13 de jul. de 2019

Cristianismo dá lugar ao ateísmo na Grã-Bretanha, sugere pesquisa

Igreja abandonada. (Foto: Reprodução/Christianity)
Igreja abandonada. (Foto: Reprodução/Christianity)
Houve um "declínio dramático" na identidade cristã da Grã-Bretanha nos últimos 35 anos, com um "aumento substancial" no ateísmo, de acordo uma pesquisa sobre o estado da nação.
Pouco mais de um terço (38%) das 3.879 pessoas entrevistadas para o relatório de Atitudes Sociais Britânicas se descreveram como cristãs, menos que a metade (50%) em 2008, e quase dois terços (66%) em 1983.
Por outro lado, aqueles que se identificam como muçulmanos aumentaram exponencialmente, de 1% em 1983, subindo para 3% em 2008 e 6% em 2018.
As descobertas representam a primeira vez que a porcentagem daqueles que se descrevem como cristãos caiu abaixo de 40% desde que a pesquisa começou em 1983, embora aqueles que não identificaram a denominação cristã aumentaram de 3% em 1983 para 13% em 2018.
Mais da metade de todas as pessoas entrevistadas (52%) disseram que não pertencem a nenhuma religião, em comparação a quase uma em três (31%) em 1983.
O relatório do Centro Nacional para Pesquisa Social, publicado na quinta-feira (11), disse: "As últimas duas décadas viram conflitos internacionais envolvendo religião e organizações religiosas domésticas, colocando-se em desacordo com os valores tradicionais”.
O documento diz ainda que "encontramos um declínio dramático na identificação com as denominações cristãs, particularmente a Igreja da Inglaterra, um aumento substancial no ateísmo e na autodescrição como 'muito' ou 'extremamente' não-religioso, mas tolerância da diferença religiosa."
Os dados mostram que 11% das pessoas com fé frequentaram um culto religioso pelo menos uma vez por semana, uma taxa que se manteve estável desde 1998.
Metade (50%) dos entrevistados disseram que nunca oraram, acima dos 41% em 2008 e 30% em 1998, embora aqueles que oraram "várias vezes ao dia" subiram de 5% há duas décadas para 8% em 2018, segundo mostra a pesquisa.
Quase dois terços (63%) dos britânicos concordaram que as religiões trazem mais conflitos do que a paz, enquanto 13% discordam.
Os dados também mostraram que 51% dos entrevistados "sentem-se positivos" em relação aos cristãos, em comparação com 30% dos muçulmanos.
Da mesma forma, 4% das pessoas têm pensamentos negativos sobre os cristãos (nível com os budistas), em comparação com 17% para os muçulmanos.
O relatório disse que os dados oferecidos "é prova convincentes de que o processo de secularização continua inabalável".
"A Grã-Bretanha está se tornando mais secular, não porque os adultos estão perdendo sua religião, mas porque as pessoas mais velhas com um apego à Igreja da Inglaterra e outras denominações cristãs estão gradualmente sendo substituídas na população por jovens não afiliados”, conclui o relatório.
"Para colocar de outra forma, o declínio religioso na Grã-Bretanha é geracional, as pessoas tendem a ser menos religiosas do que seus pais e, em média, seus filhos são ainda menos religiosos do que eles", explica o relatório.
Declínio do cristianismo
Respondendo às descobertas da pesquisa, Andrew Copson, diretor-executivo da Humanists UK, disse: "Pelo terceiro ano consecutivo, a pesquisa British Social Attitudes, o padrão-ouro em dados confiáveis ​​sobre nossa sociedade, mostrou a maioria dos ingleses não são religiosos”.
Copson diz que com essas tendências sendo definidas o país de formular políticas em todas as áreas, como saúde, educação, assistência social e até a lei constitucional, levando em conta “essas mudanças sociais dramáticas, particularmente a ascensão do não-religioso e o declínio do cristianismo."
Stephen Evans, executivo-chefe da National Secular Society, disse que os números mostram "a necessidade de uma séria repensar os privilégios concedidos à religião na Grã-Bretanha".
Ele disse que “o acordo constitucional e as políticas públicas da Grã-Bretanha devem alcançar as opiniões de sua população".
Cristianismo para milhões
Dave Male, diretor de evangelismo e discipulado da Igreja da Inglaterra, disse: "Os tempos mudaram e, para muitas pessoas, marcar uma caixa marcada como 'Igreja da Inglaterra' ou 'Anglicana' é agora uma escolha ativa e não mais uma resposta automática”.
"Apesar disso, a Igreja da Inglaterra permanece no coração das comunidades com milhões de pessoas alcançadas em suas vidas diárias através de nosso ministério e nossa mensagem da Boa Nova do Evangelho”, disse Male.
O diretor disse ainda que "estamos vivendo em uma era de rápida mudança social, mas as pessoas ainda estão buscando significado e respostas para a vida”.

Ministro cristão no Curdistão faz juramento sobre Bíblia queimada pelo Estado Islâmico

Ano Jawhar Abdulmasih Abdoka prestou juramento sobre Bíblia queimada pelo Estado Islâmico no Parlamento da Região do Curdistão. (Foto: Reprodução/Rudaw)
Ano Jawhar Abdulmasih Abdoka prestou juramento sobre Bíblia queimada pelo Estado Islâmico no Parlamento da Região do Curdistão. (Foto: Reprodução/Rudaw)
Um novo funcionário do governo do Curdistão iraquiano, região afetada pelo Estado Islâmico, fez um juramento para o cargo na quarta-feira (10) segurando uma Bíblia queimada pelo grupo terrorista.
Ano Jawhar Abdulmasih Abdoka foi empossado como ministro do Transporte e Comunicações do Governo Regional do Curdistão (GRC) usando uma Bíblia que foi queimada por militantes do Estado Islâmico nas planícies de Nínive, apontando os cristãos como um componente essencial na Região do Curdistão.
Abdoka é o único ministro cristão no novo gabinete do primeiro-ministro do GRC, Masrour Barzani.
“Para mim, como o único ministro cristão no novo gabinete do Governo Regional do Curdistão, eu decidi jurar sobre um manuscrito bíblico, parte do qual foi queimado por membros do Estado Islâmico nas planícies de Nínive”, disse Abdoka ao canal de notícias curdo Rudaw.
“É um desafio para nós, cristãos, caldeus, assírios e siríacos, permanecermos na terra de nossos ancestrais. As planícies de Nínive, o Iraque, a Mesopotâmia e o Curdistão são nossas terras, e estamos aqui com a ajuda de nossos amigos na Região do Curdistão”, acrescentou Abdoka.
O novo ministro explicou que testemunhou as “horríveis atrocidades” cometidas pelo Estado Islâmico, especialmente contra grupos minoritários como os cristãos, yazidis e kakais, particularmente em Nínive, no Iraque. Todos foram “afetados” pelo EI, reconheceu Abdoka.

Ano Jawhar Abdulmasih Abdoka prestou juramento sobre Bíblia queimada pelo Estado Islâmico. (Foto: Reprodução/Rudaw)
As minorias cristãs, yazidis e turcomanas estarão representadas no novo gabinete após as eleições parlamentares realizadas em setembro do ano passado na Região do Curdistão. Grupos minoritários receberam 11 assentos na legislatura composta por 111 membros.
O cristianismo é uma das religiões reconhecidas no Iraque, mas desacordos internos entre seitas ortodoxas e católicas deixaram os grupos politicamente fragmentados, em um país onde a religião frequentemente se alinha com a política.
Segundo o último censo no Iraque, feito em 1987, foram contabilizados 1,5 milhões de cristãos no país. Antes da ascensão do Estado Islâmico em 2014, grupos locais estimam que a população cristã estava entre 400 mil e 600 mil. Pelo menos metade deixou o Iraque desde 2014, e cerca de 130 mil procuraram abrigo na Região do Curdistão. 

Você Tem um Defensor

Nem toda culpa faz mal. Deus usa doses apropriadas de culpa para nos despertar para o pecado! A culpa que vem de Deus nos traz remorso o suficiente para nos transformar! A culpa de Satanás, por outro lado, traz remorso o suficiente para nos escravizar. Não permita Satanás trancar suas algemas em você.
Colossenses 3:3 nos lembra, “sua vida está escondida com Cristo em Deus.” Quando Deus olha para você, ele vê primeiro a Cristo. Na língua chinesa, a palavra para “justiça” é uma combinação de dois caracteres, a figura de um cordeiro e uma pessoa. O cordeiro está em cima, cobrindo a pessoa. Quando Deus olha para você, ele vê o cordeiro perfeito de Deus cobrindo você.
No final das contas, a escolha é esta: Você confia em seu Defensor, Jesus, ou em seu Acusador Satanás? Não dê ouvidos à voz de Satanás. Você tem um defensor junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo!

8 de jul. de 2019

A Resposta de Deus para a Bagunça da Vida

Você olha para a escuridão. O ventilador do teto gira em cima. Seu marido dorme ao seu lado. Em minutos o alarme vai tocar,e as demandas do dia vão lhe atirar como um palhaço arremessado de um canhão para um circo de reuniões, chefes e jogos escolares.
Pela milésima vez você fará o café da manhã, agendas e salário… mas de jeito nenhum você consegue fazer sentido deste negócio chamado a vida. A vida com seus começos e fins. Berços e câncer e cemitérios e dúvidas. O sentido da vida… as escolhas erradas da vida!
Deus responde à bagunça da vida com uma palavra: graça! Será que realmente a compreendemos? Deus na Bíblia diz “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês!” (Ezequiel 36:26 NVI). Isso é a graça. A graça nos chama a mudar e também nos dá a força para conseguir!

A Graça é a Melhor Ideia de Deus

Seu pai lhe obriga a ir aos cultos da igreja, mas não pode lhe obrigar a escutar. Pelo menos é isso que você sempre murmurava para si mesmo. Mas, esta manhã, você escuta porque o pregador fala de um Deus que ama os pródigos, e você se sente como um dos piores. Não dá para esconder a gravidez por mais tempo. Logo seus pais saberão. O pregador saberá. E o pregador diz que Deus já sabe. Você tenta imaginar o que Deus pensa.
Você poderia usar uma porção de graça? Sabia que a graça é a melhor ideia de Deus? Ao invés de nos mandar mudar, ele cria a mudança. Nós nos ajeitamos para que ele nos aceite? Não, ele nos aceita e começa a nos ajeitar. Que diferença isso faz! Não consegue perdoar o seu passado? Cristo pode e ele está agindo… movendo você de sem-graça para uma vida moldada pela graça. Uma pessoa perdoada que perdoa outros. Esta é a graça. Graça é toda Jesus!

A Graça é a Melhor Ideia de Deus

Seu pai lhe obriga a ir aos cultos da igreja, mas não pode lhe obrigar a escutar. Pelo menos é isso que você sempre murmurava para si mesmo. Mas, esta manhã, você escuta porque o pregador fala de um Deus que ama os pródigos, e você se sente como um dos piores. Não dá para esconder a gravidez por mais tempo. Logo seus pais saberão. O pregador saberá. E o pregador diz que Deus já sabe. Você tenta imaginar o que Deus pensa.
Você poderia usar uma porção de graça? Sabia que a graça é a melhor ideia de Deus? Ao invés de nos mandar mudar, ele cria a mudança. Nós nos ajeitamos para que ele nos aceite? Não, ele nos aceita e começa a nos ajeitar. Que diferença isso faz! Não consegue perdoar o seu passado? Cristo pode e ele está agindo… movendo você de sem-graça para uma vida moldada pela graça. Uma pessoa perdoada que perdoa outros. Esta é a graça. Graça é toda Jesus!

Cristo em Você, a Esperança da Glória

Quando a graça acontece, Cristo entra. Cristo em você, a esperança da glória! Por muitos anos eu perdi esta verdade. Eu acreditei em todas as outras preposições: Cristo para mim, Cristo comigo, Cristo adiante de mim. Mas, eu nunca imaginei que Cristo estava em mim. Não posso culpar a minha deficiência na Escritura. Paulo se refere a Cristo habitando em nós 216 vezes. João menciona a presença de Cristo 26 vezes.
Nenhuma outra religião ou filosofia consegue fazer reivindicação igual. Nenhum outro movimento implica na presença viva do seu fundador dentro dos seus seguidores. Maomé não habita nos Muçulmanos. Buda não habita nos Budistas. Influência? Instrução? Sim. Mas, ocupação? Não.
O mistério do Cristianismo é resumido em Colossenses 1:27, “Cristo está em você!” Aos poucos uma nova imagem surge! Tudo por causa da Graça de Deus!

Cristo em Você, a Esperança da Glória

Quando a graça acontece, Cristo entra. Cristo em você, a esperança da glória! Por muitos anos eu perdi esta verdade. Eu acreditei em todas as outras preposições: Cristo para mim, Cristo comigo, Cristo adiante de mim. Mas, eu nunca imaginei que Cristo estava em mim. Não posso culpar a minha deficiência na Escritura. Paulo se refere a Cristo habitando em nós 216 vezes. João menciona a presença de Cristo 26 vezes.
Nenhuma outra religião ou filosofia consegue fazer reivindicação igual. Nenhum outro movimento implica na presença viva do seu fundador dentro dos seus seguidores. Maomé não habita nos Muçulmanos. Buda não habita nos Budistas. Influência? Instrução? Sim. Mas, ocupação? Não.
O mistério do Cristianismo é resumido em Colossenses 1:27, “Cristo está em você!” Aos poucos uma nova imagem surge! Tudo por causa da Graça de Deus!

2 de jul. de 2019

Guarde o seu coração! (Propósito)


Salmo 57
Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti procuro segurança! Na sombra das tuas asas eu encontro proteção até que passe o perigo. Eu chamo o Deus Altíssimo; eu chamo a Deus, que me ajuda em tudo. Do céu, ele me responderá e me salvará; ele derrotará os que me atacam. Deus me mostrará o seu amor e a sua fidelidade. Estou cercado de inimigos; eles são como leões, e querem me devorar. Os seus dentes são como lanças e flechas, e a língua deles, como espada afiada. Ó Deus, mostra a tua grandeza nos céus, e que a tua glória brilhe no mundo inteiro! Os meus inimigos armaram uma armadilha para me pegar, e eu fiquei muito aflito. Fizeram uma cova no meu caminho, mas eles mesmos caíram nela. O meu coração está firme, ó Deus, bem firme; eu cantarei hinos em teu louvor. Acorde, meu coração! Minha harpa e minha lira, acordem! Eu acordarei o sol. Senhor, eu te darei graças no meio das nações; eu te louvarei entre os povos. O teu amor chega até os céus, e a tua fidelidade, até as nuvens. Ó Deus, mostra a tua grandeza nos céus, e que a tua glória brilhe no mundo inteiro!


A nossa luta não é nem tanto física, mas grande parte dela é espiritual. Por trás de cada ameaça física ou problema material, existe uma ameaça a nossa alma. O perigo é passageiro, Deus é eterno e muito maior. Você sabia que mesmo que o inimigo tente atrapalhar os teus caminhos, quando você está em Deus, ele transforme o mal em benção? O inimigo pensa que vai conseguir te derrubar, mas na verdade Deus te fortalece ainda mais e você vence todas as dificuldades. Aquilo que era para ser mal, acaba te levando para mais perto da promessa!
O alvo maior de ataque é o nosso coração. Quando entramos em uma batalha espiritual ou emocional, devemos esconder o nosso coração em Deus para estarmos firmes por dentro. Estando firmes em Deus, ele lutará por nós.
O que você precisa fazer é se concentrar em Deus, e toda vez que o inimigo tentar, ele será envergonhado. Os planos que Deus tem para a sua vida, não podem ser frustrados. A Glória do Senhor vai brilhar em ti! Aguarde, Deus mostrará quem você é de verdade! Ele mostrará que você tem intimidade com ele e que as suas lutas, quem guerreia é ele por você!
Declare: O mal não conseguirá me vencer, pois o meu coração está em Deus!

Vamos orar: “Paizinho, tú sabes quem eu sou. As vezes eu me preocupo tanto com o que pode estar vindo contra a minha vida, mas quando eu paro para ver quem tu és, eu percebo que nada é maior que o Senhor e que as minhas guerras o Senhor luta por mim.  Coloco nas suas mãos todas as minhas preocupações, quero ser livre de todo peso e confusão na mente. Quero ser livre em ti, brilhe a sua glória em mim e me leva até as tuas promessas. Te agradeço por tudo, em nome de Jesus eu oro, Amém!”

No colo de Deus!


Salmos 46
Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição. Por isso, não teremos medo, ainda que a terra seja abalada, e as montanhas caiam nas profundezas do oceano. Não teremos medo, ainda que os mares se agitem e rujam, e os montes tremam violentamente. Há um rio que alegra a cidade de Deus, a casa sagrada do Altíssimo. Deus vive nessa cidade, e ela nunca será destruída; de manhã bem cedo, Deus a ajudará. As nações ficam apavoradas, e os reinos são abalados. Deus troveja, e a terra se desfaz. O SENHOR Todo-Poderoso está do nosso lado; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Venham, vejam o que o SENHOR tem feito! Vejam que coisas espantosas ele tem feito na terra! Ele acaba com as guerras no mundo inteiro; quebra os arcos, despedaça as lanças e destrói os escudos no fogo. Ele diz: “Parem de lutar e fiquem sabendo que eu sou Deus. Eu sou o Rei das nações, o Rei do mundo inteiro. ” O SENHOR Todo-Poderoso está do nosso lado; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Deus é onipresente, sendo assim, sempre está presente. As vezes pode parecer que ele está longe, mas saiba que ele não está distante nem mesmo daquele que não crê nele (Atos 17:27). O que nos faz sentir a sua presença é desejá-lo.
Muitas vezes Deus permite os momentos difíceis e dolorosos, para que, possamos abrir o nosso coração para ele, pois antes nem estávamos prestando atenção nele e em seus propósitos. Você pode até fazer uma breve reflexão… Quando tudo está bem em nossas vidas, podemos até buscar a Deus, mas não com tanta intensidade… Mas quando as coisas estão difíceis nos entregamos mais. Admita, isso é verdade!

Se estivermos buscando a presença de Deus de verdade, o medo não conseguirá nos vencer. As pessoas ao nosso redor ao ver uma situação difícil podem até ficarem abalados, mas o nosso coração fica guardado em Deus.

Deus quer ministrar em nossos corações que, ele é o nosso Pai e que nos braços dele podemos vencer qualquer situação.

Eli Soares anuncia gravação do DVD “Memórias 2” em Belo Horizonte (MG)


Eli Soares se prepara para a gravação de seu próximo DVD "Memórias 2". (Foto: Divulgação)
Eli Soares se prepara para a gravação de seu próximo DVD "Memórias 2". (Foto: Divulgação)
No final de março de 2017, o cantor e compositor Eli Soares lançou “Memórias”, seu terceiro projeto pela Universal Music Christian Group. Esse disco traz uma coletânea de clássicos da música cristã que marcaram, de forma significativa, a vida do cantor mineiro e de milhares de pessoas. Devido ao grande sucesso que o álbum alcançou, veio a ideia de lançar o “Memórias 2”.
Para a gravação deste novo projeto, Eli Soares escolheu como palco dessa grande noite, a sua cidade natal, Belo Horizonte (MG).
“Foi na capital das Minas Gerais que eu vivi cada uma das dez canções escolhidas para gravar este álbum. O público que for à gravação terá a oportunidade de reviver tempos que marcaram a música cristã dos anos 1990. Serão momentos maravilhosos!”, afirmou.
O cantor explicou que este projeto está focando na essência da música cristã com uma nova roupagem.
“É trazer para hoje o legado que essas canções deixaram em nosso coração, de esperança, de fé e muita alegria. Poder cantá-las com uma forma atual, com arranjos atuais, mas preservando e respeitando completamente a identidade de cada canção”, disse.
Eli também lembrou da alegria de ter neste novo trabalho a participação de grandes referências da música cristã, que foram os intérpretes desses clássicos em sua primeira versão.
“Estou honrado por ter os intérpretes participando comigo. Isso será o mais novo de tudo isso neste projeto. Ter comigo no palco pessoas que eram referências para mim, que eu ouvia quando criança e que estarão comigo neste dia. Estou com ótima expectativa. Sei que será muito lindo!”, destacou.
Os nomes dos cantores convidados ficarão por enquanto como uma surpresa para o público, mas que serão reveladas em breve.

A gravação acontecerá no dia 3 de agosto de 2019, às 20h, na Fábrica de Artes da Lagoinha, localizada à Rua Formiga, 450, bairro Lagoinha, em Belo Horizonte (MG). A portaria estará aberta a partir das 19h20 e os ingressos já estão à venda por R$35,00, no endereço http://bit.ly/EliSoaresMemorias2
Quem assina a produção geral deste DVD é o produtor e amigo do cantor, Fernando GA. E a produção musical fica a cargo do próprio Eli Soares.
Na gravação, Eli Soares contará com a sua banda: Alexandre fininho (baterista), Junior Braguinha (baixo), Cacau Santos (guitarrista), Marcus Abjaud (tecladista) e Josué Lopes (sax).

Atos em apoio à Lava Jato são marcados por orações e defesa de pautas conservadoras

Em Porto Alegre, homem usa capa com versículo bíblico durante ato. (Foto: Matheus Bazzo)
Em Porto Alegre, homem usa capa com versículo bíblico durante ato. (Foto: Matheus Bazzo)
Manifestações de apoio à Operação Lava Jato, reforma da Previdência e pacote anticrime foram realizadas neste domingo (30) em 26 estados e no Distrito Federal. Até o fim da tarde, ao menos 70 municípios brasileiros participaram dos protestos.
Os atos também aconteceram em defesa do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e do Ministério Público Federal (MPF), que investiga esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo políticos e empresários.
Usando as cores verde e amarelo, os manifestantes espalhados pelas capitais e principais cidades do interior do país cantaram o hino nacional e realizaram orações, antes ou após as manifestações, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo.
Os atos foram incentivados por movimentos como Nas Ruas, Vem Pra Rua e o Brasil Livre (MBL).
Além da pauta política, muitos manifestantes usaram cartazes para defender bandeiras conservadoras. Em Salvador, por exemplo, cartazes expostos no Farol da Barra criticavam propostas como a liberação do aborto. 
Críticas também foram feitas ao jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil, que vem publicando, desde o dia 9 de junho, supostas mensagens trocadas pelos procuradores da força-tarefa da Lava Jato. 

Manifestação de apoio à Operação Lava Jato na Avenida Paulista. (Foto: Fabio Tito/G1)
No Sudeste, as manifestações aconteceram em cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O ato em Curitiba (PR), cidade-sede da Lava Jato e onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre pena na PF (Polícia Federal), foi marcado também por críticas ao STF (Supremo Tribunal Federal). 
Já no Nordeste, os protestos marcaram cidades como São Luís (MA), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Aracaju (SE), Teresina (PI), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB). Na região Norte, ocorreram manifestações em todos os estados. No Centro-Oeste, houve protestos em Cuiabá e em Goiânia.
No Twitter, o presidente Jair Bolsonaro parabenizou os manifestantes. “Aos que foram às ruas hoje manifestar seus anseios, parabéns mais uma vez pela civilidade. A população brasileira mostrou novamente que tem legitimidade, consciência e responsabilidade para estar incluída cada vez mais nas decisões políticas do nosso Brasil”, escreveu.
O ministro Sergio Moro também usou o Twitter para ressaltar que os atos expressam o anseio da população por pautas do governo, como a reforma da Previdência e o pacote anticrime. “Eu vejo, eu ouço. Lava Jato, projeto anticrime, previdência, reforma, mudança, futuro”, disse.

Trump tem reunião histórica na Coreia do Norte, mas não aborda perseguição religios

Trump em aperto de mãos com Kim na linha de demarcação que divide as duas Coreias. (Foto: KCNA via Reuters)
Trump em aperto de mãos com Kim na linha de demarcação que divide as duas Coreias. (Foto: KCNA via Reuters)
Donald Trump tornou-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a pisar na Coreia do Norte, depois de encontrar Kim Jong-un neste domingo (30) na fronteira entre as duas Coreias.
Após trocar um aperto de mãos, Trump cruzou a fronteira e conversou com o ditador norte-coreano por quase uma hora na zona desmilitarizada entre a Coreia do Norte e do Sul.
Ambos os países concordaram criar equipes para retomar as negociações nucleares. Este é o terceiro encontro em um ano — sua última cúpula foi interrompida em fevereiro, sem progressos na desnuclearização da Coreia do Norte.
“É bom ver você de novo. Eu nunca esperei te encontrar neste lugar”, disse Kim a Trump com um sorriso. “Acredito que essa seja uma expressão de sua disposição em eliminar todo o passado infeliz e iniciar um novo futuro”.
“Eu fiquei orgulhoso de passar por cima da linha [que divide as duas Coreias]”, disse Trump a Kim, depois que os líderes retornaram ao lado sul-coreano. “É um grande dia para o mundo”.
Por um breve momento, Trump e Kim foram acompanhados pelo presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, em uma reunião de três vias sem precedentes, em um prédio conhecido como Freedom House (Casa da Liberdade), do lado sul-coreano.
Embora as reuniões históricas e declarações amistosas sejam simbólicas, é preciso levantar questões: o que essas negociações significam para os mais de 300 mil cristãos que não têm liberdade para exercer sua fé na Coreia do Norte?
E os cristãos perseguidos?
Na Coreia do Norte, que está em primeiro lugar no ranking de perseguição da organização Portas Abertas há 18 anos, qualquer expressão pública de fé pode significar a prisão ou morte de cristãos.
A organização estima que haja 250.000 norte-coreanos presos — 50.000 dos quais são presos políticos que foram detidos por sua fé cristã.
Desde a primeira cúpula entre Trump e Kim, nada foi feito para lidar com os abusos dos direitos religiosos. Para Isaac Six, diretor de defesa da Portas Abertas nos EUA, a conversa entre os países não deveria começar e terminar com armas nucleares.
“Os regimes que apoiam terroristas e ameaçam cometer genocídio devem ser confrontados sempre que possível?. Absolutamente. Mas nunca podemos esquecer que uma nação é composta de muito mais do que apenas seu governo. Em nosso zelo para impedir o que pode ser uma ameaça real, devemos também elaborar nossa resposta de tal maneira que os direitos e liberdades de milhões sejam protegidos”, disse Six.
A Portas Abertas afirma que “ao ignorar o tratamento deplorável dos direitos humanos na Coreia do Norte, as conversas entre Trump e Kim também estão ignorando e desvalorizando mais de 300 mil homens, mulheres e crianças que escolheram seguir a Jesus”.
Diante do cenário, a organização incentiva cristãos do mundo inteiro a intercederem pela Coreia do Norte.
“Por meio do apoio e da oração, podemos seguir esse chamado bíblico. Nos próximos dias, semanas e meses, à medida que os dois países formarem equipes para retomar as negociações, ore diariamente e fervorosamente para que essas conversas incluam também os direitos humanos”, pede a Portas Abertas.

Adolescente ‘ressuscitou’ em hospital após ter visão de Jesus: “Houve uma batalha”

Steffani Besch sofreu acidente aos 13 anos. Hoje, aos 53, ela ainda compartilha seu testemunho. (Foto: Reprodução/God Reports)
Steffani Besch sofreu acidente aos 13 anos. Hoje, aos 53, ela ainda compartilha seu testemunho. (Foto: Reprodução/God Reports)
Em um passeio com o grupo de jovens da igreja, o impensável aconteceu com Steffani Besch, na época com 13 anos. Um jovem brincalhão lhe empurrou na piscina, ela bateu a cabeça na beirada, perdeu a consciência e passou 30 minutos no fundo da piscina.
Depois de um culto na cidade de Dodge City, em Kansas (EUA), em julho de 1979, Steffani foi com oito amigos do grupo de jovens para uma piscina em uma cidade próxima, Jetmore.
Era um dia quente, a piscina estava excessivamente cheia e havia muito cloro, de modo que a água parecia turva. Quando Steffani e sua amiga, Tami, estavam conversando na beira da piscina, um rapaz do grupo, Tad, empurrou as duas garotas.
Tami voltou para a superfície, mas Steffani havia bateu a cabeça na estrutura de cimento. “Isso me deixou inconsciente, mas ninguém viu. Eu fui para o fundo da piscina”, conta Steffani, hoje com 53 anos, segundo o site God Reports.
Tami procurou por Steffani e a viu debaixo d'água, mas achou que ela estava nadando para o outro lado. Ela verificou com outros jovens do grupo e finalmente sentiu que algo estava errado. Ela alertou a salva-vidas que estava de plantão, que a dispensou. “Se alguém precisasse de ajuda, eu teria visto”, disse a profissional.
O ralo da piscina era tão forte que puxou Steffani para o fundo e a segurou em sua grade. “As crianças estavam brincavam, então parecia que alguém estava nadando no fundo da piscina. Ninguém prestou atenção”, conta Steffani.
Mas o relógio estava correndo — trinta minutos se passaram desde que Steffani desapareceu.
O grupo de jovens começou sua busca por Steffani em todo o complexo, até que a filha de um dos pastores da igreja, Cheri, decidiu mergulhar no lado mais fundo da piscina. “Eu acho que alguma coisa está lá embaixo! Eu consigo ver alguma coisa”, gritou a menina.
Um jovem que estava por perto, filho do xerife local, mergulhou para tentar encontrá-la. “Eu estava na posição fetal, presa no dreno no fundo. Ele conseguiu me levantar e me trazer para a superfície”, lembra Steffani.
Steffani foi socorrida, mas não dava sinais de vida. Seus amigos se reuniram em torno dela e começaram a declarar o nome de Jesus. “Essa era a única coisa que eles sabiam fazer, dizer o nome de Jesus, enquanto pensavam no que fazer”, disse.
Batalha pela vida
Uma ambulância transportou Steffani para um hospital nas proximidades que funcionava como uma instalação de enfermagem. O médico foi informado de que ela já estava sem vida. “Eles acharam que eu estava morta. Não havia nada que eles pudessem fazer”, conta.
Quando Steffani estava deitada na maca, algo notável aconteceu. “Eu tive uma experiência com o Senhor e literalmente vi meu espírito deixar meu corpo e vi meu corpo natural no fundo da piscina”, lembra.
Em sua visão, Steffani se lembra de andar pelo fundo da piscina, subir as escadas e olhar para cima. Em seguida, ela foi levada para o alto. “Eu estava nos portões do céu e houve uma batalha pela minha vida. Eu ouvi Satanás dizer: ‘ela vem comigo’. Eu ouvi o Senhor dizer: ‘ela não vai’. Isso aconteceu três vezes”, relata.
Então a garota ouviu Jesus dizer: “Ainda não é a hora dela e, quando for, ela estará comigo”. Imediatamente, Steffani abriu os olhos no hospital. “Estava câmera lenta, era difícil de respirar. Eu lembro de ver meu grupo de jovens. Alguns estavam encostados na parede, chorando”.
De maneira inexplicável e surpreendente, Steffani recebeu alta do hospital. No entanto, ela continuava fraca e com frequentes desmaios. A adolescente foi levada para o Hospital Dodge City, onde foi diagnosticada uma concussão.
O médico, no entanto, não entendeu por que não havia água em seus pulmões. Então Steffani compartilhou testemunho: “Eu sei o que aconteceu comigo. Jesus salvou minha vida”. Surpreso, o médico respondeu: “Não temos uma explicação. A única coisa que podemos dizer é que vamos chamar isso de milagre”.
Testemunho do poder de Deus
Steffani guardou sua história por alguns anos, por medo da interpretação errônea das pessoas. No entanto, ela encontrou em Deus a explicação para a disputa por sua vida entre Jesus e Satanás na Bíblia.
“Contudo, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando estava disputando com o diabo acerca do corpo de Moisés, ousou fazer acusação injuriosa contra ele, mas disse: ‘O Senhor o repreenda!’”, diz Judas 1:9.
Nos últimos 10 anos, Steffani se tornou mais aberta a compartilhar sua história. “Me disseram que as pessoas precisam saber que Deus faz milagres todos os dias”, destaca. “Não é apenas uma história — Ele realmente ressuscita os mortos”.

Seguidores de Cristo


Devocional“E, aproximando-se Dele um escriba, disse-Lhe: Mestre, aonde quer que fores, eu Te seguirei. E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E outro de Seus discípulos Lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai. Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultarem os seus mortos. E, entrando Ele no barco, Seus discípulos O seguiram” (Mt 8.19-23).
Vários tipos de pessoas seguiam a Cristo. Os evangelhos nos mostram três grupos em destaque: a multidão, os líderes religiosos e os discípulos. Todos podiam parecer iguais, mas tinham motivos e atitudes diferentes. Que tipo de seguidores nós somos? O discípulo é aquele seguidor comprometido com o Mestre e não apenas alguém que busca uma bênção. No texto acima, vemos a manifestação de dois homens diante da possibilidade de seguir a Cristo. Cada um tinha seu próprio impedimento ou dificuldade, mas o mais importante era sua identidade: um era escriba, enquanto o outro era discípulo.
O escriba era um profissional da religião, um copista dos textos sagrados, possuidor de grande conhecimento das Escrituras. Pela resposta de Cristo, deduzimos que aquele homem queria um discipulado confortável e lucrativo. Não era essa a proposta do Mestre. Na sequência, Jesus entra no barco e somente os discípulos o acompanham. Tem lugares aonde o mero religioso não chega e experiências que ele não alcança. Precisamos seguir a Cristo, ou seja, ter um compromisso com Ele e viver em Sua presença, seguindo o Seu exemplo e Seus ensinamentos. Quem segue não escolhe a direção, mas aceita o comando do Mestre. Quem segue não pode passar na frente.
Não se precipite em ações contrárias à vontade do Senhor por causa de Sua aparente demora, mas espere que Ele abra o caminho. Seguir a Cristo inclui momentos bons e momentos ruins. Na continuação do texto, Mateus relata que ocorreu uma grande tempestade, mas Jesus acalmou o vento e o mar. Não devemos supor que o cristianismo signifique apenas alegria e felicidade. Também existem grandes tribulações, mas Jesus está conosco. No caminho do discipulado, existe uma cruz e um túmulo, mas temos a certeza da ressurreição e da glória celestial.
:: Pr. Anísio Renato de Andrade
   dayanecristina

Qual será o proveito?


Foto: unsplash.com
Foto: unsplash.com
Antes de realizarmos alguma coisa, é bom refletir sobre a utilidade e o proveito de tal ação. Se vamos plantar, é preciso saber se haverá frutos ou tempo hábil para colhê-los. Embora o futuro possa ser imprevisível, a natureza da árvore e a estação já nos informam o que podemos ou não esperar.
Não se trata de pensar apenas na vantagem pessoal, mas de verificar se haverá proveito para alguém, mesmo que não seja para nós mesmos. Se a resposta for negativa, estaremos fazendo um trabalho inútil e desperdiçando tempo e outros recursos. Será que compensa entrar na faculdade aos 80 anos? Qual será o retorno do investimento?
Se houver ganhos, ainda precisamos verificar se valem a pena diante do preço a pagar. Jesus disse: “Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma”? (Mc 8.36).
Sobretudo, a Bíblia nos mostra que Deus investiu muito em nós, mas o investimento divino pode ser desperdiçado, no plano pessoal, em função da nossa incredulidade, negligência ou desobediência.
A palavra de Deus foi inútil na vida dos israelitas que pereceram no deserto. Foi como a semente que caiu sobre as pedras ou entre os espinhos. “Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram” (Hb 4.2).
Mais grave era o risco apresentado por Paulo aos cristãos da Galácia: “Se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará” (Gl 5.2).
A afirmação do apóstolo é muito forte. Muitas pessoas viveram com Jesus, andaram com ele, ouviram seus ensinamentos e testemunharam seus milagres, porém não foram salvas.
Não desperdice a obra de Cristo, seu sangue derramado e sua morte na cruz. Os efeitos do evangelho não são automáticos, mas dependem da fé e da vontade humana. A proposta divina requer uma resposta positiva da nossa parte. Sem isso, podemos colocar a perder tudo que Deus nos deu e, no final, nenhum fruto restará.
:: Pr. Anísio Renato de Andrade

Qual será o proveito?


Foto: unsplash.com
Foto: unsplash.com
Antes de realizarmos alguma coisa, é bom refletir sobre a utilidade e o proveito de tal ação. Se vamos plantar, é preciso saber se haverá frutos ou tempo hábil para colhê-los. Embora o futuro possa ser imprevisível, a natureza da árvore e a estação já nos informam o que podemos ou não esperar.
Não se trata de pensar apenas na vantagem pessoal, mas de verificar se haverá proveito para alguém, mesmo que não seja para nós mesmos. Se a resposta for negativa, estaremos fazendo um trabalho inútil e desperdiçando tempo e outros recursos. Será que compensa entrar na faculdade aos 80 anos? Qual será o retorno do investimento?
Se houver ganhos, ainda precisamos verificar se valem a pena diante do preço a pagar. Jesus disse: “Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma”? (Mc 8.36).
Sobretudo, a Bíblia nos mostra que Deus investiu muito em nós, mas o investimento divino pode ser desperdiçado, no plano pessoal, em função da nossa incredulidade, negligência ou desobediência.
A palavra de Deus foi inútil na vida dos israelitas que pereceram no deserto. Foi como a semente que caiu sobre as pedras ou entre os espinhos. “Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram” (Hb 4.2).
Mais grave era o risco apresentado por Paulo aos cristãos da Galácia: “Se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará” (Gl 5.2).
A afirmação do apóstolo é muito forte. Muitas pessoas viveram com Jesus, andaram com ele, ouviram seus ensinamentos e testemunharam seus milagres, porém não foram salvas.
Não desperdice a obra de Cristo, seu sangue derramado e sua morte na cruz. Os efeitos do evangelho não são automáticos, mas dependem da fé e da vontade humana. A proposta divina requer uma resposta positiva da nossa parte. Sem isso, podemos colocar a perder tudo que Deus nos deu e, no final, nenhum fruto restará.
:: Pr. Anísio Renato de Andrade

A Palavra permanece


Foto: unsplash.com
Foto: unsplash.com
Adão deve ter dito muitas coisas, mas algumas de suas frases chegaram ao nosso conhecimento, conforme lemos em Gênesis 2 e 3. Isto só aconteceu porque, depois de haverem passado de geração em geração pela tradição oral, suas palavras foram finalmente registradas por escrito.
Na época de Moisés, a escrita já era comum. Por isso, sabemos inúmeras frases ditas por ele. Contudo, o que não foi escrito foi perdido no esquecimento. Vemos, portanto, quão importante é a escrita, como forma de transmissão de conhecimentos.
Os primeiros mandamentos bíblicos foram escritos pelo próprio Deus (Ex 24.12). Depois, ele ordenou que Moisés escrevesse os demais (Ex 34.27).
Os profetas, historiadores, evangelistas e apóstolos também escreveram, fazendo com que a bíblia chegasse até nós.
Se você tem uma mensagem importante, que possa ser útil para as futuras gerações, escreva. Nós passaremos, mas as nossas palavras podem permanecer.
Além da palavra escrita, a palavra falada também precisa permanecer durante o tempo que for necessário. Não sejamos levianos. O que dissemos, a título de voto ou promessa, precisa continuar valendo, ainda que os anos passem e algumas circunstâncias mudem. A palavra de um homem íntegro não pode perder a validade, exceto em caso de força maior. Os votos matrimoniais não podem cair por terra com o passar do tempo. Eles valem até a morte de um dos cônjuges e serão cobrados por Deus.
Acima das nossas palavras está a palavra do Senhor. Jesus disse que nenhuma letra da lei passará, antes que tudo se cumpra (Mt 5.18). Ele também afirmou “os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar” (Mt 24.35). Elas permanecem, não apenas pelo fato de terem sido escritas, mas por possuírem o poder do próprio Deus, que garante o seu cumprimento.
:: Pr. Anísio Renato de Andrade

As marcas de uma igreja que impactou o mundo


Foto: Legacy Hub
Foto: Legacy Hub
“… em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados de cristãos” (At 11.26).
Três igrejas no livro de Atos exerceram grande influência missionária no primeiro século: Jerusalém, Antioquia e Éfeso. Aqui, queremos destacar a igreja de Antioquia, ressaltando três marcas dessa igreja.
Em primeiro lugar, uma igreja cujos membros eram parecidos com Jesus (At 11.26).
Antioquia era a capital da Síria. Naquele tempo era a terceira maior cidade do mundo. O evangelho chegou até lá e floresceu de tal maneira que aquela igreja superou Jerusalém no ardor missionário, e através dela missionários foram enviados a várias partes do mundo, para plantar igrejas. Os crentes daquela importante igreja eram tão parecidos com Jesus que, os discípulos ali, pela primeira vez, foram chamados cristãos.
Quando as pessoas olhavam para aqueles crentes, sentiam que estavam olhando para o próprio Jesus. A vida deles referendava sua pregação. O testemunho deles era avalista de suas palavras. Se quisermos ser uma igreja que influencia a cidade e impacta o mundo, precisaremos, de igual modo, andar com Cristo, vivermos em sua presença e sermos parecidos com ele. A vida piedosa é a base do testemunho eficaz. Precisamos pregar aos ouvidos e também aos olhos. Precisamos falar e fazer. Nosso testemunho vai à frente de nossa pregação. Por causa do impacto da vida daqueles crentes, uma numerosa multidão se agregou àquela igreja para receber o ensino da palavra de Deus.
Em segundo lugar, uma igreja que nasceu debaixo de grande perseguição (At 11.19-25).
A igreja de Jerusalém atendeu à agenda missionária estabelecida por Jesus (At 1.8) depois do martírio do diácono Estêvão. Naquele tempo de amarga perseguição, exceto os apóstolos, todos foram dispersos de Jerusalém (At 8.1). Porém, os que foram dispersos não saíram lamentando, mas iam por toda a parte pregando a palavra (At 8.4). Cada crente era um missionário. Esses crentes que foram dispersos por causa da tribulação que sobreveio a Estêvão, se espalharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia.
As boas novas do evangelho chegaram àquele território gentio por causa do vento da perseguição (At 11.19,20). Diz a Escritura, entretanto, que a mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor (At 11.21). A graça de Deus em ação naquela cidade alegrou o coração do missionário Barnabé, enviado pela igreja de Jerusalém, e ele, sentiu necessidade de buscar Saulo em Tarso, para ajudá-lo naquele próspero trabalho. Ali, por todo um ano, eles ensinaram numerosa multidão (At 11.22-26).
A perseguição não destrói a semente do evangelho, apenas a espalha. A igreja perseguida é a mesma que conta com a mão do Senhor e com a sua graça. Essa igreja, mesmo no meio da dor, vê multidões chegando para receber a instrução da palavra de Deus.
Em terceiro lugar, uma igreja que prioriza a obra missionária (At 13.1-3).
A igreja de Antioquia recebe a instrução da palavra, ora e jejua. O Espírito diz a essa igreja para separar seus dois pastores principais para a obra missionária. A igreja não questiona nem adia a pronta obediência. Barnabé e Saulo receberam a imposição de mãos e foram despedidos para o campo missionário. Muito embora Antioquia fosse uma grande metrópole, os crentes entenderam, por direção do Espírito Santo, que o evangelho precisava ir além, atravessando fronteiras, chegando até aos confins da terra.
Oh, como precisamos entender que o propósito de Deus é o evangelho todo, por toda a igreja, em todo o mundo. Cada igreja deve ser uma agência missionária e cada crente deve ser uma testemunha. Antioquia não reteve apenas para si o que recebeu. O evangelho precisa ser anunciado a tempo e a fora de tempo, aqui, ali e além fronteiras. Essa é uma tarefa imperativa, impostergável e intransferível. Precisamos saber que o campo é o mundo, a igreja é método de Deus e o tempo de Deus é agora!
:: Rev. Hernandes Dias Lopes

A hora é agora


A hora é agora - DevocionalMuitos judeus voltaram do cativeiro com o sacerdote Esdras e logo começaram a reconstruir o templo em Jerusalém. Porém, diante das dificuldades e oposições, interromperam a obra (Ed 4.23-24), no que foram repreendidos pelo Senhor:
“Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada. Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo:
Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta”? (Ag 1.2-4).
Na nossa visão, é sempre tempo de buscarmos os nossos interesses pessoais, mas costumamos empurrar para outro dia a parte que nos cabe na execução do propósito de Deus.
Na conversa com a mulher samaritana, Jesus disse: “A hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade” (Jo 4.23). Um pouco adiante, ele disse aos discípulos: “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa” (Jo 4.35).
Temos a tendência de adiar decisões e ações importantes. O Senhor nos pergunta “até quando” faremos isso (Mc 9.19; Pv 1.22; Num 14.11; Js 18.3; 1Rs 18.21; Êx 16.28).
Precisamos ouvir as palavras de Jesus: A hora é agora. É tempo de buscar ao Senhor, de ler a bíblia, de orar e santificar, antes que seja tarde demais (Os 10.12; Is 55.6).
Para tudo existe um tempo apropriado e a precipitação não é uma atitude saudável, mas não devemos adiar o que sabemos ser a vontade de Deus para nós no tempo presente.
O que podemos fazer hoje? Façamos, pois não sabemos se estaremos vivos amanhã.
:: Pr. Anísio Renato de Andrade
   dayanecristina

A Graça lhe Persegue

A Graça de Deus! Há uma loucura nela. Algo de água branca, maré alta, vira a cabeça sobre ela. A graça lhe persegue!
Alguns anos atrás eu passei por uma cirurgia de coração. Eu perguntei ao cirurgião, “Você está cauterizando o interior do meu coração, certo?”
“Correto,” ele respondeu.
“Você pretende matar as células mal comportadas, certo?” Eu perguntei.
“Este é o meu plano” ele respondeu.
“Enquanto estiver lá dentro, daria para usar o seu pequeno maçarico na minha cobiça, egoísmo, orgulho e culpa?”
Ele sorriu, “Lamento, mas isso vai além do meu preparo.”
Mas não é além do de Deus! Estaríamos errados em pensar que a mudança acontece do dia para a noite. Estaríamos igualmente equivocados em presumir que a mudança jamais acontece. Pode ser devagar, quase parando, mas vem! Tito 2:11 diz “Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.” Você simplesmente não sabe quando a graça vai aparecer. Será que você pode usar um pouco?

A Resposta de Deus para a Bagunça da Vida

Você olha para a escuridão. O ventilador do teto gira em cima. Seu marido dorme ao seu lado. Em minutos o alarme vai tocar,e as demandas do dia vão lhe atirar como um palhaço arremessado de um canhão para um circo de reuniões, chefes e jogos escolares.
Pela milésima vez você fará o café da manhã, agendas e salário… mas de jeito nenhum você consegue fazer sentido deste negócio chamado a vida. A vida com seus começos e fins. Berços e câncer e cemitérios e dúvidas. O sentido da vida… as escolhas erradas da vida!
Deus responde à bagunça da vida com uma palavra: graça! Será que realmente a compreendemos? Deus na Bíblia diz “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês!” (Ezequiel 36:26 NVI). Isso é a graça. A graça nos chama a mudar e também nos dá a força para conseguir!