9 de dez. de 2025

Novo método contraceptivo passa a ser oferecido a adolescentes na rede municipal de saúde, em Conquista

 

Foto: ASCOM
Foto: ASCOM

A partir deste mês de dezembro, Vitória da Conquista está oferecendo, via rede pública de saúde, um novo método contraceptivo para adolescentes entre 15 e 19 anos com vida sexual ativa: o implante subdérmico Implanon®. O dispositivo, com 68 mg de etonogestrel, libera hormônio continuamente por até três anos após sua inserção no braço e por ser considerado um método de longa duração (LARC), oferece eficácia muito superior aos métodos convencionais, sem exigir disciplina diária.

A iniciativa foi apresentada pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista (SMS), em parceria com a empresa global Organon, e contempla, prioritariamente, adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Para receber o implante, a interessada deve procurar uma unidade de saúde do município, ser avaliada por médico ou enfermeiro e assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os primeiros atendimentos estão previstos para os dias 16 a 18 de dezembro. 

Segundo dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), em 2023, Vitória da Conquista registrou 506 nascimentos de mães adolescentes,  11,5 % do total; em 2024 esse índice caiu para 448 nascimentos, correspondendo a 9,58 %. Ainda assim, a gestação precoce permanece como desafio para a saúde pública local, afetando especialmente meninas vulneráveis e comprometendo seu acesso à educação e oportunidades futuras. A oferta do Implanon® representa, segundo administradores municipais, um passo importante no fortalecimento do planejamento reprodutivo e garantia do direito dessas jovens de escolherem com autonomia sobre seu corpo e futuro.

Nenhum comentário: