9 de fev. de 2019

Edir Macedo é acusado de usar dinheiro da igreja para gastar com luxo pessoal

Edir Macedo, líder e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus
Edir Macedo, líder e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus
O bispo Edir Macedo, líder e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, teria gasto dinheiro da igreja, recolhido em Portugal, em bens pessoais como joias, objetos de luxo, roupas caras e em despesas do seu apartamento em Miami, nos Estados Unidos.
A denúncia foi feita pela TVI (Televisão Independente), rede televisiva privada portuguesa, veiculada no dia 5 de fevereiro de 2019.
Segundo a reportagem, “o esquema era feito através de contas bancárias de Portugal, onde a IURD depositou mais de um milhão de euros em salários e falsas gratificações a altos bispos de Portugal e depois era gasto pela família Macedo”.
A reportagem investigativa é assinada por Alexandra Borges e Judite França, as mesmas jornalistas que em dezembro de 2017, veicularam, também na TVI, 10 episódios do documentário O Segredo dos Deuses revelando “uma rede de adoções ilegais de crianças portuguesas levadas para o estrangeiro por bispos da IURD”, conforme site da emissora.
Nesta matéria sobre “dinheiro desviado da igreja”, existe ainda uma abordagem tributária. A jornalista Alexandra Borges diz que em todos os anos, a Igreja Universal declara receber “30 a 40 milhões de euros”. No ano de 2017, a IURD ganhou “42 milhões de euros livres de impostos. E feitas as contas o Estado Português ainda lhe devolveu 39 mil euros.”

Até 2013, a IURD teria depositado mais de um milhão de euros em salários e falsas gratificações. Desse montante, Edir Macedo e sua mulher, Esther, usavam cartões de crédito dessa conta para gastar o dinheiro para uso pessoal. 

Segundo a TVI e o ex-bispo da IURD no Brasil e em Portugal, Alfredo Paulo, hoje refugiado na Suíça, os documentos foram entregues à Procuradoria Geral da República [a PGR portuguesa] e, “o Ministério Público já está investigando este desvio de dinheiro das ofertas dos membros da Igreja Universal em Portugal”.
O canal português de televisão TVI teve acesso aos extratos bancários do cartão de crédito de Edir e Esther Macedo até 2013 e também obteve depoimentos de ex-bispos e ex-obreiros. Em seu depoimento no canal no Youtube, o ex-bispo Alfredo Paulo conta que Macedo teria pedido a substituição de um dos cartões da American Express para Edir Bezerra, já que Edir Macedo era um nome muito conhecido. 

Em Portugal, a IURD declarou em 2017, ganhos de 42 milhões de euros por ano, livres de impostos, além de ter direito a benefícios fiscais. Ocorre que em 2020, a IURD completará 30 anos em Portugal e, pela legislação lusitana, a igreja ganha direitos inerentes ao status de “igreja radicada em Portugal”.
Se condenada, a Igreja pode perder os benefícios fiscais.

Filha de Billy Graham afirma que está curada do câncer de mama

Anne Graham Lotz, filha do evangelista Billy Graham
Anne Graham Lotz, filha do evangelista Billy Graham
Quase quatro meses depois de iniciar a quimioterapia, a evangelista Anne Graham Lotz — filha do falecido pregador Billy Graham — acredita que ela será curada após seu sétimo tratamento na próxima semana.
A evangelista de 70 anos revelou em uma atualização em seu blog nesta semana que acreditava que Deus a havia curado, após sua quinta sessão e estava pensando se deveria ou não parar.
“Enquanto orava com minhas duas filhas, após a minha quinta sessão de quimioterapia, Deus parecia indicar que Ele havia me curado. Me limpado. Removido o câncer de mim. Eu ponderei em meu coração o que acredito que Ele disse”, escreveu ela.
Ela buscou a Deus em oração para confirmar se continuaria com a quimioterapia. Naquele dia, sua filha, Rachel-Ruth, compartilhou a história bíblica de 2 Reis 5. Nela, um comandante do exército chamado Naamã foi curado da lepra depois de se lavar sete vezes no Jordão, conforme instruído pelo profeta de Deus.
Essa história foi uma resposta à oração de Lotz.
“Eu podia ouvir o sussurro claro do Espírito, respondendo à minha oração, confirmando que eu deveria continuar com a quimioterapia … meu próximo e último tratamento completo seria a minha sétima vez! Então, por mais que eu não sinta vontade, em obediência à liderança de Deus para completar a sétima infusão, em 14 de fevereiro, estou comprometida a ir com essas sessões até o fim”, disse ela.
Lotz foi diagnosticada com câncer de mama em agosto passado e começou a receber quimioterapia em outubro. Ela tem sido aberta sobre o difícil processo, incluindo os efeitos colaterais “assustadores”.
Embora ela tenha orado para que o câncer fosse embora depois de sua cirurgia no ano passado, o câncer ainda estava lá e também se espalhou para os nódulos linfáticos.
Durante uma entrevista em dezembro no programa “The Drew Marshall Show”, ela foi questionada se alguma vez ela murmurou com Deus. Lotz nunca fez isso.
Ela expressou sua crença de que o diabo está vivo e à espreita de Deus e achou “bizarro” que seu diagnóstico tenha ocorrido no aniversário da morte do marido (e dentro do mesmo período de tempo).
Embora ela não entenda o propósito com que tudo o que acontece, ela enfatizou que sua fé em Deus permanece forte e vibrante e que sentiu paz ao lembrar que “o sangue de Jesus supera a morte, a doença e o diabo”.
“Se as pessoas trabalham para o Senhor ou não, muitas contraem câncer, morrem, isso faz parte da vida”, disse ela.
“A vida não consiste em ter facilidades, estar confortável, não correr riscos. A vida consiste em triunfar sobre os obstáculos”, acrescentou ela, apontando para o apóstolo Paulo e Jesus como exemplos daqueles que sofreram na vida e venceram.
“Eu não quero que Ele (Deus) me dê o que eu quero, eu quero que Ele me dê o que Ele quer me dar e eu sinto que Ele está me dando uma jornada que é um desafio, mas é uma benção ao mesmo tempo porque Estou mais perto Dele e tenho algo para compartilhar com outras pessoas que estão passando pela mesma jornada”.
Ela considera que seu câncer de mama combate “um novo aspecto” de sua jornada de fé, na qual ela está experimentando a Deus em “uma nova dimensão”.
“Ao mesmo tempo, me dá a oportunidade de ligar para as pessoas que estão sofrendo e não têm essa relação com o Senhor ou não têm uma fé forte ou estão confusas e zangadas. Deus me deu múltiplas oportunidades para encorajar outras pessoas que estão nesta mesma jornada”, acrescentou.
Anne Graham enfatizou que ela tem seu tempo de leitura bíblica e oração todos os dias e, por isso, tem conseguido passar por esta fase difícil em sua vida.
Seu médico lhe disse: “Anne, você tem um espírito indomável”. E a resposta de Lotz foi: “Sim, e Seu nome é Jesus

Pastor Andrew Brunson deseja retornar à Turquia: “Queremos levar o amor de Deus”

Pastor Andrew Brunson em discurso no Capitólio dos Estados Unidos, ao lado de sua esposa, Norine. (Foto: USCIRF)
Pastor Andrew Brunson em discurso no Capitólio dos Estados Unidos, ao lado de sua esposa, Norine. (Foto: USCIRF)
Mesmo depois de ser preso por dois anos na Turquia, o pastor Andrew Brunson espera voltar para levar o amor de Deus ao povo turco.
“Gostaríamos de voltar. Amamos as pessoas de lá porque acreditamos que Deus as ama. E queremos mostrar o amor de Deus para elas. Algum dia esperamos que as condições sejam adequadas para que voltemos”, disse o pastor na quarta-feira (6) no Capitólio dos Estados Unidos.
"Se pudéssemos voltaríamos, mas a Comissão dos Estados Unidos sobre Liberdade Religiosa Internacional (USCIRF, na sigla em inglês) provavelmente não quer que voltemos”, acrescentou Brunson, referindo-se aos riscos de sua visita ao país.
Andrew Brunson foi preso na Turquia em outubro de 2016, acusado de fazer parte da tentativa de golpe o presidente turco Recep Erdoğan. Em outubro de 2018, o governo de Donald Trump garantiu com sucesso sua liberação, depois que sanções econômicas foram impostas à Turquia.
Durante o encontro no Capitólio, a esposa do pastor, Noreen, agradeceu ao trabalho da USCIRF. “Estamos cientes de que nem todas as histórias terminam da mesma forma que a nossa”, afirmou. “Nós temos que dar glória a Deus”.
Brunson observou que hoje a igreja na Turquia enfrenta ainda mais dificuldades. “Há mais restrições chegando agora. Muitos missionários foram deportados do país. Houve um efeito negativo na igreja, porque muito do que a mídia turca divulgou sobre mim — que foi apoiado pelo governo — pintava um quadro negativo dos cristãos, dizendo, por exemplo, que eu sou um terrorista ou que os cristãos apoiam grupos terroristas e queremos dividir o país”, afirmou.
Mas a verdade é oposta, segundo o pastor: os cristãos estão orando pela Turquia e desejam ser uma bênção para seu país.
Além dos cristãos, grande parte da hostilidade do governo é direcionada ao movimento Gülen, inspirado nos ensinamentos do líder muçulmano Fethullah Gülen, um imã turco que vive nos EUA desde 1999.
Brunson conta que costumava dividir cela com pessoas que eram acusadas de fazer parte desse movimento, mesmo sendo inocentes das acusações. “Eu tenho muitos amigos na prisão da Turquia agora que não deveriam estar presos. Muitas famílias foram destruídas”, lamentou.

O Coração Humilde e Jesus

Jesus é puro; nós somos cobiçosos. Ele é tranquilo; nós somos atribulados. Ele é espiritual; nós somos deste mundo. A distância entre os nosso corações e o dele parece imensa. Como poderíamos esperar em um dia ter o coração de Jesus?
Pronto para uma surpresa? Você já tem. Se você já deu sua vida a Jesus, ele já se deu a você. Paulo diz em 1 Coríntios 2:16 (MSG) que “A pergunta de Isaías ‘Existe alguém que conheça o Espírito de Deus, alguém que saiba o que ele está fazendo?’ foi respondida: Cristo sabe e nós temos o Espírito de Cristo.” Deus tem planos ambiciosos para nós. O mesmo que salvou a sua alma anseia refazer o seu coração. Vamos imaginar o que significa ser simplesmente como Jesus. Vamos olhar profundamente no coração de Cristo. Talvez enxergando ele, veremos o que nós podemos nos tornar.

Amando as Pessoas Com Quem Você Está Comprometido

Poucas situações geram pânico como estando preso num relacionamento. Alguns optam por fugir, se livrar do relacionamento. Outros brigam, e tensão se torna um estilo de vida. Alguns, por outro lado, descobrem outro tratamento: perdão.
Nos dias de Jesus a tarefa de lavar os pés era reservada para o mais humilde dos serviçais. Mas, em Capítulo 13 de evangelho de João, aquele com a bacia e a toalha é o rei do universo. Que momento cheio de paixão, quando Jesus silenciosamente lava os pés de todos os discípulos… inclusive de Judas. Jesus sabe que, até a manhã seguinte, estes homens irão abaixar suas cabeças em vergonha. Impressionante. Ele perdoou o pecado deles antes que eles o cometeram. Ele ofereceu misericórdia até antes que eles o pediram.

O Poder do Perdão

Efésios 4:32 diz “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” Porque Jesus nos perdoou, nós podemos perdoar aos outros. Porque ele vive em nós, eu e você podemos fazer o mesmo. Olhe, eu nunca conseguiria fazer isso, você contesta. A dor é tão profunda. Até vendo aquela pessoa me faz mal.
Talvez este é o problema: você está vendo demais da pessoa errada. Tente desviar seu olhar da pessoa que lhe machucou para fixar seus olhos naquele que lhe salvou. Entenda, por favor. Relacionamentos não prosperam porque os culpados são punidos, mas porque os inocentes são misericordiosos. Será que algum relacionamento no seu mundo está sedento por misericórdia? Será que tem alguém que precisa ser assegurada da sua graça? Jesus fez questão de que seus discípulos não tivessem porque duvidar do seu amor. Por que você não faz o mesmo?

8 de fev. de 2019

“É preciso exaltar a Deus e falar sobre nossa fé”, diz vocalista do Backstreet Boys

Brian Littrell, vocalista da Backstreet Boys, acredita que a música é um dom dado por Deus. (Foto: Casey Curry/Invision/AP)
Brian Littrell, vocalista da Backstreet Boys, acredita que a música é um dom dado por Deus. (Foto: Casey Curry/Invision/AP)
A trajetória de Brian Littrell não se resume apenas à banda Backstreet Boys, mas também à sua fé cristã. O cantor deu voz a um álbum gospel intitulado “Welcome Home” que, embora não tenha tido repercussão mundial, revelou uma parte de sua vida que nem todos conhecem.
Brian começou a cantar quando era criança na Igreja Batista Port Memorial, da qual ele e sua família eram membros.
“Eu cresci cantando na igreja. Muitas pessoas não sabem que eu ganhei uma bolsa de estudos de quatro anos em canto pela Universidade Cristã de Cincinnati, logo depois do ensino médio, mas que eu não aceitei essa bolsa porque meu primo Kevin [Richardson] me chamou para ser um Backstreet Boy”, disse em entrevista ao site Beliefnet.
“Eu realmente pensava naquela época que era isso o que Deus havia planejado para a minha vida, começar um ministério de jovens e um ministério de música. Isso era o que eu realmente queria fazer. Mal sabia eu que Ele me faria uma estrela pop. Então foi um pouco diferente”, acrescentou.
Hoje ele acredita que Deus entregou a ele a plataforma do Backstreet Boys “para tocar a vida de muitas pessoas e falar sobre minha fé”.
Brian afirma que não tem medo de afastar os fãs do Backstreet Boys por causa de sua mensagem sobre Deus. “Eu sempre falei sobre minha fé e meu relacionamento com Deus, através de meus agradecimentos nas gravações e dando glória onde eu sinto que a glória é devida”, observa. “Espero que [o álbum gospel] intrigue os fãs dos Backstreet Boys que podem não crer, mas, ao mesmo tempo, acho que o material no disco está aberto para interpretação”.
Secular e gospel
As letras de Brian trazem mensagens inspiracionais, assim como fazem bandas como Switchfoot e POD. Ele acredita que isso pode trazer um certo impasse entre o que é considerado secular e cristão.
“Há uma linha tênue entre a rádio secular e a rádio cristã. Ambas têm formatos diferentes, mas você tem ouvintes do lado da música cristã que, quando alguém toca uma música nova e não fala sobre Deus o suficiente, ficam chateados e isso também acontece no lado secular. Você tem pessoas ligando para estações de rádio dizendo: ‘Por que ele está falando de Deus?’ Espero que minha música possa cruzar essa linha e se encaixar ambos os formatos”, disse Brian.
Ele observa que há canções que cruzam essa linha, como a música “I Can Only Imagine”, da banda MercyMe, um hino cristão que fez sucesso nas rádios seculares e até virou tema de filme — algo semelhante aconteceu no Brasil com a música “Faz Um Milagre Em Mim”, de Regis Danese.
“Eu espero que meu passado secular, com o sucesso dos Backstreet Boys, também abra portas para me permitir apresentar minha história e falar sobre o que eu quero falar nas letras da minha música. E isso já está acontecendo”, disse o cantor.

Brian Littrell, AJ McLean, Nick Carter, Kevin Richardson e Howie Dorough formam a Backstreet Boys. (Foto: Dennis Leupold)
Embora a imagem de Brian nunca tenha sido vinculada à sua crença, ele revela que os princípios cristãos sempre fizeram parte de seu trabalho nos bastidores.
“Lembro de uma matéria para a revista Rolling Stone que os Backstreet Boys fizeram há vários anos e o fotógrafo queria tirar uma foto nossa com 50 jovens no fundo que mal estavam vestidas — elas deveriam estar completamente nuas. Minha fé teve um papel importante em não tirar essa foto com os outros caras, porque naquela época eu era bem casado — ainda sou bem casado — e não queria comprometer minha fé e quem eu era como pessoa, só porque algum fotógrafo queria tirar uma foto na Rolling Stone”, contou. “Fui muito testado no mundo secular — pessoas me pedindo para comprometer minha fé para fazer coisas, e não vou fazer isso”.
Vida cristã
Quando questionado sobre o que perguntaria se estivesse face a face com Cristo, Brian respondeu: “Perguntaria muitas coisas a Ele. Uma delas seria: ‘Por que eu? Por que me abençoou com um presente dado por Deus e por que entregar a uma pessoa como eu essa plataforma?’ Porque tudo o que Ele fez foi abençoar a minha vida e mostrar Sua provisão em minha vida”.
Brian afirma que o mundo está carente da mensagem do Evangelho e isso é nítido até quando se trata de música. “Ser feliz não vende. As pessoas não querem ler ou ouvir alguém falar sobre seu casamento feliz e seu sucesso. Elas querem ouvir sobre o divórcio, a confusão e o desastre. É triste”, observou.
“Eu acho que, como cristãos, precisamos dar as mãos e construir isso juntos, exaltar a Deus e falar sobre nossa fé publicamente; falar sobre todas as coisas que Deus fez por nós em nossa vida para tocar as outras pessoas”, acrescentou.
Brian revela que já cogitou em deixar a carreira. “Houve um tempo em que o mercado da música tinha tomado tanto a minha vida que eu não queria mais. Eu pensei que, se eu tivesse uma família eu não gostaria mais de fazer música, mas tive uma família e fui abençoado com um filho saudável. Eu acho que isso me inspirou mais do que nunca a contar a minha história, que eu não fui engolido pela indústria fonográfica e mesmo assim tive sucesso, e que você pode fazer isso. Você não precisa se tornar uma estatística”, disse ele.
Brian e sua esposa, Leighanne Wallace, com quem é casado há 18 anos, sempre mantiveram uma rotina de oração em família. “Há uma coisa em particular que pedimos: que Deus envie seus anjos para nos amar, nos guiar e nos proteger, em nossas horas de vigília e em nossas horas de sono. É o que sempre dizemos em nossas orações de boa noite”, contou.

Chris Pratt visita crianças com câncer e cita a Bíblia

O ator Chris Pratt ao lado de Paige, uma menina com o sistema imunológico comprometido. (Foto: Reprodução/Instagram)
O ator Chris Pratt ao lado de Paige, uma menina com o sistema imunológico comprometido. (Foto: Reprodução/Instagram)
O ator Chris Pratt visitou pacientes com câncer infantil e suas famílias no Instituto Ronald McDonald em Nova York na última terça-feira (5). Uma das crianças que receberam a visita do protagonista de Jurassic World foi Paige, uma menina com o sistema imunológico comprometido.
“Por causa de seu sistema imunológico enfraquecido, Paige deve ficar em uma suíte pós-transplante, onde tem contato limitado com a parte de fora. Obrigado por trazer esta experiência inesquecível para Paige e para todas as famílias que estão hospedadas na Instituto”, postou a organização no Instagram, em agradecimento a Pratt.
O ator também refletiu sobre a experiência e incentivou os pais a valorizarem o tempo com seus filhos. “Abrace seus bebês”, disse ele no Instagram. Eu tive a chance de conhecer algumas crianças incríveis hoje. Eu sou muito abençoado”.
Pratt e os pequenos pacientes fizeram artesanato e produziram pulseiras com mensagens encorajadoras. “Fiz muitos amigos hoje. Obrigada a Nori, Emmalyn, Caleb, Eli e McKenna pelas minhas novas pulseiras. E a todas as outras crianças que fizeram desenhos e cartões, obrigado também. Amo vocês!”, disse ele.

Chris Pratt e as crianças produziram pulseiras com mensagens encorajadoras. (Foto: Reprodução/Instagram)
O ator também citou no Instagram o versículo bíblico de 2 Coríntios 9:8: “E Deus é poderoso para fazer que toda a graça lhes seja acrescentada, para que em todas as coisas, em todo o tempo, tendo tudo o que é necessário, vocês transbordem em toda boa obra”.
Esta não é a primeira vez que o ator se envolve em ações sociais com crianças. Pratt e seu irmão, Cully Pratt, se uniram para ajudar crianças que vivem em comunidades carentes nos Estados Unidos, influenciadas pelas atividades de gangues e vítimas de altas taxas de abandono.
Embora Chris Pratt seja um dos nomes mais conhecidos de Hollywood, ele não tem vergonha de falar sobre sua fé cristã. No mês passado, ele revelou aos seus fãs pelo Instagram que estava dedicando 21 dias para jejuar e orar pelo novo ano.

Orações e fé são principais manifestações pela tragédia no Flamengo

Fluminense faz círculo de oração pelas vítimas do incêndio no CT do Flamengo. (Foto: Twitter/Esporte Interativo)
Fluminense faz círculo de oração pelas vítimas do incêndio no CT do Flamengo. (Foto: Twitter/Esporte Interativo)
Um incêndio atingiu o centro de treinamento do Flamengo, na manhã desta sexta-feira (08) no Rio de Janeiro. Conhecido como Ninho do Urubu, o local estava sendo usado como alojamento por jovens das categorias de base.
Segundo o Corpo de Bombeiros, que foi acionado às 5h17, há 10 mortos e três feridos - um deles em estado grave. Segundo informações do jornal O Globo, seis eram jogadores e quatro funcionários do clube. O incêndio atingiu a ala mais velha do CT, e recebia jogadores de 14 a 17 anos de idade. As vítimas estavam dormindo no momento do incêndio, o que teria contribuído para a tragédia.
De acordo com o G1, uma das vítimas do incêndio no Ninho do Urubu, CT do Flamengo, era Christian Esmério, goleiro das categorias de base. Outras 9 mortes foram confirmadas, mas nomes ainda não foram divulgados até que famílias sejam informadas.
Uma das vítimas do incêndio no CT do Flamengo era Christian Esmério, goleiro das categorias de base. (Foto: Reprodução/Facebook)
Centenas de manifestações de pesar estão sendo divulgadas nas redes sociais, a maioria por pessoas ligadas ao esporte.
O Flamengo postou um baner em sua conta no Instagram, na cor preta com a inscrição “O Flamengo está de luto”.
O jogador Alexandre Pato escreveu: “Flamengo muita força!!! Que tristeza! Que Deus possa confortar todos os familiares!”
Goleiro do Flamengo, Gabriel Batista expressou choro por meio de um emoji: “Que aperto no coração, que Deus proteja a todos!”.
O jogador brasileiro do Manchester United, Andreas Pereira escreveu: “Muita vezes deixamos a nossa casa, família em busca do nosso sonho. Que tristeza! Peço a Deus que conforte o coração de cada pessoa próxima das vítimas. Hoje não tem cor, não tem torcida. Somos todos um só!”
Neymar Jr. reproduziu em seu Instagram o banner de luto do Flamengo.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) disse que “acompanha com consternação as primeiras informações sobre a tragédia no CT do Flamengo. Nossa solidariedade e orações para as famílias atingidas”.
A Chapecoense, que passou por tragédia quando da queda do avião com seu time em 2016, também se manifestou: “FORÇA, FLAMENGO! Estamos muito tristes e abalados com a notícia do incêndio que atingiu o Ninho do Urubu, deixando inúmeras vítimas. Externamos nosso desejo de força aos irmãos do Flamengo e a todos os familiares dos atingidos. Nossos pensamentos e orações estão com vocês.”
Milto Neves disse no Twiiter: “Brumadinho, as chuvas do Rio e o Ninho do Urubu: precisamos começar 2019 diferente”.
Atleta do clube, Felipe Cardoso, conhecido como Felipinho, afirmou em redes sociais que conseguiu escapar escapar do incêndio por ter acordado antes de o fogo chegar à sua cama. “Incêndio ocorreu no meu quarto, só tenho que agradecer a Deus por conseguir acordar e escapar da morte, Deus conforte meus irmãos”, disse.
Times brasileiros e estrangeiros também se manifestaram lamentando a tragédia no Flamengo.
O governo do Rio de Janeiro manifestou pesar e decretou três dias de luto no estado.
O presidente Jair Bolsonaro, que está hospitalizado enquanto se recupera de cirurgia para retirada da bolsa de colostomia, manifestou pesar e disse estar consternado com a tragégia. Em nota oficial, diz que "solidariza com a dor dos familiares neste momento de luto".
"Que Deus conforte seus familiares", finaliza a nota da Presidência da República.

Papa Francisco e imã islâmico assinam “documento símbolo de fraternidade inter-religiosa”

O Papa Francisco e o Grande Imã de al-Azhar, o xeque Ahmed al-Tayeb, assinaram “pacto inter-religioso”. (Foto: Tony Gentile/Reuters)
O Papa Francisco e o Grande Imã de al-Azhar, o xeque Ahmed al-Tayeb, assinaram “pacto inter-religioso”. (Foto: Tony Gentile/Reuters)
Um pacto histórico inter-religioso foi assinado em Abu Dhabi, no Oriente Médio na segunda-feira (04) entre o papa Francisco e o xeque Ahmed al-Tayeb, considerado o imã mais importante do islamismo sunita. O documento afirma que as religiões devem estar “de mãos dadas em um símbolo de fraternidade inter-religiosa”.
A cerimônia de assinatura do pacto entre católicos e muçulmanos contou com a presença de líderes religiosos mundiais de diversas religiões de significativa relevância, segundo uma fonte de notícias britânica que acompanhou o evento.
“O papa e o grande imã de al-Azhar assinaram uma declaração histórica de fraternidade, pedindo a paz entre nações, religiões e raças, em frente a uma audiência global de líderes religiosos do cristianismo, islamismo, judaísmo e outras religiões”, relatou.
Líder mundial dos católicos, o papa Francisco e o xeque Ahmed al-Tayeb, chefe do mais prestigiado cargo de aprendizado do islamismo sunita, chegaram à cerimônia em Abu Dhabi de mãos dadas como símbolo de fraternidade inter-religiosa.
De acordo com o site oficial do Vaticano, houve grande esforço para os preparativos na elaboração do documento, que incentiva os fiéis de todas as religiões a “apertar as mãos, abraçar um ao outro, beijar uns aos outros e até rezar” um com o outro:
“O documento, assinado pelo Papa Francisco e pelo Grande Imã de al-Azhar, Ahmed el-Tayeb, foi preparado ‘com muita reflexão e oração’, disse o papa. O único grande perigo neste momento, continuou ele, é ‘destruição, guerra, ódio entre nós’”, informa o portal do Vaticano.
Nas palavras do pontífice, “se nós crentes não formos capazes de apertar as mãos, nos abraçarmos, nos beijarmos e até orarmos, nossa fé será derrotada”. O Papa explicou que o documento “nasce da fé em Deus, que é o Pai de todos e o Pai da paz; condena toda a destruição, todo o terrorismo, desde o primeiro terrorismo da história, o de Caim".
Deus e Alá
Repetidas vezes, a palavra "Deus" é usada para identificar simultaneamente Alá e o Deus do cristianismo.
“Nós, que acreditamos em Deus – que para o Islã é Alá – e no encontro final com Ele e Seu julgamento, com base em nossa responsabilidade religiosa e moral, e através deste Documento, chamamos a nós mesmos, sobre os líderes do mundo, bem como os arquitetos da política internacional e a economia mundial para trabalhar tenazmente para disseminar a cultura da tolerância e de viver juntos em paz; intervir na primeira oportunidade para parar o derramamento de sangue inocente e pôr fim às guerras, conflitos, decadência ambiental e ao declínio moral e cultural que o mundo está experimentando atualmente.
Além disso, o documento preparado no Vaticano e assinado pelos dois líderes religiosos também declara que “a diversidade de religiões” que vemos no mundo foi “desejada por Deus”:
“A liberdade é um direito de toda pessoa: cada indivíduo desfruta da liberdade de crença, pensamento, expressão e ação. O pluralismo e a diversidade de religiões, cor, sexo, raça e linguagem são determinados por Deus em Sua sabedoria, através da qual Ele criou os seres humanos. Esta sabedoria divina é a fonte da qual deriva o direito à liberdade de crença e a liberdade de ser diferente. Portanto, o fato de as pessoas serem obrigadas a aderir a uma determinada religião ou cultura deve ser rejeitado, assim como a imposição de um modo de vida cultural que os outros não aceitam”.
Em sua análise no Charisma News, Michael Snyder diz que “o documento está dizendo que é a vontade de Deus que existam centenas de religiões diferentes no mundo e que elas sejam todas aceitáveis ​​à Sua vista”.
“Sabemos que a elite quer uma religião mundial, mas ver os clérigos mais importantes, tanto do catolicismo quanto do islamismo, fazer um esforço público tão dramático para isso é absolutamente impressionante”, afirma Michael Snyder.

Damares Alves pede atenção especial a templos religiosos destruídos na tragédia da Vale

Ministra da Mulher, Damares Alves, visita Prefeitura de Brumadinho. (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Brumadinho)
Ministra da Mulher, Damares Alves, visita Prefeitura de Brumadinho. (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Brumadinho)
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves esteve em Brumadinho na manhã de quinta-feira (07) para acompanhar os trabalhos que estão sendo feitos na cidade atingida pelo rompimento da barreira de rejeitos da mineradora Vale.
Damares esteve na prefeitura onde se reuniu com autoridades locais, com os militares do Corpo de Bombeiros e com agentes da Defesa Civil mineira. A ministra pediu atenção aos templos religiosos destruídos na tragédia, de todas as crenças e às escolas.
“Estamos sendo duros com a Vale, que isso fique bem claro. O governo federal está acompanhando de perto e esse ministério vai acompanhar os desdobramentos e as cobranças serão feitas”, disse.
As igrejas de Brumadinho estão unidas e têm se mobilizado para ajudar em várias frentes, tanto social quanto espiritual.
“O apoio das igrejas tem sido amplo, além de ações sociais com arrecadações de roupas, remédios e água, há um grande envolvimento de apoio espiritual, com visitas a casas e orações”, destacou a presidente do Conselho de Pastores Evangélicos de Brumadinho, a pastora Maria da Conceição Lima dos Santos.
A ministra também esteve no bairro do Córrego do Feijão, um dos mais afetados pela avalanche de lama.
Indígenas
Ligada às causas indígenas, a ministra também pediu atenção especial a uma tribo de índios pataxós se estabeleceu na região próxima ao rio Paraopeba há cerca de dois anos e depende da água fluvial para seu sustento.
Ministra Damares Alves abraça índia pataxó em Brumadinho. (Foto: Reprodução/Twitter)
O ministério sob comando de Damares ficou responsável pela Funai (Fundação Nacional do Índio). "Foi um momento de muita emoção o encontro com os membros das comunidades quilombolas e com o povo indígena pataxó, que foram alcançados com o rompimento da barragem! Vamos acompanhar as iniciativas de acolhimento e reparação de danos aos povos tradicionais, vítimas da tragédia", disse a ministra.
“Não houve vítimas fatais, porém, os indígenas estão sendo afetados, considerando que o rio foi contaminado e eles dependem dele para sobreviver”, afirmou a ministra, em nota divulgada após reunião com o prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo Barcelos.
Na quinta-feira (07), o número de corpos resgatados da lama que vazou da barragem subiu para 157, segundo comunicado conjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, bombeiros e da Vale divulgado.
As equipes de busca procuram por 182 desaparecidos. Dos 134 corpos identificados pelo Instituto Médico Legal, 75 são de funcionários da Vale. Dentre os desaparecidos, 55 são empregados companhia e o restante são terceirizados ou moradores de Brumadinho que não tinham nenhum vínculo com a empresa.

Goleiro do Flamengo morto em incêndio era evangélico e falava de sua fé

Christian Esmério com a camisa da Seleção Brasileira. (Foto: Reprodução/Instagram)
Christian Esmério com a camisa da Seleção Brasileira. (Foto: Reprodução/Instagram)
O goleiro Christian Esmério foi a primeira vítima identificada do incêndio que atingiu na madrugada desta sexta-feira o Ninho do Urubu, o centro de treinamentos do Flamengo, em Vargem Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro e que deixou dez mortos e três feridos.
A tragédia comoveu o país, além de atletas, dirigentes e clubes de futebol brasileiros e estrangeiros. Centenas de mensagens de pesar, manifestações de condolências e orações foram postadas nas mídias sociais assim que notícias foi divulgada.
Christian Esmério Candido tinha 15 anos e era uma das grandes promessas do clube, de acordo com informações de funcionários do local.
O atleta da categoria de base flamenguista já havia sido convocado pelo técnico Tite para integrar a Seleção Brasileira de base e realizou treinamentos na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).
Ativo nas redes sociais, Christian demostrava, além do orgulho de vestir a camisa da Seleção, muita fé em cada acontecimento de sua vida profissional sem esquecer a gratidão pelos que estavam envolvidos em sua trajetória como atleta.
“Somente agradecer a Deus por me proporcionar mais uma vez estar vestindo a amarelinha mais respeitada do mundo”, escreveu em sua conta no Twitter.
Em outra oportunidade disse: “Muito obrigado Senhor, é sempre uma honra vestir a camisa da Seleção Brasileira, agradeço a todos os envolvidos que fizeram isso ser possível... Deus é fiel!”.
Christian era membro da Igreja da Restituição Ministério, no Rio de Janeiro.
Em uma das postagens em sua rede social, Christian escreveu em uma fotografia de uma viagem que fez ao Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro: “Aproveitar a vida, porque ela é passageira!”

Amando as Pessoas Com Quem Você Está Comprometido

Poucas situações geram pânico como estando preso num relacionamento. Alguns optam por fugir, se livrar do relacionamento. Outros brigam, e tensão se torna um estilo de vida. Alguns, por outro lado, descobrem outro tratamento: perdão.
Nos dias de Jesus a tarefa de lavar os pés era reservada para o mais humilde dos serviçais. Mas, em Capítulo 13 de evangelho de João, aquele com a bacia e a toalha é o rei do universo. Que momento cheio de paixão, quando Jesus silenciosamente lava os pés de todos os discípulos… inclusive de Judas. Jesus sabe que, até a manhã seguinte, estes homens irão abaixar suas cabeças em vergonha. Impressionante. Ele perdoou o pecado deles antes que eles o cometeram. Ele ofereceu misericórdia até antes que eles o pediram.

O Poder do Perdão

Efésios 4:32 diz “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.” Porque Jesus nos perdoou, nós podemos perdoar aos outros. Porque ele vive em nós, eu e você podemos fazer o mesmo. Olhe, eu nunca conseguiria fazer isso, você contesta. A dor é tão profunda. Até vendo aquela pessoa me faz mal.
Talvez este é o problema: você está vendo demais da pessoa errada. Tente desviar seu olhar da pessoa que lhe machucou para fixar seus olhos naquele que lhe salvou. Entenda, por favor. Relacionamentos não prosperam porque os culpados são punidos, mas porque os inocentes são misericordiosos. Será que algum relacionamento no seu mundo está sedento por misericórdia? Será que tem alguém que precisa ser assegurada da sua graça? Jesus fez questão de que seus discípulos não tivessem porque duvidar do seu amor. Por que você não faz o mesmo?

7 de fev. de 2019

O Coração Humilde e Jesus

Jesus é puro; nós somos cobiçosos. Ele é tranquilo; nós somos atribulados. Ele é espiritual; nós somos deste mundo. A distância entre os nosso corações e o dele parece imensa. Como poderíamos esperar em um dia ter o coração de Jesus?
Pronto para uma surpresa? Você já tem. Se você já deu sua vida a Jesus, ele já se deu a você. Paulo diz em 1 Coríntios 2:16 (MSG) que “A pergunta de Isaías ‘Existe alguém que conheça o Espírito de Deus, alguém que saiba o que ele está fazendo?’ foi respondida: Cristo sabe e nós temos o Espírito de Cristo.” Deus tem planos ambiciosos para nós. O mesmo que salvou a sua alma anseia refazer o seu coração. Vamos imaginar o que significa ser simplesmente como Jesus. Vamos olhar profundamente no coração de Cristo. Talvez enxergando ele, veremos o que nós podemos nos tornar.

Amando as Pessoas Com Quem Você Está Comprometido

Poucas situações geram pânico como estando preso num relacionamento. Alguns optam por fugir, se livrar do relacionamento. Outros brigam, e tensão se torna um estilo de vida. Alguns, por outro lado, descobrem outro tratamento: perdão.
Nos dias de Jesus a tarefa de lavar os pés era reservada para o mais humilde dos serviçais. Mas, em Capítulo 13 de evangelho de João, aquele com a bacia e a toalha é o rei do universo. Que momento cheio de paixão, quando Jesus silenciosamente lava os pés de todos os discípulos… inclusive de Judas. Jesus sabe que, até a manhã seguinte, estes homens irão abaixar suas cabeças em vergonha. Impressionante. Ele perdoou o pecado deles antes que eles o cometeram. Ele ofereceu misericórdia até antes que eles o pediram.

3 de fev. de 2019

Jornalista da 'Época' menospreza infanticídio indígena e morte de recém-nascidos

Natália Portinari é jornalista da revista Época e menosprezou o infanticídio indígena para tentar desmentir e acusar a ministra Damares Alves de sequestro. (Imagem: Twitter - Reproduçã)
Natália Portinari é jornalista da revista Época e menosprezou o infanticídio indígena para tentar desmentir e acusar a ministra Damares Alves de sequestro. (Imagem: Twitter - Reproduçã)
Na última quinta-feira (31), uma jornalista da revista Época menosprezou o infanticídio indígena e também o assassinato de recém-nascidos ao tentar "desmentir" Damares Alves sobre o relato de Lulu, a garota resgatada pela ministra.
Na época do resgate, Damares ainda não tinha cargo no governo, mas já era ativista em defesa das crianças indígenas.
Tentando "desmentir" Damares, a jornalista Natália Portinari acaba menosprezando duas práticas horrendas de uma só vez: o infanticídio indígena e a morte de recém-nascidos.
"Estive no Xingu e ouvi a família de Lulu, a menina adotada por Damares, para a @RevistaEpoca. (1) segundo a ministra, Lulu foi adotada aos 6 anos. É preciso que fique claro: Lulu não foi salva de ser enterrada por Damares. Isso só ocorre com recém-nascidos", afirmou ela em uma sequência de posts no Twitter.
A repercussão das declarações de Natália no Twitter foi notavelmente negativa.
"Índios Kamayurás enterram vivos recém-nascidos doentes ou com deficiência. Mas para a @RevistaEpoca malvada é a ministra Damares q adotou uma menina da tribo, salvando-a de ser enterrada viva. Enterrem a maldita imprensa esquerdopata! É só o que falta, pois morreu faz tempo!", comentou um usuário da rede social.
"Ser enterrada (...) só ocorre com recém-nascidos'. E a jornalista ainda declara isso com a maior naturalidade do mundo...", comentou outro perfil.
"A Damares Alves salva crianças que foram enterradas vivas, o que a imprensa faz?[ ] investiga essa prática indígena nefasta pra ajudar a pôr fim [ x ] investiga se Damares salvou ou sequestrou", ironizou outro usuário.
No documentário "Hakani", por exemplo, imagens mostram que o infanticídio indígena não ocorre "só com recém-nascidos", como informou Natália. Ainda que fosse como ela destacou, este não continuaria sendo um grande problema?
Natália diz que participou da produção da reportagem publicada pela revista Época e também sustenta a teoria de que Lulu foi "sequestrada" por Damares. Porém, índios da própria tribo desmentem a informação.
Clique no vídeo abaixo para conferir o documentário "Hakani":

Índia adotada por Damares desmente rapto: "Foi amor à primeira vista, o resto é mentira"

Damares Alves (direita) e Lulu (esquerda) abraçadas em frente à bandeira de uma campanha contra o aborto. (Foto: Instagram)
Damares Alves (direita) e Lulu (esquerda) abraçadas em frente à bandeira de uma campanha contra o aborto. (Foto: Instagram)
Uma reportagem publicada pela revista Época na última quinta-feira (31), tentou sustentar uma acusação de que a ministra Damares Alves teria sido cúmplice no “rapto” da índia Kajutiti Lulu Kamayurá, ainda criança de uma aldeia no Xingu. Porém, tanto a ministra quanto Lulu — hoje com 20 anos — desmentiram a informação, assegurando que a garota não foi levada à força da aldeia.
"Foi amor à primeira vista. Ela se apaixonou por mim e depois eu por ela. O resto é tudo mentira", disse a índia.
A reportagem da revista Época diz trazer depoimentos de índios da aldeia Kamayurá, no norte do Mato Grosso, de onde Lulu saiu ainda criança. Porém, a índia afirma que a publicação da revista com os depoimentos faz parte de uma ação com finalidades políticas.
Em entrevista para a UOL, Lulu explicou que se lembra de ter deixado a aldeia aos seis anos para fazer um tratamento dentário em Brasília, com autorização de seus pais biológicos. Ela partiu em uma viagem de barco até a cidade Canarana e embarcou em um ônibus para Brasília, onde ficou hospedada na casa da missionária Márcia Suzuki, que desenvolvia um trabalho voluntário na aldeia. Foi na casa de Márcia que a menina conheceu Damares.
Lulu contou que Damares se "apaixonou" por ela e, após conseguir autorização de seus pais, a levou para casa. Como era muito nova, não conseguir apontar as datas com precisão por si só, durante a entrevista. Porém destacou que não foi algo repentino. A mudança para casa de Damares teria ocorrido três anos após sua chegada à capital federal.
Além de Lulu, dois de seus irmãos também foram para Brasília e os pais os visitavam constantemente.
Na entrevista para o site, Lulu se mostrou incomodada com as acusações feitas contra Damares pela revista Época. A moça disse que não acredita que a avó paterna, Tanumakaru — entrevistada pela "Época" — tenha dito que a neta foi levada sem autorização, como consta na reportagem.
O outro lado
O relato de Lulu realmente mostra um outro lado dessa história. A moça conta que foi "salva" pela missionária Márcia, pois estava desnutrida e com problemas sérios de saúde. Márcia ganhou significado tal para a índia que a inspirou a atuar na mesma organização como voluntária, posteriormente.
A moça explicou que voltou à aldeia no XIngu, 9 anos depois de sua saída. Ela foi bem recebida pelos moradores locais, que jamais mencionaram sequer a possibilidade dela ter sido raptada dali.

Serviço de Saúde da Escócia treina funcionários para não identificar gênero de pacientes

Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução/The Times)
Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução/The Times)
A equipe do Serviço Nacional de Saúde Escócia, o NHS Lothian, na Escócia, foi instruída a se referir aos pacientes de forma genérica, como “eles”. Segundo a direção, o termo será usado para evitar ofender as pessoas transexuais. Os gerentes da instituição receberam treinamento para mostrar como a linguagem “neutra de gênero” pode se tornar uma norma no serviço de saúde.
Os cursos para a nova forma de tratamento têm como público-alvo os funcionários de todos os escalões e são ministrados em parceria entre a Scottish Trans Alliance e a LGBT Health and Wellbeing.
Um folheto entregue à equipe informa diz: “Não presuma que você sabe quais pronomes e títulos as pessoas preferem – pergunte o que eles preferem”.
Segundo informações do The Times, os funcionários estão sendo encorajados a usar a linguagem neutra de gênero não só no local de trabalho, mas também em casa, em suas vidas pessoais.
Um alto funcionário do NHS Lothian, que participou de uma “aula” com duração de uma hora em dezembro do ano passado, falou ao The Times dizendo: “Eles estavam nos dizendo para nos referirmos uns aos outros usando o termo “eles”.
A justificativa dos palestrantes é que “se começássemos a usar ‘eles’ em nossas vidas pessoais, seria natural entrarmos no local de trabalho para nos referir a todos usando o pronome ‘eles’, e não ‘ele’ ou ‘ela’”, disse.
No curso, um diretor da instituição levantou questões com o palestrante dizendo que estava preocupado se aquilo não iria ofender os pacientes mais velhos.
“Eles podem sentir que sua dignidade foi comprometida, o que vai contra nossos valores centrais de segurança, dignidade e respeito”, questionou sem obter resposta.
Implicações
Enquanto isso, uma pesquisa revelou que permitir que médicos do sexo masculino que se identifiquem como mulheres podem impedir que mulheres acessem cuidados médicos com esses profissionais.
O The Times informou que a pesquisa foi feita com 2.000 mulheres, conduzida pelo grupo de mulheres e meninas na Escócia, revelou que as mulheres vulneráveis ​​se sentiam assustadas e inseguras sobre as implicações da política.
O resultado indicou que as mulheres são dissuadidas de visitar ginecologistas, ou cancelam consultas para testes e exames de câncer do colo do útero, se não puderem ser vistas por uma mulher.
Uma mulher disse: “Já perdi três testes porque tenho tanto medo de ser apresentado a um enfermeiro”.
Outra disse: “Se a definição deles de feminina e de minha muda, isso significa que é improvável que eu tenha acesso a atendimento médico”.
O NHS Lothian alegou que, devido a termos legais dentro da Lei de Reconhecimento de Gênero de 2004 e da Lei de Igualdade de 2010, eles seriam incapazes de garantir que cuidados exclusivamente femininos não seriam realizados por um médico transgênero.

Temor do Senhor

Caixas trazem uma ordem maravilhosa para o nosso mundo. Mas, quando a questão é definir a Cristo, nenhuma caixa funciona. As pessoas preferem um Deus que eles conseguem manejar, controlar e predizer. Mateus 17:6 diz que Pedro, Tiago e João testemunharam a transfiguração de Cristo e eles “prostraram-se com o rosto em terra e ficaram aterrorizados.” Este é o temor do Senhor.
Há quanto tempo que você não sente este temor? Quanto tempo desde que vislumbrou ele que deixou você sem palavras e sem ar? Se faz algum tempo, isso explica os seus medos. Um grande Deus traduz em grande coragem. Um Jesus que pode ser empacotado e colocado numa prateleira nada faz para os seus medos.
Precisamos conhecer o Cristo transfigurado. Quanto mais tempo vivermos nele, maior ele se torna dentro de nós. Não é que ele se muda, mas nós mudamos. Concorde com as palavras de Davi em Salmo 27:1 “O SENHOR é o meu forte refúgio; de quem terei medo?”

Se Você Tiver um Coração como Ele

Como seria se por um dia, 24 horas, Jesus se tornasse você? Imagine. Seu coração tira uma folga, e sua vida é conduzida pelo coração de Cristo. As prioridades dele governam as suas ações. As paixões dele dirigem suas decisões. O amor dele conduz o seu comportamento.
Será que as pessoas notariam uma diferença? E como você se sentiria? Qual efeito isso teria no seu nível de estresse? Você ainda faria o que pretendia fazer? Obrigações… compromissos… será que algo mudaria?
O plano de Deus para você é nada menos que um coração novo. Efésios 4:23-24 diz “Vocês foram ensinados… a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.” Deus lhe ama do jeito que você é, mas ele se recusa a lhe deixar deste jeito. Ele quer que você esteja simplesmente como Jesus.