14 de abr. de 2019

Crianças não nascem transgêneros, conclui Associação Americana de Psicologia

Associação Americana de Psicologia alerta que crianças não devem ser estimuladas a fazer a "transição de gênero". (Foto: Pixabay)
Associação Americana de Psicologia alerta que crianças não devem ser estimuladas a fazer a "transição de gênero". (Foto: Pixabay)
Pessoas que buscam uma “identidade transgênero” não nascem assim e as crianças não devem ser encorajadas a “fazer a transição” para o sexo oposto, de acordo com um trabalho de referência endossado pela Associação Americana de Psicologia (APA), que se descreve como “a maior organização científica e profissional que representa a psicologia nos Estados Unidos e a maior associação de psicólogos no mundo".
No entanto, todos os dias pais ouvem de terapeutas, depois de uma consulta ou duas, a recomendação clara de que “devem permitir que seu filho(a) mude o nome e os pronomes pessoais, leve uma vida como como se fosse do sexo oposto e se submeta a intervenções médicas irreversíveis para concluir essa transição”.
Laura Haynes, psicóloga licenciada na Califórnia, recentemente revisou o Manual de Sexualidade e Psicologia da APA e destacou suas descobertas de pesquisas sobre crianças transexuais.
Entre esses resultados, citados na página 744 do Volume 1 do Manual, estão os seguintes:
- “Em não mais do que uma em cada quatro crianças, a disforia de gênero persiste desde a infância até a adolescência ou vida adulta”, com a maioria dos meninos afetados se identificando como gays, não transgêneros e até a metade das meninas afetadas se identificando como lésbicas, não transgêneros.
- “A transição social precoce (isto é, a mudança do papel de gênero, como registrar um menino na escola já como menina) deve ser abordada com cautela para evitar a exclusão desse estágio de desenvolvimento da identidade de gênero.”
- “A transição social precoce pode parecer necessária para alguns; no entanto, o estresse associado à possível reversão dessa decisão tem se mostrado substancial ”.
Mentiras e distorções
O ex-transgênero, escritor e colunista do jornal americano ‘Daily Signal’, Walt Heyer destacou que apesar dessas verdades expostas recentemente pela psicóloga Laura Haynes, a sociedade tem sido enganada por distorções sobre o assunto.
“Fomos enganados por afirmações distorcidas em contrário dos defensores da mudança de sexo, que insistem que a ciência está resolvida”, afirmou. “Eles dizem que ‘as pessoas que se identificam como sendo do sexo oposto nunca mudam de ideia, a identidade entre sexos é fixa e quanto mais cedo a criança, adolescente ou adulto for afirmado como o sexo oposto e fizer a transição, melhor ele ou ela estarão”.
“De fato, no entanto, a Associação Americana de Psicologia’ e o peso da evidência histórica desafiam essa afirmação das identidades entre sexos”, acrescentou.
Walt conta que se submeteu à sua mudança de sexo em abril de 1963, mas não tinha ideia de que um dia poderia mudar sua opinião sobre sobre o rumo que sua própria vida tomaria, nem que as evidências contra a ideologia de gênero já começariam a vazar em 1979.
“Quatro anos antes eu fui mutilado”, conta o escritor que nasceu como sendo do sexo masculino, mas decidiu ‘se tornar uma mulher’ e passou pela cirurgia de transição definitiva.
A verdade emergente
Em 1979, um endocrinologista, Dr. Charles L. Ihlenfeld, fez um alerta sobre o uso de hormônios e cirurgias na população transgênero em comentários a um grupo de médicos. Ihlenfeld havia administrado terapia hormonal por seis anos a um grande grupo de 500 adultos trans-identificados que se voluntariaram.
Ihlenfeld, que é gay, disse aos médicos que "80% das pessoas que querem mudar de sexo não devem fazê-lo". O desejo de mudar o sexo, segundo ele, "provavelmente se deve a fatores psicológicos poderosos - provavelmente a partir das experiências. dos primeiros 18 meses de vida. ”
Os comentários de Ihlenfeld, há 40 anos, prenunciavam as evidências fornecidas no Manual da APA, onde a página 743 do Volume 1 diz que se identificar como sendo do sexo oposto é "muito provavelmente o resultado de uma interação complexa entre fatores biológicos e ambientais".
"A pesquisa sobre a influência da dinâmica da família de origem", acrescentou, "encontrou algum apoio para a ansiedade de separação entre meninos não-conformes ao gênero e psicopatologia entre as mães."
Ihlenfeld e a APA, gerações separadas no tempo, chegaram a uma conclusão semelhante: o desejo de mudar de sexo provavelmente decorre de experiências da vida pregressa e de fatores psicológicos.
Quanto ao conhecimento e eficácia do uso de hormônios sexuais e cirurgia de mudança de sexo para tratar a disforia de gênero, a evidência não existe.
No Reino Unido, a Faculdade de Inteligência em Pesquisa Agressiva da Universidade de Birmingham realizou uma revisão em 2004 de 100 estudos médicos internacionais de “transexuais pós-operatórios”, mas não encontrou evidências conclusivas de que operações de mudança de sexo melhorassem a vida de transexuais.
Além disso, as evidências mostraram que a pessoa transexual, depois de passar por uma cirurgia de redesignação, “continua gravemente angustiada a ponto de cometer suicídio”.
Crianças = cobaias
Os tratamentos para crianças e adolescentes com menos de 18 anos com disforia sexual permanecem em grande parte experimentais. Há um grande número de perguntas não respondidas que incluem a idade de início, reversibilidade, eventos adversos, efeitos a longo prazo na saúde mental, qualidade de vida, densidade mineral óssea, osteoporose na vida adulta e cognição.
Assim, as descobertas negativas se acumulam e são levantados alarmes sobre a falta de provas em relação à eficácia e à segurança. Mas a administração de hormônios desnecessários e remoção partes do corpo saudáveis ​​com cirurgias de mudança de sexo continuam acontecendo.
O Manual de Sexualidade e Psicologia da APA, mais uma vez, diz que pessoas trans não nascem assim, que a identificação entre sexos pode mudar, e que a maioria das crianças podem abandonar o desejo de mudar de sexo se tiverem uma boa interação social.

“Não existia beleza interna em mim, eu só queria as coisas do mundo”, diz Ângela Bismarchi

Ângela Bismarchi reconhece que, sem Deus, não havia beleza em sua vida. (Foto: Reprodução/Facebook)
Ângela Bismarchi reconhece que, sem Deus, não havia beleza em sua vida. (Foto: Reprodução/Facebook)
Ângela Bismarchi ganhou fama com seus procedimentos estéticos, mas reconhece que, sem Deus, não havia beleza em sua vida. “Eu estava cega, hoje eu vejo”, ela afirma sobre sua conversão ao cristianismo, que aconteceu em 2016.
Bismarchi falou sobre sua fé em entrevista ao TV Fama, no XVI Congresso Mundial de Medicina Estética, onde acompanhava o marido, cirurgião plástico Wagner de Moraes. “Não é porque eu virei cristã que eu vou deixar de me cuidar. Eu continuo me cuidando, mas não excessivamente como antigamente”, disse ela.
Para exemplificar sua antiga obsessão pela beleza, Wagner contou que ele chegou a interromper um jantar para levar Ângela de última hora em sua clínica, para eliminar uma gordura localizada através de um procedimento médico. “É o cúmulo da vaidade. Quando chegamos nesse ponto, não é legal”, ela comenta.
Atualmente, o casal está fazendo uma graduação em teologia na Faculdade de Ciências e Teologia Eclética.
“A beleza interna é muito mais importante do que a externa”, conclui Ângela. “Não existia beleza interna em mim. Eu só pensava nas coisas do mundo, riqueza, fama; e a Bíblia não ensina isso. Tem certas coisas que não podemos mais fazer na vida, porque levam ao pecado”.
Uma de suas principais renúncias foi o Carnaval. “Meu nome sempre foi vinculado ao Carnaval. Mas [fazer parte disso] é expor muito o corpo, a sensualidade. Eu fiz várias capas de nudez, fui muito nua para o carnaval. Eu estava cega, hoje eu vejo”, ela destaca.

Damares Alves quer agravar pena por abuso sexual quando cometida por líder religios

Ministra Damares Alves em audiência na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. (Foto: Willian Meira/MDH)
Ministra Damares Alves em audiência na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. (Foto: Willian Meira/MDH)
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou nesta quarta-feira (10), durante audiência na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, que dados do Disque 100 revelam que líderes religiosos de todos os segmentos são os principais abusadores de mulheres e crianças.
As informações são extraídas de denúncias feitas ao Disque 100, que mostram que essa proporção é de 11% envolvendo essas lideranças, a maior dentre as acusações repassadas à equipe do ministério que cuida do serviço, segunda a ministra.
Vítima de abuso sexual na infância por um líder religioso, Damares afirmou que o ministério vai fazer um “enfrentamento” da questão. “Vou fazer esse enfrentamento. Vamos enviar uma proposta em que a pena por abuso seja agravada se for cometida por um líder religioso”, revelou.
“Quem passou pelo calvário que eu passei, sabe o que é estar no colo de um abusador”, disse a ministra a CDHM, onde também afirmou que está lutando e trabalhando para que essa “seja a melhor nação do mundo para se criar meninas”.
A chefe da pasta afirmou que o ministério acompanha as dezenas de casos de abuso sexual envolvendo o líder religioso João de Deus, que classificou o caso como “o maior caso de abuso sexual do mundo”. Damares disse que o caso “é a mais uma tragédia para esse país”.
A ministra disse ainda que o Disque 100 abriu um canal para denúncias de violações de direitos humanos em alojamentos de times de futebol, depois do incêndio no centro de treinamento do Flamengo que deixou dez jovens mortos. “Vocês não têm ideia da quantidade de denúncias que está chegando”, alertou.
Damares também falou sobre aborto. Segundo ela, não haverá “militância” nem contra nem a favor da descriminalização do aborto. “A espinha dorsal do ministério é a defesa da vida”, esclareceu.

Bolsonaro almoça com pastores e reafirma compromisso com Israel

Presidente Jair Bolsonaro ao lado do pastor Silas Malafaia durante almoço com líderes evangélicos. (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Presidente Jair Bolsonaro ao lado do pastor Silas Malafaia durante almoço com líderes evangélicos. (Foto: Marcos Corrêa/PR)
O presidente Jair Bolsonaro participou de um almoço com cerca de 100 pastores nesta quinta-feira (11) no  Hilton Hotel, na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Também estiveram presentes o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o governador do Rio, Wilson Witzel.
O almoço foi promovido pelo Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil (CIMEB) e conduzido pelo pastor Silas Malafaia, que afirmou ter reunido 90% da representação evangélica do país.
Durante discurso no evento, Bolsonaro disse que a viagem a Israel tocou sua alma e reafirmou seu compromisso de transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém. Seu primeiro passo foi anunciar a criação de um escritório de negócios na cidade santa.  “Queremos cumprir esse compromisso, mas, como um bom casamento, tem que namorar, ficar noivo”, explicou.
O presidente disse ainda que sentiu-se inspirado em Israel para tirar o Brasil da crise. “Veja o que eles não têm e o que eles são. Não têm riquezas naturais, água, biodiversidade, terras férteis, grandes áreas turísticas — a não ser as bíblicas. E olha nós. Nós temos tudo e olha o que nós não somos. O que nos falta é fé. Falta gente que sirva de exemplo para os demais e que não meça sacrifício na área de trabalho”.

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, presidente Jair Bolsonaro, pastor Silas Malafaia, presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e o governador do Rio, Wilson Witzel, em momento de oração. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
O pastor norte-americano John Hagee, fundador da organização Cristãos Unidos por Israel, disse que os cristãos têm uma dívida com os judeus e que “Deus tem abençoado Trump” por ter reconhecido Jerusalém como capital de Israel. O pastor pediu que os evangélicos brasileiros também se movam nesta direção.
Igreja e sociedade
O presidente do STF, Dias Toffoli, reconheceu o trabalho que os evangélicos têm feito no país, destacando que os líderes religiosos chegam onde o Estado não está.
“Após momentos tão difíceis nos últimos quatro, cinco anos, com crise econômica agudíssima, com decréscimo do PIB, afetando principalmente as periferias, lá onde até o Estado não está muitas vezes, está uma igreja evangélica”, afirmou. “As senhoras e senhores atuam naqueles lugares que seguram muitas vezes a possibilidade do desespero humano chegar a sua última consequência”.

Pastor Silas Malafaia fala durante almoço do Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil. (Foto: Marcos Corrêa/PR)
O pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, observou que o voto dos evangélicos em Bolsonaro não foi “exclusivamente por causa da agenda moral”.
“Votamos em Bolsonaro porque ele tem vida limpa, pela questão da segurança, da corrupção, pela questão de um novo país, pela questão do desemprego”, disse o pastor, destacando que os evangélicos não são alienados. “Estamos inseridos no contexto das necessidades e desejos desse país grande”.
Malafaia elogiou o presidente do STF e o presidente do Senado e analisou os primeiros cem dias do presidente Jair Bolsonaro: “Um pepino de 14 anos é em 100 dias que vai resolver? Vamos ter paciência”.

Jovem se volta para Deus após sobreviver a acidente: “Ele me deu uma segunda chance”

Luke Pickering durante seu coma, e hoje, milagrosamente reabilitado. (Foto: Reprodução/Augusta Chronicle)
Luke Pickering durante seu coma, e hoje, milagrosamente reabilitado. (Foto: Reprodução/Augusta Chronicle)
“Eu gostaria de pedir que você faça escolhas sábias e não tolas. Uma escolha tola pode se transformar em pesadelo e durar uma vida inteira”, disse Luke Pickering, estudante de 19 anos, em uma de suas palestras no Mês da Conscientização sobre o Álcool na Carolina do Sul.
Há um ano, Luke Pickering estava curtindo seu baile de final de ensino médio e antecipando a formatura. Na época, sua opção foi usar álcool, drogas e sair de carro junto com outros amigos. A embriaguês deles causou um acidente que matou um amigo, feriu outros e provocou uma lesão cerebral gravíssima em Luke, que era um dos passageiros.
“Eu tive que aprender da maneira mais difícil porque não ouvi meus pais ou meus amigos. Eu fiz do meu jeito. Eu não achei que nada de ruim iria acontecer comigo. Eu tinha 18 anos e achava que sabia tudo”, disse ele.
Era 14 de julho quando o acidente aconteceu, e Pickering sofreu graves traumas que o deixaram 14 dias em coma, chegando a ser considerado morto pelos médicos.
Mais de 200 pessoas o visitaram no hospital porque lhes disseram que ele não sobreviveria. No entanto, Luke ultrapassou as probabilidades depois de ficar 60 dias no hospital, onde passou por várias cirurgias antes de voltar para casa.
“Eu sou um milagre ambulante”, diz o rapaz, consciente de que sobreviveu pela intervenção divina.
O rapaz mostrou a fé de sua família em Deus os levou a saber que ele iria sobreviver. “Deus não terminou com ele ainda”, disse sua irmã, Bethany Mackins, quando seu irmão compartilhou seu testemunho em novembro de 2018 em sua igreja, Life Tabernacle Church, em Barnwell.
Deus é a escolha certa
Luke disse que foi difícil quando sua mãe mostrou fotos de como ele estava. “Não consigo imaginar quanta dor isso trouxe à minha família e aos meus amigos”, disse ele sobre “as escolhas muito erradas” que fez durante o último ano do ensino médio.
“Você pode estar aqui hoje e partir amanhã. Eu me lembro das más escolhas que fiz. Eu poderia de ter escutado meus pais, familiares, professores e pastor. Mas fiz escolhas erradas”, disse ele à igreja.

Luke disse que sua missão é dizer a “cada jovem que ele pode se divertir, sem bebidas” ainda mais tendo de dirigir, com aconteceu com ele, que foi passageiro de um motorista que estava bêbado. “Tome decisões inteligentes e fique seguro, com pouco estresse e diversão. Diga a um membro da família quais são seus planos”, disse.
Luke conta que em 2016 estava com raiva, deprimido, triste e rebelde. Então ele virou-se para álcool e drogas para preencher o vazio. “Eu estava tão longe de Deus e deixei o diabo me controlar”, contou.
Sua mãe, seu pastor e outros tentaram intervir, mas Luke não os escutou.

Cerca de um mês antes do acidente, sua mãe lhe disse: “Permaneça na fé e não se afaste de Deus”, mas ele ignorou aquele conselho.

Depois do acidente, Luke decidiu escolher um novo caminho. Ele diz que agora percebe que deveria ter confiado no amor eterno de Deus, sua família e igreja para superar sua mágoa em vez do prazer temporário das drogas e do álcool.
“Deus mudou minha vida. Eu sou muito grato e dou a Deus todo o louvor por me deixar vivo. A razão pela qual estou vivo hoje é por causa da oração e da fé. Deus me deu um milagre por uma razão”, disse ele.

Luke diz que “Deus transformou sua história em um testemunho”.

Nos últimos meses, o jovem compartilhou seu testemunho em igrejas e em aulas para educação de motoristas, na esperança de ajudar os outros.

“Eu vi meu filho Luke falar muitos lugares dando seu testemunho pessoal”, disse a mãe de Luke, Penny McGahan. “Luke tem sido capaz de dizer aos outros que a graça de Deus é cheia de perdão e misericórdia. Eu sei que deve ser duro para Luke levantar e contar sobre as escolhas passadas e erradas que ele fez. No entanto, perguntei a Luke um dia se isso o incomodava. Sua resposta foi: ‘Mamãe, se meu testemunho ajudar apenas uma pessoa, valerá a pena’”.

“Estou muito orgulhosa de Luke e sei que Deus tem um plano para ele”, disse sua mãe. Ela disse que agora seu filho está com um foco renovado na fé e na família, a vida de Deus planejou para ele.

Quando os Discípulos Viram Jesus

João 20:19 diz “Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus…” Sabia que a igreja de Jesus Cristo começou com um grupo de homens amedrontados numa sala de primeiro andar em Jerusalém? Frustração no primeiro andar… um pouquinho de fé mas muito pouco fogo.
Quantas congregações de hoje têm religião o suficiente para se juntarem, mas não têm a paixão suficiente para ir pra fora? O que é necessário para nos tirar do prédio é o que tirou os apóstolos da sala. Eles viram Jesus. A pedra do túmulo não podia segurá-lo. As paredes da sala não podiam mantê-lo fora. Ele veio chamá-los a lembrar. A lembrarem que aquele que outrora estava morto, agora está vivo, e eles que eram culpados agora estão perdoados.

Lembre-se de Jesus

Se não estivermos ensinado as pessoas como serem salvas, pode ser porque esquecemos a tragédia de estar perdido. Se não estivermos ensinando a mensagem do perdão, talvez seja porque não lembramos como é ser condenado.
Quando os tempos ficam difíceis, quando a morte assombra, quando a raiva acende, quando a vergonha pesa muito, lembre-se de Jesus. Lembre-se deste descendente de Davi que esmagou a morte.
Você sabe que uma pessoa nunca mais é a mesma, depois que ela vê tanto seu desespero total e afirme a graça de Cristo. Encarar o desespero sem a graça é suicida. Ver a graça sem o desespero leva à futilidade. Mas, enxergar ambos… isso é conversão.

Derrotas não são Fatais

Nada se arrasta tão pesadamente como um saco de derrotas. Se você pudesse fazer tudo de novo, você faria diferente. Mas você não pode. Embora tantas vezes você diz para si mesmo que “O que foi feito, foi feito”, o que você fez não pode ser desfeito. Isso faz parte do que Paulo quis dizer quando falou “O salário do pecado é a morte.”Pode alguma coisa ser desfeita? O que é que você faz com as pedras de tropeço da vida?
Será que todos nós não almejamos um pai que se importa conosco apesar das nossas derrotas? Nós temos este tipo de pai. Um pai que é o seu melhor quando nós somos os nosso piores. Um pai cuja graça é mais forte quando a nossa devoção é a mais fraca. Se seu saco está cheio e pesado, então você tem uma notícia sensacional à sua espera: suas derrotas não são fatais.

O Reino sacerdotal de Cristo


DevocionalDurante sua vida terrena, Jesus não podia entrar no Santuário do templo judaico nem no Santo dos Santos, pois Ele não era sacerdote. Também não poderia almejar tal cargo, pois era restrito aos descendentes de Levi, e Ele era da tribo de Judá. Restava-lhe frequentar as sinagogas e ficar no pátio do templo, como qualquer israelita. Os sacerdotes consideravam-se superiores a Cristo e, com o poder judiciário que possuíam, mandaram prendê-Lo, como se fosse um bandido. Em seguida, eles O julgaram e condenaram à morte. Sendo da tribo de Judá e da família de Davi, Ele poderia, em tese, ser rei, mas o poder estava nas mãos dos Herodes e Césares. Deste lado, exclusivamente político, veio outro julgamento e nova condenação. Se dependesse dos homens, Jesus jamais seria rei ou sacerdote, mas “Deus O exaltou soberanamente, e Lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2.9-11).
“Jurou o Senhor, e não Se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque” (Salmos 110.4; Hb 7.21). “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-Se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça […]. Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual Se chama é o Verbo de Deus […]. No manto, sobre a Sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Ap 19.11,13,16).
Tudo isso nos mostra o grande contraste entre os propósitos humanos e a soberania divina. Guardadas as devidas proporções, todos os filhos de Deus, ainda que sejam rejeitados neste mundo, são reis e sacerdotes diante do Pai. Ainda que sejam barrados em muitos ambientes deste mundo, têm o seu acesso garantido ao santuário celestial, pois o véu foi rasgado e o caminho está aberto.
:: Pr. Anísio Renato de Andrade

O mundo e a alma


Devocional“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma”? (Mc 8.36). Nessa frase, Jesus fala de duas dimensões: “o mundo”, caracterizado principalmente pelas coisas materiais, e a “alma”, representando o aspecto espiritual do ser humano. É o visível em confronto com o invisível. São duas realidades concorrentes, com seus próprios valores e características. Não podemos anular nenhum dos dois, mas precisamos ter plena consciência de que, embora vivamos no mundo, não lhe pertencemos (João 17.16). O mundo é um sistema sob domínio de Satanás (1 João 5.19). Em todo o tempo, ele tenta nos seduzir e envolver. Duas palavras muito importantes na fala de Jesus são: ganhar e perder. O mundo se apresenta como fonte de satisfação para a nossa cobiça, oferecendo-nos muitos ganhos, mas, em contrapartida, existem perdas.
Qual é o preço pago por vantagens e prazeres aparentemente gratuitos? Que tipo de renúncia fazemos na busca insaciável por conquistas materiais? Em nome da aparência sacrificamos a essência? Qual será o proveito disso? De que vale um mundo sem alma? Seria como lâmpada sem luz, casa sem família, relações sem amor, riquezas sem valores. O resultado é o vazio e a angústia sentidos por Judas Iscariotes, embora tivesse nas mãos as 30 moedas de prata. Que a nossa dedicação ao mundo, relacionada às necessidades cotidianas, não seja tanta que nos impeça de investir no principal, que é o relacionamento com Deus. Além de tudo, é importante lembrar que o mundo passa (1 João 2.17), mas a alma é eterna. Quando Jesus fala de sua perda, Ele Se refere à perdição eterna de uma alma sem Deus. Nossas almas precisam de Cristo, pois Nele está o seu descanso, sua paz e plena realização (Mt 11.29).
:: Pr. Anísio Renato de Andrade

Valores e prioridades


DevocionalJesus disse aos Seus discípulos: “Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?” (Mt 6.25). A inversão de valores causa ansiedade. A mentalidade distorcida, com ênfase exagerada em coisas secundárias, causa transtornos diversos. Jesus tocou em nossa noção de valores, ao dizer: “A vida vale mais que o alimento e o corpo vale mais que as roupas”. Precisamos rever nossos valores, pois eles afetam nossa ordem de prioridades, influenciando todos os aspectos da nossa existência. A busca ansiosa por comida e vestes pode prejudicar o corpo e a vida. Se Jesus nos alertou sobre o empenho exagerado em prol de coisas necessárias, o que Ele diria da nossa ânsia pelo supérfluo? Precisamos reconhecer o que é mais importante para valorizar e agradecer. Ao invés de reclamar pela falta de uma roupa nova, vamos louvar a Deus pelo corpo e pela vida.
“Olhai as aves do céu, olhai os lírios do campo”, prosseguiu o Mestre. Interrompa o processo da ansiedade e contemple a beleza e a simplicidade da natureza. Ela traz inúmeras lições de Deus para nós. Jesus conclui, destacando os valores supremos da vida cristã: “Mas buscai primeiro o reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33). A busca prioritária pelas coisas materiais, ainda que importantes, pode nos ocupar de tal forma que não tenhamos tempo para Deus. Contudo Ele deve ser nossa prioridade máxima. Não se trata apenas de acreditar em Deus, lembrar Dele e orar na hora do aperto. A palavra “reino” fala de reconhecer a autoridade do Senhor sobre nós e viver em obediência a Ele. Jesus não mandou “buscar o reino e as bênçãos” ou “o reino e a prosperidade”, mas, sim, a justiça, ou seja, a retidão, um modo de vida que agrade ao Pai. O ajuste dos nossos valores define uma nova orientação de vida, elimina a ansiedade e proporciona a paz. O resto é acréscimo.
:: Pr. Anísio Renato de Andrade

11 de abr. de 2019

Vinde, ficai e ide


Foto: unsplash.com
Foto: unsplash.com
Vinde, ficai e ide. Essas palavras de Jesus mostram algumas fases do Seu propósito para nós. “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). Ele nos faz um convite, uma convocação. Nossa resposta é importante. Chega de dar desculpas para não atender o chamado. Vamos a Cristo porque Ele é a fonte de águas vivas (João 7.37). Só Ele pode saciar nossa sede espiritual. Nesta primeira etapa somos abençoados, libertos e salvos.
“Ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder” (Lucas 24.49). Muitos vêm a Jesus, mas não permanecem. O ficar refere-se ao compromisso. É um tempo de transformação e preparação. Os discípulos ficaram três anos com Jesus para conhecê-Lo e aprenderem a Sua Palavra. Finalmente, eles receberam o Espírito Santo, capacitando-os para o ministério.
“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15). O que recebemos de Jesus não é só para nós. Precisamos levar o Evangelho ao mundo para que muitos O conheçam e sejam salvos. Atenda a convocação, receba a transformação e cumpra a missão.
:: Pr. Anísio Renato de Andrade

Firmes e constantes


Foto: unsplash.com
Foto: unsplash.com
“Portanto, amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (1Co 15.58).
A Palavra de Deus nos diz que “o homem de ânimo dobre é inconstante em todos os seus caminhos” (Tg 1.8 ). Esse é o tipo de pessoa que não tem firmeza em suas escolhas, é indeciso, quer viver na luz e nas trevas, como se pudesse servir a dois senhores (Mt 6.24).
A inconstância se manifesta nas questões de estudo, trabalho, relacionamentos e na vida espiritual. A liberdade é usada por muitos como desculpa para evitar a definição e o compromisso. Jesus disse aos Seus seguidores: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não é apto para o Reino de Deus” (Lc 9.62).
Quem segue a Cristo não pode olhar para trás, envolvendo-se com seus antigos pecados. Como está escrito em Lucas 17.32: “Lembrai-vos da mulher de Ló”. Nossa firmeza é resultado da fidelidade. Essa palavra, tão valorizada no comércio, na política, nos relacionamentos e até no futebol, deve, acima de tudo, caracterizar nosso compromisso com Deus.
Devemos ser firmes e constantes, mas por quanto tempo? ATÉ a morte (Ap 2.10) ou ATÉ que Cristo volte (Tg 5.7). Só assim alcançaremos a plena realização dos Seus propósitos para nós.
:: Pr. Anísio Renato de Andrade

10 de abr. de 2019

“A justiça é falha”, diz Bianca Toledo após absolvição de Felipe Heideric

Felipe Heiderich e Bianca Toledo (Foto: Reprodução/Facebook)
Felipe Heiderich e Bianca Toledo (Foto: Reprodução/Facebook)
O pastor Felipe Heiderich foi absolvido das acusações de pedofilia pela Justiça do Rio de Janeiro.
Em decisão publicada na última sexta-feira (5), o juiz Tiago Fernandes de Barros julgou “improcedente” a ação punitiva contra o réu.
Segundo o advogado de Felipe, Leandro Meuser, a sentença completa não pode ser publicada, por se tratar de processo com segredo de Justiça.
“Mas confirmamos que, atendendo a pedido da defesa e do próprio Ministério Público, Felipe Heiderich foi absolvido de todas as acusações”, disse nesta segunda-feira (8) em sua página no Facebook.
Em junho de 2016, Heiderich foi denunciado pela ex-esposa, a escritora Bianca Toledo, por abusar de seu filho, na época com 5 anos, fruto do casamento anterior.
Segundo a denúncia, o abuso teria ocorrido até o dia 11 de junho na residência do casal, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio.
O caso foi a público nas redes sociais no dia 6 de julho, quando Bianca afirmou ter descoberto que o marido é homossexual e estava “acautelado por crime de pedofilia”.
Na época, Bianca contou que Felipe confessou as acusações, tentou suicídio e foi avaliado em uma clínica psiquiátrica.
Pronunciamentos
Em um vídeo publicado nas redes sociais nesta segunda, Felipe celebrou a decisão da Justiça. “Quanto tempo eu esperei por isso. Depois de quase três anos de dor e sofrimento.
Tanto o Ministério Público pediu minha absolvição como o juiz acaba de decretar que eu sou completamente inocente de tudo o que me acusaram”, afirmou.
“Eu sei que existem muitas perguntas: por que eu fui sequestrado, mantido em cárcere privado, por que tudo isso aconteceu? Mas neste momento, mesmo que eu esteja com 25 quilos a menos, eu só quero abraçar a minha família e poder sair na rua, de cabeça erguida, dizendo: olha só, era tudo mentira. E agora eu tenho como provar, vocês não precisam só acreditar na minha palavra. Eu tenho as provas de que eu fui declarado inocente de tudo”, acrescentou.
Bianca Toledo usou sua conta no Instagram para se manifestar sobre a decisão da Justiça. “A decisão de absolvição por falta de provas não comprova inocência. E não muda em nada tudo o que sofremos 3 anos atrás. O meu pedido de anulação do casamento foi por adultério e comprovação da homossexualidade confessa. Oramos para que ele se arrependa e pare de mentir”, declarou.
Questionada através dos Stories do Instagram como se sente com a absolvição de Felipe, Bianca disse: “Nós não temos nenhum desejo de vingança, do fundo do coração. Somente desejo que ele se arrependa e não minta mais. A Justiça no Brasil é falha, a de Deus não”.
Fonte: Guia-me

Fiéis da Assembleia de Deus fazem protesto em frente a igreja

Fiéis protestam na frente de templo da Assembleia de Deus, em Palotina (PR)
Fiéis protestam na frente de templo da Assembleia de Deus, em Palotina (PR)
Neste domingo (07), fiéis da Igreja Assembleia de Deus, localizada no centro da cidade de Palotina, no Paraná, realizaram um manifesto em favor da permanência do Pastor Jean Carlos Nogueira.
Membros simpatizantes da direção organizaram o movimento em repulsa a uma tomada de decisão da Convenção do Paraná.
De acordo com informações de um dos integrantes do protesto e membro da Igreja, a Convenção teria indicado um novo pastor e, sem nenhum aviso com antecedência, nem consentimento dos fiéis, teria tentado forçar a realização da posse do mesmo.
A posse do novo pastor estava prevista para acontecer na manhã deste domingo, 7, porém, devido a manifestação não aconteceu
Os fiéis não aceitam a retirada de Nogueira, uma vez que ele não teria cometido nenhuma irregularidade.

“Pastor Jean vem realizando um excelente trabalho em prol da igreja, porém, o presidente que é de Terra Roxa, decidiu trocar o pastor sem ouvir os membros da igreja local”, disse um dos manifestantes ao acrescentar, “Não estamos contra a Convenção, estamos querendo que as decisões sejam compartilhadas com nós antecipadamente. Não vejo motivo do presidente trocar de pastor em Palotina”.

“Somos cerca de 500 irmãos, não podemos admitir que o presidente mande e desmande sem antes nos consultar. Convenção deve ouvir a igreja antes de qualquer ato”, explicou uma mulher que fazia parte do movimento.

“Palotina tem Pastor sim”, declarou em coro os manifestantes.
Segundo apuração do jornal Correio do Ar, a igreja Assembleia de Deus de Palotina é subordinada a igreja de Terra Roxa, sendo assim parte do dízimo arrecadado, ao invés de ser usado na cidade, acaba sendo enviado para fora do município. Eles buscam a emancipação para que a igreja de Palotina tenha seu próprio presidente e assim, possa tomar decisões independentes.

A reportagem não conseguiu contato com a direção da igreja local nem com a convenção.
Fonte: Correio do Ar

Pobreza aumenta e chega a 21% da população no Brasil

Pobreza
Pobreza
O Banco Mundial divulgou, na última quinta-feira (4/04), um relatório indicando que, entre 2014 e 2017, a pobreza aumentou no Brasil e já atinge 21% da população, ou 43,5 milhões de pessoas.
O aumento no período, de acordo com o documento “Efeitos dos ciclos econômicos nos indicadores sociais da América Latina”, foi de 3%, significando um incremento de 7,3 milhões de brasileiros e brasileiras vivendo em situação de pobreza, isto é, com até 5,50 dólares por dia.
Em 2014, o total de pessoas vivendo na pobreza no país era de 36,2 milhões (17,9%).
Segundo o banco, o quadro negativo teria se iniciado com a forte recessão que o Brasil atravessou a partir do segundo semestre daquele ano, perdurando até o fim de 2016.
A avaliação é a de que o fraco crescimento da América Latina e Caribe, principalmente na América do Sul, afetou os indicadores sociais do país mais populoso da região (um terço do total).
Apesar desse quadro, o Banco Mundial manteve as previsões de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o Brasil, com altas de 2,2% em 2019 e 2,5% em 2020. México deve crescer 1,7%, enquanto a Colômbia, 3,3%. Argentina e Venezuela deverão ter quedas no PIB (-1,3% e -25%, respectivamente)
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 1 prevê a erradicação da pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares, até 2030.
Na última terça-feira (2/04), também foi apresentado um relatório conjunto por União Europeia, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e Programa Mundial de Alimentos (PMA), apontando que o contingente de pessoas vivendo em situação de insegurança alimentar no mundo foi de 113 milhões de pessoas em 2018. Houve, portanto, uma queda na comparação com 2017, quando a insegurança alimentar aguda atingiu 124 milhões.
Apesar do recuo, a ONU destaca que o número de pessoas no mundo nessa situação vem se mantendo acima dos 100 milhões nos últimos três anos, sendo que o volume de países afetados aumentou. O relatório dá ênfase à “necessidade de fortalecer a cooperação entre os agentes humanitários, de desenvolvimento e da paz para reverter e prevenir as crises alimentares”.

Pequenas sementes, grandes frutos


DevocionalAs sementes, em geral, são discretas quanto à sua forma, cor e tamanho. Não costumam chamar atenção para si. Quando são semeadas então, desaparecem no solo, como se não mais existissem. Contudo, com o tempo, e no mais absoluto silêncio, seu implacável poder manifesta a vida para a perpetuação de sua espécie. A semente vira planta que nasce, cresce, lança raízes, caules, ramos, folhas, flores e frutos. Estes costumam ser coloridos e atraentes, levando em seu interior novas e numerosas sementes.
Tudo isso, além de retratar a realidade dos vegetais, ilustra de forma perfeita diversos aspectos da vida humana, tanto para o bem quanto para o mal.  Nossas palavras, atitudes e ações são sementes, muitas vezes discretas ou até mesmo secretas.
Você pode esconder suas sementes e pensar que estão mortas e sepultadas, mas os frutos serão numerosos e não poderão ser escondidos. Sementes ocultas, frutos revelados. Isto é bom ou ruim? Dependerá das sementes que selecionamos, conforme as escolhas que fizemos. A semente do homem, por exemplo, pode ser oculta na mulher, mas a gravidez manifesta ao mundo sua existência. O mesmo ocorre com o pecado, que pode escondido ou começar discretamente, com uma mensagem, uma ligação, um contato, mas, uma vez germinado, desencadeia uma série de frutos multiplicados que não se conseguirá esconder, apesar de todos os esforços. Foi assim com Davi, quando pecou com Bateseba. “Os pecados de alguns homens são manifestos antes de entrarem em juízo, enquanto os de outros descobrem-se depois. Da mesma forma também as boas obras são manifestas antecipadamente; e as que não o são não podem ficar ocultas” (1Tm.5.24-25). As boas sementes também, ainda que sejam imperceptíveis ou invisíveis e desvalorizadas, produzirão frutos abundantes que por todos serão vistos. Novamente, vejamos as palavras de Paulo a Timóteo: “Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. Até que eu vá, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino. Não negligencies o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero. Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos” (1Tm.4.12-15).
O bem e o mal feitos discretamente serão recompensados em público (Mt.6.1-6,18). É o que acontece ao atleta. Sua negligência ou dedicação nos treinos particulares determinarão seu desempenho e reconhecimento nas competições. Os bons frutos, por todos vistos e admirados, causarão inveja naqueles que não viram o sacrifício da semeadura. Enfim, escolhamos bem as nossas sementes, sejamos dedicados ao Senhor e a nossa colheita será abençoada.
:: Pr. Anísio Renato de Andrade

Não dependa do azeite alheio


DevocionalJesus contou a parábola das 10 virgens para ilustrar o cenário dos últimos dias e da sua segunda vinda (Mt.25). As 10 moças não representam ímpios, mas crentes. Todas pareciam iguais, todas esperavam o noivo, mas o texto destaca o caráter e não apenas a aparência. Cinco eram sábias e cinco eram tolas. O noivo demora a vir e esse tempo de espera torna-se o teste que revela o caráter. Não basta esperar a volta de Jesus. Precisamos estar preparados. Que preparação é esta? Possuir o azeite, que representa o Espírito Santo. Só ele pode manter o fogo espiritual em nossos corações, o amor, o fervor e a intensidade da nossa dedicação.
Não dependa do azeite alheio. Busque sua própria experiência com Deus. A bíblia diz que as virgens esperaram até a meia-noite. É um tempo de trevas que caracteriza os últimos dias.  Nesse tempo, Deus envia mensageiros para anunciar: “O noivo está chegando”!  É tempo de despertar. Vamos pedir ao Senhor o azeite e o fogo, antes que seja tarde demais.
:: Pr. Anísio Renato de Andrade

Prepare-se para a volta de Jesus


DevocionalQuando saiu do Egito, Moisés subiu ao monte Sinai para receber a lei de Deus e ali permaneceu durante 40 dias (Dt.32). O povo de Israel ficou lá embaixo, acampado no deserto.  Precisamos estar numa posição espiritual elevada de comunhão com Deus, recebendo suas instruções para o nosso tempo. Queremos saber os seus propósitos e a sua agenda para estes dias. O povo pensou que Moisés não voltaria mais e pediu que Aarão lhes fizesse deuses. Os israelitas não estavam sintonizados com Deus, mas dependiam de elementos visíveis, referências palpáveis, fosse um homem ou um ídolo. Então Aarão, dominado por aqueles a quem devia liderar, fez o bezerro de ouro, uma obra de arte maligna e maldita.
Nossa situação hoje é semelhante à de Israel no deserto. Jesus subiu ao céu e parece demorar. Muitas pessoas não creem na sua volta (2Pd.3.1-13) e começam a estabelecer ídolos em seus corações, mas o tempo de espera é uma oportunidade de preparação. Deus quis destruir aquele povo no deserto, mas Moisés intercedeu por eles. Devemos estar atentos nesses dias do fim, intercedendo por todos e nos preparando para a volta de Jesus.
:: Pr. Anísio Renato de Andrade

O fruto que Deus procura


DevocionalCerta vez, Jesus comparou as pessoas a uma figueira infrutífera (Lc.13.6-9). O dono da propriedade procurou frutos naquela árvore durante três anos, mas não achou. Assim também Deus procura frutos em nós. Alguém poderia dizer: “Senhor, veja como esta figueira é alta, forte e bem localizada. Ela tem lindas folhas e flores, além de proporcionar uma boa sombra”, mas nada disso é fruto. Talvez estejamos muito satisfeitos com os resultados alcançados, mas será que Deus está satisfeito? Os efeitos do evangelho em nossas vidas não podem ser apenas coisas materiais, como casas, carros, empresas e dinheiro.
O que Deus procura em nós é o fruto do Espírito, apresentado em Gálatas 5.22: “Amor, alegria, paz, paciência, benevolência, bondade, fé, mansidão e domínio próprio”. Em outras palavras, o fruto é a manifestação de um caráter transformado.  O dono da vinha mandou cortar a figueira infrutífera, mas o viticultor pediu que lhe fosse dado mais um ano para produzir. Assim também, Jesus intercede por nós, pedindo que o Pai nos dê mais uma oportunidade, seja mais um dia ou, quem sabe, mais um ano. Vamos aproveitar cada chance, enfatizando menos o que esperamos de Deus e mais o que ele espera de nós.
:: Pr. Anísio Renato de Andrade

Vinde, ficai e ide


Foto: unsplash.com
Foto: unsplash.com
Vinde, ficai e ide. Essas palavras de Jesus mostram algumas fases do Seu propósito para nós. “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). Ele nos faz um convite, uma convocação. Nossa resposta é importante. Chega de dar desculpas para não atender o chamado. Vamos a Cristo porque Ele é a fonte de águas vivas (João 7.37). Só Ele pode saciar nossa sede espiritual. Nesta primeira etapa somos abençoados, libertos e salvos.
“Ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder” (Lucas 24.49). Muitos vêm a Jesus, mas não permanecem. O ficar refere-se ao compromisso. É um tempo de transformação e preparação. Os discípulos ficaram três anos com Jesus para conhecê-Lo e aprenderem a Sua Palavra. Finalmente, eles receberam o Espírito Santo, capacitando-os para o ministério.
“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15). O que recebemos de Jesus não é só para nós. Precisamos levar o Evangelho ao mundo para que muitos O conheçam e sejam salvos. Atenda a convocação, receba a transformação e cumpra a missão.
:: Pr. Anísio Renato de Andrade

Gratidão Pelo Maior Presente

Gratidão. É estar mais ciente do que você tem do que aquilo que falta. É reconhecer um tesouro nas coisas simples: um abraço de uma criança, um por do sol dourado. Acima de tudo é um senso do maior de todos os presentes: o Filho de Deus, Jesus Cristo que tomou o seu lugar.
No campo de concentração de Auschwitz durante a Segunda Guerra Mundial, Franciszek [FRAN-sih-zeck] Gajowniczek [Guh-JOE-na-zeck] foi um de dez prisioneiros escolhidos para morrer. Um anjo na forma de um padre Franciscano de nome Maximilian Kolbe voluntariou para ficar no lugar dele. Sabe, eu e você temos algo em comum com Franciszek. Ambos de nós tivemos um substituto que morreu em nosso lugar. E ambos de nós descobrimos o que significa ser grato. Pois, aquilo que temos é muito maior do que poderíamos ainda desejar. Você não concorda?

Quando os Discípulos Viram Jesus

João 20:19 diz “Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus…” Sabia que a igreja de Jesus Cristo começou com um grupo de homens amedrontados numa sala de primeiro andar em Jerusalém? Frustração no primeiro andar… um pouquinho de fé mas muito pouco fogo.
Quantas congregações de hoje têm religião o suficiente para se juntarem, mas não têm a paixão suficiente para ir pra fora? O que é necessário para nos tirar do prédio é o que tirou os apóstolos da sala. Eles viram Jesus. A pedra do túmulo não podia segurá-lo. As paredes da sala não podiam mantê-lo fora. Ele veio chamá-los a lembrar. A lembrarem que aquele que outrora estava morto, agora está vivo, e eles que eram culpados agora estão perdoados.