31 de jul. de 2017

Levante-se!

Levante-se!
Leia: Salmo 54 | A Bíblia em um ano: Salmos 54–56, Romanos 3
Fazia 15 anos que eu não praticava esqui aquático, mas quando nossos amigos convidaram meu genro e eu para esquiarmos num lago, como eu poderia dizer não? Parecia ser uma boa ideia, até observar as dificuldades que meu genro tinha em se levantar sobre os esquis. Embora ele houvesse praticado muito desse esporte, quando tentava levantar-se sobre um único esqui, sempre caía. Por isso, quando chegou a minha vez, não me senti muito confiante.
Felizmente, a minha amiga é esquiadora profissional e me deu as devidas instruções: “Deixe que o barco puxe você para cima. Seja forte!” Essas afirmações, aparentemente contraditórias, fizeram toda a diferença. Eu fiz ambas as coisas — confiei que o barco faria seu trabalho e me segurei com todas as minhas forças. Na primeira vez que o barco saiu, levantei-me e desfrutei de um grande passeio pelo lago.
Quando a vida o decepcionar pela tristeza que parece difícil demais para carregar ou por circunstâncias que tornam cada dia um enorme peso — o conselho de minha amiga pode lhe ajudar. Primeiro, deixe que Deus o levante com o Seu poder (Salmo 54:1-4). Em seguida, segure firme na mão dele. Apegue-se a Deus e fortaleça-se “…no Senhor e na força do seu poder” (Efésios 6:10).
Confie no poder de Deus e aguente firme. Ele lhe dará as forças para não cair (Isaías 40:31).
…mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças… —Isaías 40:31

Coléricos anônimos

Coléricos anônimos
Leia: Tiago 1:1-8 | A Bíblia em um ano: Salmos 57–59, Romanos 4
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações. v.2
Jamais esquecerei quando ouvi um ruído alto do outro lado do corredor de meu quarto. Meu vizinho estava em pânico, procurando por seu trabalho de faculdade que devia ser entregue. Frustrado e jogando as coisas para o alto gritou: “Obrigado, Deus. Você faz a vida ser uma grande piada!”
Eu lhe daria nota 10 em teologia — pelo menos ele sabia que, em última instância, Deus estava no controle — mas lhe daria zero por sua reação ao problema que enfrentava.
Aqueles que ficam furiosos com Deus quando a vida dá uma volta errada precisam de uma boa dose de terapia bíblica. Por isso, seja bem-vindo ao grupo dos “Coléricos anônimos” — um programa de dois passos para alcançar uma resposta positiva à dor, e que honra a Deus.
Primeiro passo: Pense objetivamente sobre o problema, pois ele vem em todas as formas e tamanhos. Tiago nos diz que “várias provações” (1:2) afetam nossa saúde, nossos empregos e relacionamentos. Quando entendemos os fatos, podemos começar a valorizar o seu significado em nossa vida.
Segundo passo: Troque a resistência e o ressentimento pela receptividade e alegria. “…tende por motivo de toda alegria…” (v.2). A alegria não está na presença da dor, mas na certeza de que Deus a está usando para nos moldar e nos tornar melhores, e não amargurados.
Deus escolhe o que temos de passar; nós, a forma como passamos por elas.

SACERDÓCIO REAL

Foto: unsplash.com
Foto: unsplash.com
Nós, como cristãos, somos sacerdotes diante do Senhor pela nação e pelas pessoas ao nosso redor. O Senhor nos capacita a interceder no poder do Espírito Santo, pois Ele sabe a vontade do Pai e o que melhor convém em cada situação e circunstância. O apóstolo Pedro nos ensina em sua primeira carta (1Pe 2.9): “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes Daquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz”. Aqui estamos com esta tarefa tão importante, que é interceder, com este chamado glorioso: sendo sacerdócio real.
Devemos sempre orar pela nação, pelos governantes, pelas autoridades constituídas, para que haja a bênção do Senhor, lembrando que, como intercessores, também temos que ensinar o caminho bom e direito. E isso deve ser feito com nossa vida, mostrando integridade diante da nossa geração. Que o Senhor nos levante como um povo sacerdotal, vivendo em santidade em Sua presença, trazendo as bênçãos dos céus à terra, ao lugar onde estamos inseridos, seja no trabalho, na escola, na família, na cidade etc. E, neste momento delicado que vive a nossa nação, momento de limpeza da corrupção e de busca de integridade para que haja crescimento econômico e credibilidade das nações, momento de buscar que a justiça triunfe, que possamos nos unir e orar com mais intensidade, sendo intercessores em nossa geração.
Lembre-se sempre o que nos diz a Palavra: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, Eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2Cr 7.14).
:: PRª. ÂNGELA VALADÃO

O TRONO DE DEUS PERMANECE INABALÁVEL

Devocional“O Teu trono está firme desde a antiguidade; Tu existes desde a eternidade”(Salmos 93.2).
O trono de DEUS permanece inabalável. DEUS continua firme, sendo o Todo-Poderoso, e isso não passa, nem falha. O trono de DEUS é como uma torneira aberta, de onde flui toda a vida que eu preciso. Eu tenho a opção de prestar atenção nas dificuldades, ou nas boas expectativas. Posso atentar para dores, ou para a alegria do que DEUS tem para mim. É possível atentar para as crises, ou para o caminho perfeito de DEUS, que sempre me leva a um final bom e de êxito.
Eu posso me embaraçar nas tantas situações que me são contrárias, ou posso me achegar bem junto ao trono de DEUS, e assim receber Sua graça e misericórdia. Toda contrariedade, e turbilhões, e tempestades, e agitações, e acontecimentos não afetam nem mudam em nada a firmeza do Trono de DEUS, onde sempre devo estar apegado, e assim permanecer firme, recebendo DELE!
:: CHRISTIAN CLAYTON

Preso em ação da Lava Jato, Bendine teve ajuda de governo da Bahia em venda da Gaspetro

ruiA prisão do ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, Aldemir Bendine, pode trazer à tona a venda de 49% da Gaspetro para a japonesa Mitsui. A operação, realizada em dezembro de 2015 pelo então presidente da Petrobras, contou com ajuda do governador da Bahia, Rui Costa (PT). Segundo o site Poder 360, o governo baiano se sentiu prejudicado com o anúncio da intenção de venda da subsidiária da Petrobras, em outubro do mesmo ano, já que a Gaspetro tem participação na Bahiagás. Com a incorporação da Gaspetro à Mitsui, o equilíbrio acionário e de capital da empresa estadual – que tem ações divididas entre o governo da Bahia, a Gaspetro e a Bahia Participações Ltda. – ficaria comprometido.

O governo então ingressou com um pedido de suspensão de venda das ações e conseguiu que a negociação fosse suspensa por meio de decisão liminar provisória concedida pela Justiça. Em dezembro de 2015, o Estado da Bahia desistiu formalmente da ação. Em carta de intenções endereçada a Rui Costa no mesmo dia, Aldemir Bendine reforçou o compromisso da estatal com o Estado e falou na “possibilidade de realização de novos esforços conjuntos”. Bendine foi preso nesta quinta-feira (27), na 42ª fase da operação Lava Jato

Auxiliar que errou em gol do Corinthians é afastado pela CBF

gol-anulado-corinthians

O bandeirinha da partida entre Corinthians e Flamengo foi afastado pela CBF nesta segunda-feira. Pablo Almeida da Costa (MG) cometeu um erro grave ao marcar um impedimento inexistente de , aos 12 minutos do primeiro tempo do jogo, que aconteceu no último domingo. No lance, o atacante da equipe paulista estava a cerca de três metros atrás da linha da bola, caracterizando posição legal.

RK

MPF recorre de sentença que condenou Lula em processo da Lava Jato

lula 9

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou nesta segunda-feira (31) recurso contra a sentença que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em processo da Operação Lava Jato. O juiz Sérgio Moro condenou o ex-presidente a 9 anos e 6 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em razão do triplex no Guarujá. Mas absolveu Lula das acusações envolvendo o armazenamento do acervo presidencial.

A força-tarefa pede aumento da pena aos réus do processo e também a condenação de Lula, do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro e de Paulo Okamoto, presidente do Instituto Lula, em relação ao armazenamento do acervo presidencial. Segundo o MPF, o serviço foi pago pela OAS.

“A assunção das despesas do ex-presidente Lula pelo Grupo OAS, representado pelo executivo Léo Pinheiro, estava maculada, desde o início, por interesses espúrios e foi praticada com clara intenção criminosa, notadamente a corrupção passiva do ex-presidente Lula e a sua atuação, em diversas frentes, em favor do grupo empresarial”, diz o recurso do MPF.

RK

Com desemprego em alta, mais de 143 famílias retornaram ao Bolsa Família

bolsa-familia-1

Com o quadro de desemprego no país, mais de 143 mil famílias retornaram ao Bolsa Família neste ano. A fila de espera, que chegou a ser zerada nos meses de janeiro e fevereiro, também aumentou e atingiu 525 mil famílias, segundo informações da revista Valor Econômico. De acordo com a publicação, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, afirmou que pretende encerrar a espera neste mês de agosto. Apesar da restrição orçamentária, a pasta garantiu que terá orçamento suficiente para atender esse público. Como apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no segundo trimestre, a taxa de desemprego atingiu 13%. Ainda assim, a quantidade de benefícios do programa caiu. Secretário-executivo do ministério, Alberto Beltrame explicou que essa diminuição está relacionada à maior fiscalização e ao cruzamento de dados dos beneficiários. “Nossa preocupação era de focalização melhor do programa. Havia o entendimento, que se comprovou na prática, que muitas famílias que tinham sub declarado renda estavam recebendo indevidamente os benefícios”, explicou à revista. Com essa nova metodologia, 2,8 milhões de famílias foram excluídas do programa em um ano.

RK

Após derrota, Jorginho é demitido do Bahia

000Agora é oficial: Jorginho não é mais treinador do Bahia. Na tarde desta segunda-feira (31), o Bahia anunciou que o técnico foi desligado do time. O treinador não resistiu à má fase do time e última derrota, dentro de casa, contra o Sport, neste domingo (30). Agora, o Tricolor vai em busca de um novo comandante.

De acordo com Diego Cerri, diretor de futebol do Bahia, o auxiliar técnico e ex-jogador do clube, Preto Casagrande, vai assumir o time de forma interina.

“Não consultamos ninguém ainda, foi uma decisão que tomamos hoje pela manhã. Ponderamos muito depois do jogo, porque a gente costuma não fazer nada no calor da partida. Preto vai tocar o jogo como treinador interino. Ele pode com tranquilidade fazer esse último jogo”, disse.

PSG quer apresentar Neymar em Paris em grande estilo

neymar 1O time Paris Saint-Germain quer fazer uma grande apresentação de Neymar no centro de Paris, em frente a um dos emblemáticos monumentos da cidade, e não no estádio Parc des Princes, como sempre costuma acontecer quando se contrata um jogador, informou nesta segunda-feira (31) a rádio Europe 1. A informação é da agência EFE.

Segundo a emissora, o clube pediu permissão à prefeitura da capital francesa para fazer este ato, que já foi autorizado. Inclusive policiais foram colocados à disposição para garantir a segurança do evento, ainda de acordo com a Europe 1, que apontou como possível palco da apresentação a Praça do Trocadero, em frente à Torre Eiffel.

Desta forma, o PSG quer evidenciar a magnitude da transferência do jogador brasileiro, que seria a mais cara da história (222 milhões de euros), mais do que o dobro do valor pago pelo Manchester United à Juventus pelo volante francês Paul Pogba, o recorde atual.

O jornal francês L’Équipe, por sua vez, diz que o clube francês considera a contratação de Neymar como “60% fechada”. Já a imprensa do Catar informou que o brasileiro fará escala em Doha ao retornar de uma viagem à China, para passar por exames médicos e assinar o contrato com os donos do PSG, que são daquele emirado árabe.

Conquistense Mariana Aragão é a nova apresentadora do Globo Esporte Bahia

E tem mais gente da TV Sudoeste indo brilhar nas telas da TV Bahia. Os fãs do esporte na Bahia já podem esperar novidades do seu programa predileto na hora do almoço. É que a TV Bahia escolheu a nova apresentadora do Globo Esporte Bahia.
É a jornalista Mariana Aragão, que vem da TV Sudoeste, afiliada da Rede Bahia em Vitória da Conquista . Com quatro anos de casa Mariana  está realizando o sonho de integrar o grupo do esporte.
Aos 26 anos, ela já tem experiência com a cobertura do campeonato baiano, em matérias esportivas para a Rede Bahia. E em transmissões de jogos do Campeonato Baiano, Copa do Nordeste tanto para a Rede Bahia como para o canal SPORTV.
Com passagem pela Globo Minas, a jornalista tem estreia marcada para o dia 07 de agosto, próxima segunda-feira, logo após o Bahia Meio Dia. Ela comandará o programa ao lado do apresentador Thiago Mastroianni.

Só de biquíni, Sabrina Sato exibe curvas esculturais e seguidor dispara: "Você é surreal"

Foto: Reprodução/ Instagram
Sabrina Sato exibiu o corpo escultural em foto compartilhada no seu perfil do Instagram nesta segunda-feira (31). Só de biquíni, a apresentadora ostentou a boa forma ao posar meiga à beira do mar. 
"Tchau férias", escreveu a 'japa' se despedindo de Ramatuelle, uma comuna na França onde aproveitou os últimos dias na companhia do namorado, Duda Nagle, Bruna Marquezine, a blogueira Thassia Naves, entre outros.   
Nos comentários, como era de esperar, seguidores foram só elogios a Sabrina: "Um corpo é um corpo", disse uma. "Tchau vontade de comer besteira depois desse tiro de foto!", brincou outra. "Você é surreal", disparou mais um. 

PETRA MATTAR FAZ ENSAIO DE BIQUÍNI E GANHA ELOGIOS POR CURVAS


Disposta a exibir um corpo escultural e ganhar massa magra, ela há alguns meses implantou um chip hormonal, e hoje em dia comemora o resultado. "Decidi colocar o chip para me ajudar com meus treinos. Na verdade, o meu objetivo maior era ganhar massa magra e secar gordurinhas. Mas, com o uso eu acabei descobrindo que também inibe os sintomas da TPM, o que é muito bom pra mim, pois tenho aquela gana por doce", contou.
"Faço o tratamento com o Dr. Claudio Ambrósio  há um ano, parei uns meses, mas já retornei. Porque foi com o chip e a ajuda do dr. Claudio que conquistei meu melhor corpo. Em um mês e meio que voltei ao tratamento, eu já perdi 2% de gordura corporal e ganhei 2kgs de massa magra. E agora estou indo nesse caminho novamente, buscando meu corpo perfeito", acrescentou Petra.
Petra Mattar  (Foto: Warley Venancio/ Reprodução do Instagram )
Petra Mattar  (Foto: Warley Venancio/ Reprodução do Instagram )
Petra Mattar  (Foto: Warley Venancio/ Reprodução do Instagram )
Petra Mattar  (Foto: Warley Venancio/ Reprodução do Instagram )

PRISCILA PIRES MOSTRA ANTES E DEPOIS E CONTA SEGREDO DE BOA FORMA: "CONSEGUI EMAGRECER 35 QUILOS"

Priscila Pires (Foto: Reprodução)

"Meninas, vocês sempre me perguntam sobre meu corpo, como transformei meus hábitos e mudei meu estilo de vida... Consegui isso depois que fiz um programa de consultoria! Consegui emagrecer 35 quilos depois que tive meus filhotes e mudei para sempre meu estilo de vida!", disse ela.

Uma Solução Para Tempos Difíceis

Como você lida com seus tempos difíceis? Quando você está cansado de tentar, cansado de perdoar, cansado de semanas difíceis ou pessoas de cabeça dura – como você lida com seus dias escuros? Com um pote de remédios? Álcool? Um dia no spa? Muitos optam por esses tratamentos. Tantos, que de fato, acabamos por achar que eles reenergizam a vidas triste. Mas eles conseguem? Eles entorpecem a dor, mas a removem? Nós, como ovelhas, seguimos os outros até a beira, caindo na gandaia da bares, vícios, e camas.
Existe uma solução? Claro que existe. Comece logo a orar. Fale com Cristo que convida. “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30) Jesus diz “Eu vou te mostrar como se descansa de verdade.” Deus que nunca está para baixo, nunca se cansa de seus dias ruins! Vá a Ele!

Davi Sacer lança o single Aleluia

Davi Sacer lança o single Aleluia
O cantor e compositor Davi Sacer liberou, nesta sexta-feira (27), o single “Aleluia”. Segunda canção lançada do futuro álbum Eu Prefiro Crer, previamente anunciado para maio e de lançamento prorrogado, conta com distribuição da gravadora carioca Som Livre.
A produção musical é do guitarrista, violonista e arranjador André Cavalcante, que tocou com Sacer no álbum Meu Abrigo, produziu o singleAcende o Fogo“, já trabalhou com artistas e bandas como Apascentar de Louvor e Viva Adoração e foi indicado ao prêmio católico Troféu Louvemos ao Senhor por produções e arranjos.
A canção, que conta com a participação da cantora Verônica Sacer, sua esposa, chegou a ter trechos liberados no Instagram de Davi. Além de Verônica, a música também conta com backings de Dennis Cabral, longo colaborador de Sacer desde os tempos do Trazendo a Arca em Salmos e Cânticos Espirituais (2009).



Ouça a música de Davi Sacer e Verônica Sacer, “Aleluia”:

Igreja Universal batiza 40 presidiários no Uruguai

O Complexo Carcerário Santiago Vázquez, a maior penitenciária do Uruguai, testemunhou a imersão de 48 presidiários na última semana de julho. Os presos se batizaram nas águas.
A ação, realizada pela Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) em parceria e com a ajuda do grupo Universal nos Presídios (UNP), foi coordenada pelo pastor Everaldo Alves. Na ação, Bíblias e kits de higiene pessoal foram entregues.
A UNP tem atuado no Brasil e fora do país para a expansão da fé cristã nos ambientes da prisão. No país, inauguraram em abril mais quatro igrejas dentro de presídios no Brasil. Entre as cidades estão Manaus, Governador Valadares, Parnaíba e Arroio dos Ratos.

  


Na capital do Amazonas, o alvo foi o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (COMPAJ). Em Minas Gerais, foi inaugurado um templo na Cadeia Pública Feminina, situada no bairro Santos Dumont, em Governador Valadares.
No estado do Piauí, a igreja foi inaugurada no Presídio Misto de Parnaíba, segundo município mais populoso do estado. Luis Carlos Gomes, pastor responsável pelo trabalho da Universal no Piauí, foi quem inaugurou o novo templo.
No Rio Grande do Sul são duas igrejas dentro da Penitenciária Estadual da cidade de Arroio dos Ratos, localizada no bairro Faxinal.

Riachão das Neves: Casal e filho de 3 anos morrem em batida entre moto e caminhonete

Riachão das Neves: Casal e filho de 3 anos morrem em batida entre moto e caminhonete
Foto: Jadiel Luz / Blog do Sigi Vilares
Um casal e um garoto de 3 anos, todos da mesma família, morreram em um acidente entre uma caminhonete e uma motocicleta em Riachão das Neves, extremo oeste da Bahia. Conforme a Polícia Militar, o casal, um homem de 46 anos, Josenilton Santos, e a mulher, Angelina dos Santos, estavam com a criança em uma motocicleta quando bateram de frente na caminhonete que seguia no sentido contrário. Segundo o G1, a colisão ocorreu no sábado (29), na localidade da Fazenda Tapera. Após chegarem no local, policiais militares encontraram os corpos no chão. O motorista da caminhonete não foi localizado. Não há mais informações sobre as causas do acidente. 

Senhor do Bonfim: 22 detentos fogem 23 dias após rebelião que deixou sete feridos

Senhor do Bonfim: 22 detentos fogem 23 dias após rebelião que deixou sete feridos
Foto: Reprodução/ Portal de Notícias
Vinte e três dias após uma rebelião na carceragem da Delegacia de Senhor do Bonfim (leia mais), na região norte da Bahia, aconteceu uma fuga em massa de 23 detentos na mesma unidade. O caso ocorreu na madrugada desta segunda-feira (31), após os presidiários cavarem um buraco que liga uma das celas até o calçamento da rua. De acordo com o G1, o delegado titular do caso, Leonardo Virgílio Oliveira informou que os suspeitos estavam encarcerados por conta de crimes como tráfico de drogas, roubo e homicídio. Ele aponta que a carceragem era superlotada: Com capacidade de 60 presos, o local abrigava 121. Policiais estão realizando buscas na região para encontrar os fugitivos, mas, até o momento, nenhum deles foi capturado.  

Em ‘A Força do Querer’: Jeiza vê Rubinho em um assalto a um caminhão


Em ‘A Força do Querer’: Jeiza vê Rubinho em um assalto a um caminhão
Foto: Reprodução / TV Globo
Segunda-feira, 31: Abel tenta fugir de Mere. Ivana se reconhece com as roupas de Ruy. Zeca procura Abel, e Mere se apresenta como sua mãe. Edinalva convida Mere para ficar em sua casa. Jeiza conforta Zeca. Nazaré tenta acalmar Abel. Rubinho comenta com Bibi que cuidará da contabilidade de Sabiá. Leila discute com Caio por causa de Bibi. Jeiza revela a Cândida a ficha policial de Amilcar. Ruy exige que Cibele não se aproxime mais de seu filho. Ritinha tem uma ideia para afastar Cibele de Ruyzinho. Silvana treina a assinatura de Eurico. Bibi afasta duas mulheres de Rubinho. Aurora não aceita dinheiro de Bibi. Joyce vê Eugênio com Irene. Silvana mostra a Dita o dinheiro que pegou no banco. Ritinha pretende fazer exame de DNA em Ruyzinho e pede ajuda a Bibi. Garcia chega à casa de Heleninha, e Yuri fica assustado.

Terça-feira, 1º: Yuri chama a polícia para denunciar a invasão em sua casa. Ritinha revela a Bibi que Ruyzinho é filho de Zeca. Heleninha se desespera com a chegada de seu pai e tenta encontrar Caio. Irene teme a volta de Garcia. Leila destrata Selma ao telefone enquanto faz suas malas. Bibi ouve Rubinho falando com Sabiá e implora para ele não pedir ajuda a ela. Ivana revela a Simone que transformará o seu corpo. Zeca conversa com Mere. Alessia reclama de Sabiá para Bibi. Caio chega à casa de Heleninha e se surpreende com Garcia. Dita inventa uma desculpa para justificar a ausência de Silvana, e Eurico se preocupa com a esposa. Caio encontra Bibi e fala sobre Rubinho. Eurico descobre que retiraram dinheiro de sua conta. Abel reclama de Zeca tentar se aproximar de Mere. Jeiza vê Rubinho em um assalto a um caminhão.

Quarta-feira, 2: Rubinho volta para casa e recebe o apoio de Bibi. Garcia fala sobre o crime do qual foi testemunha para Junqueira. Shirley estranha a intenção de Irene em querer culpar alguém da família de Eurico pelo sumiço do dinheiro dele. Jeiza comenta com o delegado que viu Rubinho com a quadrilha que roubava o caminhão. Eurico tenta falar com Silvana. Nonato se esconde de Tatu no show de Jane de Castro. Silvana devolve o dinheiro que pegou da conta de Eurico. Shirley diz a Dantas que Garcia voltou. Cibele descobre um jeito de fazer o DNA em Ruyzinho. Rubinho conta a Bibi que viu Jeiza ao fugir do assalto ao caminhão. Ivana fala com a psicóloga sobre a resolução de seu problema. Abel discute com Edinalva. Zeca se emociona ao ver Ruyzinho. Ritinha pede os papéis do divórcio para Zeca. Heleninha conversa com o pai. Eurico se desespera ao saber da volta de Garcia. Joyce ouve uma conversa de Ivana e fica surpresa.

Quinta-feira, 3: Simone sonda Joyce sobre como ela reagiria se soubesse das intenções de Ivana. Garcia decide ir à empresa, e Heleninha questiona o pai sobre a parte dos negócios de que ele abriu mão. Mira se preocupa com Dantas, e Irene tenta tranquilizar a amiga. Ruy conversa com Eugênio sobre Irene. Eurico fica tenso com a chegada de Garcia na empresa. Jeiza arma com os policiais uma invasão ao Morro do Beco. Rubinho fotografa Bibi se exibindo com uma arma. Elvira pede ajuda a Silvana para encontrar a mulher que matou o seu marido. Edinalva conta a Ritinha sobre a mãe de Zeca. Elvira relata a Silvana como Gomez faleceu. Jeiza reclama de ver Ritinha em sua porta esperando Zeca. Ruy comenta com Joyce sobre sua conversa com Eugênio. Ritinha afirma a Marilda que importunará Zeca até ele assinar o divórcio. Zeca briga com Jeiza ao saber de sua viagem. Silvana fala a Dita que desviará dinheiro da conta que Eurico tem no Exterior. Caio comunica a Eugênio que Garcia voltou, e Irene desmaia.

Sexta-feira, 4: Eugênio leva Irene para casa, e Caio fica desconfiado. Jeiza prepara sua equipe para a invasão. Rubinho mostra o laboratório para Sabiá. Nazaré e Abel tentam convencer Zeca a se reconciliar com Jeiza. Eugênio informa a Irene que irá levá-la para conhecer Garcia. Jeiza encontra o carregamento de armas de Sabiá. Os policiais invadem o barraco onde Bibi está com Rubinho. Simone sugere que Ivana siga os conselhos da psicóloga. Jeiza conta a Caio que Bibi está abrigada com Rubinho no Morro do Beco. Ritinha vê Cibele tentando se aproximar de Ruyzinho e pensa em pedir para Ruy fazer o exame de DNA no filho. Irene inventa uma desculpa para não ir com Eugênio à casa de Heleninha. Caio se surpreende com a semelhança entre ele e Garcia. Ivana sai de casa vestida como homem. Joyce pensa no conselho que recebe de Zu. Ivana é atacada na rua, e Nonato a ajuda.

Sábado, 5: Nonato acompanha Ivana até sua casa e se oferece para conversar com ela. Eugênio comenta com Silvana que Irene quer viajar com ele. Dantas tenta descobrir as intenções de Garcia na empresa. Caio é irônico ao falar com Bibi. Bibi se oferece para pegar um carregamento de armas com um contato de Rubinho. Irene tenta descobrir com Caio alguma informação sobre Garcia. Ivana tenta se consolar com Simone. Zeca e Jeiza não conseguem se entender. Cândida convence Jeiza a levar Aurora em casa após o pagode. Joyce conversa com Simone sobre Ivana. Eugênio pensa em Joyce. Ruy avisa que não fará exame de DNA. Ivana conta a Simone que foi salva por Nonato. Bibi se enfurece quando vê Jeiza chegar com Aurora em sua casa.

Rede Bahia define substituta de Patrícia Abreu no 'Globo Esporte'; confira

Rede Bahia define substituta de Patrícia Abreu no 'Globo Esporte'; confira
Foto: Reprodução / Rede Bahia
Conforme noticiado, a jornalista Patrícia Abreu decidiu sair da Rede Bahia para comandar o "BA Record" (relembre). Com isso, a repórter Mariana Aragão, que há quatro anos faz parte da equipe da TV Sudoeste, afiliada em Vitória da Conquista, foi a escolhida para comandar a edição local do "Globo Esporte" ao lado de Thiago Mastroianni. Mariana estreia na próxima segunda-feira (7). 

STF suspende reintegração de posse de fazendas ocupadas por índios no sul da Bahia

STF suspende reintegração de posse de fazendas ocupadas por índios no sul da Bahia
Foto: Divulgação
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia,  suspendeu a ordem de reintegração de posse dos imóveis rurais  “Fazenda Porta da Magia” e “Fazenda Aldeia da Lua”, localizadas do distrito de Cumuruxatiba, no Município de Prado, no sul da Bahia. As terras foram ocupadas por índios da etnia Pataxó, envolvidos no processo de demarcação da Terra Indígena Comexatibá (Cahy Pequi). A ministra constatou que a manutenção do ato questionado representaria risco à ordem e à segurança pública. A ação foi ajuizada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra medida liminar deferida pelo juízo da Vara Federal de Teixeira de Freitas, no curso de ação de reintegração de posse, e mantida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Segundo o entendimento adotado pela Justiça Federal, enquanto não for concluído o processo de regularização da terra indígena, na forma do Decreto 1.775/1996, não se pode reconhecer que o imóvel invadido corresponda à área tradicionalmente ocupada e, por essa razão, a posse do bem deveria ser restabelecida em favor dos autores da ação de reintegração. A ordem de reintegração suspensa seria cumprida em 30 dias, com apoio da Polícia Federal e a Polícia Militar. Segundo Janot, no pedido feito ao Supremo, os imóveis em questão estariam inseridos na Terra Indígena Comexatibá (Cahy Pequi), identificada como de ocupação indígena Pataxó, nos termos da conclusão de relatório da Fundação Nacional do Índio (Funai). Além de argumentar que a retirada dos indígenas à força contribuiria para o aumento da tensão e do conflito agrário, o procurador-geral ressaltou que a comunidade indígena envolvida encontra-se em “absoluta vulnerabilidade”, uma vez que não existe plano para sua realocação ou qualquer assistência por parte do Estado. A decisão da ministra foi baseada em precedentes jurídicos no qual se apontava que a execução de ordem de reintegração de posse de imóvel ocupado por indígenas, com uso de força policial, colocaria em risco a ordem e a segurança pública, potencializando o agravamento de conflito fundiário. Para a ministra, no caso em questão cabe esse mesmo entendimento. A presidente do Supremo ainda citou o risco de conflito diante do histórico de violência no local, situação que leva ao reconhecimento da plausibilidade do alegado risco à ordem e à segurança pública.

COI confirma Paris como sede da Olimpíada de 2024; Los Angeles sediará jogos em 2028

COI confirma Paris como sede da Olimpíada de 2024; Los Angeles sediará jogos em 2028
Foto: Divulgação
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta segunda-feira (31) que Paris será sede da Olimpíada em 2024. Com isso, a tendência é que Los Angeles sedie os Jogos em 2028 – ambas viviam um impasse para saber quem sucederia Tóquio 2020 nas competições. O anúncio da cidade norte-americana, que não tem concorrência, será ser feito numa solenidade, no dia 13 de setembro. A informação havia sido dada hora antes pelo Los Angeles Times e, posteriormente, foi confirmada pela entidade máxima olímpica. Os americanos resolveram ceder para que os franceses fossem casa olímpica após Tóquio.

Rodrigo Janot faz novo pedido de prisão e afastamento contra Aécio Neves

Rodrigo Janot faz novo pedido de prisão e afastamento contra Aécio Neves
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, fez um novo pedido de prisão contra o senador Aécio Neves nesta segunda-feira (31). Segundo informações do jornal O Globo, Janot também solicitou o afastamento do mandato de Senador.  O primeiro pedido de prisão contra Aécio foi negado no final de junho em decisão monocrática do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). Outro pedido de prisão feito por Janot contra o senador deve ser julgado pelo plenário do STF em agosto. As investigações da PGR apontam que Aécio e sua irmã, Andrea Neves, teriam pedido R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, sócio do grupo JBS, para supostamente pagar advogados de defesa.

Marinha alerta para ondas de até quatro metros no litoral de Salvador durante a semana

Marinha alerta para ondas de até quatro metros no litoral de Salvador durante a semana
Foto: Anthony Patterson / Photos for Class
A Marinha do Brasil (MB), através do Comando do 2º Distrito Naval, emitiu um aviso de mau tempo para o litoral da Bahia para esta semana. A área entre Caravelas e o norte do Estado terão ondas com até quatro metros até às 9h da próxima quarta-feira (2). Já entre Caravelas e o sul do Estado, terão ondas entre três e quatro metros entre o período de 21h da quarta-feira (2) e 21h da próxima quinta-feira (3). Ainda há previsão de rajadas de vento entre 51 e 74 km/h, até às 9h da próxima quarta (2). Já entre Caravelas e o sul do Estado, a previsão é de ventos fortes de 51 e 61 km/h a partir das 21h da quarta (2) indo até às 21h da próxima quinta-feira (3).