9 de jan. de 2014

REFLEXAO DO DIA O ponto preto na folha branca

Um professor estava dentro de uma sala de aula, com mais ou menos trinta alunos. Ele pegou uma folha em branco e desenhou um ponto preto bem no centro, virou a folha de papel para a classe e disse: - Alunos! O que vocês enxergam nesta folha? E um aluno que estava sentado na primeira fileira, mais do que de pressa disse: - Ah, Professor! Eu vejo um ponto preto. E o professor perguntou: - O quê mais? O menino ficou olhando e os outros também. E todos disseram: - Professor traz essa folha mais perto da gente, aqui no fundo da classe. E o professor foi com a folha exposta aos alunos e eles olhavam atentamente o que mais tinha naquela folha. E eles diziam: - Professor tem um ponto preto que o senhor desenhou bem ai no meio. E o professor insistia: - O quê mais que vocês estão vendo? E os alunos olhavam. Que mistério. O professor queria que eles vissem, e os alunos olhavam, examinavam, olhavam do outro lado e diziam: - Ponto preto! - Quê mais. Vocês não conseguem ver mais nada? E eles olhavam, olhavam. E o professor disse: - Vocês não estão vendo o mais importante. E os alunos: - O quê, professor? - A folha em branco. - Ah, professor! - Ah, nada. O quê estou querendo mostrar, é que o ser humano se concentra nos pontos pretos da vida, as coisas obscuras que lhes acontecem. Por exemplo, o marido e a mulher estão à mesa no almoçando, qualquer coisinha que o marido disser que não agrade a esposa, já é motivo para ela ficar furiosa e brigar com o marido. Mas, foi só uma coisinha de nada que ele falou e aquele negocinho de nada acaba com o almoço. Acaba com o dia inteiro. A mesma coisa acontece entre vocês e seus pais, às vezes o seu pai fala uma coisinha de nada, e vocês já ficam emburrados e se trancam no quarto. É ou não é? E os alunos, olhavam atentamente para o professor, prestando atenção no que ele dizia. - Vocês se concentram e veem só aquele pontinho preto, e não veem a folha inteira em branco que ainda precisa ser escrita . Por exemplo, o dia de hoje, já acabou? E eles disseram: - Não! - Pois bem, pode ser que alguma coisinha tenha acontecido e te contrariou logo cedo, teu irmão falou alguma coisa que você não gostou, tua irmãzinha fez alguma coisa e você já ficou emburrado. Praticamente estragou o dia todo, a semana inteira. Você está olhando só para o ponto preto, mas, o conjunto ainda precisa ser ocupado. Portanto, não leve em consideração as pequenas coisas que te contrariam. Mais olha a folha em branco e veja quanta história ainda pode ser escrita. E os meninos viram que aquela folha de papel em branco, era a lição mais importante que eles estavam aprendendo naquele dia. Deviam encarar as coisas com mais serenidade e atribuir menos importância o quê realmente é menos importante e dar mais importância àquilo que realmente é importante. Você mesmo. Só olha para os pontinhos pretos e se esquece da folha em branco. Brigou com alguém, está de mal por causa de uma coisinha de nada. E esquece quantas coisas boas àquela pessoa já fez por você, e apenas uma só coisinha que ela fez, foi o suficiente para destruir uma amizade, acabar com um relacionamento, arrumar uma briga no namoro, destruir um relacionamento familiar. Uma coisinha de nada, e você fez daquilo à coisa mais importante que justificou o rompimento. Não olhe para o pontinho preto. Olhe para a folha em branco, veja as outras coisas boas, quantos benefícios àquela pessoa já te fez. Você sabe que se Deus fosse olhar para os nossos pontinhos pretos como o diabo olha, nós estaríamos perdidos, porque seria acusação em cima de acusação. Vamos agora comparar a nossa vida com aquela folha em branco e o pontinho preto com os nossos erros, falhas e pecados. Suponha que o diabo que olhe para nós. Ele vai olhar e apontar todos os pontos pretos e dirá: - Olha só! Olha a culpa! Olha o pecado! Olha o erro! Olha a falha! Olha o defeito!

Nenhum comentário: