23 de dez. de 2025

A velha política suja

 

Então, os príncipes e os presidentes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum vício nem culpa.

Daniel 6.4

Daniel servia a Deus com alegria, vendo o seu nome crescer no Império Medo-Persa. Ao que tudo indicava, ele logo seria promovido a um cargo semelhante ao de primeiro-ministro. Porém, o sucesso de alguém sempre desperta a cobiça dos corruptos e incompetentes. Os príncipes e presidentes medíocres começaram a procurar meios de impedir Daniel de chegar a tal posição, pois o invejavam. Algo significativo aconteceria, mas seria para o bem do profeta.

Há irmãos que se desesperam quando há oposição na empresa ou na família. Ora, se alguém tentar algo contra eles, não devem ficar angustiados. Afinal, Jesus advertiu os discípulos: Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (Jo 16.33). Ao crer que o Senhor é por você, não há motivos para se preocupar (Rm 8.31). Descanse na paz!

Nada de errado foi encontrado no trabalho de Daniel. Por conhecer a Palavra, ele nunca se deixou corromper, nem tratou alguém com grosseria. Sua honestidade e bondade eram suas maiores virtudes. A fé daquele servo impressionava o rei Dario, e, mesmo que tentassem se voltar contra ele com mentiras, nada prosperaria, pois Deus o honrava. Assim deve ser com todos os salvos, pois não servimos aos homens, e sim ao Senhor!

O desespero dos inimigos de Daniel era enorme, pois não encontravam nada que manchasse o caráter dele. Quem vive de modo íntegro jamais será incriminado de alguma coisa; até mesmo seus opositores acabarão reconhecendo suas virtudes. O Altíssimo sabe por que escolhe certas pessoas para serem Suas testemunhas. O Onipotente ajuda aqueles que fazem o bem, concedendo-lhes paz e segurança.

O Espírito Santo fez o livro de Daniel registrar que o profeta era fiel. Ora, a fidelidade deve ser a marca de todos nós, servos do Senhor. Caso contrário, seremos malsucedidos em tudo o que fizermos, e isso não é bom nem aqui nem no tribunal de Cristo, no qual daremos conta das nossas ações (2 Co 5.10). Deus é o Juiz de quem O teme e faz a Sua vontade. Por isso, aquilo que se levantar contra nós cairá por terra sempre. Somos filhos da honra do Altíssimo!

Os inimigos do homem que Deus levantou no Império Medo-Persa como um príncipe, entre os outros dois iguais, esforçaram-se para encontrar uma só falha naquele servo fiel. No entanto, a procura deles foi frustrada, pois Daniel era incorruptível. Seria bom se, ao nos examinarem e perceberem que não há motivo algum para nos acusar, as pessoas se lembrassem de que somos irrepreensíveis (Fp 2.15).

O versículo de hoje termina dizendo que não se achou em Daniel nenhum vício ou culpa. Que declaração fantástica a respeito do caráter desse servo! Precisamos viver de modo a não causar nenhuma mancha no Reino de Deus. Somos irrepreensíveis diante dEle (Cl 1.22)!


Em Cristo, com amor,


R. R. Soares


Oração de Hoje

Deus, nosso Exemplo! Temos de viver diante de Ti sem vícios nem culpa, a fim de mostrarmos que a Tua obra em nós é perfeita. É bom ter a Tua aprovação para ocuparmos qualquer lugar neste mundo, principalmente na Igreja!

Temos ensinado ao Teu povo a viver vitoriosamente, mas ninguém conseguirá isso se tiver em seu coração pecados escondidos. Senhor, ajuda esses irmãos a se livrarem de tudo o que os prende ao fracasso; afinal, Tu és poderoso!

Por que vivermos derrotados, se Tu és o nosso Pai? Por que temermos as ações do inimigo se a Tua Palavra nos garante que seremos vencedores em tudo? O poder, a glória e o louvor são Teus. Agradecemos por nos fazeres positivos nos combates da fé!

Nenhum comentário: