18 de nov. de 2014

Abraão é julgado em sinagoga de Nova York

No último domingo (17), o conhecido patriarca bíblico Abraão foi julgado, acusado de tentativa de homicídio e de pôr em perigo o bem-estar de seu filho, Isaque. O julgamento simulado ocorreu na sinagoga Emanu-El Temple. A antiga narrativa de Abraão levando seu filho Isaque para o alto do monte Moriá para fazer um sacrifício a Deus foi revivida milhares de anos depois. O objetivo é chamar atenção da comunidade judaica para voltarem às Escrituras. O caso de um dos principais personagens do Antigo Testamento foi presidido pela juíza distrital Alison Nathan. O representante legal de Abraão foi o conhecido advogado Alan Dershowitz. O ex-governador de Nova York Eliot Spitzer foi o promotor, fazendo as acusações. “Vamos ser honestos, se eu colocar um anúncio pedindo às pessoas virem estudar a Bíblia em uma manhã de domingo, a maioria não virá. Agora as pessoas estão vindo para ver o julgamento e estudar a Torá. Eles farão isso de uma maneira criativa e de uma forma que torna a religião relevante para as suas vidas”, explica Gady Levy, diretor executivo do Centro Skirball que funciona dentro da sinagoga que está hospedando o evento. O templo judeu vendeu mais de 1.000 entradas, a 36 dólares cada. Todo esse sucesso é parte da estratégia criada pelo novo rabino da congregação, Joshua Davidson, 46 anos. Seu objetivo é ampliar o alcance da sinagoga numa época em que as congregações estão encolhendo em todo o país. Os estudos mostraram que um número crescente de judeus sente-se desconectado da vida religiosa. O Emanu-El Temple continua a ser uma das maiores congregações judaicas reformistas do mundo. Hoje congrega pouco mais de 2.400 famílias. Contudo, seus líderes já identificaram que as reuniões mais formais não atraem o público entre 20 e 30 anos de idade. “As organizações que não evoluem acabam perdendo sua relevância”, disse ele. O Centro Skirball é uma forma de atrair os judeus da região com programas alternativos. Ali foram realizadas este ano um debate eleitoral com os estrategistas políticos James Carville e Mary Matalin. Também hospedou um painel sobre a história dos jogadores de beisebol judeus, além de regularmente apresentar shows musicais e oferecer aulas de culinária típica. “Este é um desafio fascinante, porque apresenta uma interface entre o direito penal, a doutrina religiosa e a psicologia, e isso nunca é fácil”, disse Dershowitz. Afirmou ainda que pretendem mostrar as Escrituras como uma ferramenta de ensino duradouro. “Você pode ensinar Filosofia, pode ensinar Literatura, pode ensinar Direito… Você pode ensinar muito sobre a vida a partir da Bíblia.” A juíza explica que embora seja uma simulação, todo o processo segue as leis do Estado de Nova York. Não houve “testemunhas” durante o julgamento de Abraão. O público presente serviu de júri, apresentando um veredito no final. Com informações de Wall Street Journal

17 de nov. de 2014

Igreja troca orações e hinos por cerveja e pipoca nos cultos

Diversos pastores dos Estados Unidos estão abrindo espaços “alternativos” para fazer reuniões religiosas. Em geral, são mantidas as dinâmicas dos cultos evangélicos com hinos, pregação, tendo como aspecto diferenciador que durante os encontros, os cristãos bebem cerveja. Porém o pastor Kevin Brown, da Igreja Crossroads, decidiu dar um “passo adiante”. Ele alugou a parte de cima do pub The Loft na cidade de Lansing, Michigan, para uma reunião semanal. Por causa da sua localização, batizou-a de “Cenáculo”, uma referência ao local onde Jesus se reuniu pela última vez com seus discípulos, antes da crucificação. Numa reunião típica, as Bíblias ficam sobre as mesas ao lado das cervejas e pipoca. O pastor sobe ao palco, assume os teclados e canta uma música, mas não é um hino. É uma música da banda de rock secular Death Cab for Cutie. Alguns aplaudem, outros apenas observam, entre um gole e outro. A decisão de não usar canções religiosas é por que “conversamos com as pessoas que não vão à igreja e percebemos que para eles é estranho cantar a um Deus que você não acredita”. O grupo que estava no local não passava de 60 pessoas. No telão, um trecho do filme “Sinais”, com Mel Gibson. Depois, cantou-se a música “Some Nights”, do grupo pop Fun. biblia e a cerveja Igreja troca orações e hinos por cerveja e pipoca nos cultos A Bíblia e a cerveja. Pode haver uma congregação evangélica se não há orações, hinos ou apelos? A Crossroads acredita que sim e que só desta maneira conseguirá atrair pessoas cuja relação com a igreja tradicional é tênue ou inexistente. Como um “chamariz extra”, a primeira cerveja dos que visitam o local pela primeira vez é paga pelos pastores. “É um gesto de amizade”, explica Noah Filipiak, 31 anos, um dos fundadores da Crossroads. “Achamos que passa uma mensagem para as pessoas que são muito desconfiadas de igreja e acham que ela, como instituição, existe apenas para criticar os outros”. Quando chega sua vez de falar, ao invés de um sermão sobre céu ou salvação, apresenta uma reflexão sobre “Como Deus pode nos ajudar no caos diário”. O projeto para o Cenáculo, co-fundado por Filipiak, surgiu após ele convidar amigos que jogavam futebol com ele nas manhãs de domingo para irem ao culto na Crossroads. Reparou que a maioria não foi. Os poucos que foram, não voltaram no domingo seguinte. Isso o fez questionar que tipo de ambiente a igreja estava oferecendo. Decidido a se aproximar do que identifica como pessoas que tem algum interesse nas coisas espirituais mas simplesmente não está indo à igreja. Para ele parece natural unir um ambiente festivo e bebida, afinal foi numa festa de casamento que Jesus fez seu primeiro milagre, transformando água em vinho. Segundo estudos, o grupo religioso que mais cresce nos Estados Unidos são os “sem religião”. Cerca 20% dos americanos se definem assim, chegando a 30% entre os que tem menos de 30 anos. Engana-se quem pensa que sejam ateus. A maioria não é. Dois terços dizem acreditar em Deus, indica a pesquisa realizada Centro de Pesquisas Pew sobre Religião e Vida Pública em 2012. Um em cada cinco afirma orar todos os dias. Mesmo assim, a imensa maioria não acredita que precisa pertencer a uma igreja. Warren Bird, diretor de pesquisa da Leadership Network, grupo que analisa as tendências da igreja, decreta: “A maioria das pessoas gosta de Jesus, mas não da religião organizada ou institucional, ou veem a si mesmos como senso mais espirituais que religiosos”. Para ele, os plantadores de igrejas precisam “descobrir novas formas para abrigar as verdades eternas e imutáveis do Evangelho”. Na sua concepção, isso não é algo realmente novo. “Desde os dias de Jesus e seus apóstolos até hoje, os líderes da igreja tentam levar o Evangelho onde o povo está”, disse Bird. “Isso significa não só templos, mas todos os locais públicos”. Com informações USA Today

Turma da Mônica traz versão espírita do Evangelho

Turma da Mônica traz versão espírita do Evangelho Ilustração do livro "Meu pequeno evangelho", de Maurício de Sousa, Luis Hu Rivas e Alã Mitchell (Foto: Reprodução) Há mais de 50 anos o cartunista Mauricio de Sousa faz sucesso com as histórias de sua Turma da Mônica. Os personagens mais famosos dos quadrinhos brasileiros foram vistos nas mais diversas situações. Quem acompanha o material, que ainda faz muito sucesso entre as crianças, já deve ter reparado que nas tirinhas do personagem Penadinho não é raro encontrar referências a doutrinas espíritas como reencarnação e comunicação com os mortos. Agora, os personagens Penadinho e Anjinho, que sempre falam de temáticas espirituais, juntam-se a Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali em histórias de cunho declaradamente espírita. No dia 13 de dezembro será lançado um livro de 64 paginas, e custa 30 reais. As histórias tem roteiro do peruano Luis Hu Rivas e do baiano Alã Mitchell, defensores do espiritismo. O que chama mais atenção é que uma delas foi escrita pelo próprio Maurício de Souza. Com o título de Meu pequeno evangelho, o material é uma parceria com a editora Boa Nova. Segundo seus criadores, “Meu Pequeno Evangelho traz lindas mensagens de amor, caridade e humildade”. Destacam ainda que a narrativa é conduzida por André, personagem criado especialmente para a ocasião e “que vai apresentar para as crianças conceitos do Evangelho que todos podemos usar no dia a dia, independentemente da religião que praticam”. Quem conhece as obras de Chico Xavier, maior expoente do espiritismo brasileiro, sabe que André era o nome dado ao espírito que mais lhe “ditou” as obras psicografadas por ele.

Bíblia é o livro “mais valioso” para humanidade, aponta pesquisa

Bíblia é o livro “mais valioso” para humanidade, aponta pesquisa Bíblia é o livro "mais valioso" para humanidade Qual o livro mais valioso para a Humanidade? Essa era a pergunta da pesquisa realizada pela empresa YouGov, encomendada pela organização Folio Society, do Reino Unido. Para surpresa de muitos, a Bíblia continua em primeiro lugar. Embora tenha sua história como nação intimamente ligada à questão religiosa, a Inglaterra é também o berço do movimento neoateísta, de Richard Dawkins e Cristopher Hitchens. Recentemente, a legislação mudou e as escolas inglesas foram proibidas pelo governo de ensinar o criacionismo e passaram a promover desde as primeiras séries “o respeito pelos direitos dos homossexuais”. O resultado da pesquisa mostra, que embora exista uma forte pressão da sociedade, alguns princípios não mudam tão facilmente. “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin, livro que se tornou obrigatório nas instituições de ensino ficou em segundo lugar, numa disputa apertada. Os últimos 50 anos trouxeram várias mudanças para a sociedade inglesa. Antigo berço de missões para o mundo, a Inglaterra hoje é considerada uma nação “pós-cristã”. Por causa dos fluxos constantes de imigrantes, o islamismo passou a ter grande influência e dezenas de igrejas cristãs foram fechadas para se tornar mesquitas. Por isso, o Alcorão aparece entre os livros mais citados. O pastor e teólogo Alessandro Brito, que estudou na Inglaterra acredita que diante do quadro atual, essa é “uma ótima notícia”, mas ressalta que a valorização da Bíblia “deve ser cada vez mais promovida nos filhos pelos pais tementes a Palavra de Deus”. A lista oficial da pesquisa é: 1) A Bíblia (37%) 2) A Origem das Espécies – Charles Darwin (35%) 3) Uma Breve História do Tempo – Stephen Hawking (17%) 4) Relatividade: A Teoria Especial e Geral – Albert Einstein (15%) 5) 1984 – George Orwell (14%) 6) Principia Mathematica – North Whitehead e Bertrand Russell (12%) 7) O Sol é Para Todos – Harper Lee (10%) 8) O Alcorão (9%) 9) A Riqueza das Nações – Adam Smith (7%) 10) A Dupla Hélice – James Watson (6%) Ao todo, 30 títulos foram mencionados, mas apenas dois são romances. A maioria são livros científicos ou religiosos. Apareceram menções ao “Dicionário Oxford de Inglês” e ao clássico “O Senhor dos Anéis”, cujo autor é inglês. Nota-se a ausência de livros como “O Capital” e o “Manifesto Comunista”, que mudaram a história do mundo no século passado. Segundo a pesquisa da YouGov, os entrevistados deveriam justificar suas escolhas não por gosto pessoal, mas pelo reconhecimento de sua importância. A justificativa para a escolha da Bíblia foi porque “contém princípios/orientações sobre como ser uma boa pessoa”. Já o livro de Darwin foi apontado por “responder às perguntas fundamentais da existência humana”. Curiosamente entre os homens “A Origem” foi mais citada, sendo “A Bíblia” a escolha da maioria das mulheres. Com informações BBC

Cristã invade reunião muçulmana para anunciar que Jesus é o Salvador

Cristã invade reunião muçulmana para anunciar que Jesus é o Salvador Cristã invade reunião muçulmana para anunciar Jesus A Catedral Nacional de Washington, que tem mais de um século de existência, é um dos templos cristãos mais conhecidos dos Estados Unidos. De confissão evangélica episcopal anglicana, é chamada de “igreja dos presidentes”, pois muitos deles participaram de um culto nela no dia que tomaram posse. Está afiliada com o governo desde a assinatura de uma “carta do Congresso”, assinada em 6 de janeiro de 1893. Nos últimos tempos tem defendido a realização de casamentos homossexuais e já convidou o reverendo transgênero Cameron Partridge para pregar num culto que “celebrava” o mês do orgulho LGBT americano. Agora, deu uma demonstração de o quanto o governo Obama está interessado em aproximar cristãos e muçulmanos. Na sexta (14) representantes de cinco associações muçulmanas realizaram em seu interior a primeira celebração da Jumu’ah, oração islâmica das sextas, seu dia sagrado. Oficialmente, anunciou-se que seria a primeira reunião como parte de “um esforço para promover a oração inter-religiosa e melhorou as relações globais entre muçulmanos e cristãos”. O encontro foi conduzido pelo embaixador sul-africano Ebrahim Rasool no transepto norte da Catedral, uma área considerada “neutra” por não ostentar nenhum símbolo cristão. Embora não seja a primeira vez que a Catedral acolhe muçulmanos para cultos inter-religiosos. Porém, é a primeira vez que cedeu o espaço exclusivamente para muçulmanos a fazerem suas próprias orações. O site da Catedral explica que “os líderes acreditam que orações muçulmanas na catedral cristã mostram mais hospitalidade. Sendo uma valorização de outra tradição de oração e um poderoso gesto simbólico para aprofundar o relacionamento destas duas tradições abraâmicas”. Afirmou ainda que espera dar o exemplo para que outras igrejas cristãs façam o mesmo. A iniciativa recebeu críticas da American Family Association, que em nota afirmou que o evento viola frontalmente os ensinamentos bíblicos. “O primeiro dos Dez Mandamentos é que o povo de Deus não poderia prestar culto a outros deuses. Alá é um outro deus”. Christine Weick, 50 anos, conseguiu entrar na Catedral Nacional logo no início das orações para fazer um protesto solitário.

15 de nov. de 2014

Turma da Mônica traz versão espírita do Evangelho

Há mais de 50 anos o cartunista Mauricio de Sousa faz sucesso com as histórias de sua Turma da Mônica. Os personagens mais famosos dos quadrinhos brasileiros foram vistos nas mais diversas situações. Quem acompanha o material, que ainda faz muito sucesso entre as crianças, já deve ter reparado que nas tirinhas do personagem Penadinho não é raro encontrar referências a doutrinas espíritas como reencarnação e comunicação com os mortos. penadinho Turma da Mônica traz versão espírita do Evangelho Agora, os personagens Penadinho e Anjinho, que sempre falam de temáticas espirituais, juntam-se a Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali em histórias de cunho declaradamente espírita. No dia 13 de dezembro será lançado um livro de 64 paginas, e custa 30 reais. As histórias tem roteiro do peruano Luis Hu Rivas e do baiano Alã Mitchell, defensores do espiritismo. O que chama mais atenção é que uma delas foi escrita pelo próprio Maurício de Souza. Com o título de Meu pequeno evangelho, o material é uma parceria com a editora Boa Nova. Segundo seus criadores, “Meu Pequeno Evangelho traz lindas mensagens de amor, caridade e humildade”. Destacam ainda que a narrativa é conduzida por André, personagem criado especialmente para a ocasião e “que vai apresentar para as crianças conceitos do Evangelho que todos podemos usar no dia a dia, independentemente da religião que praticam”. Quem conhece as obras de Chico Xavier, maior expoente do espiritismo brasileiro, sabe que André era o nome dado ao espírito que mais lhe “ditou” as obras psicografadas por ele. Com informações de Felipe Patury e Boa Nova

14 de nov. de 2014

União atrasa repasse e pode ‘deixar’ R$ 2 bilhões para 2015

Imagem: DivulgaçãoSegundo documento feito pelas secretarias de Fazenda, Planejamento e Administração dos estados, a União tem postergado repasses de recursos da Lei Kandir, do salário educação e de royalties de um mês para o outro na tentativa de melhorar o desempenho fiscal do setor público. De acordo com o texto, caso essa prática se mantenha até o final do ano, R$ 2,026 bilhões serão “jogados” de 2014 para 2015. Essas manobras fiscais também comprometem a situação financeira de estados e municípios, que correm o risco de descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). No caso dos royalties, o texto explica que as transferências precisam ser feitas no segundo mês subsequente ao fato gerador. No entanto, em maio, houve uma postergação do repasse para junho. Isso ainda não foi corrigido. Portanto, se não houver um ajuste, poderá haver perda de um mês de arrecadação de royalties dos estados ao final de 2014. O Rio de Janeiro é o mais prejudicado pelo adiamento desses repasses, com um saldo pendente de R$ 272 milhões, seguido pelo Espírito Santo, com R$ 68,48 milhões. O Tesouro Nacional, no entanto, nega que haja qualquer represamento nas transferências. Esses recursos farão falta para os governos regionais, que vêm sendo prejudicados pela perda de receitas decorrente da política de desonerações adotada pelo governo federal. A maior parte dos incentivos ao crescimento dados pelo Ministério da Fazenda nos últimos anos envolveu tributos como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto de Renda e a Cide, que são partilhados com estados e municípios. “As medidas adotadas causaram a redução dos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE), dificultando a manutenção dos níveis de investimento público (dos estados)”, destaca o texto. O assunto foi discutido ontem em reunião do Conselho Nacional de Secretários de Estados da Administração (Consad), Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan) e coordenação dos secretários de Fazenda no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A ideia do evento foi buscar soluções para fechamento do exercício de 2014. As secretarias destacam que as perdas do FPE e a postergação dos repasses afetaram os indicadores de solvência estaduais e prejudicaram a imagem desses entes. “A reiterada prática da União de atraso nos repasses constitucionais e legais tem impactado negativamente nos indicadores de gestão orçamentária levando a uma análise equivocada pelos usuários da informação contábil, a saber: Tribunais de Contas, agências de rating, gestores públicos, dentre outros”, afirma o documento. No relatório, os secretários pedem que a União coloque os repasses em dia o mais rápido possível. “Isso contribuirá para manter o cumprimento do planejamento de aplicações dos recursos públicos e o alcance das metas fiscais previamente estabelecidas e, principalmente, que os entes federados consigam finalizar o exercício de 2014 sem maiores sobressaltos no atendimento aos ditames da LRF”, argumenta o texto. Ao final do encontro, os secretários divulgaram uma carta conjunta na qual pedem que a União coloque os repasses em dia. Eles também pedem que o governo federal trabalhe no Congresso pela rejeição de algumas propostas em tramitação que podem elevar os gastos públicos e sobrecarregar ainda mais as finanças estaduais. “Encontram-se em andamento no Congresso Nacional diversos projetos de lei que implicam na elevação dos gastos de pessoal dos estados, inclusive estabelecendo novos pisos e tetos de remuneração para diversas carreiras. Solicitamos o apoio do governo federal, visando evitar a aprovação de tais projetos, que causariam sérios danos ao equilíbrio fiscal dos entes federados”, afirma a carta.

No Ceará, escola usa água poluída para cozinhar refeições servidas a 285 alunos

Imagem: Reprodução TV GloboEm Sobral, no interior do Ceará, a estiagem forçou a escola municipal rural Joaquim Barreto Lima, que tem nota 8,6 na avaliação dos anos iniciais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a utilizar a água de um canal para cozinhar as refeições servidas aos 285 alunos. Segundo a diretora, Francisca Eurismar Silva Ribeiro, a situação foi comunicada desde o início do ano para a Secretaria de Educação de Sobral, que prometeu fazer um poço, mas nada fez: “Fizemos uso da água do canal, sim. Mas ela foi coada e clorada, e a água da cozinha fervida. Toda nossa água é tratada, ela recebe cloro, o ruim é que ela não é decantada, o que deixa resíduos”. O canal é utilizado para descarte de esgoto, pois falta saneamento básico na região. Secretário de Educação de Sobral, Júlio César da Costa Alexandre informou que o caso já está sendo solucionado, e que, desde ontem, carros-pipa foram enviados para fazer o abastecimento. O promotor de Justiça e coordenador dos núcleos de Infância e Juventude e Educação do Ministério Público de Sobral, Plínio Augusto Almeida Pereira, informou que irá instaurar procedimento administrativo. “Fora isso, está sendo preparada uma sub-estação de abastecimento de água, para atender a região de Jaibara, onde fica a escola. O orçamento já foi feito e devemos licitar em dois meses. Com relação a utilização da água do canal, esta era apenas para lavar a escola e não para cozinhar, o que ocorreu foi caso atípico”. O promotor de justiça e coordenador dos núcleos de Infância e Juventude e Educação do Ministério Público de Sobral, Plínio Augusto Almeida Pereira, informou que irá instaurar um procedimento administrativo relativo ao caso. “Vamos chamar a direção tanto da escola quanto da secretaria de educação, e ao mesmo tempo apurar as responsabilidades. Precisamos saber se a escola realmente comunicou a secretaria sobre a situação”. De acordo com o promotor, a situação denota a falta de preparo dos gestores em frente a situação de seca. “Já me deparei com situações parecidas em outras localidades do Ceará, onde caminhões pipa com água extremamente duvidosa abasteciam cidades inteira”. O magistrado informou ainda que deverá estender a investigação afim de verificar a qualidade da água que está sendo distribuída nestes locais.

13 de nov. de 2014

Situação das contas do Brasil está entre as piores do mundo

Imagem: DivulgaçãoEm uma análise publicada nesta quinta-feira (13), na coluna Mercado do site da Folha, Gustavo Pato relata que o Brasil iniciou em 1999 a política de metas de superavit primário porque os juros nacionais e os encargos da dívida pública não têm paralelo entre as principais economias do mundo. O dado põe em xeque a argumentação da presidente Dilma, que afirmou que o desempenho fiscal do país é melhor que o da grande maioria dos países do G20. Segundo a coluna, na maior parte do mundo, o saldo das contas dos governos é apurado a partir da diferença entre as receitas totais e as despesas totais – o que no Brasil se chama de resultado nominal. O deficit nominal brasileiro acumulou o equivalente a 4,9% do PIB (Produto Interno Bruto, medida da renda nacional) nos últimos 12 meses, maior taxa em 11 anos. Entre as principais economias globais, esse patamar só é igualado ou superado por EUA, Reino Unido, Japão, Índia e África do Sul. Os três primeiros, desenvolvidos, buscam estimular suas economias e não enfrentam dificuldades para obter dinheiro emprestado. As duas últimas, emergentes, são vistas, como o Brasil, como vulneráveis a oscilações do mercado externo. Para o colunista, a comparação de Dilma, no entanto, se baseou nos resultados primários – ou seja, que não consideram as despesas com juros da dívida pública. Trata-se de um conceito pouco considerado no resto do mundo. O Brasil adotou esse cálculo em sua política fiscal porque o governo sempre teve dificuldades em cumprir metas de resultado nominal. Os juros, além de elevados, estão sujeitos a alterações para o controle da inflação. União, Estados e municípios gastam hoje 5,5% do PIB com encargos da dívida. Um levantamento feito pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) com dados de 2011 mostrou que só Grécia e Líbano gastavam mais. Na maior parte do G20, essa despesa não chega a 2% do PIB.

12 de nov. de 2014

EURICO MIRANDA VOLTA A PRESIDIR O VASCO APÓS SEIS ANOS

Eurico Miranda é eleito presidente do Vasco (Foto: Reprodução/RedeTV!) Eurico Miranda é eleito presidente do Vasco (Foto: Reprodução/RedeTV!) A chapa "Volta Vasco! Volta Eurico!", encabeçada pelo ex-presidente Eurico Miranda, venceu as eleições no Vasco e o polêmico dirigente retorna ao comando do clube cruzmaltino após seis anos. Eurico comandou o Vasco de 2001 a 2008, quando deixou o cargo e viu seu opositor Roberto Dinamite ser alçado ao poder, derrotando o candidato de situação Amadeu Pinto da Rocha (já falecido). Eurico afirmou que só retornou para tirar o Vasco da situação em que se encontra. O clube com sérios problemas financeiros, após amargar duas quedas para a segunda divisão em cinco anos. A primeira queda se deu ainda na gestão de Eurico. Na próxima quarta-feira (19), o conselho deliberativo do clube se reúne e, no dia 1º de dezembro, a nova diretoria toma posse, com a Série B já encerrada e com o Vasco possivelmente de volta à primeira divisão. Ao todo, 5.592 sócios compareceram para votar. A chapa de Eurico Miranda teve 2.733 votos. O segundo lugar ficou com a chapa "Sempre Vasco", de Julio Brant, com 1.570 votos. Na terceira posição ficou a "Identidade Vasco", de Roberto Monteiro, com 1.155 votos. Houve ainda 60 abstenções e 60 votos anulados por não estarem aptos a votar.

PARANÁ VENCE E DEIXA ATLÉTICO-GO FORA DO G4 DA SÉRIE B

O Atlético Goianiense perdeu uma grande chance de voltar ao G4, a zona de acesso, nesta terça-feira, ao perder para o Paraná, fora de casa, no estádio Durival de Britto, em Curitiba, pelo placar de 2 a 0, pela 35.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Os gols do clube paranaense foram marcados por Thiaguinho e Adaílton. Com a derrota, o Atlético viu quebrar uma série de nove jogos sem derrotas nesta reta final de Série B, ficando assim na sexta colocação com 53 pontos, mesma pontuação do Boa, que possui uma vitória a mais nos critérios de desempate: 16 a 15. Do outro lado, o Paraná praticamente elimina as chances de rebaixamento ao subir para a 13.ª posição com 44 pontos, a cinco do Oeste, o primeiro do descenso. O primeiro tempo foi movimentado, mas com poucas chances de gols. Precisando vencer para entrar no G4, o clube goiano chegou com perigo aos 23 minutos. Pedro Bambu aproveitou o rebote e arriscou de fora da área, mandando para linha de fundo. A resposta veio em seguida. Thiaguinho tocou para Adaílton, o atacante invadiu a área e chutou nas mãos de Márcio. Aos poucos, o Paraná foi crescendo e abriu o placar aos 33 minutos com Thiaguinho. O atacante Adaílton cruzou nos pés do atacante, que, na pequena área, só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes. Apesar de estar atrás do placar, o Atlético seguiu muito recuado, facilitando a vida do adversário. O Paraná voltou melhor para a segunda etapa e foi logo marcando o segundo gol. Aos oito minutos, Adaílton recebeu na entrada da área, fez fila na defesa do Atlético e marcou um golaço. A bola foi no ângulo do goleiro Márcio. O Atlético ainda pressionou, mas sem eficácia. Antes do apito final, o clube paranaense ainda mandou na trave, após tentativa de calcanhar de Adaílton. Os dois times jogam na próxima terça, pela 36.ª rodada, a partir das 19h30 (de Brasília). O Paraná vai sair diante do Icasa, enquanto que o Atlético vai receber o Bragantino, em Goiânia.

11 de nov. de 2014

Fernandinho - Pra Sempre ( CD Acústico ) 2014

Os Perigos do Julgamento

“Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós”. – Mateus 7:1-2. É um costume muito comum entre as pessoas o julgamento precipitado. Analisamos a vida dos outros segundo padrões de comportamento, estética e conhecimento que pensamos ser ideais para todos os homens, fazendo assim comparações e críticas ao que consideramos “fora da nossa normalidade”. Contudo, a Palavra de Deus é bem clara quando se refere a esse assunto. O Senhor Jesus disse: “não julgueis, para que não sejais julgados” Mateus 7:1 e o apóstolo Paulo, quando escrevia a carta aos Romanos, no capítulo 14, declarou que haveriam diferenças entre as pessoas, mas isto não era motivo para que um irmão julgasse o outro pelos seus próprios padrões: “Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio Senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar” Romanos 14:2-4. Existem milhares e mais milhares de diferenças entre as minhas percepções e maneira de enxergar certas áreas da vida e entre as SUAS percepções e maneira de ver a vida! Um verdadeiro cristão não se apegará a essas diferenças, mas naquilo em que há igualdade: buscamos ao mesmo Cristo? Vivemos a mesma Fé? Temos o mesmo Amor? Fazemos parte da Igreja de Cristo? E queremos que mais pessoas sejam Salvas? Se a resposta for SIM a todas estas perguntas, saiba, independente da sua denominação evangélica, és meu Irmão, Amigo e Cooperador. O restante, são meros detalhes…

Silvio Santos teme retaliação de Dilma e mantém Rachel Scheherazade sob censura, diz jornalista

A jornalista Rachel Scheherazade continua proibida de emitir suas opiniões nos telejornais do SBT e o principal motivo seria a vitória de Dilma Rousseff (PT) nas últimas eleições. Silvio Santos, dono da emissora, teria tomado a iniciativa para evitar desgastes com a presidente. De acordo com informações do jornalista Daniel Castro, do Uol, Rachel teria procurado Silvio Santos após o segundo turno das eleições, no dia 28 de outubro, para pedir que ele a autorizasse a voltar a opinar, mas ouviu uma resposta negativa do apresentador e empresário. “Se o Aécio [Neves] tivesse vencido, tudo bem. Mas como a Dilma ganhou, é melhor você continuar calada”, teria dito Silvio Santos, de acordo com o relato de testemunhas da conversa. Em abril deste ano, quando Rachel Scheherazade disse ser “compreensível” que cidadãos desesperados com a falta de segurança tomassem atitudes de “justiceiros”, partidos de esquerda – entre eles o PT – ensaiaram uma retaliação à emissora de Silvio Santos, e chegaram a falar publicamente sobre o desejo de ver o governo federal suspender a verba de publicidade que é destinada ao SBT anualmente. Compartilhar Desde então, Rachel não tem mais opinado na emissora. A jornalista chegou a ser colocada de férias para que a poeira abaixasse, e posteriormente voltou à bancada do SBT Brasil, mas já sem a autonomia para opinar. Mais recentemente, ela chegou a ler editoriais aprovados pela direção de jornalismo do SBT, mas sem incluir posições pessoais. No entanto, Scheherazade está buscando meios alternativos para deixar suas opiniões visíveis. Nas redes sociais, durante a campanha eleitoral, a jornalista se posicionou claramente contra Dilma Rousseff, e no segundo turno, demonstrou simpatia às propostas de Aécio Neves. Agora, a jornalista está fechando contrato com a rádio Jovem Pan para emitir suas opiniões nos programas jornalísticos da emissora, que já conta com o polêmico Reinaldo Azevedo, e os radialistas Joseval Peixoto (ex-apresentador do SBT) e José Nêumanne Pinto, atualmente articulista da TV Gazeta em São Paulo.

Internautas criticam Globo por cenas picantes em série do Fantástico: “Fim dos Tempos”; Confira

No último domingo, o programa Fantástico estreou a série de dramaturgia “Eu Que Amo Tanto” – baseada em fatos reais -, que conta a história de mulheres que se apaixonaram de forma obsessiva e se prestaram a tomar iniciativas questionáveis. A produção da TV Globo mostrou no primeiro episódio, a história de Leididai, “uma moça tímida que se apaixona pelo presidiário Zé Osmarino” e que “nas visitas ao amado, na prisão, ela encontra sua liberdade”. No entanto, o que o resumo da emissora não mostrava eram as cenas picantes, nudez, sexo e violência doméstica levadas ao ar antes das 22h, em um programa de classificação livre. Nas redes sociais, internautas indignados com a postura da emissora criticaram tanto o horário quanto o conteúdo da série de dramaturgia. “Qual o objetivo do Fantástico de fazer uma série dessa meu Deus? Ficar humilhando mulher?”, questionou uma usuária do Twitter. A identificação do Fantástico como “programa de família” ao longo das últimas décadas foi questionada por outra internauta: “Meu Deus gente, que isso no Fantástico, isso não é programa de família não?”

Aline Barros - Preview Exclusivo do CD Aline Barros e Cia Tim-Tim por Ti...

Um em cada cinco internautas compartilha sua fé on-line

Quase metade dos adultos norte-americanos (46%) dizem que viram um de seus amigos compartilhar “alguma coisa sobre a sua fé” na internet na última semana. Um em cada cinco (20%) diz que gosta de falar sobre suas crenças nas redes sociais. “O grande número de pessoas que debatem sobre a fé online é bastante impressionante”, disse Greg Smith, diretor associado do Instituto de Pesquisas Pew. A pesquisa sobre “Religião e Mídia Eletrônica”, publicada pelo Pew na quinta-feira (6), constatou que 27% dos evangélicos e 15% dos católicos também afirmam compartilhar sua fé no “mundo real”. Embora seja mais provável que as pessoas que frequentam uma igreja falarem sobre o assunto, metade (50%) dos entrevistados que se definem como “sem religião” dizem debater essa questão on-line. “No entanto, toda essa discussão digital sobre fé não parece ser um substituto para atividades off-line, como frequentar a igreja”, disse Smith. A pesquisa também mediu a relação entre fé e a “velha mídia”, descobrindo que: 23% assistia programas de TV religiosos; 20% ouvia programas de rádio religiosos; 19% ouvia música gospel. Foi a primeira vez que o Instituto Pew fez esse tipo de pesquisa, por isso não há como estabelecer tendências. Uma pesquisa realizada em 2012 mostrou que o Brasil é o país que mais discute religião na rede, com 39% dos usuários falando sobre o tema. Há um empate técnico em primeiro com a Indonésia, em seguida vem a Índia com 33% e com 17% está os Estados Unidos. A nação que menos fala sobre o assunto é o Japão, com apenas 1%. Com informações de Charisma News

Língua que Jesus falava não morreu

Língua que Jesus falava não morreu Língua que Jesus falava não morreu Nas colinas da Galileia, onde Jesus andou e pregou dois mil anos atrás, existem ainda centenas de pessoas que falam aramaico, chamada por eles de “a língua de Cristo”. Em Israel, o aramaico mais que uma língua é uma identidade étnica. Falado por muitos árabes cristãos, eles lutam pelo reconhecimento de sua identidade cultural. O governo de Israel recentemente reconheceu seu direito de mudarem seus registros de “árabe” para “aramaico”. Para os beneficiados é um sinal de tolerância étnica, num país que enfrenta tantos problemas desse tipo como Israel. De acordo com o departamento de estatísticas do governo israelense, cerca de 83% dos árabes israelenses são muçulmanos e 8% cristãos. O restante são drusos. Shadi Khalloul, um ex-capitão do exército israelense, dirige a Sociedade Aramaica de Israel, que lutou anos por essa mudança. Seu filho de dois anos de idade, Yacov, foi o primeiro em Israel a ser registrado como o aramaico, após a lei promulgada em setembro. “É uma questão espiritual, me sinto igual entre iguais, que não sou menos do que eles, judeus, árabes, circassianos, drusos… meus antepassados ​​ficaria orgulhoso”, comemora. Todos que pedem o reconhecimento hoje são residentes da aldeia de Jish e pertencem à Igreja Cristã Maronita. Sua língua litúrgica há milhares de anos é o aramaico. A pequena Jish tem três mil habitantes, mas muitos árabes estão contrariados. “Eles têm vergonha de sua etnia”, disse Marvat Marun, 39. “Eu sou árabe, um árabe cristão maronita, e me orgulhoso disso. Minhas raízes são palestinas”. O congressista Basel Ghattas, do partido árabe Balad, acredita que o reconhecimento dessa minoria só irá geras divisões e animosidade entre a população. A Comissão de Justiça e Paz da Igreja Católica na Terra Santa também está insatisfeita. “Israel não precisa de cristãos que deformem sua identidade, que se posicionam como inimigos do seu próprio povo”. Por sua vez, Yousef Yakoub, líder da Igreja maronita em Haifa, pediu que houvesse uma abordagem mais conciliadora. “Não é a vocação da igreja intervir na forma como as pessoas se identificam, mas construir uma cultura de comunhão e de abertura mútua”. O Ministério do Interior ainda não definiu como será feita essa identificação, por isso o pequeno Yakov Khalloul ainda é o único aramaico israelense. Chen Bram, antropólogo da Universidade Hebraica, acredita que essa mudança deve ser vista em um contexto político mais amplo. Pode estar ligada a uma tentativa recente de Israel em recrutar árabes cristãos para seu exército. A maioria dos árabes cristãos não gostam de se envolver nas questões entre israelenses e palestinos, por isso nunca se voluntariam para o serviço militar. Língua Morta? O aspecto que mais se destaca quando se fala em povo aramaico, é sua língua, que tem uma origem comum com o hebraico e o árabe. No passado distante, foi a linguagem predominante na região, mas foi quase abolida por causa das conquistas muçulmanas a partir do século 7 que impuseram o árabe. De fato, o aramaico está em perigo de extinção. A guerra na Síria entre as forças leais ao governo e os terroristas do Estado Islâmico expos ao mundo essa possibilidade. O fim da língua falada por Jesus Cristo é uma preocupação da Unesco, que criou um programa para preservá-la, já que existem apenas algumas centenas de falantes do idioma na Síria e muitos deles foram mortos ou estão refugiados. Eleanor Coghill, linguista da Universidade de Konstanz e pesquisador do projeto de banco de dados do Neo-aramaico, acredita que é difícil reavivar plenamente uma língua considerada morta. “Eu senti que a geração mais jovem estava se perdendo, nossa história e patrimônio foram desaparecendo. Nós vamos à igreja e recitamos aramaico como papagaios, sem saber o que estamos dizendo”, disse Khalloul. Por isso, ele e seu grupo ensina até hoje aramaico para os filhos em Jish. Com um número bastante reduzido de falantes pode se dizer que é uma língua ameaçada de extinção, mas não morta. Com informações de Jerusalem Post

10 de nov. de 2014

Dr. Myles Munroe e sua esposa morrem em acidente aéreo

O líder da Bahamas Faith Ministries, Dr. Myles Munroe e sua esposa Ruth morreram num acidente aéreo fatal, na tarde deste domingo (9), em Grand Bahama. A bordo do jatinho particular também estavam outras nove pessoas. A polícia local confirmou que todos os ocupantes do avião morreram. Segundo site internacional ‘Tribune 242′, o avião se chocou com um guindaste nas mediações de um estaleiro, e devido ao forte impacto explodiu. Os destroços caíram numa área próxima a um ferro velho. A polícia afirmou que o grupo acompanhava o pastor Munroe em uma conferência organizada por ele. As identidades dos ocupantes da aeronave ainda não foram divulgadas. As autoridades competentes irão investigar o caso. Dr. Myles Munroe lançou diversos livros pela Editora Central Gospel e participou de inúmeros eventos da Associação Vitória em Cristo, como Eslavec e Congresso Pentecostal Fogo para o Brasil.

Eu escolho acreditar em Deus, diz escritor Stephen King

Eu escolho acreditar em Deus, diz Stephen King O escritor americano Stephen King concedeu uma entrevista à revista Rolling Stone para comentar o seu mais novo livro “Revival”. Durante a entrevista o romancista falou sobre fé e destacou que acredita em Deus apesar de dizer que a religião é “uma ferramenta muito perigosa que tem sido mal utilizada”. King está prestes a lançar o livro “Revival” que conta a história de um pastor metodista que passa a condenar a fé depois de um acidente. O autor cresceu em uma igreja metodista e sempre teve “dúvidas” sobre a religião organizada. Apesar das dúvidas o americano afirma que acreditar em Deus “torna as coisas melhores”, declaração que foi destacada pela publicação. “Eu escolho acreditar que Deus existe e, portanto, posso dizer: ‘Deus, eu não posso fazer isso por mim. Ajuda-me a não tomar uma bebida hoje. Ajuda-me a não tomar uma droga hoje’. E isso funciona bem para mim”, disse King. Ao mesmo tempo em que acredita em Deus e em como essa fé pode trazer coisas boas, o escritor fica em dúvida se existe ao externo que gera o mal ou se é algo dentro do próprio ser humano. “O mal está dentro de nós. Quanto mais velho fico, menos eu acho que há algum tipo de influência demoníaca fora; se trata de pessoas. E a menos que nós sejamos capazes de lidar com essa questão, mais cedo ou mais tarde, vamos nos matar”, disse. O novo livro de Stephen King está gerando grandes expectativas do público, principalmente em relação ao fim da história que a editora tem divulgado como “a conclusão mais assustadora Stephen King já escreveu”. Com informações O Globo

O CULTO RACIONAL

Texto Bíblico: “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. (Rm 12. 1,2) Introdução: O espírito santo nos exorta através das sábias palavras do apostolo Paulo, a oferecermos a Deus um culto racional, até mesmo porque somos seres racionais, e é justamente a racionalidade que nos distingui dos demais animais, que são reconhecidos como irracionais por serem desprovido das faculdades intelectuais. Infelizmente existe uma forte tendência a mistificarmos o culto por meios de condutas pragmáticas que enfatizam as supostas experiências transcendentais de êxtases, transes e histerismos insanos. Sinceramente, isso não é culto, pois o nosso Deus não é Deus de confusão. (I Co 14.33). Por essa razão o apostolo Paulo exortou as igrejas a não serem meninas e sim amadurecidas. (I Co 14. 20). Tema: Quando prestamos o culto racional? I – Quando adoramos em espírito (fé) e em verdade (razão). (Jo 4.23). II – Quando amamos com o coração (sentimentos) e entendimento (intelecto). (Mc 12.30). III – Quando servimos com a alma (emoções) e com força (atitudes). (Mc 12.30). IV – Quando buscamos o poder (sobrenatural) e o conhecimento (escrituras). (Mt 22.29). V – Quando crescemos na graça (unção) e no conhecimento (sabedoria). (II Pe 3.18). Conclusão: O culto cristão é um ato consciente que deve ser realizado conforme os preceitos bíblicos, os quais recomendam que em tudo que fazemos deve sempre existir ordem e decência (I Co 14.40). Caso contrário, seremos como meninos agitados e levados pelos ventos de doutrinas (Ef 4.14), e como crianças inexperientes ainda necessitadas de leite (Hb 5. 11-14). Ou seja, sem formação e sem maturidade. Cultuar a Deus racionalmente é agir conforme os irmãos Bereanos que sempre examinavam as escrituras (At 17.11), seguindo assim o conselho do mestre Jesus (Mt 5.39). Pois qualquer “revelação” quer seja em forma de modismos secularistas ou movimentos sincretistas que vier a contrariar as escrituras, ainda que venha por intermédio de anjos deve ser considerado anátema. “Se não apresentarmos o culto racional jamais experimentaremos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus sobre as nossas vidas”. Pr. Sidnei Ferreira

PF investiga riscos de um atentado terrorista no Brasil

PF investiga riscos de um atentado terrorista no Brasil PF investiga riscos de um atentado terrorista no Brasil Segundo a denúncia do jornal O Globo deste domingo (9), desde 2006 há uma espécie de sociedade entre a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e o grupo terrorista Hezbollah. Documentos da Polícia Federal mostram claros indícios da atuação dos extremistas muçulmanos libaneses, cujo nome significa “Partido de Deus”, na região de fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Entre suas atividades criminosas estão o tráfico internacional de drogas e armas. O Hezbollah repassa para o PCC armamentos e explosivos. Recebem em troca proteção quando seus membros são presos e mandados para os presídios brasileiros. Os principais suspeitos agem em São Paulo e no Paraná, mais especificamente em Foz do Iguaçu. O relatório da Polícia Federal aponta que “Os libaneses em atividade criminosa, apesar de terem no tráfico de cocaína seu principal foco de atividades, também atuariam no tráfico de armas para grupos criminosos de São Paulo, sendo que, recentemente, também teriam intermediado uma negociação de explosivos (aparentemente C4, sendo também sabido que um carregamento de tal material foi subtraído no Paraguai e vem sendo vendido a preços bem baixos)”. O monitoramento da PF mostra registros inclusive do risco de um atentado terrorista no Brasil, mas os detalhes não foram revelados. A notícia não chega a ser nova, já que autoridades norte-americanas defende que a região da tríplice fronteira sempre foi palco de atuação de grupos ligados ao terrorismo. O governo dos EUA aponta também que o dinheiro do tráfico de drogas constitui uma das principais fontes de financiamento de grupos terroristas. O Departamento do Tesouro americano emitiu relatórios desde 2006 mostrando que grupos como o Hezbollah agiam livremente na fronteira, mas o governo brasileiro negava haver provas que terroristas agiam na região do Sul do país. As acusações foram reiteradas nos anos seguintes pelo DEA, agência americana de combate às drogas. Segundo o no Comitê de Segurança Nacional dos EUA, o supervisor das atividades do Hezbollah na América Latina é o iraniano Moshen Rabbani. Ele é acusado de planejar os ataques terroristas contra judeus em Buenos Aires em 1992 e 1994. O irmão de Rabbani vive no Brasil e teria envolvimento com recrutamento de pessoas que são posteriormente treinados na Venezuela e no Irã. A postura do Hezbollah, que no Líbano é ao mesmo tempo partido político e facção terrorista, não é diferente de grupos como o Hamas, que trava uma luta constante contra Israel. Sayyed Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah faz questão de reiterar que os dois grupos são “verdadeiros parceiros nessa resistência, uma parceria da jihad, da fraternidade, da esperança, da dor, do sacrifício e do destino, pois sua vitória é nossa vitória plena, e sua derrota é nossa plena derrota”.

9 de nov. de 2014

Regis Danese - Profetizo (Clipe Oficial MK Music em HD)

Regis Danese lança novo clipe: “Profetizo”; Assista aqui O cantor Regis Danese lançou seu novo clipe, “Profetizo”, faixa-título do álbum que deverá ser lançado até o final deste mês. O vídeo mescla cenas reais, em que Regis Danese compartilha a mensagem do Evangelho com um morador de rua, com as cenas usuais de um clipe musical. “Profetizo uma palavra de cura sobre a sua dor. Profetizo um rio de vida no lugar que secou. Eu declaro que hoje o seu choro se acabou. Assim diz o Senhor, assim diz o Senhor”, diz trecho da letra da nova música de Regis Danese. O CD “#Profetizo” será distribuído pela MK Music, e segundo a assessoria de imprensa da gravadora, estará nas lojas em breve. Assista ao novo clipe de Regis Danese:

Campeonato Brasileiro: Figueirense vence confronto direto e respira na tabela

No clássico de confronto direto entre Figueirense e Chapecoense, o time da casa se saiu melhor. Depois de abrir o placar na metade do segundo tempo, o Figueirense reforçou a marcação no meio de campo ao custo de alguns cartões amarelos, mas conseguiu segurar a vitória por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. O resultado aliviou o time da capital catarinense, que junto com o adversário estava na mira da zona de rebaixamento. O Figueirense chegou aos 39 pontos, subindo para a 13.ª colocação e se distanciando do rebaixamento. Domingo que vem, terá pela frente o Atlético-MG, no Independência. Já a Chapecoense está à beira da zona de rebaixamento, com 36 pontos, em 16.º, e precisa da vitória sobre o Vitória semana que vem, em casa, em novo confronto direto, para respirar. Os primeiros minutos do jogo deste domingo foram movimentados nos dois lados do campo, com os dois times desperdiçando finalizações. Mas o ritmo diminuiu aos 10 minutos. Figueirense e Chapecoense começaram a errar mais no meio de campo, sem conseguir fazer a ligação com o ataque. No primeiro escanteio do Figueirense, aos 26 minutos, quem perdeu uma chance foi o adversário. O goleiro Danilo ficou com a bola e lançou direto para o ataque. Tiago Luis recebeu e deixou Júnior Timó de cara para o gol, mas ao invés de completar, ele passou para Ricardo Conceição desperdiçar o contra-ataque. Os times voltaram no segundo tempo com a mesma gana do começo do jogo. Aos 3 minutos, Bruno Rangel, da Chapecoense, recebeu lançamento na área, matou no peito e tentou uma bicicleta para o goleiro Tiago Volpi defender. Com dificuldades de armar ataques, o Figueirense fez uma substituição para reforçar a ofensividade. O meia Léo Lisboa deu lugar ao atacante Pablo aos 11 minutos. A estratégia deu certo: aos 17 minutos, Marcão recebeu de Pablo pela direita e tocou com categoria, de letra, para abrir o placar. A Chapecoense chegou a responder com mais ofensividade, mas o time da casa reforçou a marcação. Nos 15 minutos finais foram quatro cartões amarelos em faltas para impedir ataques dos visitantes.