9 de mai. de 2010

Pamela mostra com exclusividade a capa do seu novo Cd



Em Breve: Pamela - Ritmos e Poesias (2010)

A cantora Pamela esteve nesta quarta-feira (05) na sede da gravadora MK Music para gravar uma entrevista para o programa Conexão Gospel e chamadas para as rádios de todo o Brasil.

Aproveitando a oportunidade, Pamela mostrou em primeira mão a capa do seu novo CD pela MK, intitulado Ritmo e Poesia. A cantora ficou muito satisfeita com o resultado.

André Valadão lança camiseta da Copa do Mundo


André Valadão lança camiseta da Copa do  Mundo A grife de roupas Amém, do pastor e cantor André Valadão, lançou em abril a coleção Fé Brasil Copa. São camisetas amarelas com um brasão estilizado escrito fé em verde. Além da camiseta, foi lançada a versão pólo e a infantil.
Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online Esta é a segunda vez que a marca de roupas do cantor lança uma camiseta voltada para a Copa do Mundo. Em 2006, ano da Copa anterior, outros modelos foram lançados, sempre em cores alusivas ao uniforme da seleção brasileira.
Sobre esse lançamento André Valadão comentou em seu blog: “Torcer pelo nosso lindo futebol arte e nossos excelentes jogadores, bem isso é um fato. Mas que a nossa fé não esteja nunca abalada por um jogo ou por um evento, lembrando sempre que a vitória que vence o mundo é a nossa fé no Senhor!!! Torcendo pelo Brasil sim, mas torcendo pela salvação dos perdidos ainda mais”.
A grife de André Valadão lança produtos temáticos, de acordo com cada trabalho do cantor. Foram lançadas as camisetas Milagre, Alegria, Clássicos, Sobrenatural e as camisetas Fé. Todas as camisetas fazem referência ao nome dos CDs do cantor. Para André Valadão sua grife “tem o chamado de fazer a diferença, vendendo roupas para vestir com Santidade nossa geração”, disse em uma entrevista.
As camisetas são vendidas pela internet e variam entre R$ 27,90 a R$ 75,90. Os produtos podem ser parcelados em até seis vezes sem juros.

5 de mai. de 2010

Papa pede orações para acabar com comércio de mulheres e crianças

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, Bento XVI pediu orações dos crentes neste mês de maio para que termine o tráfico de seres humanos, particularmente de mulheres e crianças.

Esta é a proposta feita pelo Pontífice nas intenções de oração para o mês de começa, contidas na carta pontifícia que ele confiou ao Apostolado da Oração, iniciativa seguida por cerca de 50 milhões de pessoas dos cinco continentes.

O Bispo de Roma apresenta duas intenções, uma geral e outra missionária.

A intenção geral para este mês é: "Para que se coloque fim ao triste e iníquo tráfico de seres humanos que infelizmente envolve milhões de mulheres e crianças".

A intenção missionária é: "Para que os ministros ordenados, as religiosas, os religiosos e os leigos engajados no apostolado saibam infundir entusiasmo missionário às comunidades a eles confiadas".

Marina de Oliveira e Sérgio Menezes – confira a história de amor que terminou em um grave acidente de ultraleve


Marina de Oliveira e Sérgio Menezes – confira a história de amor que terminou em um grave acidente de ultraleve

Marina de Oliveira e Sérgio Menezes. Se fossemos contar como esses dois se apaixonaram – e descobriram que o sentimento ia muito além da paixão – iríamos escrever uma linda história de amor inesperada, surpreendente, mas planejada por Deus. E esse lindo encontro foi coroado na noite de ontem, onde Marina e Sérgio uniram-se em matrimônio em cerimônia na Casa das Canoas, em São Conrado, no Rio de Janeiro. A diretora artística e cantora Marina de Oliveira e o fotógrafo e empresário Sérgio Menezes começaram a namorar em agosto de 2007. Na certeza de que a aproximação foi um presente de Deus para suas vidas, os dois noivaram em setembro.

Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online

O cerimonial foi marcante e cercado por muita emoção, alegria e a presença do Espírito Santo de Deus, que testificava cada momento. A mãe da noiva, Yvelise de Oliveira, e o pai do noivo, Sebastião Menezes, o noivo e sua mãe Sulamita, entraram com a música “O Amor é Uma Fogueira”, cantada por Eyshila. Aline Barros cantou “Soube que me Amavas” para a entrada da noiva, que usou um vestido na cor marfim, assinado por uma estilista carioca.

Lágrimas daqui, sorrisos dali, momentos de quebrantamento e alegria. A cerimônia foi realizada pelo pastor Jaime Soares, da Assembléia de Deus de Bonsucesso (RJ), que é amigo do casal. Jaime pregou sobre o texto Gênesis 2:18. Ele falou sobre o significado do casamento, sobre as lutas e grandes alegrias do dia-a-dia a dois, e ainda liberou uma palavra profética para os noivos. Letícia, filha caçula de Marina, entrou com as alianças ao som de Fernanda Brum cantando “Amar Você”. A música, que fez parte do CD Meu Bem Maior, e até hoje é cantada e tocada em casamentos, ganhou novo arranjo na ocasião.

Após a bênção das alianças, o Voices, que não poderia faltar, cantou “Habitar em Ti”. Marina também uniu-se ao grupo. Na interpretação de William Nascimento, a música “Recomeçar” marcou o fim da cerimônia. “Foi um dia inesquecível. Primeiro porque foi uma cerimônia íntima, simples e cheia do Espírito Santo. Segundo, por poder ver a alegria no rostinho da Marina, no rostinho do Sérgio e no rosto do Arolde”, afirmou Yvelise de Oliveira. Arolde de Oliveira também falou sobre a felicidade de um pai nesse momento. “Estou muito emocionado também, muito feliz graças a Deus, que concedeu a eles essa bênção, esse recomeço. Como pai, estou radiante! Pela Marina, porque conheço a Marina, pelo Sérgio, porque estou conhecendo o caráter dele. Glórias a Deus por isso”.

O casamento de Marina e Sérgio reuniu cem convidados. Familiares dos noivos e amigos mais próximos. Muitas pessoas conhecidas no meio evangélico marcaram presença: entre os cantores, além daqueles que participaram da cerimônia, estavam lá Kleber Lucas, Emerson Pinheiro, Rayssa e Ravel e Pamela. Os Bispos Ton e Cristina, da Comunidade Vida Cristã, e políticos, como o Deputado Federal Índio da Costa, também marcaram presença. O grupo MK de Comunicação foi representado pela diretori

Banda Freedom: conheça a banda formada pelos ex-integrantes do Ministério Paixão, Fogo e Glória

Banda Freedom: conheça a banda formada pelos ex-integrantes do Ministério Paixão, Fogo e Glória

Junto com Eliah Oliver, ex-vocalista da Banda Khorus, os ex-integrantes do Ministério Paixão, Fogo e Glória formaram a banda Freedom, e tudo parece já estar bem encaminhado. No site da banda, você pode ouvir trechos de algumas músicas, baixar wallpapers, ver fotos e perfil de cada integrante da banda. Aliás, na agenda da Freedom, já constam duas apresentações, sendo uma ainda este mês.

Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Biblia Online

Os músicos que acompanhavam o adorador David Quinlan tiveram o desejo de ter uma banda com um som mais pesado e mais evangelístico e ainda que com uma polêmica saída, a banda já está aceitando convites para eventos.

Sobre a saída dos músicos do PFG, muitas coisas ainda estão pendentes, conforme é possível acompanhar no BlogPFG em que o líder do ministério faz um desabafo no post “Não queria, mas preciso abrir meu coração…”. No desabafo, David Quinlan fala da saída dos músicos do Paixão, Fogo e Glória e da banda Freedom.

1 de mai. de 2010

Jesus Cristo é o guia para alcançar bençãos e felicidades

Para quem esteja pensando em desistir, que está de alguma forma se lamentando porque as coisas estão difíceis, saiba que o amor de Cristo é imenso e quando menos esperamos recebemos bençãos. – Não desista!

Jesus já provou que seu amor por nós está acima de todas as coisas, com Cristo podemos vencer qualquer dificuldade. Talvez nossas dificuldades sejam provas colocadas por Jesus para testar nossa fé.

Mas ainda assim é muito pouco, nossas dificuldades são ínfimas perto daquelas que Jesus passou, então, com humildade, sabedoria, fé e amor, vamos erguer a cabeça que, debaixo dos princípios de Cristo, nenhum mal poderá afetar a nós e nossa família.

Só em Cristo podemos alcançar as bençãos, se os caminhos estão difíceis, reveja sua fé, quem sabe Deus será misericordioso para nos apontar vários caminhos por onde trilhar e alcançar felicidades.

Fiquem com Deus, e um ótimo fim de semana.

O que Deus nos fala sobre a virgindade, a beleza e o casamento?

Para honramos o pai e a mãe um dos requisitos fundamentais é termos pureza, significando nossa gratidão por eles, assim também é com as nossas relações de marido e esposa. Recorremos também à questão da intenção.

Poderíamos perguntar, qual a sua intenção durante o ato sexual? Se a intenção for apenas obter o prazer e brincar com o corpo alheio certamente que é condenado por Deus, mas se a intenção for a procriação estaremos de acordo com a palavra. Assim, o ato sexual é legítimo e dentro dos princípios cristãos, já que estará sendo feito de acordo com a lei natural deixada por Deus. Já os comportamentos sexuais da meretriz vai contra a moral, chegando até a ser sobrenatural.

A união conjugal foi deixada por Deus para que possamos estabelecer uma vida em união com Cristo e a Igreja, logo, a esposa e o marido devem ser virgens para que também estejam dentro da união legítima, já que Deus nos ensinou assim.

Em Cristo, tanto o homem como a mulher devem unir-se virgem, dentro do sagrado casamento. Mas na mulher a virgindade tem um valor maior, pois significa a pureza da família advinda. Garantia de que a união no matrimônio terá valor de uma união familiar com Cristo e a Igreja.

Se desprezarmos a virgindade estaremos fazendo apologia a uma vida sob a égide do prazer à qualquer custo, culto aos corpos e beleza, como vemos hoje em dia, fato tão presente nos nossos jovens.

Essa beleza que está posta na sociedade é a beleza física, em Cristo, a beleza que devemos buscar é aquela que significa bondade, verdade, sinceridade, amor ao próximo, isto é, aquela que carrega consigo os valores que nos foi ensinado por Jesus. Para isso precisamos olhar com os olhos puros, produzidos pela fé e sabedoria em Cristo.

Sim, a Beleza existe. Ela não é uma simples palavra do dicionário. Existe sim, a Beleza absoluta, que coincide com a Verdade absoluta e com a Bondade absoluta, que é o próprio Deus Nosso Senhor. Mas, para conhecer a Beleza, é preciso olhá-la com olhar claro, isto é, com olhar desinteressado, sem a obscuridade produzida pela paixão, especialmente pela paixão impura. E só quando se conhece a Beleza com olhar claro, sabiamente, é que se pode ter por ela um afeto puro.

Mensagem para o Dia do Trabalho

No espreguiçar do amanhecer,
A aurora abraça o sol,
Acordando homens e mulheres,
Para os exercícios no arrebol.

Todos correm para os campos da vida,
Na diversidade de suas diferenças.
Com mão no arado, pisam forte
Exultando suas crenças.

Valentes,
Erguem em seus braços,
Bandeiras ferramentas,
No quilate responsabilidade
No uso a função que alenta.

Seja caneta, bisturi,
enxada ou mesmo um liberal,
Não importa o instrumento,
Todos trabalham igual.

Dignificando o tempo,
Marcham ao encontro do promissor,
Prosperidade para o amanhã,
Recompensa do labor.
Abençoadas são as mãos do trabalhador.

Ministério Público e Promotoria de Nova York descobrem R$400 milhões ilegais da Igreja Universal





Ministério Público e Promotoria de Nova York descobrem R$400 milhões ilegais da Igreja Universal

A Igreja Universal do Reino de Deus é acusada de ter enviado para o exterior cerca de R$ 5 milhões por mês entre 1995 e 2001 em remessas supostamente ilegais feitas por doleiros da casa de câmbio Diskline, o que faria o total chegar a cerca de R$ 400 milhões. A revelação foi feita por Cristina Marini, sócia da Diskline, que depôs ao Ministério Público Estadual (MPE) e confirmou o que havia dito à Justiça Federal e à Promotoria da cidade de Nova York. O criminalista Antônio Pitombo, que defende a igreja e seus dirigentes, nega as acusações.

Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Cristina e seu sócio, Marcelo Birmarcker, aceitaram colaborar com as investigações nos dois países em troca de benefícios em caso de condenação, a chamada delação premiada. Cristina foi ouvida por três promotores paulistas. Ela já havia prestado o mesmo depoimento a 12 promotores de Nova York liderados por Adam Kaufmann, o mesmo que obteve a decretação da prisão do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), nos Estados Unidos – ele alega inocência.

Os doleiros resolveram colaborar depois que a Justiça norte-americana decidiu investigar a atividade deles nos EUA com base no pedido de cooperação internacional feito em novembro de 2009 por autoridades brasileiras. Em Nova York, eles são investigados por suspeita de fraude e de desvio de recursos da igreja em território norte-americano.

Ela afirmou aos promotores que começou a enviar dinheiro da Igreja Universal para o exterior em 1991. As operações teriam se intensificado entre 1995 e 2001, quando remetia em média R$ 5 milhões por mês, sempre pelo sistema do chamado dólar-cabo – o dono do montante entrega dinheiro vivo em reais, no Brasil, ao doleiro, que faz o depósito em dólares do valor correspondente em uma conta para o cliente no exterior. Cristina disse que recebia pessoalmente o dinhei

27 de abr. de 2010

Jornal do Vaticano critica “super-bomba” de Obama

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 26 de abril de 2010 (ZENIT.org). – O jornal da Santa Sé criticou o anúncio feito pelos EUA de que desenvolverá uma nova bomba, definida como “potentíssima”, capaz de atingir em uma hora qualquer alvo sobre a superfície do planeta.

“L'Osservatore Romano” observa que o novo clima de cooperação internacional que vem estreitando os laços entre EUA e a Federação Russa, e a crise econômica global, deveriam servir de oportunidade para que superpotência destinasse mais recursos ao desenvolvimento, e não na expansão de seu arsenal.

No artigo de título “A nova super-bomba norte-americana”, assinado por Giuseppe Fiorentino, destaca-se que o anúncio se deu poucos dias após a celebração, em Praga, da assinatura do novo tratado entre os EUA e a Federação Russa.

O jornal destaca a contradição da decisão tomada pelo presidente Barack Obama, prêmio Nobel da paz de 2009 e que disse “sonhar com um mundo livre da ameaça atômica”.

O artefato, dotado de uma ogiva convencional de grande poder de destruição, isto é, não nuclear, e cujo programa de desenvolvimento foi denominado Conventional Prompt Global Strike (CPGS), será propelido por mísseis Minuteman, capazes de voar a mais de 115 quilômetros de altitude, e será dotado do mais sofisticado sistema de navegação por satélite, que o permitirá atingir qualquer alvo na superfície terrestre com altíssima precisão.

O projeto foi inicialmente proposto no governo Bush, mas foi suspenso devido a protestos de Moscou.

O jornal destaca as preocupações expressas pelo Kremlin: “Se os Minuteman usados como vetor são capazes também de transportar ogivas nucleares, como é possível estabelecer se o lançamento de um míssil CPGS não constitui na verdade um ataque nuclear?”.

“Mas, provavelmente, a administração Obama considera hoje poder dar à Rússia – e talvez também à China – as garantias necessárias para evitar qualquer mal-entendido: os silos dos CPGS estariam localizados em áreas diferentes daqueles que contém mísseis nucleares, e poderiam ser inspecionados periodicamente”.

“Uma abertura devida à atmosfera de confiança que hoje se verifica nas relações entre Washington e Moscou, e também à aproximação que a crise econômica global impôs entre os EUA e a China”, acrescenta o “L'Osservatore Romano”.

“Mas talvez este clima inédito de cooperação entre as potências pudesse ser aproveitado de maneira diversa”, por exemplo “no favorecimento das políticas de desenvolvimento que, de acordo com os especialistas, seriam realmente capazes de livrar o mundo da recessão”, sustenta Giuseppe Fiorentino.

Os testes com o novo armamento norte-americano devem ser iniciados em 2014. Por volta de 2017, já deve estar operacional.

“Até lá, Obama já terá deixado a Casa Branca. Mas a super-bomba poderá se transformar numa herança discutível de sua causa contra a proliferação nuclear”, conclui o artigo.

China aceita denúncia de padre contra o governo

A Justiça chinesa aceitou pela primeira vez uma denúncia de abuso por parte de um sacerdote católico contra as autoridades comunistas, um caso sem precedentes divulgado ontem pela Associação de Ajuda à China, uma ONG que denuncia o assédio aos católicos clandestinos no país asiático.

Segundo a organização, sediada nos Estados Unidos, o tribunal popular do distrito de Haizhu, em Cantão, aceitou em 25 de dezembro o caso apresentado pelo pastor Wang Dao contra o Birô Estatal de Assuntos Religiosos, por irromper na Igreja de Liangren.

“Trata-se de uma decisão sem precedentes tomada por um tribunal chinês, aceitar uma denúncia administrativa por parte do pastor de uma igreja desafiando uma decisão punitiva do Birô”, assinala a ONG, com sede na Pensilvânia.

O caso aconteceu em 14 de dezembro passado, quando mais de 50 funcionários do Birô de Assuntos Religiosos e do de Segurança Pública fizeram uma batida na Igreja de Liangren durante a missa de domingo.

Os funcionários levaram uma nota de “multa administrativa”, na qual acusavam o pastor Wang Dao de organizar uma reunião ilegal e pediam que pusesse fim aos encontros.

A ONG considera que a aceitação pode firmar um precedente em outros casos nos quais houve assédio a católicos que não pertencem às congregações controladas pelo Governo comunista.

A China, povoado por budistas, taoístas, católicos e muçulmanos, reconhece as congregações religiosas que aceitem o controle do Estado, mas não os grupos clandestinos e independentes.

No país há entre oito e 12 milhões de católicos, divididos entre a Igreja oficial e a clandestina

Importante líder evangélico dos EUA cai após apoiar união gay


O reverendo Richard Cizik, uma voz sincera e conservadora do cristianismo evangélico na política dos Estados Unidos, se retirou na quinta-feira, 11, da Associação Nacional de Evangélicos (NAE), depois de uma entrevista para uma rádio em que defendeu união entre pessoas do mesmo sexo e disse estar “mudando” sobre o casamento gay.

Os comentários do reverendo – feitos no dia 2 de dezembro na National Public Radio – desencadearam um tumulto que levou à sua saída da vice presidência da NAE.

Uma figura permanente em Washington por cerca de três décadas, Cizik teve um papel crucial em trazer questões evangélicas para a política. Votos evangélicos foram centrais nas duas eleições de George W. Bush, por exemplo.

Mas em anos recentes, Cizik ganhou inimigos no movimento, por forçar a ampliação da agenda evangélica. Seu foco mais forte era o “cuidado com a criação”, argumentando que os evangélicos têm responsabilidade com o meio ambiente, o que envolve lutar contra o aquecimento global.

O reverendo Leith Anderson, presidente da NAE, disse na quinta-feira, 11, que o grupo não está se afastando de suas responsabilidades ambientais. A saída de Cizik foi necessária, disse, pois algumas de suas respostas à rádio não correspondem aos valores da NAE.

Cizik não respondeu ao pedidos de entrevista na quinta-feira, 11. A NAE disse que o reverendo expressou arrependimento, se desculpou e “afirmou seus valores.”

Anderson disse que “uma combinação de coisas” que Cizik disse na entrevista levou a esse desfecho, incluindo seu comentário sobre o casamento gay: “Estou mudando, tenho que admitir. Em outras palavras, eu diria que acredito em uniões civis. Eu não apoio redefinir o casamento em sua definição tradicional, não acredito.”

Alguns evangélicos viram isso como um “tapa na cara”, disse David Neff, editor da revista Christianity Today e membro do comitê executivo do NAE. “Ele parecia estar abandonando a única coisa em que os ativistas evangélicos sentiam ter feito a diferença nos últimos tempos”, disse, se referindo à proibição do casamento gay em três Estados nos Estados Unidos.

Ainda, a comunidade estava desapontada pois Cizik disse ter votado em Barack Obama nas primárias do partido Democrata, disse Anderson. Cizik também deu a entender ter votado em Obama em novembro

Papa visita Nazaré e pede a cristãos e muçulmanos que rejeitem o ódio


O Papa Bento XVI pediu nesta quinta-feira a cristãos e muçulmanos de Nazaré que rejeitem o poder destrutivo do ódio e do preconceito, em uma missa ao ar livre celebrada no Monte do Precipício no penúltimo dia de sua viagem à Terra Santa.

Também convidou todos a edificar pontes e a encontrar uma pacífica coexistência.

“Que cada um rejeite o poder destrutivo do ódio e do preconceito, que matam a alma humana mais que o corpo”, afirmou o Sumo Pontífice diante de 40.000 pessoas durante a missa com o maior público oficiada desde que chegou na segunda-feira a Israel.

O Papa viajou de helicóptero de Jerusalém a Nazaré, a maior cidade árabe de Israel (60.000 habitantes), que tem 30% de cristãos, onde segundo a tradição viveu Jesus.

Um total de 40.000 pessoas se reuniram no Monte do Precipício, o local onde, segundo os Evangelhos, uma multidão furiosa tentou jogar Jesus no abismo.

“Infelizmente nos últimos anos as tensões têm afetado as relações entre cristãos e muçulmanos”, reconheceu o chefe da Igreja Católica.

“Convido as pessoas de boa vontade das duas comunidades a reparar os danos causados e a trabalhar para edificar pontes e encontrar uma maneira de chegar a uma pacífica coexistência”, completou.

O Papa voltou a pedir paz para a região, assim como unidade dentro da Igreja, em uma região que tem pelo menos seis ritos católicos.

A chegada do Papa foi marcada por saudações em italiano, espanhol e árabe, ao mesmo tempo que os presentes exibiam bandeiras amarelas e brancas, as cores do Vaticano, e de muitos países, incluindo Brasil, Itália, Estados Unidos, Espanha, Índia e Austrália.

Centenas de pessoas, procedentes de várias cidades de Israel e de outros países, viajaram de ônibus durante toda a noite para assistir a missa.

Vem aí novo filme de Jesus Cristo


Após o sucesso de “A paixão de Cristo” em 2004, hollywood está próximo de produzir mais um filme envolvendo Jesus Cristo. O longa “The Ressurrection of the Christ” será lançado em 2011 e contará a história de Pilatos e a traição de Judas.

O roteiro é assinado por Dan Gordan e sua trama envolve a luta pelo poder e ganância das pessoas envolvidas na crucificação de Cristo: Pilatos, Herodes, Caifás e Judas. No projeto estão o produtor Bill Mckay e direção de Jonas McCord.

De olho nos lucros, Sony Music cria selo evangélico


Sony MusicRIO – A Sony Music anunciou a criação de um selo gospel e pretende contratar de 15 a 20 artistas evangélicos, além de criar um catálogo internacional. Em comunicado, a gravadora afirma estar atenta ao “fenômeno” gospel, que arrebata “um enorme contingente de fãs e simpatizantes” em todo o país. Para lucrar com o segmento, o segundo gênero musical mais vendido no Brasil, foi contratado o executivo Maurício Soares, que tem larga experiência no segmento e passagens pelos selos MK Publicitá, Line Records e Graça Music, que distribuem artistas evangélicos. “Queremos unir o que há de bom na música gospel com a expertise profissional da Sony Music. Creio que em pouco tempo o mercado irá perceber as grandes transformações desta nova filosofia de trabalho”, disse o executivo. Não foram anunciados, no entanto, nomes que a gravadora pretende contratar

26 de abr. de 2010

Dia D causa polemica: IURD acusa O Globo de discriminação

universal e autorizado”, o jornal O Globo concentrou suas notícias no congestionamento causado pelo evento na cidade do Rio de Janeiro, sem ouvir os participantes.


Twilight - Submarino.com.br
No programa "Fala que eu te escuto" da TV Record exibido na madrugada de sexta (23/04/2010), telespectadores reclamaram de discriminação.

De acordo com os telespectadores que participaram da atração via telefone, esta é mais uma prova de que a família Marinho, dona das Organizações Globo, é preconceituosa e move uma campanha difamatória não somente contra a Igreja Universal, mas contra todos os evangélicos, católicos, espíritas e seguidores de demais denominações religiosas que estiveram presentes ao encontro.

A telespectadora Ana Carolina, do Rio de Janeiro, protestou contra a cobertura. "A Globo não tem argumento algum para falar. O trânsito estava ruim? Estava, mas se for assim vamos terminar com o Carnaval, promovido pela Globo."

Para o bispo Clodomir Santos, apresentador do programa, houve preconceito."Não estou defendendo a Universal. Estou defendendo essas 3 milhões de pessoas que estiveram na enseada de Botafogo."

Durante o programa, foram apresentados documentos que comprovam que a organização do evento recebeu permissão do poder público do Rio de Janeiro para que a concentração ocorresse na enseada de Botafogo e que, em nenhum momento subestimou o número de participantes do encontro. O jornal cita que a previsão passada seria de 100 mil pessoas.

Clodomir foi enfático. "É mentira. Nós já tínhamos feito eventos semelhantes no aterro do Flamengo, com mais de 1, 5 milhão de pessoas."

Telespectador do programa, o radialista Ubiratan disse que a reportagem não mostrou como o Dia D foi um evento positivo, sem vandalismos ou qualquer tipo de desordem. "Eles [Rede Globo] têm medo da força do povo evangélico."

O apresentador criticou ainda a comparação feita pelo jornal entre o congestionamento desta quarta-feira e o caos no trânsito durante as chuvas que mataram mais de 250 pessoas no Estado do Rio de Janeiro no início deste mês.


24 de abr. de 2010

Guitarrista do NX Zero se espelha no Hillsong United


No lançamento do ultimo CD "Sete Chaves" da banda NX Zero, Gee Rocha (guitarrista e vocal), contou um pouco sobre o processo de produção do disco e os futuros caminhos da banda.

Para surpresa de alguns, ele declarou que ouve muito a banda australiana gospel Hillsong United, e que o NX Zero se espelhou nela para a criação da melodia da música "Mais Além" e do mega hit "Espero minha vez". Em nenhum momento, nem ele nem ninguém da banda, afirmou ser ou não evangélico.







novo CD " Pra Glória de Deus "

Foram 3 meses de gravações intensas, além de audições e finalização visual, assinam pelo disco o produtor engenheiro Adilson K. Rodrigues e o maestro Melk Carvalhêdo, responsáveis pelo belo trabalho.
Gravado em meu Studio Melody Gospel, o disco está com um estilo bem diversificado, contém 12 músicas, sendo duas composições minhas e as demais de compositores renomados na música gospel.

Lançamento em Abril deste ano, novo CD intitulado PRA GLÓRIA DE DEUS, no Congresso dos Gideões Missionários da Última Hora que acontecerá nos dias 24 de abril á 4 de maio, onde a equipe da gravadora e eu estaremos apresentando o novo Cd..
Com loja em frente ao ginásio principal do congresso, todos poderão adquirir este lançamento.
Todas as tardes, estarei atendendo o público, tirando fotos e autografando CDs e DVDs.
Também disponível nas melhores lojas do Brasil e Loja virtual.


Regininha Poltergeist, ex atriz pornô e hoje convertida, afirma: “sexo agora só depois do casamento”


Regininha Poltergeist, ex atriz pornô e hoje convertida, afirma: “sexo agora só depois do casamento”

Regininha Poltergeist despontou para a fama em 1990 nos espetáculo “Santa Clara Poltergeist”, de Fausto Fawcett, no papel de uma santa com o poder de curar as pessoas por meio do sexo. Agora, convertida à igreja evangélica Bola de Neve há um ano e quatro meses, ela afirma não se sentir culpada e diz que sente perdoada por Deus: ”Não me sinto mais culpada porque fiz a libertação. Sou um milagre, um presente. Perdi tudo e comecei do zero“.

Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Esta nova mulher fica evidente na maneira dela se vestir. “Não saio sem top por debaixo do vestido porque sinto a presença do Espírito Santo e parece que estou nua”, revela. Cada vez mais envolvida com a igreja, a ex-modelo integra o Ministério da Dança da instituição religiosa, onde dá aulas de hip hop, dança contemporânea e balé clássico. “Ensinamos esses ritmos sem sensualidade, que é coisa do diabo”.

Quando o assunto é o amor, Regininha diz que aguarda um companheiro, a quem se refere como “varão de Deus” e conta que fez voto de castidade após se converter ao Evangelho. “Sexo só depois do casamento. Já tenho uma pessoa em vista na igreja, mas rezo todos os dias para Deus me mostrar se é a pessoa certa. A gente sai para jantar, vai para as festinhas, mas só depois que estiver namorando é que pode beijar e com o consentimento da pastora“

23 de abr. de 2010

ABALOU" é o novo Cd da cantora Mylla Karvalho!


"

“ABALOU” é o nome do segundo trabalho gospel da cantora Mylla Karvalho em parceria com o Espírito Santo de Deus. Com muita alegria, o álbum é um reflexo do momento de gratidão que o ministério vem vivendo. A música “ABALOU” que intitula o CD, significa a voz de Jesus trazendo impacto a nossos corações ao dizer que suas promessas em nós serão cumpridas. Esse é o ano do relógio de Deus sobre nossas vidas segundo o compositor Milson Karvalho. E cada uma das faixas desse novo projeto irá levar as pessoas a realmente entrarem em Deus através da revelação da Palavra contida nas músicas. Trazendo “a cara” do Ministério Mylla Karvalho, o novo álbum terá canções em ritmo calypso como a canção “Coração de Jesus” e é claro, de músicas de adoração que revelam o novo momento de Deus para o Brasil através de suas letras. Uma grande novidade neste novo trabalho, é que além das composições marcantes do irmão da Cantora, Mylla grava pela primeira vez uma música de sua própria autoria “Coração puro”. ABALOU é muito mais que uma canção, é o próprio Jesus entrando em sua casa e sacudindo sua vida com uma nova atmosfera de bênçãos.

21 de abr. de 2010

Igreja Assembléia de Deus contesta polêmica sobre vacina h1n1



Polêmica divulgada em informativos e sites na internet destaca a vacina contra Influenza A como um projeto de conspiração internacional para dizimar parte da população mundial.

A campanha de vacinação contra a Influenza A (Vírus da Gripe H1N1) gerou nos últimos dias uma grande polemica evolvendo os lideres evangélicos que estariam proibindo os fieis de tomarem a vacina. A base da polemica estaria em informativos e vídeos na internet divulgando uma conspiração internacional, onde o objetivo seria exterminar em massa parte da população mundial. Fato esse negado por uma das maiores denominações evangélicas no Acre, igreja Assembléia de Deus, que ainda ofereceu seu templo para ser usado como um dos locais de vacinação.

Por conta da morte de uma criança no Estado do Pará, supostamente debilitada por ter tomado a Vacina, um série de palestras estariam sendo feitas em igrejas e reuniões familiares orientando as pessoas a não tomarem a vacina. Polêmica desmentida por um dos principais lideres da igreja Assembléia de Deus de Rio Branco, pastor Francisco Francelino. “As igrejas evangélicas no Acre não se reuniram para tomar uma decisão sobre o assunto, porque vemos que é de fundamental importância a vacinação da população. Até nosso templo foi usado pelos órgãos de saúde, para funcionar como um local de atendimento as pessoas que devem ser vacinadas”, esclareceu o pastor.

Com os boatos que surgiram, a problemática volta-se principalmente para o resultado da campanha de vacinação contra a influenza A. O que de acordo com a gerente de imunização Maria Auxiliadora a preocupação está sendo grande devido somente 50% do público infantil e 32% das mulheres grávidas foram imunizadas. “Esse grupo é o mais vulnerável a contaminação da doença. Alertamos a população para não deixar de tomar procurar os postos de saúde para serem imunizadas com a vacina. Os boatos não podem deixar a população em duvida, já que muitas pesquisas foram feitas e testaram a eficácia e a importância da vacina”, explicou Auxiliadora.

A gerente acrescentou ainda, que a única contra indicação é para pessoas com alergia à proteína do ovo de galinha. Já o pastor e vice presidente da igreja Assembléia de Deus, Francisco Francelino, disse que a atitude que estaria aterrorizando pessoas é um ato irresponsável e disseminado por pessoas sem instrução. “Estamos incentivando nossos fieis a receberem a vacina para se imunizar da gripe suína”, esclareceu Francelino.

A reportagem procurou mais comunidades para saber qual seria a denominação no Estado que estaria incentivando a rejeição da dose da vacina, mas todas as igrejas evangélicas procuradas não sabiam de tal campanha contra a Influenza A.

A reportagem também analisou vários vídeos na internet e verificou que muitos argumentos são colocados contra e a favor da vacina. Comunidades evangélicas principalmente nos Estados Unidos alertam sobre uma organização mundial que vem tentando controlar o mundo. Outros vídeos destacam que tudo isso, não passa de terroristas querendo desestabilizar parte da população e incentivar uma revolução.

Kaká grava clipe com Shakira e outros famosos em prol do Haiti


Kaká grava clipe com Shakira e outros famosos em prol do Haiti

O meia Kaká e os cantores Alejandro Sanz e Shakira são alguns dos astros que participaram da gravação de um videoclipe cuja renda será destinada a trabalhos de reconstrução no Haiti.

Visite: Gospel, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Além do brasileiro, outros jogadores soltaram a voz para o projeto, denominado “Ay Haiti”. O meia Andrés Iniesta, do Barcelona, o zagueiro Sergio Ramos, companheiro de Kaká no Real Madrid, e os atacantes Diego Forlán e Sergio Agüero, do Atlético de Madri, deixaram a rivalidade dentro de campo e cantaram juntos em favor do país caribenho, arrasado por um forte terremoto em janeiro.

Já os destaques do meio musical, além de Sanz e Shakira, são Enrique Iglesias, Juanes, La Oreja de Van Gogh e Estopa, entre outros.

18 de abr. de 2010

Vencendo adversidades no caminhar


São muitas as adversidades que cercam a vida do homem e da mulher de Deus, o inimigo de nossas almas está a todo o momento a espreita procurando derrubar a todos que fazem a vontade do Pai e tentam contribuir para a sua Obra. Somos humanos, falhos e nestes últimos dias somente o amor de Deus e a sua misericórdia para garantir a nossa sobrevivência e salvação. Hoje escrevo falando da problemática de algumas mulheres de Deus que me procuraram com seus problemas e creio que nem por isso deixaram de ser mulheres de Deus. O Senhor me levou a ver pessoas que sofreram com a indiferença, descrédito e falta de perdão por aqueles que dedicaram grandes horas, suor e lagrimas de suas vidas aliadas a culpa, medo e preconceito.

Vi e conheci mulheres e até homens de Deus que um dia estiveram em posição de “destaque” e hoje em dia estão esquecidos e o pior, são apontados na sociedade como um mau exemplo. Ainda não encontrei na Bíblia embasamento para justificar o que estas pessoas vêm passando com seus irmãos. “Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão (Lc 6.42)”. O evangelho do Senhor nos fala de amor a todo o tempo e não de castigo, punição ou discriminação. Em Corinto, quando Paulo fala para expulsar aqueles irmãos da igreja é porque já não havia mais esperança e eles estavam começando a corromper os demais. Só que hoje em dia primeiramente se exclui, humilha, depois que tenta se tratar e dar o perdão. Mas quem é o homem, para fazer justiça? “Como, pois, pode o homem ser justo diante de Deus, e como pode ser puro aquele que nasce da mulher? (JO 25.4)” mas “Justo és, ó Senhor, e retos são os teus juízos (Sl 119.137)”.

Não que eu esteja fazendo uma apologia ao erro dentro das igrejas, mas a minha compaixão vai de encontro as pessoas que cometeram erros, se arrependem e tem o temor de Deus. Não quanto àquelas que destilam o fermento dos fariseus. Obviamente, por livre e espontânea vontade devem automaticamente se afastar um pouco de seus cargos, para não oferecerem fogo estranho ao Senhor, tratar suas feridas e tapar as brechas daquilo que as fez cair, pois: “Porque sete vezes cai o justo, e se levanta; mas os ímpios são derribados pela calamidade (Pv 24.16)”. Não que deva cair sete vezes, mas este número nos fala de perfeição na Bíblia, quer dizer, o justo está sujeito a cair, mas o verdadeiro Cristão vai se levantar e continuar buscando o perdão e a presença do Senhor. Obviamente o ideal é que não caia, daí vem um versículo nos indica o nosso norte: “mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento (I Pe 1.15)”. E para aqueles que tropeçaram, ainda existe a misericórdia de Deus para os arrependidos e os que ainda buscam a santidade. Contudo, deparei-me com uma coisa muito mais cultural em nossa sociedade: o preconceito para com as mulheres.

Mesmo que não se diga o pecado cometido, somente o fato de excluí-las já deixa as servas com um estigma terrível, que vai carregar por toda a sua vida naquela igreja, denominação ou cidade. Por estarmos numa sociedade machista por natureza, quando uma mulher cai e tem o risco de ser descoberta, as estatísticas mostram que elas têm imediatamente saído da igreja ou ocultado o seu pecado, o que é infinitamente prejudicial para a Obra do Senhor. E o prejuízo é diretamente proporcional conforme o cargo que a pessoa ocupa. Sem ser descoberta, o que é uma coisa apavorante, pois por mais que ela seja tratada, alcance o perdão, a mulher tende a carregar esta mancha pelo resto de sua vida ali naquela congregação se isso vir a publico, muito mais até do que os homens. O que vai exigir muito mais tato e sensibilidade de seus dirigentes em tratar o caso. O preço da evidencia é muito alto, bom somente Deus que jamais mudará. O homem é falho, muitas vezes não assume o seu erro como Davi o fez até que Deus revelasse.

E o mesmo Davi pediu a Deus que caísse em suas mãos, mas não nas dos homens e Deus o perdoou. Lembro-me das Palavras de Jesus: “Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? ninguém é bom, senão um que é Deus (Mc 10.18)”. A tendência do homem em idolatrar o outro está causando muitos danos a Obra do Senhor. O inimigo é astuto e está a postos a derrubar a qualquer um que se aventure, por isso hoje vejo a importância de pertencer ao Corpo de Cristo. “pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente (Rm 1.25)” Muita coisa está acontecendo por falta de amor dos irmãos, por não reconhecer a fragilidade do próprio homem e tentativa de exaltação do próprio ego. Devemos exercitar mais a humildade e o perdão, não sabemos o dia de amanha.

Quantas mulheres carregam o estigma da culpa, estão perdendo a comunhão com Deus a cada dia, por estarem sendo lembradas pelas suas companheiras ou pelo próprio inimigo, do erro que cometeram no passado... quantas já não deixaram a igreja por este motivo, pois não encontram com alguém de confiança para desabafar. Uma vez um Pastor amigo meu falou-me sabiamente sobre este caso: - o importante nestas horas não é exaltar o erro, mas sim verificar o arrependimento no coração e ajudar a encontrar o perdão. As igrejas que pensam desta forma tem alcançado muito mais santidade e cultivo ao perdão, pois os membros sentem-se mais seguros e a vontade. Que o amor de Deus preencha os corações, concedendo ainda sabedoria e discernimento para realizar uma Obra pura e verdadeira, preparando a noiva do Senhor para o grande dia.



Os rumos da igreja do Senhor



Por causa da ética não criticamos. Por causa da tolerância, tomamos qualquer espertalhão como um dos nossos. Por causa da unidade aceitamos que vendilhões explorem a boa fé daqueles que, necessitados, vêem neles a esperança para os seus males e mazelas. Por causa da nossa ética, fazemos vista grossa àquilo que deturpa e corrompe e conspurca o santo Evangelho da graça de Jesus Cristo.

Eu me pergunto muitas vezes qual o rumo que a igreja está tomando? Para onde caminha a igreja? Qual será o resultado de tudo isto que nos cerca? Outro dia eu lia uma entrevista do Caio Fábio, e ele disse uma coisa que me chamou a atenção. Afirmou que a igreja hoje – especialmente as neopentecostais – tem adotado práticas e ritos sincréticos que nada tem a ver com a liturgia das nossas igrejas tradicionais ou pentecostais. É um tal de sal grosso, banho de descarrego, corrente disto, corrente daquilo, mesa com toalhas brancas, velas, e tanta coisa que tomaria tempo e espaço demasiado para narrar aqui.

Ressalte-se que para o pobre necessitado nada é de graça. Há um preço a ser pago. Se ele quer prosperidade, assalta-se o bolso dele descaradamente. Se quiser saúde, tome o dinheiro dele. Se desejar um carro, uma casa? Veja o quanto a vítima tem na carteira? Não tem nada? Não tem problema! Dê um cheque pré-datado, que vai ser trocado na esquina com o agiota de plantão. E as campanhas dos “trezentos” de Gideão? O pobre deve estar se revirando na tumba de desgosto.

Haja trezentos valentes! É pregado nestes balcões de negócios que o indivíduo tem de dar para poder receber. Prega-se um evangelho deturpado, barato, vagabundo, insosso, nauseabundo, desprezível, e tudo o mais que se possa adjetivar este arremedo que eles teimam em corromper.

Onde está na Bíblia que é preciso dar algo para ter aquilo que se precisa? Os valentes de Gideão foram para uma batalha onde Deus estava no negócio, e a menos que minha Bíblia esteja errada, eu não encontro ali qualquer menção a dinheiro.

Mantém-se o cidadão encabrestado na ignorância de que ele precisa ofertar, ofertar, ofertar, cada vez mais, para que seja abençoado.

Mentirosos desprezíveis.

Um destes muitos bispos que povoam o mercado, certa feita afirmou que se um coitado – quem acredita nele, pede alguma bênção, paga por ela, pois é influenciado a dar, e não recebe o que espera, a culpa vai cair sempre em cima de quem suplica, e dizia ainda com cara de ratazana, que não recebeu por falta de fé. Prosseguia dizendo que o negócio dele é sempre sem risco algum de ter reclamação. Joga tudo na falta de fé e pronto. Se morrer não pode reclamar, se não recebe o que espera idem, e assim estes malandros prosseguem enriquecendo mais e mais.

A igreja hoje é doente por causa desta podridão a que é submetida, e não pensem que é somente no Brasil. É uma tendência mundial que varre as igrejas do planeta. Antigamente um homem entrava no ministério para ganhar almas, hoje – com raras exceções – entra para ganhar dinheiro.

Outro dia eu lia na internet, que o tal ”apóstolo” foi numa reunião de um clube de pastores, e disse na maior cara de pau, que seus “problemas” foram resolvidos. Logicamente, que ninguém espera que estes, digamos quadrilheiros, travestidos de crentes, sejam presos, mas me pergunto muitas vezes o que se passa na cabeça de um sujeito destes. Será que não tem o temor de Deus, será que não teme a mão do Senhor? Tem um outro arrogante que se diz escritor de livros – mas que na realidade são outros que escrevem para ele – que suas perorações, que ele transforma em livretos, sempre são inconclusas, pois quem quiser saber o que vai acontecer tem de comprar a série de três livros que ele vende ao final de cada uma das suas falas, seja em igrejas, seja na televisão.

E o velhaco diz isto rindo, como que dizendo – enganei mais um trouxa. E olha que ele anda lépido e fagueiro a bordo de um carrão importado que custa mais de R$ 200 mil.

Perdoem-me a dureza, mas estes tem de ser denunciados.
Este mesmo, circunstancialmente, elege alguém para bater. O próprio Caio Fábio já foi vítima dele, quando o dito cujo recebia dinheiro para “bater” nele. Outras vítimas são conhecidas. Para uma delas, ele pediu dinheiro para financiar um programa de televisão.

Quando ouviu a recusa falou mal até cansar.

Logo, logo tem mais uma eleição e certamente ele vai ganhar mais uns trocados defendendo algum “irmão” de fé. Para a platéia vai dizer que é por pura convicção. E há quem acredite nele.
Na próxima eleição quando o seu pastor falar que vai apoiar algum candidato, pergunte o quanto ele vai estar ganhando pelo apoio, e não se espante se ele mandar excluir você por causa do questionamento.

E as oligarquias nas famosas convenções gerais? Passa de pai para filho ad eternum, os coronéis perpetuam-se no poder e na manipulação sem dar satisfação alguma, e suas vontades são leis que devem ser cumpridas de imediato, pois eles não admitem ser contrariados. Estão no poder há anos. Ouse perguntar quem será o substituto de qualquer deles? As decisões são verticais, manda quem pode e acabou.

E a apostolada? Nunca vi tanto apóstolo. E os carros? E as roupas? E os relógios? Tempos atrás eu vi um bispo pregando e ele se dizia muito humilde, muito simples, mas no púlpito disse que seu terno havia custado U$ 5 mil, na Laffaiette Galerie em Paris. Seu relógio havia custado à bagatela de U$ 12 mil, na Picadilly Circus, em Londres. No dia seguinte ele falou da camisa. O preço? U$ 1,2 mil, na Rodeo Drive, em Los Angeles, e o cara-de-pau dizia que aquelas eram parte das coisas que ele havia comprado. Fiquei imaginando o quanto custava o guarda-roupa dele. Vivia como outros tantos como um sibarita.

Quem bancava aquela luxúria toda? O povo que acreditava nele, pois recentemente ouvi que ele havia se enveredado pelas barras da saia de uma jovenzinha, e o povo da sua igreja havia debandado. Ao ter esvaziado o negócio que ele chamava de igreja, o padrão de vida dele caiu bastante. Teve de vender o carro blindado, dispensar o séqüito de seguranças e motoristas, e se a coisa apertar ele pode vender os ternos, os relógios, as camisas... Como não era a primeira vez que o senhor epíscopo derrapava nas curvas de alguma donzela, a igreja foi contribuir em outra freguesia, deixando-o a ver navios.

E por falar em sibarita, há um deles dono de uma grande; imensa igreja em São Paulo, que diz sentir o maior prazer em poder entrar numa loja de sapatos em New York, e gastar U$ 10 mil, de uma única vez, sem que ninguém o incomode com perguntas, ou ainda comprar quadros que variam de U$ 40 a U$ 100 mil sem se sentir culpado por isso. De onde vem o dinheiro desta gastança toda? Do bolso de pobres coitados, explorados em intermináveis cultos diários nas filiais da sua igreja.

Voltando aos apóstolos, tem até apóstola no mercado. E o sonho dourado da apóstola é que cada estado brasileiro tenha o seu apóstolo, e cada um destes apóstolos deve ter outros doze com ele, e cada um destes doze deve ter outros e assim vai, e certamente gente que não conhece Bíblia, que não tem estofo moral e espiritual para o cargo que eles querem ocupar. Não demora e vai começar a estourar no Brasil escândalos e mais escândalos envolvendo estes “apóstolos”. É esperar para ver.

Hoje uma igreja não se mede pelas almas que ganha, e sim pelo que arrecada. É o fim da picada. Logicamente há as exceções a esta regra, mas elas estão cada vez mais difíceis de ser achadas.
Estes piratas seguem o exemplo e o legado de Geazi. Ao ver o verdadeiro homem de Deus recusar os presentes e o dinheiro de Naamã, um inconformado Geazi foi atrás da caravana do sírio para pegar para si aquilo que alimentaria seu espírito mercenário. Queria ficar rico, e a pequena fortuna rejeitada pelo profeta – o verdadeiro homem de Deus recusa os encantos do dinheiro fácil – Geazi deu início àquilo que ainda nos nossos dias encontra ressonância – o assalto aos bolsos alheios.

Fico imaginando o dia em que esta matilha tiver de prestar contas a Deus, todo poderoso, a respeito de tudo o que arrancaram do povo, o que eles vão dizer? Vão dizer que preferiram o exemplo e a prática de Geazi, em detrimento da atitude de Eliseu. É mais fácil, é mais cômodo e como enriquecem.bençaos nao sao vendidas bençaos sao dadas por Deus . devemos ter muito cuidado para nao cairmos nestas ciladas

Significado dado pela Palavra de Deus



"Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento." (Mateus 22:37) Lemos tantas vezes na Bíblia a palavra "alma", não é mesmo? Mas nem sempre compreendemos bem o seu verdadeiro significado. O termo "alma", que procede do latim anima, de modo geral é apresentado nas Escrituras Sagradas como o princípio da vida, o sopro vital de Deus que anima o corpo. Vejamos, desde já, algumas definições e sentidos de acordo com diferentes abordagens religiosas e culturais, para que daí possamos compará-las com o significado dado pela Palavra de Deus. Para as três grandes tradições do Ocidente: cristianismo, judaísmo e islamismo; as concepções de alma se assemelham.

Para os cristãos em geral (evangélicos, católicos, luteranos e ortodoxos), o ser humano nasce com dois princípios inseparáveis: espiritual (alma) e material (corpo). Para o judaísmo, "A alma é a essência do homem. Ela é invisível, porém real, como o pensamento, o sentimento e a visão. (...) é a divindade dentro do indivíduo, que o leva a realizar a sua humanidade", explica o rabino Henry Sobel da Congregação Israelita Paulista. Já para as principais correntes do Oriente, ou seja, o hinduísmo, jainismo e budismo e suas mais diversas facções, o conceito de alma difere das religiões ocidentais.

"O que os gregos denominam de alma, o zen chama de mente. Para as tradições orientais, a mente significa tudo o que existe, o ilimitado, infinito, atemporal", explica Cláudia Coen Murayama, monja superiora do Templo Budista Soto Zen da América Latina. As tradições de origem africana apresentam sua própria leitura do termo: "Cada alma, criada por 16 divindades que presidem o destino, tem o seu orixá específico"; ou seja, cada pessoa ao "reencarnar" tem um espírito mais evoluído que o direciona em sua atual jornada humana. Explica o sociólogo Carlos Eugênio Marcondes de Moura, devoto e pesquisador de candomblé há 20 anos, com seis livros publicados sobre o tema. Para a psicóloga Denise Ramos, o homem moderno está se dando conta de que a ciência não responde às suas dúvidas essenciais e, portanto, está se voltando ao interior em busca de sua alma.

"O fato pode ser observado na multiplicidade de religiões e no crescente número de devotos. Neste final de milênio, busca-se um meio de responder as questões que acompanham a humanidade desde sempre: Qual o sentido da vida? De onde vim? Para onde vou?", constata. Pode-se observar não apenas concepções diferentes sobre a alma, mas também em relação ao seu destino. Nesse momento as crenças se dividem em dois grandes blocos: os reencarnacionistas - que acreditam em consecutivos retornos da alma à vida humana para fins de aperfeiçoamento - (budismo,hinduísmo, jainismo, taoísmo, kardecismo, etc.) e os não reencarnacionistas - que acreditam que a alma é inerente à vida corporal humana e, por isso mesmo, não pode voltar à terra outras vezes e em corpos diferentes - (islamismo, judaísmo e igrejas cristãs como: católica romana, luterana, evangélicas em geral, etc.).

Depois de todas essas filosofias e opiniões acerca da alma, resta-nos averiguar a verdadeira autoridade em termos de regra de fé e prática para a nossa vida, a Bíblia Sagrada. A alma é o fôlego de vida soprado por Deus nas narinas de Adão, o primeiro ser humano (Gênesis 2:7); pode ser o mesmo que o espírito humano (Mateus 10:28; 16:26). Quando o Senhor Jesus Cristo disse: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento" (Mateus 22:37), Ele nos mostra que a alma pode ser também entendida como a totalidade do ser do homem. Já a expressão "alma vivente" significa simplesmente a vida biológica animal (Gênesis 1:24). Como você pode perceber, a Palavra de Deus nos apresenta alguns versículos com diferentes significados para o termo alma.

Eles precisam ser analisados dentro de seu contexto (versículos anteriores e posteriores) para que possamos compreender bem qual seja o significado mais apropriado em cada caso. Creio que a alma é originada no momento da concepção do feto humano e é imortal - ou seja, não poderá jamais ser exterminada - (Mateus 25:31-46). Portanto, ela só habitará na terra uma única vez, com um único corpo físico mortal, vindo logo após à morte física o juízo de Deus (Hebreus 9:27). Por isso, não é bíblico acreditarmos na reencarnação da alma (Eclesiastes 12:7). Espero ter realmente ajudado a esclarecer esse assunto, à luz da Bíblia. Que Deus nos abençoe sempre.