2 de out. de 2013

Retaliação: EUA expulsam três diplomatas venezuelanos

O governo dos Estados Unidos expulsou, nesta terça-feira (1º), três diplomatas venezuelanos, entre eles o encarregado de negócios da Venezuela na Embaixada em Washington, informam as agências internacionais de notícias. A medida é uma resposta à expulsão de três diplomatas americanos pelo governo da Venezuela, um dia antes, acusados pelo presidente Nicolas Maduro de que eles estariam colaborando com a oposição para sabotar o governo. Calixto Ortega, encarregado de negócios, e outros dois diplomatas venezuelanos foram declarados pessoas “non grata”. Ortega, assim como a segunda secretaria da Embaixada da Venezuela em Washington, Monica Alejandra Sánchez Morales, e a consulesa em Houston, Marisol Gutiérrez de Almeida, têm 48 horas para abandonar o país, informou a “CNN”. “É lamentável que o governo venezuelano tenha decidido de novo expulsar diplomatas baseando-se em alegações sem fundamento, o que requer uma ação recíproca”, disse um porta-voz do departamento de estado dos EUA citado pela CNN. Maduro anunciou na segunda-feira (30) a expulsão da encarregada de negócios dos EUA na Venezuela, Kelly Keirderling; de Elizabeth Hoffman, do departamento de política,e do vice-cônsul Dave Moo, por ligação com “a extrema direita” e por dar apoio a supostos “planos de sabotagem e desestabilização do governo”.

Nenhum comentário: