não sou eu que vou dizer a hora e nem quando e nem dar a lista de quais são estes erros. O Espírito Santo irá te mostrar quem, quando e como. O Confie nele! Mas faça isso que você experimentará a paz de uma libertação completa.
Para comprovar que você não tem porque se lembrar do passado e nem considera-lo olhe a maravilhosa passagem de Romanos 8: 12
“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte”.
Glória a Deus! Você está livre, ninguém mais pode te condenar, Deus atirou o seu pecado no mar do esquecimento e colocou uma plaquinha escrita: Proibido pescar. Se Deus não lembra, por que você vai se torturar e lembrar e pior ainda, ficar considerando achando que não deu certo no passado, não vai dar agora, que não é digno, que não merece? A graça de Cristo é exatamente isso, favor imerecido, ninguém de nós merece nada mesmo, mas é pela graça de Deus que estamos aqui.
Bom eu falei ate agora só da primeira frase do texto base de Isaias, e outra parte? Bom como falei antes, essa primeira frase uma ordem para nós, e tudo o que cabe nós fazer é mais difícil então quis instruir você como fazer isso. A outra parte é Deus que se encarregará de fazer então descanse e veja a promessa que Deus cumprirá depois que você parar de considerar seu passado: Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo”. Deus tem uma nova história pra você, um novo caminho. Quero rapidamente fazer algumas considerações: Deus já está fazendo algo novo, não percebeu ainda? Claro, como enxergar algo novo se você estava olhando para o retrovisor, então olha pra frente, Deus vai fazer um caminho no deserto. Isso mesmo, não é no vale lindo e maravilhoso é no deserto. Deus não está te prometendo algo fácil. Mas atente que Deserto não tem caminho, só tem areia, tu não sabe pra onde tu anda, tu pode ir pra qualquer lado, não se tem direção nenhuma, mas Deus está dizendo ele porá um caminho, ele não deixará você perdido ele estará guiando e melhor ainda porá rio nos ermos. Ermos são lugares secos vazios, mas ele encherá de água, sabe o que isso quer dizer? Provisão, o que mais se necessita em um deserto? É água, muita água. Deus não está nos prometendo um caminhada fácil, mas ele está prometendo que nos guiará e nos sustentará. Eu digo uma coisa, prefiro um milhão de vezes caminhar com Deus no deserto do que caminhar com o diabo no vale mais lindo. E lembre-se Deus é especialista em fazer maravilha no deserto, os maiores milagres ele fez enquanto guiava o povo no deserto, era água saindo da rocha, mar se abrindo, nuvem de dia, coluna de fogo de noite, maná do céu, roupas que não envelhecia, sapatos que nãos e acabavam. Fique em paz, Deus tem um futuro brilhante para você, confie nele, entregue sua vida por completa a ele, e ele fará de você um vaso de honra.
Para concluir esta mensagem, caso você ainda não tenha aceitado, então quero convida-lo a aceitar Jesus como seu único e suficiente Salvador, a onde você está, ore a Deus e confesse todos os seus pecados e clame por sua presença, sem nenhuma dúvida ele virá aos seu encontro.
Compartilhar
Posso resumir tudo isso desse modo: Nunca se conseguirá avançar para um futuro promissor enquanto se carregar o peso do passado negro. Cristo é fiel para apagar até a mancha mais escura, e pelo seu sangue, ele torna suas vestes mais brancas que a neve. Ninguém poderá levantar o dedo pra você, porque o único que poderia lhe atirar a pedra da condenação, já lhe deu o perdão, por isso ser humano algum poderá condenar o que Jesus já perdoou. Ainda que erros do passado tragam algumas consequências no presente, o Espirito Santo será consolador e orientador para ensina-lo enfrentar cada uma deles. Creia que o Futuro está limpo para você escrever uma nova história na presença de Deus.
Deus abençoe!
Judas foi salvo?
É difícil para qualquer um dizer quem foi salvo e quem não foi salvo. Eu particularmente acredito que Judas não foi salvo, pois ele era claramente o filho da perdição. O arrependimento dele foi igual ao de Caim e é como o arrependimento do bandido que é preso ou do beberrão numa ressaca. Não é um arrependimento causado pela consciência do ato, mas das consequências.
Se o bandido não fosse preso e se tudo desse certo para ele, não teria se arrependido. O bandido não se arrepende do crime, mas do crime ter dado errado. Ele se arrepende das consequências de seu crime, não do crime em si. O beberrão não se arrepende de ter bebido demais, mas porque o exagero na bebida causou ressaca. Quando esta passar ele estará pronto para voltar a beber.
Por alguma razão as coisas não deram como Judas planejou e seu desapontamento o levou ao desespero. Em Mateus diz que ele se “arrepende” depois de ver que Jesus foi condenado, portanto podemos imaginar que Judas achou que a história teria outro desfecho e que ele sairia com o dinheiro e continuaria amigo de Jesus.
Mat 27:3 Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos,
Em Atos diz que ele foi para o “seu próprio lugar”, e como ele é chamado de “filho da perdição” posso supor que Judas tenha sido condenado ao hades e será lançado no lago de fogo no dia do juízo.
Joã_17:12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
O versículo em 2 Coríntios 7 mostra que existe um arrependimento que é segundo Deus e que existe uma tristeza que é segundo o mundo e que leva à morte. Acredito que esta seja a grande diferença do arrependimento, por exemplo, de Pedro, que foi segundo Deus (afinal, ele negou o Senhor), e o remorso de Judas, que teve sua honra manchada, seu orgulho ferido pela recusa dos sacerdotes de aceitarem de volta o dinheiro e sua reputação destruída aos olhos de todos. Judas suicidou-se de vergonha por causa do mal que seu ato causou, não a Jesus, mas a si mesmo.
2Co 7:10 Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
Mesmo assim, não é Judas quem deveria ser considerado o maior vilão da história, e sim os sacerdotes. Judas foi um peão no tabuleiro onde havia peças mais importantes agindo, as quais não sentiram sequer o remorso que Judas sentiu. Foram pessoas tão iníquas que certamente ocuparão um lugar pior que o de Judas na condenação. Quando Judas tentou devolver as moedas a esses mesmos homens, vemos que eles não tinham um pingo de consciência de sua responsabilidade no caso:
Mat 27:3-4 Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.
Os príncipes e anciãos dos judeus, bem como todo o povo que os seguiam, estavam tão seguros de que Deus jamais os alcançaria, que lavraram sua própria sentença:
Mat 27:25 E, respondendo todo o povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos.
É por isso que, em seu julgamento, Jesus mostra que nem mesmo Pilatos tinha uma responsabilidade tão grande quanto a do clero e dos judeus:
Joã 19:11 Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.
Esta passagem mostra que existem graus de culpabilidade, pois os judeus, representados pelo sumo-sacerdote, eram mais culpados que Pilatos por conhecerem que o Messias viria e teria as mesmas credenciais apresentadas por Jesus ao longo de seu ministério. Numa escala crescente de culpa eu colocaria em último Pilatos, depois o povo, depois Judas e no topo da pirâmide os sacerdotes e anciãos encabeçados pelo sumo-sacerdote.
O Salmo abaixo mostra o que se passa no coração dos ímpios, o mesmo que deve ter passado no coração daqueles sacerdotes e também de Judas:
Slm 10:6-11 Diz em seu coração: Não serei abalado, porque nunca me verei na adversidade. [o ímpio só considera que será abalado se as coisas derem errado] A sua boca está cheia de imprecações, de enganos e de astúcia [ele é tão confiante em sua capacidade de enganar que acaba enganando a si próprio]; debaixo da sua língua há malícia e maldade. Põe-se de emboscada nas aldeias; nos lugares ocultos mata o inocente; os seus olhos estão ocultamente fixos sobre o pobre [perceba que eles ocultam seu intento de prejudicar os mais fracos]. Arma ciladas no esconderijo, como o leão no seu covil; arma ciladas para roubar o pobre; rouba-o, prendendo-o na sua rede. Encolhe-se, abaixa-se, para que os pobres caiam em suas fortes garras. Diz em seu coração: Deus esqueceu-se, cobriu o seu rosto, e nunca isto verá.
Cristão deve fazer tatuagem?
Ads not by this site
Lembro-me de um semestre no seminário teológico em que lecionei por 9 anos quando passei como trabalho para os alunos que fizessem uma análise sobre o que significavam as obras da carne descritas em Gálatas 5. Dos cinco grupos, dois entregaram o material com uma capa onde havia fotos de pessoas tatuadas, com piercings, espaçadores de orelhas, cabelos pintados de verde e similares. Isso deixou claro para mim que esses elementos compõem, no imaginário geral do evangélico brasileiro, o arquétipo do que seria a pessoa mundana, pecadora. E é muitíssimo frequente essa questão vir à tona: cristãos podem se tatuar? É um assunto secundário e de menor importância para o Evangelho, mas como é um pedido recorrente nos comentários do APENAS que eu fale sobre o tema e como cresce a cada dia nas nossas igrejas o número de irmãos que ostentam tatuagens, farei uma análise bíblica, histórica e cultural da questão. Antes de continuar, só um registro: não sou tatuado nem pretendo me tatuar.
Antes de entrar pelo assunto em si explico por que disse que é “assunto secundário e de menor importância para o Evangelho”. Nos dias de hoje, em que a Igreja padece com o destemor dos seus membros, a falta de devocionalidade, o menosprezo pela oração, o posicionamento da leitura bíblica em segundo plano, a falta de amor ao próximo, a total irreverência pelas coisas de Deus, o uso de palavras torpes por pastores em púlpito visto com naturalidade, o mundanismo invadindo o santuário por todas as frestas, o desprezo pelo fruto do Espírito, a supervalorização e o mau uso dos dons, o esfarelamento do Corpo em facções e panelinhas… algo como aplicar tinta sobre a pele continua sendo visto como um assunto importante. Quando me perguntam se eu gostaria de visitar a Disneylândia, respondo: “Claro, depois de visitar 238 lugares antes”, simplesmente porque não tenho o menor interesse em gastar meu tempo naquele parque de diversões. Prefiro antes conhecer Israel, a Grécia, a Rússia, o Japão. Gosto de História, quero ver castelos e ruínas. Não desmereço quem acha a Disneylândia o must, mas para mim o interesse é mínimo. Do mesmo modo, muitos setores da Igreja acham que a questão das tatuagens está entre o top ten das preocupações de Deus. E quando vejo a falta de amor ao próximo, a egolatria e a agressividade que têm crescido assustadoramente entre os cristãos olho para o tema das tatuagens e penso “como isso pode ocupar tanto a preocupação de tantos? Há 238 preocupações maiores”. Mas tudo bem, vamos lá.
Biblicamente não há qualquer proibição a se tatuar. Sim, eu sei, aí imediatamente alguém se levantará para citar Levítico 19.28: “Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o Senhor”. A primeira vista, parece óbvio: Deus manda não fazer nenhuma marca no corpo, a tatuagem é uma marca no corpo, logo é pecado se tatuar. Só que para entender esse texto temos que entender o contexto.
Por que Deus estabeleceu essa norma para os israelitas? A resposta é que havia um povo, chamado caldeu, que tinha como hábito religioso cortar a carne de seus próprios corpos e fazer marcas com lâminas afiadas na pele como parte dos seus rituais aos falsos deuses que seguiam (a exemplo do que ocorre atualmente em muitas tribos africanas). Eram marcas que denunciavam idolatria. Em outras palavras, o que Deus está dizendo é que os hebreus não deviam cometer as práticas idólatras dos povos pagãos com que tinham contato. Se fosse em nossos dias, seria mais ou menos como dizer “Não poreis despacho na encruzilhada” ou “Não rezareis para santos mortos”.
Essa orientação era tão direta e específica para aquele povo que se formos ler o versículo imediatamente anterior, teríamos hoje de cumprir o que ele determina: “Não cortareis o cabelo em redondo, nem danificareis as extremidades da barba” (Lv 19.27). Bem, não vejo nenhum pastor pregar contra cabelos arredondados ou contra fazer a barba – pelo contrário, em denominações como a Assembleia de Deus é até mal visto usar barba, a ponto de a Casa Publicadora dessa denominação apagar no photoshop a barba de indivíduos cujas fotos são publicadas em seus jornais e revistas. Ou, ainda, teríamos hoje de guardar o sábado, visto que dois versículos depois, em Levítico 19.30, Deus especifica: “Guardareis os meus sábados e reverenciareis o meu santuário. Eu sou o Senhor”. O contexto hermenêutico deixa claro que eram leis específicas para os israelitas daquela época e o contexto cultural mostra a razão de o Altíssimo proibir marcas nos corpos: não cometer as práticas religiosas idólatras dos povos vizinhos. Não tem rigorosamente nada a ver com tatuagens não-rituais e muito menos Lv 19.28 se aplica à Nova Aliança.
A conclusão é que, biblicamente, não: o ato de se tatuar em si não constitui pecado.
Ok, agora virá alguém e dirá que nosso corpo é templo do Espírito e que fazer tatuagens nele seria pecar contra o mesmo. A esse respeito há alguns aspectos: primeiro, se fazer qualquer coisa que prejudique nosso corpo é um atentado contra o templo, não poderíamos comer comida salgada, ingerir açúcar (muito menos adoçantes), comer pizza (cheia de gordura que causa obesidade e entope artérias), tomar refrigerante (das coisas que ingerimos uma das mais maléficas) ou comer torresminho (um pedido explícito para se ter um AVC). Comer no McDonald´s então seria pecado sem perdão. Logo, devemos olhar esse argumento com muito cuidado. Segundo, no contexto de 1 Coríntios 6.19, que diz “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?”, o que está sendo tratado aqui são questões de natureza sexual.
Veja os versículos anteriores, a partir do 15: “Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De maneira nenhuma! Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: “Os dois serão uma só carne”. Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo”. E aí vem o versículo em questão: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?”. Logo, o que está sendo discutido aqui é o corpo como santuário do Espírito de Deus no que tange à imoralidade sexual, não tem nada a ver com tinta aplicada sobre a pele.
Sob o aspecto cultural, a repulsa que a Igreja sempre mostrou a essa prática vem do fato que, até algumas décadas atrás, nas sociedades ocidentais, os grupos que se tatuavam geralmente apresentavam um comportamento bastante mundano. Eram, em especial, marinheiros, que quando aportavam em alguma cidade podiam ser vistos em prostíbulos ou bastante bêbados, com atitudes bastante réprobas. Logo, sempre que a sociedade “bem-comportada” via essas pessoas tatuadas era em situações de devassidão, mau exemplo ou pecado. Assim, essa visão foi sendo passada de geração em geração e, para um grupo como os cristãos, para quem prostituição e beber álcool são o supra sumo da pecaminosidade, gente tatuada passou a ser sinônimo de gente pecadora. Só que o problema desses indivíduos não eram as tatuagens, era seu comportamento antibíblico.
O tempo passou e nos nossos dias a tatuagem perdeu essa conotação. Hoje há muitas e muitas pessoas de vida honesta que se tatuam. A associação de tatuados com baderneiros arruaceiros e gente de má fama deixou de existir. Então, com o passar do tempo, na sociedade ocidental aplicar pigmentos sobre a pele perdeu aquele aspecto negativo de décadas e séculos passados. Mas, por uma tradição cultural, as novas gerações herdaram das antigas que se tatuar é sinônimo de devassidão anticristã e por isso, sem conhecer as origens da questão, dão continuidade ao que aprenderam de seus pais, sem nem ao menos saber explicar as razões. Bem, aqui expliquei.
Portanto, não podemos dizer que biblicamente ou culturalmente haja condenação para o uso da tatuagem.
Mas, antes que os tatuados saiam dando gritinhos de alegria, temos que dar atenção a outros fatores, em especial no meio cristão. É de suma importância aos olhos de Deus a unidade do Corpo. Por isso, em diversas passagens da Bíblia somos alertados que existem coisas que “são lícitas mas não nos convém”. Devemos estar atentos para não levar os irmãos à murmuração, ao escândalo, ao julgamento. Muitas vezes o fazem por tradição, outras por ignorância ou mesmo por diferença de gerações, mas, indepentente da razão, o que importa é termos paz com todos. Romanos 8.13ss, nos alerta: “Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão. Como alguém que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo impuro, a não ser para quem assim o considere; para ele é impuro. Se o seu irmão se entristece devido ao que você come, você já não está agindo por amor. Por causa da sua comida, não destrua seu irmão, por quem Cristo morreu. Aquilo que é bom para vocês não se torne objeto de maledicência”.
Repare as palavras de Paulo: é mais importante não gerar maledicência ou escândalo entre os irmãos do que fazer aquilo que não tem nenhum problema segundo a Bíblia. O mesmo ele repete pouco depois, no capítulo 14: “Como alguém que está no Senhor Jesus, tenho plena convicção de que nenhum alimento é por si mesmo impuro, a não ser para
quem assim o considere; para ele é impuro. Se o seu irmão se entristece devido ao que você come, você já não está agindo por amor. Por causa da sua comida, não destrua seu irmão, por quem Cristo morreu. Aquilo que é bom para vocês não se torne objeto de maledicência. Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens. Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua. Não destrua a obra de Deus por causa da comida. Todo alimento é puro, mas é errado comer qualquer coisa que faça os outros tropeçarem. É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair. Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova”.
O que essas passsagens nos dizem? Tatuar-se biblicamente é pecado? Não. Tatuar-se culturalmente no Brasil é sinal de devassidão moral? Não. Mas ainda há aqueles que se escandalizam ao ver na igreja quem se tatue? Sim. Portanto, o grande problema de o cristão se tatuar não passa por “poder ou não poder”, passa pelo amor ao próximo.
É o mesmo caso de mulheres usarem saias ou calças em igrejas mais conservadoras. Esse hábito surgiu porque décadas atrás, no início do século 20, calça era roupa exclusivamente de homens. Absolutamente todas as mulheres no Brasil usavam saia. As décadas se passaram e a calça, entre os anos 50 e 60, deixou de ser traje exclusivo de homens e foi adotado pelas mulheres. Ninguém mais se escandaliza em nossa sociedade ao ver uma mulher, por exemplo, de terninho. Porém, nessas igrejas o costume foi passando de geração a geração, os mais antigos foram morrendo e os mais novos, sem saberem explicar a origem da proibição de calças na igreja por mulheres apenas mimetizam o que aprenderam, sem saber as origens ou as razões. E aí criamos um bando de estranhos ao século 21, que acreditam que mulher usar calça é pecado – quando não é, se for uma calça decorosa.
Mas, do mesmo modo que a tatuagem, se você opta voluntariamente por ser membro de uma congregação onde a norma seja a mulher usar saia, se usar calça estará sendo desobediente às regras da assembleia onde está e, portanto, em rebeldia – e pecará por levar os irmãos ao escândalo e à murmuração.
A conclusão é: se o meio que você frequenta tem usos e costumes, não afronte, faça parte. Se discordar, saia e procure outro meio. Ou fique, adote o hábito e tente com amor ir influenciando os irmãos no conhecimento da verdade. O confronto jamais é o caminho. Por uma razão simples: é pecado.
E há ainda alguns pontos a ponderar. Aqui tomo por base um texto muito bem refletido publicado no blog de Nathan Joyce (foto à esquerda), Pastor do Heartland Worship Center, em Paducah (EUA) e divulgado no twitter pela irmã Francine Veríssimo (@FranVerissimo_), de quem tirei as boas reflexões que acrescento abaixo. O artigo, originalmente em inglês, chama-se “O que tatuagens realmente dizem”. Após mencionar que estimados 45 milhões de estadunidenses hoje são tatuados, o autor lembra alguns pontos relevantes:
1. Você vai envelhecer e se tornar um avô ou avó. E ninguém quer identificar seus avós como aqueles que têm “uma caveira ou arame farpado”.
2. Lembre-se que, na medida em que envelhece, seu corpo muda. Sua tatuagem vai acompanhar as mudanças. Cuidado, pois ao passo que sua pele se torna mais flácida, a borboleta em seu ombro pode se transformar num pterodáctilo e sua rosa pode virar o planeta Saturno.
3. De jeito algum tatue o nome de um namorado ou noivo. Se o relacionamento acabar, seu futuro marido ou esposa não vai gostar nada disso.
Joyce se pergunta por que afinal alguém precisa tanto se tatuar. Tatuagens dizem algo a nosso respeito. Que necessidade tentamos suprir com elas? Qual é a psicologia das tatoos? Mais ainda: qual é a espiritualidade delas? E ele apresenta sua conclusão: as pessoas se tatuam porque desejam desesperadamente pertencer e se expressar. Desejamos ter vidas que digam algo, queremos nos identificar com algo publicamente e nos marcar permite que nos expressemos e nos identifiquemos com a imagem de nossa escolha. Certo ou errado, é uma tentativa de realizar uma necessidade humana. Uma vez que se tatua, você assumiu um compromisso de longo prazo com uma imagem que para sempre vai marcá-lo, ou seja, identificá-lo e expressar algo a seu respeito para os outros. Ou seja: nos etiquetamos.
E ele continua: “De onde vem essa necessidade? Do fato de que fomos feitos à imagem de Deus, que também ama o pertencimento e a autoexpressão. Mesmo antes da Criação, Deus se identificava e pertencia à Trindade e a Criação é uma autoexpressão de Deus. E assim o Senhor nos criou do mesmo modo. Somos incompletos, a menos que pertençamos a algo ou alguém – nosso desenvolvimento depende disso. Os humanos também almejam uma vida que expresse legado. O problema é que o pecado atrapalhou todo o processo. Por causa dele, nossa busca por identificação tornou-se tóxica e compulsiva e nossa necessidade de autoexpressão deixou de ser motivada por amor, mas por desejo de grandeza e egocentrismo. Nossa cultura ama se expressar, não porque desejemos amar o próximo por meio dessa expressão, mas porque amamos ser o centro das atenções”. No final, essa profunda necessidade humana de pertencimento e expressão não será alcançada por meios humanos – somente quando o amor passar a habitar em você. E não qualquer tipo de amor, mas o amor de Cristo. Esse amor lhe convida a pertencer a um Deus eterno e a expressar Seu amor e Seus propósitos eternos.
Ao final, Pastor Joyce tem uma magnífica epifania: tatuado ou não, o amor é a marca que identifica você com Cristo. Um amor expressado por boas obras em benefício do próximo deixa uma marca que jamais se apagará.
Paz a todos vocês que estão em Cristo.
Autor: Maurício Zágari
Fonte: Apenas
Jesus cura e liberta
Apesar da recepção calorosa na sinagoga de Cafarnaum, Jesus encontra ali “um homem possesso de um demônio “, que ao vê-lo, gritou: “‘Ah! que queres conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Sei quem tu és: o Santo de Deus!’ Jesus o repreendeu, e disse: ‘Cale-se e saia dele!’ Então o demônio jogou o homem no chão diante de todos, e saiu dele sem o ferir. Todos ficaram admirados, e diziam uns aos outros: ‘Que palavra é esta? Até aos espíritos imundos ele dá ordens com autoridade e poder, e eles saem!’” (Lc 4:33-36).
Não sabemos há quanto tempo aquele homem possuído por um demônio frequentava a sinagoga dos judeus sem ser notado. Mas basta a presença de Jesus para o demônio se manifestar e também revelar quem realmente é Jesus. Se os judeus ainda duvidavam de suas credenciais, os poderes das trevas seguem de perto a trajetória do Santo de Deus na terra. Porém Jesus não precisa do testemunho de demônios. Ele diz duas palavras, “cale-se” — para impedir que o demônio continue a falar de Jesus — e “saia dele”, para libertar o homem.
Se você leu este capítulo 4 de Lucas com atenção, terá reparado que no versículo 22 as pessoas ficam admiradas porque dos lábios de Jesus saem palavras de graça. Então, no versículo 32 as pessoas se maravilham por ele falar com autoridade. Agora, no versículo 36, elas testificam que suas palavras não têm só autoridade, mas poder. Não é à toa que perguntam admirados: “Que palavra é esta?” É a mesma Palavra de Deus à qual eu e você temos acesso; a mesma que traz vida a alguém morto em seus delitos e pecados e o transforma, pelo poder do Espírito Santo, em um filho de Deus.
Na sequência Jesus irá curar a todos os que são trazidos a ele. Você ouviu? Todos! “O povo trouxe a Jesus todos os que tinham vários tipos de doenças; e ele os curou, impondo as mãos sobre cada um deles” (Lc 4:40). Todos significa que ninguém saía da presença dele meio curado. Alguns homens se gabam de fazer as curas que Jesus fazia, mas se fosse assim eles curariam a todos os que viessem a eles. É isso o que você vê por aí? Certamente não.
As curas que Jesus fazia tinham o propósito de cumprir uma profecia de Isaías, que dizia: “Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças”. Isso não ocorreu na morte de Jesus, mas em sua vida. E é o que ele faz também com a sogra de Pedro: inclina-se sobre ela, repreende a febre e ela imediatamente se levanta e passa a servir a Jesus e aos discípulos. Hoje você também pode ser curado do maior mal que aflige a humanidade, o pecado. E depois de curado do pecado e de posse da salvação pela fé em Jesus, qual é sua reação? Servir a Deus e aos seus irmãos em Cristo.
Sem merecer
O capítulo 7 de Lucas começa falando de um centurião, um oficial romano convertido ao judaísmo e temente a Deus. Além de ter construído uma sinagoga, o lugar onde os judeus fazem suas leituras e orações, sua preocupação com um servo doente é notável. Ele pede a alguns religiosos judeus para irem chamar Jesus para curar seu servo. Eles vão ao encontro de Jesus e suplicam: “Este homem merece que lhe faças isso, porque ama a nossa nação e construiu a nossa sinagoga” (Lc 7:4-5). Jesus os acompanha e ao chegar perto da casa recebe outro recado do centurião, que diz:
“Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto. Por isso, nem me considerei digno de ir ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e o meu servo será curado. Pois eu também sou homem sujeito a autoridade, e com soldados sob o meu comando. Digo a um: ‘Vá’, e ele vai; e a outro: ‘Venha’, e ele vem. Digo a meu servo: ‘Faça isto’, e ele faz”. Ao ouvir estas palavras, Jesus volta-se para a multidão e comenta: “Eu lhes digo que nem em Israel encontrei tamanha fé” (Lc 7:6-8).
O estado de incredulidade em Israel é tão grande, que um gentio é apresentado como exemplo das qualidades que Jesus busca naqueles que creem nele. Que qualidades? Primeiro, a humildade. Os judeus acham importante dizer a Jesus que o homem merece ter seu pedido atendido por ter construído a sinagoga, mas o próprio homem diz de si mesmo: “Não mereço receber-te debaixo do meu teto”.
Se você deseja obter de Deus um favor, seja a salvação eterna ou o atendimento a alguma necessidade de sustento ou saúde, precisa reconhecer que não merece coisa alguma. A única coisa que merecemos por nossa desobediência e rebelião é o lago de fogo. Mas Deus, em misericórdia e graça, quer salvar e abençoar quem crê em Jesus e vai a ele contrito, quebrantado e arrependido.
A outra qualidade do centurião está no quanto ele confia na Palavra de Jesus. Ainda que o próprio Jesus não esteja presente, ele sabe que a sua Palavra é suficiente. Quão diferente é essa atitude de muitos que questionam a Palavra de Deus e correm atrás de suas próprias filosofias. Não, eu não estou falando de ateus e incrédulos; estou falando de crentes que preferem dar ouvidos às suas sensações, ideias e experiências ao invés de conferirem tudo pela Palavra de Deus.
2 de nov. de 2013
Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono abre inscrições
DT abre inscrição para o Centro de Treinamento Ministerial
Já estão abertas as inscrições para o Centro de Treinamento Ministerial Diante do Trono (CTMDT) 2014. O curso prepara líderes ministeriais através de aulas que acontecem em Belo Horizonte (MG).
Para participar é preciso se inscrever e passar pela equipe avaliadora que vai aplicar um teste com os candidatos com base em um livro indicado obrigatoriamente para leitura. Além dessa etapa os interessados em se tornar alunos do CTMDT ainda passam por teste psicológico e só então poderão fazer a matrícula e iniciar as aulas que começam em fevereiro de 2014.
O edital do curso já está disponível para consulta no site oficial do Centro de Treinamento. Neste documento você pode tirar todas as dúvidas e ainda encontrar orientações para as avaliações.
Candidatos de todo o Brasil podem participar, desde que tenham disponibilidade para se mudarem para Belo Horizonte durante todo o período do curso. Para validar a candidatura os interessados precisam de uma carta de recomendação do pastor local.
Bispo da Universal se desculpa por vídeo ofensivo
Bispo da Universal se desculpa por vídeo ofensivo
Bispo da Universal se desculpa por vídeo ofensivo
Em um dos vídeos mais comentados da semana no meio evangélico, o bispo brasileiro Walber Barboza aparece em uma reunião com pastores e obreiros da Igreja Universal do Equador no dia 25 de setembro. Gravado aparentemente por um celular, o material mostra trechos de um encontro onde são feitas cobranças sobre o trabalho naquele país.
Aparentemente, Barboza estava insatisfeito com os resultados nas igrejas e com a postura de líderes que não agiam segundo se esperava deles. Embora ainda misture palavras em português nas frases em espanhol, os termos foram bastante agressivos e em tom de ameaça. Não se sabe quem divulgou o material, mas a grande repercussão levou Walber Barboza a se justificar oficialmente diante da liderança da IURD.
“Reconheço que me excedi, proferi frases estúpidas. Minha intenção era positiva, de ensinar e motivar os pastores. Mas sei que, no calor do momento, fui infeliz na escolha e tom das palavras. Peço perdão a todos os que ofendi e constrangi. A Universal tem pressa de ajudar o povo do Equador e essa intenção não foi bem comunicada por mim. Gostaria ainda de dizer que nem o bispo Macedo nem a Universal têm qualquer participação nos excessos que cometi na reunião de trabalho”, afirma ele em um vídeo oficial postado ontem.
Pastor Silas Malafaia afirma que existem pessoas “plantando safadezas” na mídia para o denegrir: “Minha influência incomoda muita gente poderosa”
Nesse sábado (02), o pastor Silas Malafaia, líder da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), fez um alerta durante o Programa Vitória em Cristo, afirmando que grupos políticos que se sentem ameaçados por sua influência no meio evangélico estariam preparando uma série de notícias que seriam plantadas na imprensa para denegrir sua imagem.
Malafaia começou seu alerta comentando sobre a matéria publicada pela revista Forbes, que o apontou como um dos líderes evangélicos mais ricos do país. Para o pastor, notícias dessa natureza têm como objetivo denegrir sua imagem diante da sociedade.
- Um jornalista bandido, há um ano atrás, soltou uma notícia na imprensa de que eu sou um dos 3 pastores mais ricos do Brasil. Qual é o jogo dessa notícia? Primeiro, criar um bloqueio na sociedade contra mim: “se esse cara é um dos 3 pastores mais ricos do Brasil é porque é ladrão, porque está tomando dinheiro da igreja, porque está roubando”. É uma maneira maquiavélica de bloquear uma pessoa e de denegri-la. E o bandido, o vagabundo do jornalista fez isso nem nenhum dado – afirmou o pastor.
- Agora escuta o que vou falar: isso é um jogo. Como eu, há trinta anos, me posiciono em programa de TV dando orientação política (…), eu dou consciência política, e isso desagrada a muita gente – continuou Malafaia, afirmando que a influência exercida por ele sobre os evangélicos incomoda pessoas poderosas, que estariam tentando manchar sua imagem por isso.
De acordo com o pastor, ele tem informações sobre tramas que vêm sendo armadas contra ele para prejudicar sua imagem, e diminuir sua influência na sociedade.
- Eu quero dar um alerta ao povo evangélico e a amigos que me acompanham. Eu venho recebendo notícias do império da maldade, gente que quer o poder e que não suporta o contraditório, que não suporta o enfrentamento, que quer comprar consciência, que quer dominar pensando que o Brasil vai ser uma república bolivariana igual a Venezuela: Querem controlar a imprensa, controla o estado, controla a religião, controla a igreja – acusou Silas Malafaia.
- Não se espante se amanhã na imprensa essa cambada de ímpio, perverso, maldoso (sic), produzir notícia para tentar me caluniar e difamar devido às minhas posições. Eu não tenho medo deles. Eu queria informar aqui que sei de toda a trama que está em curso, sei de toda safadeza que querem plantar para tentar me denegrir – completou o pastor.
O líder da ADVEC ressaltou ainda a respeito da influência que exerce como líder religioso, afirmando que incomoda muita gente por “fornecer consciência política” ao povo evangélico, pois tais poderosos estariam com medo do “voto evangélico”.
- Eu tenho uma certa influência, e minha influência incomoda muita gente poderosa. Estão com medo do voto evangélico. Estão com medo da influência da liderança evangélica. Quero alertar a você para ter muito cuidado com o que lê em blog e em jornais, por tem interesse político por trás – ressaltou.
O pastor disse ainda que seu pronunciamento era uma forma de se “antecipar a eles”, e que se continuarem a tramar contra sua imagem irá abrir sua boca e falar coisas “que vão arrepiar o cabelo”.
- Se continuarem vou convocar a imprensa e o mundo evangélico vai saber da sujeira e da safadeza da perseguição religiosa – ameaçou, dizendo que “ano que vem, ano das eleições, esse negócio vai ferver”.
Malafaia finalizou dizendo que existem centenas de projetos de lei em andamento para destruir a igreja e os valores cristãos e que, por isso, seus espectadores precisarão pensar muito bem em quem votar pra não “estragar seu voto” e para não votar em gente que “vai fazer leis que vão contra seus princípios”
Cadê o fim da corrupção no Brasil? Reflexão sobre a profecia de Cindy Jacobs
Cadê o fim da corrupção no Brasil? Reflexão sobre a profecia de Cindy Jacobs
Durante o 14º Congresso de Louvor Diante do Trono que aconteceu em março deste ano na cidade de Belo Horizonte, a renomada conferencista e profetisa americana Cindy Jacobs profetizou que o Senhor estava levantando uma geração que clamaria a Deus em favor do Brasil e que ele iria abalar o “principado” da corrupção e da miséria. Em suas palavras, disse:
“Assim diz o Senhor: estou dando ao Brasil uma segunda chance. Estou abrindo uma nova janela, diz o Senhor. E vocês começarão a orar, e se vocês não entrarem nessa janela eu vou abalar a economia”.
Jacobs disse ainda que Deus começaria a agir a partir dos campos das universidades, das escolas e dos prédios do governo. Algo que foi muito oportuno pois logo a seguir o Brasil inteiro foi tomado pelas manifestações populares que pediam o fim da corrupção na nação. Porém, passado o clima das manifestações maiores, tanto a Igreja como o povo parece ter se acomodado e retornado ao status quo original.
Ainda no clima da profecia de Cindy, ouviu-se falar que o Brasil seria como o Canadá, país que supostamente não sofre com problemas de corrupção. Esta afirmação soou aos meus ouvidos como mais uma fábula descabida, visto que eu mesmo morei no Canadá na província de Ontario onde me formei no curso de ESL numa prestigiosa universidade local. Ali tive a oportunidade de conhecer as igrejas e ministrar entre os estudantes internacionais da comunidade. Apesar da beleza do país e da educação do povo, lembro-me de alguns problemas políticos e dos casos de corrupção. Só da época consegui listar ao menos 10 casos.
É possível ver o fim da corrupção no Brasil?
Para falarmos sobre a corrupção das nações, precisamos buscar a origem de toda a corrupção. A corrupção das nações, a corrupção política do Brasil e a que está presente em qualquer empresa, na igreja, nos líderes midiáticos e nas demais instituições da sociedade, começa num lugar muito singelo chamado coração humano. Não, NUNCA será possível ver o fim da corrupção no Brasil, nem no Canadá ou em qualquer outro país desta terra. O problema de “profecias” como esta, está na nossa idolatria pelos sentimentos triunfalistas que carregamos e pelo culto que oferecemos as personalidades. Esta forma de enxergar deturpa a maneira de viver o Evangelho.
Seria muito mais humilde (e bíblico) declarar a nossa dependência de Deus e nossa corrupta condição humana. Já nascemos com isto e nem padre, nem pastor e nem profeta podem mudar isto em nós ou em nosso país.
A corrupção vem do Éden e só terminará na Glória (num corpo incorruptível).
Enquanto estivermos neste plano terrestre, sempre lidaremos com o problema da corrupção. No coração dos mais notáveis e famosos pastores, ao mais humilde servo de Deus encontraremos corrupção. No coração do mais exemplar pai de família poderemos encontrar desejos mais infames e corruptos que só não são realizados pela misericórdia de Deus. Dizer que Deus pede que oremos mais, que jejuemos mais para manter a “janela” aberta é viver uma fé triunfalista e irreal. As coisas não funcionam assim. O Evangelho não funciona assim.
Nós oramos, jejuamos e intercedemos para pedir a misericórdia de Deus sobre nossa sociedade. Fazemos isto, para que o Espírito Santo nos capacite a fazermos a diferença neste mundo, não para declaramos algo que não está pautado na Palavra.
Reconhecer nossa corrupção é declarar nossa dependência de Deus
O mundo está com sua economia estremecida. Como consequência desta questão econômica mundial e de uma péssima administração interna, o Brasil também sente a pressão. Para mudar esta situação (se é que será possível muda-la), será necessário mais do que ordens a “principados e potestades”. Será necessário mais do que encenações militares para mudar o coração e a atitude de muita gente. Só a partir do momento que reconhecermos nossa corrupção, confessarmos e deixarmos nosso pecado é que pessoas e talvez instituições começarão a mudar.
E que assim Deus tenha misericórdia do nosso Brasil!
Magno Malta apresenta projeto que inclui ‘exame de drogas’ na Lei Seca
Senador Magno Malta apresentou em Plenário nesta quarta-feira (31/10), projeto que altera o Código de Trânsito Brasileiro para tornar obrigatório o exame toxicológico dos motoristas. Em sua opinião, a Lei Seca, em vigor, está omissa na questão do uso de drogas, e o teste do bafômetro não é suficiente para identificar motoristas de risco. O senador garante que com o uso de reagentes é possível a rápida constatação do uso de drogas por motoristas.
Ele registrou a presença na Casa do delegado Fabiano Contarato, a quem reconheceu grande importância no combate aos crimes de trânsito, e disse ser preciso defender a sociedade brasileira desses abusos. “O cara que bebeu está desequilibrado para dirigir, e o cara que cheirou, além de desequilibrado, está doido”.
Para o do delegado Fabiano Contarato, que esteve em Brasília e visitou o Congresso Nacional, e que concedeu entrevista no plenário e afirmou que “o consumo de drogas é considerado um grave problema de saúde e segurança pública com reflexos no alto índice de acidente de trânsito com vítimas fatais”. O mesmo delegado indiciou em inquérito esta semana o tenente-coronel da Polícia Militar, José Dirceu Pereira, que após sair de uma boite deu uma carteirada para não fez o teste do bafômetro.
Magno Malta em pronunciamento explicou que o “exame revela se o motorista consumiu drogas como ecstasy, cocaína ou maconha Uma vez que um simples kit pode revelar resultados positivos para o uso de substâncias ilícitas na hora e no local da blitz”.
Presença quase diária nos telejornais, o titular da delegacia de Delitos de Trânsito, Fabiano Contarato, criticou o Código de Trânsito Brasileiro e relatou que vive um luto diário ao conviver com famílias que perdem seus filhos em crimes de trânsito registrados no Espírito Santo, ocasionados por imprudência, ingestão de bebida alcoólica e drogas. “Todos os dias eu estou em luto, porque todos os dias eu faço liberação de vítima fatal”, lamentou o delegado.
1 de nov. de 2013
Vídeo polêmico de reunião secreta da Igreja Universal vaza e mostra líder xingando e ameaçando outros pastores; Assista
O pastor Walber Barboza, líder da Igreja Universal do Reino de Deus no Equador, protagonizou cenas constrangedoras durante uma reunião de trabalho com líderes de filiais da denominação no país.
Usando termos chulos e um tom de cobrança bastante ríspido, Barboza ameaça os pastores que participam da reunião com desligamento das funções em suas igrejas.
“Minha paciência esta esgotada aqui no Equador”, introduz o pastor. “Se os pastores não estão contentes pega cada um a sua mala e pode sair, porque a porta é a serventia da casa”, afirma.
Na sequência, o pastor reclama dos templos vazios, e afirma que os responsáveis pelas filias só se preocupam em atrair o povo em épocas da “quinzena”, dando a entender que se trata das datas de pagamento.
“[As igrejas estão vazias] porque os obreiros não tiram o rabo da cadeira e ficam só esperando entrar a quinzena, só tão esperando a hora do almoço, só esta esperando o dia de férias para viajar para ver a família, fica lá todo mundo coçando o saco na esquina da parede. Ora, eu quero que vocês saibam que a Igreja paga você, que a igreja te dá uma casa, que a igreja paga seu salário em dia é pra você trabalhar vagabundo. A catedral está vazia porque vocês ficam cozinhando o galo, vocês vão me pagar, vocês vão sair daqui e vão para última igreja do país, eu não estou ameaçando não, eu estou comunicando, porque eu não sou palhaço de vocês não”, esbraveja o pastor.
Na sequência, Barboza se queixa de questões da vida pessoal dos obreiros da igreja, falando sobre questões como casamento, sexo, planos familiares e sugere preguiça dos colaboradores: “Vocês auxiliares que só pensam em casar, porque você só pensam em sexo, só pensa no seu prazer… Eu vou te dizer que dia você vai casar… Então seu tarado toma banho de água fria e afoga tua paixão, porque vocês solteiros só tem pensado em mulher… Vinte anos na obra, a igreja sustentando, igual a um aposentado, porque aposentado não produz nada, só come da Segurança Social. E tá assim cheio de pastor no espírito de aposentado… Você que tem filho, eu não quero saber se você tem filho, a igreja não tem obrigação de sustentar teu filho, a igreja não tem obrigação de dar um quarto exclusivo para seu filho. As equatorianas tem um método, um modo que amarra os meninos com um negocio nas costas, até os macacos sabem carregar o filhote nas costas, a macaca fica pulando de árvore em árvore e o macaquinho ta lá agarrado. Você também vai fazer isso, quem mandou ter filho, quem mandou você ser carnal e sentimental e ter uma criança?”
Assista:
Papa Francisco diz ter dúvidas em sua fé: “Todos experimentamos incertezas. Faz parte”
O papa Francisco afirmou, durante um sermão no Vaticano na última quarta-feira, 30 de outubro, que também enfrenta dúvidas em sua fé cristã, assim como todos os demais fiéis.
O pontífice católico disse que as dúvidas fazem parte do ser humano: “Todos experimentamos extravios, incertezas, dúvidas. Quem não experimentou? Todos, eu também! Faz parte da fé”, disse o papa durante a celebração que reuniu mais de 50 mil fiéis na praça São Pedro, no Vaticano.
De acordo com informações do Uol, Francisco observou que nós humanos “somos seres marcados por fragilidades e limites, não há por que preocupar-se” com as incertezas que se sobressaem às vezes.
Em seu aconselhamento aos fiéis que o ouviam, disse que busquem em oração encontrar “o valor e a humildade para abrir-se aos demais e pedir-lhes ajuda” quando enfrentarem momentos de dificuldades.
Compartilhar
O jeito informal e descontraído do papa Francisco incomoda alguns setores da Igreja Católica, por ser exatamente o oposto de seu antecessor, o papa emérito Bento XVI. Se definindo como “normal”, Francisco reconheceu ser desorganizado e autoritário em suas decisões, e que viveu crises morais, mas disse querer estar no nível dos demais fiéis.
Ato contra IPTU fecha Av. Paulista e vai até rua onde mora Haddad
Manifestantes que protestam contra o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) caminharam desde a Avenida Paulista até a rua onde mora o prefeito Fernando Haddad (PT), na Vila Mariana, na noite desta quinta-feira (31).
Saiba mais: Fernando Haddad aumenta IPTU e causa revolta nos paulistanos
O grupo era formado por cerca de 200 pessoas, de acordo com Polícia Militar (PM). Um manifestante foi detido, segundo a PM, porque carregava uma barra de ferro.
O ato começou por volta das 20h, quando os dois sentidos da Avenida Paulista foram bloqueados. Às 20h50, eles já estavam na Rua Afonso de Freitas, na Vila Mariana, onde mora o prefeito. Às 21h20, o responsável pelo policiamento do ato afirmou ao G1 que um manifestante foi preso por caminhar carregando uma barra de ferro.
Após ficar cerca de 20 minutos em frente ao prédio de Haddad gritando palavras de ordem, os manifestantes caminharam de volta à Avenida Paulista, de onde se dispersaram por volta das 22h15.
Os manifestantes pedem que seja vetado o aumento do IPTU. O grupo que caminhou até a casa do prefeito é formado por mascarados que exibiam uma faixa com a mensagem: “Reduziram R$ 0,20 e aumentaram o IPTU”.
Ameaça de ações
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP) e a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) prometem ir à Justiça contra o aumento do IPTU.
A Associação Comercial afirma que entrará com uma ação judicial na tentativa de barrar o aumento. As características dessa ação devem ser discutidas com outras entidades nos próximos dias. A Fecomercio também estuda entrar com uma ação caso Haddad sancione o aumento.
A OAB propõe fazer um esclarecimento sobre as consequências do aumento para Prefeitura e para os moradores, mas ainda não decidiu se irá encabeçar uma civil pública contra a administração municipal.
Os vereadores de São Paulo aprovaram na noite desta última terça-feira (29), em segunda votação, o aumento no imposto predial territorial urbano (IPTU). Foram 29 votos favoráveis (um a mais do que o mínimo), e 26 contra. Veja abaixo como cada vereador votou: (Ilustração: Veja)
Globo divulga os nomes que farão parte do Festival Promessas 2013
Globo divulga os nomes que farão parte do Festival Promessas 2013
A Globo divulgou os seis nomes que farão parte da próxima edição nacional do “Festival Promessas”. O especial de fim de ano será gravado no dia 30 de novembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF. O evento contará com a participação de Aline Barros, Bruna Karla, Diante do Trono, Jonas Vilar, Oficina G3 e Thalles Roberto.
O evento que faz parte da programação do Dia do Evangélico, está sendo organizado pelo Governo do Distrito Federal. A GEO, que passou a ser um braço da Som Livre, não está mais envolvida com a organização deste musical. Antes do festival, ainda haverá uma programação especial promovida pelo Conselho de Pastores Evangélicos do Distrito Federal em um segundo palco.
O “Festival Promessas” irá ao ar para todo o Brasil no dia 15 de dezembro, um domingo, assim como a primeira edição.
150 cristãos são presos por fazerem campanha de oração
150 cristãos são presos por fazerem campanha de oração 150 cristãos são presos por fazerem campanha de oração
As forças de segurança da Eritréia invadiram uma reunião de oração e prenderam 150 cristãos que estavam orando em Maitemenai, um subúrbio da capital Asmara. Segundo relatos da ONG International Christian Concern, eles estavam em uma campanha de oração justamente por causa da crise dos refugiados e da perseguição religiosa.
Nos últimos meses o país tem enfrentado uma grande crise e diariamente dezenas de famílias procuram refúgio em nações vizinhas ou mesmo na Europa. Embora a constituição assegure liberdade de culto, desde 2002, o governo eritreu fechou todas as igrejas que não pertencem aos grupos religiosos oficialmente registrados.
O encontro de oração organizado pelo esforço interdenominacional ‘Hiyaw Amlak’ (Deus Vivo), que faz parte da rede subterrânea de igrejas no país. Não foi divulgado oficialmente nenhum detalhe sobre o paradeiro dos presos, mas seus amigos e familiares acreditam que eles estão vivos, detidos no distrito vizinho de Edaga Hamus, onde ocorreram outras prisões semelhantes.
Segundo a missão Portas Abertas, a Eritreia é um dos maiores violadores de direitos religiosos. Acredita-se que no momento existam 2.000 cristãos presos por causa da sua fé e sem direito a julgamento. De maioria muçulmana, o país viveu uma guerra civil na década passada, onde os cristãos foram massacrados. De tempos em tempos, ocorrem novos ciclos de perseguição. Os cristãos das igrejas subterrâneas temem que até o final do ano ocorram novas prisões.
O país é classificado pelo Portas Abertas como de “perseguição extrema” ocupando a 10ª posição no ranking mundial de perseguição. Em 2001, foi proibida todo tipo de impressão de materiais religiosos não muçulmanos. No ano seguinte, estabeleceu-se a proibição de qualquer nova igreja cristã. Os que são presos por questões religiosas são mantidos em condições desumanas, colocados em contêineres de metal ou em celas subterrâneas.
De acordo com a ONU, duas em cada três eritreus sofrem de desnutrição, porém o governo restringe a ajuda de grupos humanitários para limitar a influência externa, isso inclui missões evangélicas. Com informações Religion Today.
Cristãos estão sendo crucificados na Síria
Cristãos estão sendo crucificados na Síria Cristãos estão sendo crucificados na Síria
Amir, 55 anos, é um comerciante que vive na Síria. ”A vida aqui é muitas vezes bem difícil”, lamenta. Durante uma entrevista ao Washington Post, ele conta como morteiros atingiram repetidamente no bairro al-Qassaa, na capital Damasco. A grande maioria de seus moradores é cristã. Pelo menos 32 pessoas morreram e dezenas de outras ficaram feridas somente nas últimas duas semanas.
A situação de Amir e de milhares de cristãos como ele, tem se tornado cada vez mais perigosa. Enquanto a guerra civil continua arrasando o país, multiplicam-se os relatos de ataques de muçulmanos jihadistas a cidades predominantemente cristãs. O país está vendo a tentativa de extermínio do cristianismo ser o alvo principal dos guerrilheiros rebeldes.
Youssef Naame e sua esposa Norma, um casal cristão de Maaloula, contam como tiveram de fugir de sua cidade após a chegada de extremistas islâmicos no início do mês passado. “Os jihadistas gritavam: converta-se ao Islã ou vocês serão crucificados como Jesus”. O casal se escondeu, junto com outros cristãos, em uma pequena casa ao lado da igreja da cidade. Ficaram três dias sem comida nem eletricidade.
Agora, Youssef está refugiado no apartamento de sua filha, em al-Qassaa, mas teme que em breve precisará fugir de novo. Os cristãos são uma minoria, menos de 10% dos 23 milhões de habitantes da Síria.
O missionário Tom Doyle faz um apelo: “Nós ouvimos de líderes da região que os jihadistas estavam crucificando os cristãos no norte da Síria. Sabemos que as pessoas que têm fotos disso. Os pastores estão clamando por ajuda, frustrados por que nada disso é divulgado pela mídia ocidental”.
As áreas cristãs passaram a ser recentemente o maior foco da luta armada. Há uma semana, os rebeldes do grupo Jabhat al-Nusra atacaram a cidade cristã de Sadad, ao norte de Damasco. Após violentos combates, foram expulsos dias depois por forças do governo. De maneira similar, milhares de pessoas fugiram da antiga cidade de Maaloula, também de maioria cristã.
Ali, um número grande de não muçulmanos foram decapitados e tiveram suas casas e igrejas incendiadas ou destruídas.
Os cristãos de Damasco estão convencidos de que os extremistas estão deliberadamente alvejando seus bairros para enfraquecer os aliados do presidente sem atingir outros muçulmanos. Como é comum em vários países do Oriente Médio, muçulmanos e cristãos vivem em áreas diferentes, por isso para os rebeldes é fácil identificar os alvos preferencias.
“Todos os domingos, eles lançam mais de 15 morteiros ao longo do dia”, disse Amir. “Eles estão bombardeando as áreas especificamente cristãs.” Os líderes da Igreja da Síria temem que a queda de Assad transformará o país em um Estado islâmico, o que significaria o fim da existência milenar de cristãos em solo sírio.
Quase todos os 50 mil cristãos da cidade de Homs tiveram de fugir. Outros 200.000 foram expulsos da cidade de Aleppo. Em todas as cidades que invadem, os rebeldes exigem que os cristãos se convertam, caso contrário morrerão. Mais de um terço dos cristãos da Síria estão refugiados ou mortos. Com informações de Washington Post e MN Online.
REFLEXAO DO DIA Desafio de Deus
Assinar:
Postagens (Atom)