
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (23) que o ano de 2026 começará sem cobrança adicional na conta de energia elétrica para a população. Conforme a agência reguladora, em janeiro será aplicada a bandeira tarifária verde, o que significa ausência de custo extra para os consumidores.
De acordo com a Aneel, apesar de o período chuvoso ter iniciado com chuvas abaixo da média histórica, os meses de novembro e dezembro registraram, de modo geral, a manutenção do volume de precipitações e dos níveis dos reservatórios das usinas em todo o país. Esse cenário garantiu condições favoráveis de geração, dispensando a necessidade de acionamento de usinas mais caras.
A bandeira verde indica que o Sistema Interligado Nacional opera em situação confortável, com menor custo de produção de energia, refletindo diretamente no alívio para o orçamento das famílias e dos setores produtivos.
A Aneel seguirá monitorando as condições hidrológicas e operacionais do sistema elétrico. Novas avaliações poderão resultar em alterações nas bandeiras tarifárias ao longo do ano, conforme a evolução do clima e dos níveis dos reservatórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário