14 de out. de 2025

Eslovênia impõe resistência e segura empate com a Suíça pelas Eliminatórias

 Eslovênia impõe resistência e segura empate com a Suíça pelas Eliminatórias

 Foto: nati_sfv_asf via X

Em um confronto de intensidade e equilíbrio, Eslovênia e Suíça empataram por 0 a 0 em Ljubljana pelas Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo de 2026. O duelo, marcado por forte disputa física e disciplina tática, teve a seleção suíça controlando a posse de bola, mas esbarrando na consistência defensiva eslovena.

CRB tropeça na Ferroviária e se afasta da briga pelo acesso

 CRB tropeça na Ferroviária e se afasta da briga pelo acesso

Divulgação/CRB

Em uma partida eletrizante e cheia de alternâncias no Estádio Rei Pelé, em Maceió, CRB Ferroviária empataram por 2 a 2 na noite desta segunda-feira (13), em duelo válido pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time da casa esteve à frente no placar duas vezes, mas a equipe paulista mostrou poder de reação e buscou a igualdade nos minutos finais, garantindo um ponto crucial fora de casa.

Volta Redonda despacha Atlético-GO e reacende esperança na Série B

 Volta Redonda despacha Atlético-GO e reacende esperança na Série B

(Divulgação Volta Redonda FC)

A noite de segunda-feira (13), foi de emoção e superação no Estádio Raulino de Oliveira. Em confronto válido pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Volta Redonda venceu o Atlético-GO por 3 a 0, resultado que reacende as esperanças do Voltaço na luta contra o rebaixamento.

13 de out. de 2025

Está em Suas Mãos o Legado que Deixamos aos Nossos Filhos

 

Pastor morre 3 dias após ser absolvido de falsa acusação

 


Zafar Bhatti, pastor no Paquistão, faleceu aos 62 anos, apenas três dias após ser absolvido de uma condenação por blasfêmia que o manteve preso por 13 anos. Segundo familiares, ele desmaiou em casa antes que pudessem providenciar atendimento médico e não resistiu a uma parada cardíaca.

Bhatti era fundador da Igreja da Missão Mundial de Jesus e havia sido detido em julho de 2012, na cidade de Rawalpindi, província de Punjab, após ser acusado por um clérigo local de enviar mensagens de texto que insultariam a mãe do profeta islâmico Maomé. A acusação foi feita com base no Artigo 295(C) do Código Penal do Paquistão, que prevê pena de morte para quem profanar o nome do profeta muçulmano.

De acordo com seu advogado, Saif ul Malook, em entrevista à UCA News, a saúde do pastor deteriorou-se severamente durante o período de reclusão na Prisão de Adiala. Bhatti sofria de diabetes e de doenças cardíacas, tendo registrado dois ataques cardíacos leves enquanto estava sob custódia. O grupo britânico Christian Solidarity Worldwide informou que as condições da prisão contribuíram para o agravamento de seu estado clínico.

Malook havia solicitado diversas vezes a concessão de fiança por razões médicas, alegando que o ambiente prisional era inadequado e comprometia a vida do pastor. Desde o início, Bhatti declarou sua inocência e afirmou ter sido torturado para confessar o crime. Em 2017, foi condenado à prisão perpétua, mas o caso permaneceu em apelação por anos, com sucessivos adiamentos.

Segundo a organização Church In Chains, pelo menos 47 audiências foram marcadas entre sua condenação e sua libertação definitiva, todas sem resolução. Mesmo com laudos médicos que alertavam para o risco de morte em caso de um novo ataque cardíaco — um deles emitido em 2019 — Bhatti permaneceu encarcerado até a decisão final de absolvição, proferida na quinta-feira anterior à sua morte.

Em janeiro de 2022, um tribunal havia agravado sua sentença para pena de morte, que acabou não sendo executada. Sua libertação, relatada pela Voz dos Mártires, foi recebida com alegria por familiares e apoiadores. O pastor reencontrou a esposa, Nawab Bibi, e demonstrava esperança, apesar da fragilidade física.

A notícia de sua morte causou comoção entre cristãos no Paquistão, que há anos intercediam por sua libertação. Durante o período de prisão, Bibi relatou em diversas ocasiões o sofrimento enfrentado pelo casal. Em entrevista concedida em 2017 ao repórter Shamim Masih, da Associação Cristã Britânica Paquistanesa, ela afirmou: “Houve inúmeras tentativas de matar meu marido — ele sofre bullying todos os dias e não está a salvo nem dos detentos nem dos funcionários da prisão. Todos os dias me preocupo com a possibilidade de receber a notícia de que ele está morto.”

A esposa também contou que, durante as visitas, os dois oravam juntos, buscando consolo e intervenção divina: “Sei que Deus o libertará um dia, mas peço aos cristãos de todo o mundo que orem por ele e desafiem seus governos a ajudá-lo.” Segundo ela, o trabalho pastoral do casal despertava hostilidade entre os moradores locais, pois a congregação continuava a crescer mesmo diante da oposição. “Gostaria que nossos perseguidores vissem que os cristãos não são criaturas malignas. Somos seres humanos criados por Deus, o mesmo Deus que os criou, embora eles ainda não saibam disso”, declarou.

As leis de blasfêmia do Paquistão têm sido amplamente criticadas por entidades internacionais de direitos humanos. Organizações como a Missão Portas Abertas afirmam que essas normas são frequentemente utilizadas para perseguir minorias religiosas, resolver disputas pessoais ou incitar violência coletiva, muitas vezes com base em provas frágeis ou inexistentes, de acordo com informações do The Christian Post.

O diretor executivo da Christian Solidarity Worldwide, Scot Bower, afirmou que o caso de Bhatti exemplifica como a legislação pode ser usada para punir inocentes. Ele defendeu a concessão de indenização à viúva e a revogação das disposições paquistanesas sobre blasfêmia, afirmando que “as leis de blasfêmia são redigidas de forma vaga e frequentemente mal utilizadas para acertar contas pessoais ou atingir membros de comunidades religiosas minoritárias”.

Turquia: pão de ceia de 1.300 anos é encontrado


 Arqueólogos encontraram cinco pães carbonizados datados dos séculos VII–VIII no antigo sítio de Topraktepe (Eirenópolis), na região montanhosa da província de Karaman, Turquia. Segundo comunicado dos estudiosos, a preservação é excepcional e permite observar aspectos raros da vida cristã na Anatólia provincial do período bizantino.

Entre os achados, os pesquisadores destacam um pão com a imagem de Cristo e uma inscrição em grego traduzida como “Com gratidão a Jesus Abençoado”. A publicação observa que a iconografia difere da representação tradicional. “Ao contrário da tradicional imagem do Pantocrátor, que retrata Cristo como governante e salvador, este pão representa um ‘Cristo agricultor’ ou ‘semeador’, simbolizando a conexão entre a fé, o trabalho e a fertilidade agrícola”, ressalta o texto.

Os demais pães exibem marcas em forma de cruz. De acordo com a matéria, esses sinais sugerem possível uso em rituais cristãos primitivos, como pão eucarístico ou de comunhão. O portal elabora que as inscrições gregas expressam gratidão, apontando o pão como um objeto sagrado de adoração, utilizado na Eucaristia na tradição ortodoxa.

Os pesquisadores salientam que pães eucarísticos desse período “quase não sobreviveram até hoje”. A integridade do material carbonizado abre margem para análises sobre técnicas de cozedura, ingredientes e o simbolismo religioso de comunidades cristãs rurais do Império Bizantino, onde o pão assumia papel de sustento e devoção.

Para além do uso litúrgico, o conjunto encontrado reforça o lugar central do pão na alimentação, na economia e nos rituais da Anatólia antiga. Os pães mostram como um alimento comum pôde ser transformado em objeto de devoção, unindo mesa e culto entre os cristãos da época.

A publicação conclui que o achado constitui uma rara evidência física das práticas litúrgicas do cristianismo primitivo na região e um “testemunho impressionante da fé, trabalho e devoção nas províncias bizantinas”.

Influenciadora desmente rumores de affair com Gustavo Mioto: "É só amizade mesmo"

 

(Foto:Reprosução/Redes Sociais)

A influenciadora Mari Menezes desmentiu os rumores de affair com o cantor Gustavo Mioto, ex-namorado de Ana Castela, em entrevista divulgada pelo portal Leo Dias nesta segunda-feira (12). A influenciadora destacou que a relação entre eles é apenas de amizade.

Sobre as primeiras interações, Mari afirmou que foram somente "coincidências" e que, embora já o conhecesse antes, os dois nunca foram amigos. "Foi muito do nada, a gente se conhecia, já tinha ido em alguns shows e tudo, mas nunca tivemos um contato de ser amigos". Em seguida, ela complementou: "Por acaso, a gente estava no Rio de Janeiro, eu fui na Globo e ele fez o programa que eu estava. Ele é amigo de uma amiga minha que tava comigo".

Mari comentou sobre o jantar em grupo que ajudou a consolidar a amizade: "A gente foi jantar em turma, e a galera tirou o print daquilo que eu postei só ele, mas antes eu tinha postado que estávamos jantando todos juntos, e a gente acabou virando amigos'.

No começo do mês, surgiram rumores sobre um possível romance entre a influenciadora e o cantor, após os dois serem flagrados aproveitando uma praia no Rio de Janeiro, um dia após um jantar juntos. No dia seguinte, Mari publicou em suas redes sociais que esteve presente em um show do artista com mais três amigas.

Globo define futuro de Eliana na emissora

 

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Globo decidiu qual será o destino de Eliana na grade da emissora. A apresentadora ganhará um novo programa aos domingos em 2026. 

O anúncio foi feito pela própria loira em um comunicado ao mercado publicitário. “O meu programa novo está chegando ai na tela dos domingos da Globo, para a nossa alegria. Vai ser incrível. Nos veremos todo final de semana. Estou tão ansiosa, tão feliz”, declarou Eliana.

A Globo ainda não confirmou mais detalhes sobre a nova atração, o que somente deve ocorrer em evento realizado na noite desta segunda-feira (13). Na oportunidade, a emissora carioca apresentará a sua programação prevista para o ano que vem.

Este não seria o primeiro projeto dominical de Eliana na Globo, desde o anúncio de sua contratação em junho de 2024. A apresentadora já esteve à frente do The Masked Singer Brasil, substituindo Ivete Sangalo. A ex-SBT comandou o reality musical por uma temporada, até o seu cancelamento pela emissora. Ela também ocupa uma cadeira do Saia Justa, do GNT.

Criança para na UTI após ingerir bala entregue por estranho no shopping Center Norte

 

(Foto: Divulgação)

Uma criança de nove anos está internada em estado grave na UTI do Hospital Nove de Julho, em São Paulo, depois de ingerir balas de goma oferecidas por um estranho dentro do Shopping Center Nortena zona norte da cidade, na quarta-feira (8). 

Os doces teriam sido dados por um adolescente de aproximadamente 15 anos, vestindo boné e uma jaqueta branca do Real Madrid, mas o jovem ainda não foi localizado.

A mãe contou à polícia que aguardava com os outros filhos em frente a uma loja da Magazine Luiza enquanto a avó levava o garoto ao banheiro. Quando voltaram, ele estava comendo uma bala e segurava outras nas mãos.

O menino passou mal logo depois, apresentando dores abdominais e espasmos musculares, e precisou ser contido na maca para receber medicação. O caso foi registrado no 9º DP, que busca identificar o suspeito por meio de imagens de segurança.

Moraes autoriza Bolsonaro a receber atendimento médico em casa

 

(Foto: Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (13) o ex-presidente Jair Bolsonaro a receber atendimento médico em casa.

A decisão foi proferida após os advogados afirmarem que o ex-presidente apresentou agravamento nas crises de soluços nas últimas horas e precisa receber atendimento médico. Desde agosto deste ano, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar.

Moraes afirmou que, a partir de agora, a médica Marina Grazziotin Pasolini, indicada pela defesa, poderá realizar o atendimento ao ex-presidente, sem necessidade de autorização prévia do STF.

O ministro também ressaltou que Bolsonaro está autorizado a ser encaminhado para atendimento de urgência no hospital, devendo enviar a comprovação de atendimento no prazo de 24 horas.

No mês passado, Bolsonaro apresentou mal-estar, pré-síncope, vômitos com queda da pressão arterial e precisou ser internado Hospital DF Star, em Brasília.

Prisão 

Desde o dia 4 de agosto, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por determinação do ministro. 

A medida cautelar foi determinada no inquérito no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, e o próprio Bolsonaro foram investigados por atuarem junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo, entre elas, o cancelamento de vistos e a aplicação da Lei Magnitsky. 

No mês passado, a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão na ação penal da trama golpista. 

Seleção brasileira chega a Tóquio para amistoso contra Japão na terça

 

(Foto: CBF)

A seleção brasileira masculina de futebol desembarcou neste domingo (12) em Tóquio, onde enfrenta o anfitrião Japão na terça-feira (14), às 7h30 (horário de Brasília). O jogo preparatório para a Copa do Mundo de 2026 será o último contra equipes asiáticas. Na última sexta (10), o Brasil aplicou 5 a 0 na Coreia do Sul, em Seul. Ainda este ano, o Brasil enfrentará seleções do continente africano (Senegal e Tunísia). A previsão é que no primeiro semestre de 2026 o Brasil encare adversários europeus, ainda não definidos.

Antes da viagem, o time treinou nesta manhã em Goyang (Coreia do Sul), sob comando do técnico Carlo Ancelotti. Na segunda (13), às 16h, a equipe fará o último treino no Estádio de Tóquio - também conhecido como Estádio Ajinomoto – antes da partida contra os donos da casa.

Campeão olímpico nos Jogos de Tóquio com a camisa 10 da seleção Sub 23, Richarlison coleciona boas lembranças do país asiático. Além da conquista do segundo ouro olímpico do Brasil no futebol masculino, o atacante terminou como artilheiro dos Jogos com cinco gols marcados. A equipe campeã também contava com Matheus Cunha, Bruno Guimarães e Gabriel Martinelli também à disposição de Ancelotti no confronto de terça (14) contra os japoneses.

Atual camisa 9 da seleção principal, Richarlison espera outra boa atuação da Amarelinha: no primeiro dos dois amistosos da Data Fifa, o Brasil passeou em campo contra os sul-coreanos e recebeu elogios do técnico italiano.

“Temos que mostrar a mesma intensidade do jogo contra a Coreia. A gente já tem a confiança do treinador, então é colocar em prática o que gente treinou e fazer um bom jogo”, pontuou Richarlison. “Quando o treinador te dá confiança, você trabalha com mais tranquilidade e as coisas começam a fluir mais. Espero retribuir dentro de campo essa confiança que eles me dão”, concluiu o atacante de 28 anos, que defende o Tottenham (Inglaterra) na Premier League.

Com mudanças, Brasil enfrenta o Japão em amistoso

 Com mudanças, Brasil enfrenta o Japão em amistoso

Pelo amistoso de preparação para a Copa do Mundo, terá o confronto de duas seleções já classificadas para a Copa, o Brasil de Vinicius Junior,, vai enfrentar o Japão de Ritsu Doan. A partida será no estádio de Tóquio, nesta terça-feira (14), às 7h30.

Na última partida, as duas seleções chegaram embaladas por bons resultados. O Brasil aplicou uma goleada por 5 a 0 sobre a Coreia do Sul, com destaque para Estevão e Rodrygo, que marcaram dois gols cada, além de Vinícius Júnior, que completou o placar. Já o Japão empatou em 2 a 2 com o Paraguai. Os japoneses saíram na frente com Koki Ogawa, sofreram a virada com gols de Almirón e Diego Gómez, mas buscaram o empate no fim com Ayase Ueda.

No retrospecto do confronto, o Brasil tem ampla vantagem: são 13 jogos disputados, com 11 vitórias da Seleção Brasileira e dois empates. No último duelo entre as equipes, em 2022, o Brasil venceu o Japão por 1 a 0 em amistoso, com gol de Neymar.

Série B: Atlético-GO é goleado pelo Volta Redonda e vê acesso distante de sua realidade

 

A recuperação conquistada pelo Atlético-GO, que deixou a segunda parte da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da Série B, foi paralisada. O Dragão depois de golear o Athletico-PR, no Accioly, viu as sua chances de acesso para elite do futebol nacional, aumentaram. Porém a sequência de duas derrotas fora de casa, foram um ‘balde de água fria’ na esperança do torcedor rubro negro.

França e Suiça empatam, Bélgica vence e sobe à liderança

 

França e Suiça empatam, Bélgica vence e sobe à liderança
Fédération Française de Football

França e Suíça quebraram hoje os seus registos vitoriosos na qualificação europeia para o Mundial2026 de futebol, falhando o apuramento antecipado na oitava e antepenúltima jornada, que permitiu à Bélgica subir à liderança.

Holanda goleia Finlândia e dispara na liderança nas eliminatórias para a Copa

 Holanda goleia Finlândia e dispara na liderança nas eliminatórias para a Copa

Foto: KNVB/Dutch Football

Pela 6ª rodada das eliminatórias da Copa do Mundo, a Holanda, três vezes vice-campeã mundial, recebeu a Finlândia na Amsterdam Arena e não tomou conhecimento, aplicando uma sonora goleada por 4 a 0, com gols de Donyell Malen, Van Dijk, Depay e Cody Gakpo, que selaram o placar.

Com a vitória da laranja mecânica, a Holanda se isolou na liderança com 16 pontos, sendo 5 vitórias e 1 empate, faltando duas rodadas para o fim das eliminatórias. Já a Finlândia está virtualmente eliminada, pois se mantém na terceira colocação com 10 pontos, mas 7 jogos disputados, faltando apenas 1 partida para terminar sua participação nas eliminatórias. A Polônia, segunda colocada, tem 13 pontos e 2 jogos a menos, além de uma grande vantagem de saldo de gols sobre a Finlândia, de 11 gols. Lembrando que a 1ª colocação dá vaga direta para a Copa, enquanto a segunda leva para a repescagem.

Hugo Souza comenta ansiedade pela estreia como titular na Seleção: "Realização de um sonho"

Hugo Souza comenta ansiedade pela estreia como titular na Seleção: "Realização de um sonho"
Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Nesta terça-feira (14), a Seleção Brasileira enfrentará o Japão em um amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2026. Os japoneses fazem parte do ciclo escolhido pela CBF em desafiar diferentes tipos de escolas mundiais. Na quinta-feira passada (9), o primeiro duelo foi contra a Coreia do Sul na chamada escola asiática. Na Data FIFA de novembro, o Brasil enfrentará Senegal e Tunísia pela escola africana. Por fim, em março do ano que vem, será a vez da escola europeia.

Quem está ansioso pela oportunidade é o goleiro Hugo Souza. Na convocação dos jogadores que representam a Amarelinha nesta lista, o técnico Carlo Ancelotti já havia antecipado que Hugo seria aproveitado pela comissão. Emocionado e ansioso, o arqueiro comentou sobre a expectativa de estrear no gol brasileiro.



Justiça impõe primeira derrota ao Oficina G3 em processo contra MK Music

 

Oficina G3 (Reprodução)

A banda Oficina G3 sofreu o primeiro revés judicial na ação movida contra a gravadora MK Music. Em 29 de agosto de 2025, a juíza Adriana Angeli de Araujo de Azevedo Maia, da 5ª Vara Cível da Regional da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, negou a tutela antecipada solicitada pelos autores.

Com isso, pedidos urgentes — como eventual suspensão imediata de exploração de obras ou medidas correlatas — não foram acolhidos neste momento inicial. O processo (nº 0873007-13.2025.8.19.0001) segue em tramitação sob o rito de procedimento comum cível.

Segundo a decisão, não há, por ora, elementos suficientes para atestar, ainda que de forma preliminar, a plausibilidade do direito alegado. A magistrada registrou que somente no curso da instrução, com a produção de provas admitidas, será possível delimitar a existência ou não do direito pretendido. Na prática, a banda e a produtora não obtêm o efeito imediato pretendido e a disputa avança para a fase de coleta de provas.

A ação foi ajuizada em 9 de junho de 2025 e lista como autores os músicos Eduardo Silva Tambasco, Jean Carlos Lemes Miranda, José Issa João Afram Junior e Pedro Geraldo Mazarão, além da Tecla Produções Artísticas Ltda..

No polo passivo, figura a empresa MK Publicità Produções Publicidade e Propaganda Ltda. (MK Music). O processo tem foco em direito autoral e discute a alegada exploração indevida de fonogramas, streaming e comercialização de obras da banda lançadas entre 2000 e 2016, período em que o Oficina G3 manteve contrato com a gravadora. Não há segredo de justiça.

Farra do INSS: Pastor diz que recebeu BMW e Rolex de empresário investigado pela PF

 Cesar Belucci - @Reprodução

Cesar Belucci - @Reprodução

O pastor César Belluci, líder da Sete Church, relatou que o empresário Felipe Macedo Gomes, suspeito de envolvimento em um esquema que teria causado prejuízos milionários ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tentou recuperar bens que havia doado à igreja.


Segundo Belluci, o empresário entregou a ele uma BMW X3 e um relógio Rolex, como forma de oferta pessoal. Contudo, após se afastar da comunidade religiosa, pediu os presentes de volta. “Ele se desligou da igreja, mas depois retornou e pediu desculpas. Foi quando resolveu reaver o que havia doado”, afirmou o pastor.

O caso veio à tona após a repercussão da operação da Polícia Federal conhecida como “Farra do INSS”, que investiga o uso de associações de fachada para aplicar descontos irregulares em aposentadorias. Entre as entidades citadas está a Amar Brasil Clube de Benefícios (ABCB), presidida por Felipe Gomes, que teria movimentado centenas de milhões de reais em contratos suspeitos.

O pastor disse que, quando o empresário voltou a frequentar a igreja, entregou novamente o relógio, que mais tarde foi repassado a outra pessoa. “Guardei por um tempo e, depois, abençoei alguém com o presente. Nunca tive intenção comercial com aquilo”, contou Belluci.


De acordo com registros consultados pela reportagem, a BMW citada segue vinculada a uma empresa controlada por Gomes. Modelos semelhantes do veículo ultrapassam R$ 80 mil no mercado, enquanto relógios Rolex do mesmo tipo chegam a custar até R$ 70 mil.

EUA exige que China liberte pastor de igreja ‘clandestina’


 O governo dos Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump, pediu a libertação imediata do pastor Jin Mingri, também conhecido como Ezra Jin, detido na China. O pedido, feito pelo Departamento de Estado, ocorreu após uma nova onda de repressão do governo chinês contra grupos religiosos não registrados. Os filhos do pastor são cidadãos americanos.

Segundo informações de sua filha, Jin foi preso na sexta-feira, em sua residência em Beihai, província de Guangxi. No mesmo período, cerca de 30 líderes e membros da Igreja de Sião foram detidos ou dados como desaparecidos em várias cidades, incluindo Pequim, Xangai e Shenzhen.

O secretário de Estado Marco Rubio divulgou uma declaração condenando as prisões e pedindo ao governo chinês que garanta a liberdade religiosa a todos os cidadãos. “Essa repressão demonstra ainda mais como o Partido Comunista Chinês exerce hostilidade contra cristãos que rejeitam a interferência do Partido em sua fé e optam por adorar em igrejas domésticas não registradas”, afirmou Rubio.

Com 56 anos, Jin é o fundador da Igreja de Sião, uma congregação evangélica não denominacional criada em 2007, que se tornou uma das maiores igrejas clandestinas da China. O pastor participou das manifestações da Praça da Paz Celestial, em 1989, e, após sua conversão ao cristianismo, formou-se no Seminário Teológico Fuller, na Califórnia.

A Igreja de Sião foi fechada oficialmente em 2018, após uma operação policial em seu templo, em Pequim. Desde então, os cultos passaram a ser realizados de forma online, com uma ampla rede de seguidores espalhados pelo país. Segundo o The Wall Street Journal, as transmissões virtuais da igreja reuniam até 10 mil participantes em plataformas como Zoom, YouTube e WeChat.

A filha do pastor, Grace Jin Drexel, que trabalha no Senado dos EUA e vive na região de Washington, relatou que o pai continuou liderando a igreja de forma remota, sob vigilância constante e impedido de deixar o país. Sua esposa, Chunli Liu, mora nos Estados Unidos desde 2018 com os três filhos do casal. “Eles têm medo da influência do meu marido”, afirmou Liu em entrevista em vídeo.

Grace informou ainda que o pai tentou visitar a Embaixada dos EUA em Pequim para renovar o visto, mas foi interceptado por agentes, levado ao aeroporto e forçado a deixar a capital. A família não teve mais contato com ele desde a prisão, e ainda não há informações sobre possíveis acusações formais.

O pastor Sean Long, líder da Igreja de Sião nos Estados Unidos, afirmou que há expectativa de que Jin enfrente acusações relacionadas à disseminação de conteúdo religioso online. Segundo Long, as novas regras impostas em setembro determinam que apenas canais registrados pelo Estado podem conduzir atividades religiosas, o que aumenta o risco de uma condenação severa.

Em declarações ao The New York Times, Grace Jin disse que o pai havia considerado deixar o cargo pastoral para se reunir com a família. “Parecia que algo grande ia acontecer de novo. Só não sabíamos quando ou em que medida”, afirmou.

Membros da Igreja de Sião expressaram preocupação com uma repressão ainda mais ampla. No domingo, notícias de novas detenções e desaparecimentos circularam entre os fiéis, que temem que toda a liderança da igreja seja presa, conforme relatado pelo The Wall Street Journal.

De acordo com o The Christian Post, o ativista Bob Fu, fundador da ChinaAid Association, declarou que esta é “a mais extensa e coordenada onda de perseguição contra igrejas clandestinas em mais de 40 anos”. Já Corey Jackson, fundador da Luke Alliance, outro grupo cristão sediado nos Estados Unidos, classificou a operação como “a mais significativa desde 2018” e alertou que “a situação pode piorar ainda mais”.

A Constituição da China garante oficialmente a liberdade religiosa, mas o Partido Comunista Chinês, que adota o ateísmo como ideologia, reconhece apenas organizações religiosas aprovadas pelo Estado. Estima-se que dezenas de milhões de cristãos frequentem igrejas domésticas, muitas das quais sofrem assédio policial. Mesmo instituições reconhecidas, como o Movimento Patriótico das Três Autonomias (protestante) e a Associação Católica Patriótica Chinesa, enfrentam vigilância e censura por parte das autoridades.

Sob o governo de Xi Jinping, o controle sobre grupos religiosos se intensificou. O regime passou a classificar comunidades não oficiais como seitas e incentiva cidadãos a denunciá-las, num cenário que líderes cristãos consideram cada vez mais hostil à prática de fé fora dos limites estabelecidos pelo Estado.

‘Nenhum presidente dos EUA fez tanto por Israel’, diz premiê


Nesta segunda-feira, 13 de outubro, em sessão na Knesset, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que “nenhum presidente dos EUA fez tanto por Israel quanto Trump” e declarou que a proposta de paz apresentada pelo republicano “cumpre todos os objetivos de Israel para a paz”.

Ao se referir aos confrontos, acrescentou: “O Hamas entende que o ataque contra Israel foi um grave erro e esta é a base para uma boa paz: paz através da força”, disse Netanyahu ao Parlamento israelense.

No mesmo ato, o presidente do Parlamento, Amir Ohana, conclamou líderes legislativos de outros países a apoiarem a indicação de Donald Trump ao Prêmio Nobel da Paz. “Trump, você é a epítome da paz. Jamais alguém chegou perto de fazer tanto quanto você pela causa”, afirmou.

Em seu discurso, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que Israel deve aproveitar o fim da guerra na Faixa de Gaza para avançar rumo a um acordo de paz no Oriente Médio. Agradeceu os esforços de mediadores e disse estar determinado a buscar um entendimento regional duradouro.

Trump também instou Israel a olhar além do conflito, afirmando que o país “conquistou tudo o que podia pela força das armas”. Segundo ele, “vocês venceram. Agora é hora de transformar essas vitórias contra terroristas no campo de batalha no prêmio final da paz e prosperidade para todo o Oriente Médio”.

O republicano prometeu ajudar na reconstrução da Faixa de Gaza, devastada pelo conflito, e pediu que os palestinos “se afastem para sempre do caminho do terror e da violência”. Em mensagem direta, acrescentou: “Após imensa dor, morte e dificuldade, agora é a hora de se concentrar em construir seu povo, em vez de tentar derrubar Israel”.

Ao final, Trump fez um aceno ao Irã, país que enfrentou um breve conflito direto com Israel em junho: “Nós apenas queremos viver em paz”, disse. “Não queremos nenhuma ameaça iminente sobre nossas cabeças”.

 

Te repreendo’, diz Fernanda Brum a mulher falando em línguas; Assista


 

Durante um culto recente, a cantora e pastora Fernanda Brum protagonizou um momento de tensão ao repreender uma mulher que falava em línguas e profetizava enquanto a pregação era ministrada. O episódio foi registrado em vídeo e passou a circular nas redes sociais.

Ao perceber que a mulher tumultuava o ambiente, Fernanda Brum interrompeu sua fala para se dirigir diretamente a ela, afirmando: “Irmã, eu te repreendo em nome de Jesus e chega o que a senhora tem feito até hoje. Em nome de Jesus a senhora está repreendida. A maior profecia está no altar”, declarou, enfatizando a centralidade da exposição da Palavra no culto.

O contexto do ocorrido encontra respaldo na orientação apostólica registrada em 1 Coríntios 14, onde o apóstolo Paulo ensina sobre a ordem no culto cristão. Segundo o texto, a profecia – compreendida como a exposição e edificação por meio das Escrituras – deve ter primazia em relação ao uso das línguas, ainda que haja interpretação. Paulo também instrui que, ao se manifestar o dom de línguas, deve haver intérprete para que haja edificação da igreja (1 Coríntios 14:27-28).

Diante da insistência da mulher, Fernanda Brum solicitou apoio dos obreiros presentes: “Por favor, os irmãos cuidem da irmã. A irmã tem um problema, não é de hoje, e nós vamos cuidar”, acrescentou.

O episódio gerou ampla repercussão nas redes sociais, refletindo sobre a necessidade de ordem e edificação nas reuniões da igreja, conforme a orientação bíblica de que “tudo seja feito com decência e ordem” (1 Coríntios 14:40).