2 de dez. de 2025

TSE dá início a testes de segurança nas urnas eletrônicas para as eleições de 2026

 

Foto: José Cruz/ Arquivo/ Agência Brasil

Por Ellen Mafra

Nesta segunda-feira (1), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início ao Teste da Urna 2025. Essa ação faz parte dos procedimentos do tribunal para verificação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições gerais marcadas para outubro de 2026. A iniciativa vai até a próxima sexta-feira (5).

Esse teste é uma das etapas para atestar a  segurança das urnas que serão usadas na votação para escolher o próximo presidente da República e os outros cargos políticos, como governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distrito.

Os equipamentos serão avaliados por especialistas em tecnologia da informação, hackers éticos, programadores, representantes de universidades e peritos da Polícia Federal, que serão responsáveis por testar e investigar as urnas.

Em um dos testes, o grupo tentará invadir o sistema de segurança da urna e identificar possíveis falhas. Caso algo seja encontrado, o tribunal corrigirá o problema. No primeiro semestre do ano de 2026, os investigadores voltam ao TSE para verificar se as eventuais falhas foram corrigidas.

O procedimento realizado pelo tribunal fortalece a confiabilidade, transparência e segurança da captação e apuração dos votos feito pela população brasileira.

Nenhum comentário: