O avivamento espiritual é um processo de despertar de um estado de estagnação e letargia na vida de um crente. O termo se refere a uma renovação do amor por Deus, um senso da santidade divina, uma paixão pela Palavra de Deus e pela igreja, uma consciência pessoal e corporativa do pecado, um espírito de humildade e um desejo de arrependimento e justiça.
Um avivamento pode revigorar a fé de um crente e abrir seus olhos para a verdade de uma maneira nova e fresca. Geralmente, o avivamento é acompanhado de um senso de renovação, marcando um novo começo para uma vida vivida em obediência a Deus.
De muitas maneiras, o avivamento replica a experiência da conversão. É iniciado por um impulso do Espírito Santo que cria uma consciência de que algo está faltando ou errado na vida do crente, que só pode ser corrigido por Deus.
O crente deve então responder, reconhecendo sua necessidade e humildade. O Espírito Santo, de maneira poderosa, tira o véu que o mundo lançou sobre a verdade, permitindo que os crentes se vejam plenamente em comparação com a majestade e santidade de Deus. Embora isso possa trazer humildade, também traz reverência a Deus e Sua graça surpreendente.
Deus, por meio do Seu Espírito Santo, chama o avivamento em várias situações. As cartas de Cristo às sete igrejas em Apocalipse revelam algumas dessas circunstâncias. Por exemplo, a carta para a igreja de Éfeso afirma que a igreja havia abandonado seu primeiro amor (Apocalipse 2:4-5). Muitas vezes, quando a emoção inicial de aceitar a Cristo esfria, perdemos o zelo que tínhamos no começo. O avivamento ajuda a restaurar esse primeiro amor e paixão por Cristo.
A carta para a igreja de Esmirna fala sobre a intensa perseguição que a igreja estava sofrendo (Apocalipse 2:10-11). Os cuidados e preocupações da vida podem nos abater, deixando-nos emocional, física e espiritualmente exaustos. O avivamento pode elevar nossa esperança e fé. Já a carta para a igreja de Pérgamo alerta sobre o problema do compromisso com o mundo e da incorporação de valores mundanos em nossos sistemas de crenças (Apocalipse 2:14-16).
O avivamento nos ajuda a discernir corretamente quais valores devemos seguir. Apocalipse 2:20-23 discute a tolerância de falsos ensinamentos em nossas igrejas, enfatizando a importância de examinarmos as mensagens que ouvimos e compará-las com a Bíblia. O avivamento nos ajuda a encontrar a verdade. Em Apocalipse 3:1-6, é descrita uma igreja morta, que aparenta prosperidade externa, mas não possui vida e poder espirituais. Isso representa o cristianismo nominal, que é movido pelas atividades externas da religião. O avivamento ressuscita a vida espiritual. Por fim, em Apocalipse 3:11, somos alertados contra a complacência e a vida sem frutos. Todos esses cenários pedem um avivamento.
A evidência do avivamento é vista através de vidas transformadas pelo grande derramamento do Espírito Santo sobre os crentes. Há um movimento em direção à retidão, evangelismo e justiça social. Os crentes dedicam tempo à oração, à leitura e à obediência à Palavra de Deus, além de usarem seus dons espirituais de forma poderosa. A confissão de pecados e o arrependimento também são comuns durante o avivamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário