26 de nov. de 2025

Monumento na Inglaterra exibirá 1 milhão de orações respondidas por Jesus

 O monumento será feito 1 milhão de tijolos, cada um representando uma oração atendida. (Foto: Snug Architects / Renderloft)

O monumento será feito 1 milhão de tijolos, cada um representando uma oração atendida. (Foto: Snug Architects / Renderloft)

Muro Eterno da Oração Respondida (Eternal Wall of Answered Prayer), idealizado há anos, finalmente começa a sair do papel. O anúncio da construção marca um capítulo decisivo na visão ousada de Richard Gamble, cuja paixão por Jesus sempre foi desmedida.

Há duas décadas, por exemplo, ele acreditou ter recebido de Deus a missão de carregar uma cruz de madeira de quase três metros por mais de 120 quilômetros durante a Semana Santa, que antecede a Páscoa. E aceitou o desafio.

Depois daquela maratona exaustiva em 2004, ele recebeu uma visão ainda maior e mais ousada: erguer um monumento que reunisse um milhão de histórias sobre como Deus respondeu às orações.

Na semana passada, Gamble, de 56 anos, deu início à construção dessa visão: um marco arquitetônico com 51 metros de altura, projetado para se tornar um dos maiores monumentos cristãos da Inglaterra – talvez do mundo.

Para comparação, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, tem 30 metros de altura. A inauguração está prevista para 2028.

Avaliado em 45 milhões de libras (cerca de 288 milhões de reais), foge dos símbolos cristãos tradicionais – como cruz, peixe, cordeiro ou imagens de Jesus.

Em vez disso, será formado por uma imensa faixa branca em forma da fita de Möbius, quase do tamanho de um campo de futebol.

Sobre essa estrutura, serão dispostos um milhão de pequenos tijolos retangulares, cada um associado a uma história de oração atendida, acessível por meio de um aplicativo móvel.

“Vivemos em um país onde o cristianismo foi praticamente colocado em silêncio”, disse Gamble em entrevista nos escritórios do Eternal Wall, perto do local da construção, na semana passada.

“Construir algo tão grande e assumidamente cristão... acho que ninguém acreditava que isso realmente aconteceria.”

Para Gamble, a inauguração é, por si só, fruto de 21 anos de oração intensa.

Ex-desenvolvedor de software, plantador de igrejas e ex-capelão do Leicester City Football Club, ele conheceu o cristianismo aos 20 anos, após visitar uma igreja carismática – experiência que transformou sua vida imediatamente.

Abandonou a bebida e os jogos, matriculou-se em uma faculdade bíblica e, depois de anos no ministério, concluiu que não tinha perfil para ser pastor.

Mas ele nunca abriu mão de suas convicções cristãs. Em um país onde apenas 21% das pessoas afirmam orar diariamente, segundo estudo do Pew Research Center, Gamble buscava uma forma de mostrar o que considera ser a atuação ativa de Deus na vida das pessoas.

Nenhum comentário: