quinta-feira, 19 de junho de 2014

Eleições 2014: gasto de parlamentares com propaganda cresce 46%

Deputados federais elevaram em 46% o gasto com propaganda em 2014, informa reportagem desta terça-feira (17) do jornal ‘Folha de S. Paulo’. O dinheiro – 17,7 milhões de reais entre janeiro e maio – é referente à verba da chamada “divulgação do mandato parlamentar” e serve para financiar da produção de jornais à veiculação de informações sobre os parlamentares em TV, rádio e internet nos redutos eleitorais de cada deputado.
Os gastos neste ano eleitoral subiram em detrimento da lei que proíbe àqueles que são candidatos utilizar a verba nos seis meses anteriores à eleição. E também apesar da já ampla estrutura a Câmara para divulgação de suas atividades. Entre janeiro e maio de 2013, o gasto com divulgação de mandato foi de 12,1 milhões de reais.
Na maioria dos casos, o material divulgado é produzido pela assessoria de gabinete dos parlamentares – o que deixa claro o caráter promocional do conteúdo divulgado. Ainda segundo o jornal, os deputados campeões do uso dessa verba são: Lira Maia (DEM-PA), Weliton Prado (PT-MG), Paulo Cesar Quartiero (DEM-RR), Nilda Gondim (PMDB-PB) e Urzeni Rocha (PSD-RR). Ouvido pela Folha, Lira Maia afirma que não será candidato à reeleição, e avalia sair como vice-governador do Pará ou deixar a vida pública.

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quinta-feira, 19 de junho de 2014

Eleições 2014: gasto de parlamentares com propaganda cresce 46%

Deputados federais elevaram em 46% o gasto com propaganda em 2014, informa reportagem desta terça-feira (17) do jornal ‘Folha de S. Paulo’. O dinheiro – 17,7 milhões de reais entre janeiro e maio – é referente à verba da chamada “divulgação do mandato parlamentar” e serve para financiar da produção de jornais à veiculação de informações sobre os parlamentares em TV, rádio e internet nos redutos eleitorais de cada deputado.
Os gastos neste ano eleitoral subiram em detrimento da lei que proíbe àqueles que são candidatos utilizar a verba nos seis meses anteriores à eleição. E também apesar da já ampla estrutura a Câmara para divulgação de suas atividades. Entre janeiro e maio de 2013, o gasto com divulgação de mandato foi de 12,1 milhões de reais.
Na maioria dos casos, o material divulgado é produzido pela assessoria de gabinete dos parlamentares – o que deixa claro o caráter promocional do conteúdo divulgado. Ainda segundo o jornal, os deputados campeões do uso dessa verba são: Lira Maia (DEM-PA), Weliton Prado (PT-MG), Paulo Cesar Quartiero (DEM-RR), Nilda Gondim (PMDB-PB) e Urzeni Rocha (PSD-RR). Ouvido pela Folha, Lira Maia afirma que não será candidato à reeleição, e avalia sair como vice-governador do Pará ou deixar a vida pública.

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