O cantor Irmão Lázaro seguindo a trilha do pastor Abílio Santana,também postou um vídeo em sua conta do instagram para demonstrar a sua indignação contra a atitude da cantora Daniela Mercury, que em pleno show, fez uma “ministração de demônios”, ao som dos tambores invocou demônios para o local e disse que “sem demônios ninguém vive”.
“Olha só eu acabei de receber um vídeo que me deixou estarrecido,me deixou extremamente indignado como uma pessoa pode se utilizar do privilegio de ter um microfone, com uma multidão de pessoas na sua frente e invocar demônios.Amado irmão,quando alguém invoca demônios,a única coisa que vem é corrupção,é briga,desavença familiar, é destruição.
“A pessoa também disse nesse vídeo que ninguém pode viver sem demônio, quem não pode viver sem demônios é você,porque nós que acreditamos em Deus,nós cremos que sem Jesus nada podemos fazer”.
“Deus protege a família brasileira,em nome de Jesus, Ah e só mais uma coisa eu lhe repreendo satanás,eu repreendo todo demônio que foi invocado por essa mulher,em nome do Senhor do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Fica aí a minha palavra de indignação”, finalizou o Irmão Lázaro a sua resposta ao vídeo da cantora”.
O que chama atenção é que alem de Marco Feliciano, apenas o cantor Irmão Lázaro e Abílio Santana, ambos baianos se pronunciaram acerca do ato de Mercury, talvez porque sendo da Bahia entendam melhor a gravidade das evocações da cantora. O pastor Abílio Santana em seu vídeo foi ainda mais longe e chegou a declarar que Daniela Mercury é um “carvão apagado” e um “zero a esquerda” que está fazendo tudo isso para chamar a atenção,porque ela não tem mais shows e que está ultrapassada em sua carreira.
Abílio foi bloqueado em sua conta no Facebook acusado de discurso de ódio por conta da sua também manifestação contrária a exibição de uma peça teatral onde tem um Jesus Homossexual e também contra um concurso que elegeria o melhor “Jesus Gay”.
O novo single-clipe da cantora Flordelis, lançado recentemente no canal oficial da MK Music no youtube, realmente surpreendeu a muita gente dos bastidores da gravadora e também aos seus próprios fãs, que não esperavam tamanha produção.
"O sonho não morreu" é aquele tipo de single "perfeito", no qual, é lançado para tapar o buraco de um outro lançamento que não recebeu tanto crédito do público consumidor. Até porque, quem acha que estamos exagerando... é só fazer uma pequena reflexão: o que se houve falar do CD "Realize"? Nada. Apenas foi um álbum com regravações pentecostais e algumas canções boas, entretanto não conseguiu agradar ao público fiel da Flor.
Mesmo com essas dificuldades ministeriais (algo normal), a equipe da cantora "povão" soube lidar com a situação e acertou ao produzir essa bela composição do Anderson Freire, que sem dúvidas, se encaixou de forma natural na voz da nossa amada penteca.
Com uma produção terceirizada (isso é novidade?), a cinegrafia conseguiu arrancar imagens incríveis de um lugar bastante simples. Tudo é técnica. É somente possuir uma direção de fotografia preparada e capacitada. Se a direção artística da MK soubesse desse detalhe... sic, sic... deixa pra lá!
A junção de jornais, televisores antigos e lembranças passadas trouxeram um enorme significado para a letra da música e em alguns momentos, parecia que estávamos assistindo o primeiro clipe da Aline Barros pela Sony Music (rsrsrs). A cor do vídeo está maravilhosa. O fogo se alastrando sobre o painel de jornais trouxeram mais emoção ao clipe. Tudo foi arquitetado para que viesse resultados dignos. E veio com muita maestria!!!
A avaliação (0-10) que damos para a interpretação da Flor foi: 8,5. Ela poderia ter se dado mais nas gravações. Mostrado mais emoção. Um chorinho de vez em quando cai muito bem... E olha que estamos falando de uma gravadora que tem um cast que adora esses teatrinhos (risos). Amém meninas do grupo Voices??? Epa...
Sobre a produção e direção do clipe "O sonho não morreu", a nota recebida é: 10,0. Não estamos exagerando ou bajulando a mãezona do Rio... É que realmente, dessa vez, a nossa canela de fogo mereceu.
PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS!!! FIZERAM UM ÓTIMO TRABALHO!!!
O cantor e compositor gospel Moisés Cleyton, publicou em seu Instagram na última segunda-feira (23), um desabafo para os novos cantores que estão surgindo no mercado gospel.
Além de cantor e compositor, Moisés Cleyton também é pastor, e ficou conhecido no Brasil inteiro no ano de 2010 através da música ” Meu Barquinho”, gravada pela cantora gospel Giselli Cristina, com a sua participação. A canção foi um dos maiores sucessos daquele ano.
O compositor criticou duramente o estrelismo dos novos artistas gospel que estão aparecendo na atualidade, e chamou de “Artistazinhos”. Além de sugerir que eles fizessem um curso de português e de oratória, e que se preparassem para o futuro pois o sucesso passa.
Moisés também alertou os cantores dizendo que eles parassem com a bobagem de acharem que são amados pelo povo, e disse que o povo ama o que é conveniente, e amanhã pode ser que suas músicas e suas mensagens, não sejam mais o que eles queiram ouvir.
Ele finalizou dizendo: ” seja esperto, não se esqueça que o povo que te aplaude hoje é o mesmo que já aplaudiu e depois cuspiu em alguns que agiram da mesma forma que você está agindo.”
Moises Cleyton é pastor Filiado a CIEADEP, CGADB, Bacharel em Teologia, e especializado em Psicologia pastoral.
Leia o desabafo completo do cantor.
“Sem demônios ninguém vive” diz Daniela Mercury durante show e assusta fãs
Daniela Mercury (Reprodução)
Durante um show realizado na 28º edição do Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernambuco, na madrugada deste domingo (22), a cantora e compositora baiana Daniela Mercury, surpreendeu milhares de fãs que assistiam a sua apresentação.
Além de criticar duramente a prefeitura a respeito da proibição do espetáculo teatral “O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu”. Daniela disse em um determinado momento do show, que estava liberado as pessoas usarem os seus demônios.
Em tom irônico a cantora criticou indiretamente os evangélicos, dizendo que a sua empregada “Maria” , não podia ir para igreja, pois iam tirar os demônios dela, e elas precisava dos deles para viver.
Daniela surpreendeu e assustou principalmente quando afirmou que estava liberado usar um pouco dos demônios, pois sem demônio ninguém vive. O evento estava sendo transmitido ao vivo pela TV Nova, e também através de Live no Facebook.
“Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder” (Efésios 6.10).
De onde você tira as suas forças? Da sua família, do seu trabalho, do seu poder aquisitivo? Nenhuma dessas, no entanto, são a fonte que você realmente precisa. A verdadeira força tem uma única origem, da qual outras são consideradas apenas secundárias, terciárias e assim por diante.
Na carta aos Efésios, após várias orientações (vistas nos devocionais anteriores), Paulo sabe que é necessário ter forças para seguir o que ele pediu. Por isso, vai direto ao ponto e mostra à igreja daquele local que não há atalhos ou truques mirabolantes. O forte poder do Senhor é a chave para uma vida correta, justa e abundante. Não se deixe enganar, ao querer tirar o posto que somente Deus pode ocupar em sua vida. Não duvide: dEle provém toda a sua fonte de energia.
Do primeiro capítulo das Escrituras, a Bíblia demonstra a confiabilidade de Deus. Sem exceção quando Deus falou, alguma coisa maravilhosa aconteceu. Por decreto houve luz, terra, praias e criaturas. Deus não consultou qualquer assessor. Ele não precisou de assistência. “Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo surgiu.” (Salmo 33:9 NVT).
O mesmo poder é visto em Jesus. Ele é imutável. Ele nunca é pego de surpresa pelo inesperado. Em Deus “não há variação nem sombra de mudança.” (Tiago 1:17 NVT).
Deus é forte. Ele não promete o que não pode, nem deixa de cumprir. “Deus é poderoso para cumprir tudo que promete.” (Romanos 4:21 NVT). “É impossível que Deus minta.” (Hebreus 6:18 NVT). Deus cumprirá as suas promessas. Tem que ser assim por causa de quem Deus é! E porque as promessas de Deus são inquebráveis, a nossa esperança é inabalável!
Lá fora é um mundo abalado. Você precisa de uma esperança inabalável? Vivemos numa época desesperada. A taxa de suicídio nos EUA aumentou 24 por cento desde 1999. Como é que se explica o aumento? Nunca tivemos mais conhecimento. Somos saturados com entretenimento e diversão. No entanto, mais pessoas que nunca estão orquestrando as suas próprias mortes. Como é que pode? Entre as respostas, deve ser que as pessoas estão morrendo por falta de esperança. O secularismo reduz o mundo a algumas décadas entre o nascimento e o carro fúnebre.
Muitos acreditam que este mundo é o melhor que veremos, mas pessoas da promessa tem uma vantagem. São como Abraão, que não fez perguntas céticas. Ele mergulhou na promessa e voltou forte. (Romanos 4:20). Porque as promessas de Deus são inquebráveis, a nossa esperança é inabalável!
Relicário de restos mortais dos apóstolos Pedro, Filipe e André
Um relicário que pode ter guardado os restos mortais dos apóstolos Filipe, André e Pedro, foi descoberto nas ruínas da antiga cidade israelense de Betsaida.
As informações são do arqueólogo e professor Mordechai Aviam, da Faculdade Acadêmica Kinneret. Ele revelou que um bloco de 661 quilos de basalto, com três compartimentos no topo, foi encontrado na cidade bíblica, também conhecida como el-Araj.
“Sugerimos, com cautela, que este poderia ser o relicário de Pedro, Filipe e André”, disse o arqueólogo.
A cidade é mencionada na Bíblia em João 1:44, como a cidade natal dos três apóstolos. Mordechai admitiu que ainda há uma avaliação para entender se el-Araj é de fato a antiga Betsaida. Apesar disso, ele afirmou que é o local mais provável do que outros locais que foram propostos, e que estão sendo explorados por outros pesquisadores.
O grupo de arqueólogos estavam cavando as ruínas de uma igreja que já existiu na cidade, mas o relicário foi encontrado por acaso. “Não encontramos na escavação”, disse Mordechai. “Foi encontrado nos escombros de uma casa de dois andares da era otomana construída por um homem rico de Damasco, que possuía toda a terra localmente no final do século XIX.
Acredita-se que o relicário tenha sido colocado no piso abaixo do altar da igreja, pois o fundo da pedra era áspero e não esculpido como o topo. Nas igrejas bizantinas, os relicários que possuem relíquias sagradas estão posicionados exatamente dessa forma.
Mordechai falou sobre um peregrino bizantino do século VIII chamado São Willibald, que viajou e escreveu sobre a área ao redor do Mar da Galileia, mencionando tanto a Igreja dos Apóstolos quanto Betsaida. “Eles foram a Betsaida, o lugar nativo de Pedro e André. Uma igreja agora ocupa o lugar onde ficava sua casa”, escreveu Willibald.
O arqueólogo explicou que isso significa que, naqueles dias, acreditava-se que a área de el-Araj era Betsaida. “Willibald apenas mencionou a igreja de dois apóstolos, Filipe e André: ele não mencionou Pedro nesse contexto. Ainda sinto que era a igreja dos três apóstolos”, disse o arqueólogo, observando os três compartimentos na rocha de basalto.
Mordechai argumentou ainda que el-Araj se destacava no primeiro século a.C. para o quarto século. “A assembleia inteira nos permite propor com segurança isso como a localização da aldeia de Betsaida”, acrescentou.
“É uma vila de pescadores na margem do Lago Kinneret, que durante o primeiro século expandiu e se tornou um assentamento urbano, ao qual pertence a casa de banhos e que agora está sendo exposto na escavação”.
O balneário de estilo romano é uma descoberta anterior revelada, em agosto de 2017, que levou os pesquisadores a acreditarem que encontraram Betsaida.
O Kinneret College disse em uma declaração que os restos de uma igreja bizantina podem ter sido estabelecidos no antigo local onde os apóstolos costumavam viver.
A cantora Eyshila contou um testemunho sobre o seu esposo, Odilon Santos, com quem é casada há 23 anos, que foi usuário de cocaína e maconha durante o período em que eles já estavam se relacionando.
O testemunho foi contado durante entrevista no programa “Promessas no G1”, onde além de cantar algumas músicas, Eyshila deu detalhes de como superou a dependência química do marido através da oração e confiança nas promessas de Deus.
“Com 23 anos eu casei e neste ano eu faço 23 anos de casada. Metade da vida eu passei com este homem. O nosso casamento sobreviveu às tempestades. Quando eu o conheci, ele era o filho do pastor mais lindo que tinha. Eu tinha 17 anos e me apaixonei por alguém da igreja”, disse ela na entrevista.
“No decorrer do namoro eu descobri que ele tinha um problema básico, ele era viciado em cocaína e maconha”, acrescenta, dizendo que para o contexto da família evangélica isso era algo ainda mais absurdo de se admitir.
A cantora disse que inicialmente não desconfiou de nada, até perceber um comportamento estranho no namorado, que passava dias sem aparecer, até que a cunhada dela lhe contou o segredo do irmão.
“Eu não tinha noção do que era uma pessoa viciada até que depois de um ano de namoro eu descobri porque que ele desaparecia por três dias, aquelas coisas que dependentes químicos fazem. Eu descobri pela irmã dele que ele estava enfiado nas drogas há anos, não era algo recente”, disse ela.
Eyshila disse que pensou em desistir, pois era muito nova e não tinha conhecimento sobre o assunto. Segundo ela, o relacionamento era “muito mais briga que oração” e que ficavam “terminando e voltando” várias vezes. “Mas também não consegui encontrar outra pessoa que eu amasse como ele. Então eu resolvi com a permissão dos meus pais encarar isso”, destaca.
Eyshila e Odilon Santos se casaram quando a compulsão pelo uso de drogas do marido estava mais controlada. “Só que prestes a casar, ele teve outra recaída”, lembra ela. Seu marido chegou a lhe pedir para ir embora, pois apesar de amá-la, ele não acreditava que conseguiria largar o vício.
Entretanto, Eyshila lembrou das promessas de Deus em sua vida e isso lhe deu forças para continuar. “Eu tinha uma promessa e a gente acredita nas promessas de Deus. Eu acreditei que eu ia se casar com alguém que se tornaria um pastor, eu tinha esse sonho e acreditei”, disse ela.
Foi a partir dai que ela também resolveu mudar de estratégia. No lugar das cobranças extremas e reclamações constantes, a cantora resolveu entregar nas mãos de Deus, demonstrar mais compreensão ao marido e orar por ele.
“Eu falei o seguinte: ‘eu não vou mais brigar com você por causa disso. Acabaram os gritos, acabaram as brigas nesta casa agora. Eu só vou orar e vou te amar, porque mesmo que um dia eu receba a notícia de que você morreu, pelo menos eu curti com você, com meu amor”, disse ela.
“Vamos esquecer que você é um viciado, eu vou só te amar e eu sei que se o meu amor não te curar, não vai ser o meu ódio’ (…). Você não vai ouvir mais os meus gritos, você só vai ser recebido com beijos e abraços’”, lembra.
Apesar do método, ela afirma que não recomenda para todos os casos e diz que funcionou entre eles. O fato é que seu marido se reaproximou cada vez mais de Deus, largou o vício e há 23 anos o casal está na presença de Deus. Assista o testemunho no vídeo abaixo:
A cantora Thaiane Seghetto voltou a lançar mais singles. O primeiro dessa nova série já está disponível no canal da Musile Records no YouTube e nas principais plataformas de streaming, como a Deezer e o Spotify.
“Fala Comigo” é o novo single da cantora e ela conta: “Surgiu em uma ministração minha. Eu estava fazendo um espontâneo e tudo que eu precisava era de uma direção de Deus. Então, comecei a cantar o refrão...”.
“Foi um momento muito especial para mim. Por isso, tenho certeza que essa música vai tocar o seu coração também! Que ao cantá-la, você busque uma direção de Deus para tua vida e escolha sempre estar nos caminhos Dele”.
Vale ressaltar que essa é a segunda série de lançamentos da cantora em parceria com o selo musical, que apresentou sucessos como “Meu Amado”, “Nova Chance” e “Me Perdoa, Pai”, com a participação do Pregador Luo.
Ao todo, o projeto superou a marca de 35 milhões de visualizações e destacou Thaiane como um dos talentos mais promissores da música cristã no País.
Com o lançamento de “Fala Comigo”, quem acompanha o repertório da artista irá perceber novidades: entre elas, é possível destacar que agora os arranjos contam com mais instrumentos, como baixo e bateria.
Por outro lado, a produção musical ainda continua com Hananiel Eduardo – que lançou álbuns de Isadora Pompeo e Gabriel Guedes – e direção audiovisual de Flauzilino Jr, que desenvolveu projetos de Priscilla Alcantara e Gabriela Rocha.
Confira o registro:
A cantora busca ajudar meninas que sentem dificuldade na auto-estima. (Foto: Divulgação).
A cantora Bekah Costa está de volta na área musical. Ela disponibilizou nesta quinta feira (02) o vídeoclipe da música "Autor da Vida" que faz parte do seu novo projeto. A canção estará disponível em todas as plataformas digitais a partir do dia 8 de agosto.
Guilherme Franco é o compositor de "Autor da Vida" que contou com a participação do produtor musical Negu Silas. Na filmagem, Flavio Freire e Débora Laurentino.
Bekah já foi vista mais de 11 milhões de vezes no YouTube e tem 460 mil fãs no Facebook, além de 279 mil seguidores no Instagram.
Em suas Redes Sociais ela compartilha seu dia a dia falando de suas alegrias e experiência com Deus e até mesmo de superação por lidar com isso de uma forma natural.
As letras são todas cristãs e neste novo trabalho, o que Bekah mais deseja é falar sobre as característica de que Deus nos fez e que muitas muitas vezes não achamos palavras que sejam suficientes para defini-lo.
A cantora busca também ajudar meninas que sentem dificuldade na auto-estima e busca levar uma mensagem do amor de Deus e como Ele nos vê.
Confira o clipe de "Autor da Vida":
O tempo passa, ora lentamente, ora assustadoramente rápido demais. (Foto: Getty)
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.” (Eclesiastes 3:1-8)
O ser humano vive no eterno desejo de dominar; ele dorme e acorda nessa corrida contra o tempo. Nasce, cresce, estuda, forma-se, casa-se, tem filhos, sonha, realiza seus sonhos, envelhece, e segue vivendo e aprendendo, caindo e levantando, e o tempo... bem enquanto tudo isso acontece, ele é implacável e não espera por ninguém. O tempo passa, ora lentamente, ora assustadoramente rápido demais.
Algumas pessoas, durante a caminhada, ousam dizer que estarão com você pra sempre, mas esquecem que pra sempre é tempo demais... e esse “pra sempre” delas, sempre acaba.
Deus é tão sábio e tão maravilhoso que afirmou: Estarei convosco PARA SEMPRE! Mas Ele entende de eternidade, e quando falou para sempre, sabia o que estava dizendo, sabia que era maduro o suficiente para cumprir sua promessa. Ele sabia que, no percurso, a gente lhe daria mil motivos pra Ele desistir, mas Ele não faria isso, porque nos ama. Com amor eterno...
“Com amor eterno eu te amei e com benignidade te atrai”. (Jeremias 31.3)
E o tempo... ele continua passando... Parece que foi ontem que você completou 15 anos e estava cheio de sonhos de adolescência, e em seu diário escreveu tantos deles, talvez, até já os esqueceu e seus escritos foram esquecidos e estão nas naquelas páginas amareladas do diário que você nunca mais pegou pra ler. Mas, Deus não esqueceu de nenhum deles! O tempo passou, você envelheceu, seguiu talvez outros caminhos, fez outras escolhas, bem diferentes daquelas escritas no diário.
Alguns, casaram, tiveram filhos, se formaram, foram bem sucedidos na carreira. Seguiram seus sonhos, outros mudaram de sonhos no meio da jornada e se deram bem nessa trajetória; existem aqueles que Deus guiou para o ministério, e seguiram obedecendo as direções do Senhor, plantando sementes da Palavra na vida de pessoas e vendo a colheita de seus passos de obediência; e estão felizes pelos resultados.
E o tempo está passando... Afinal, o tempo, não espera por ninguém. Ele é implacável. Mas ainda existem aqueles que, por diversas razões, decidiram conscientemente ou não, PARAR no tempo. Não sonharam, não realizaram, não avançaram, não viveram, simplesmente existiram. Estão passando pela vida, mas sem propósito. Sem razão de existir. Essas pessoas simplesmente dormem e acordam dia após dia, sem razão e propósito de existência. Algumas, trabalham para pagar as contas, mas não ousam sequer sonhar. Não ousam sequer pensar em fazer algo novo além do que já fazem diariamente...
Por algum motivo estão frustradas, machucadas, amarguradas e decidiram deixar o tempo passar. Quando são abordadas e questionadas sobre seu conformismo e comodismo dizem: “Com o tempo isso passa. O tempo cura tudo”. Ei, deixa eu te falar algo que aprendi com o tempo: o tempo não cura tudo não. O tempo passa sim, mas ele não tem essa responsabilidade de curar as nossas feridas, nós temos. Somos nós quem determinamos quanto tempo essa dor, amargura, ou qualquer coisa que nos limita e incomoda vai durar.
Existe sim tempo pra tudo, inclusive tempo para chorar e tempo para parar de chorar. Esses dias li algo interessante e quero destacar aqui: "Existe tempo de sorrir e tempo de chorar. Mas você tem autoridade sobre seu tempo. É você quem define quanto tempo vai chorar e quando vai começar a sorrir de novo”
Ouse sonhar novamente.
Sua vida não acabou. Deus tem interesse de restaurar seus sonhos e de realizar cada um deles. Levante-se por dentro. Ouse acreditar em si mesmo.
A oração do Shemá marca o início e o fim de um ciclo, seja de um dia ou de uma vida inteira. (Foto: Coffee Shop Rabbi)
“Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.” (Deuteronômio 6.4 e 5)
Uma das orações mais conhecidas em todo o mundo é “Shemá, Israel”, que os judeus repetem pelo menos duas vezes ao dia: na Shacharit, oração diária feita pela manhã, antes do sol nascer e na Arvit, a oração noturna.
As palavras desta oração foram recebidas por Moisés, quando no alto do Sinai teve um encontro com o Todo Poderoso. Nesta ocasião, ele recebeu a Torá, que continha a Lei. As palavras do Shemá estavam inseridas nestes escritos, evidenciando a sua importância para a humanidade. (Deuteronômio 6:4, 5). A passagem bíblica resume o primeiro e o segundo mandamento do Decálogo; é a primeira oração que a mãe ensina a seu filho, bem como são as últimas palavras pronunciadas por um judeu antes da morte.
Segundo a tradição judaica, Jacó ouviu de seus filhos antes de morrer as palavras: Shemá Israel. Isto nos mostra que Jacó já ensinava seus filhos sobre esta palavra.
O Shemá é uma declaração que sintetiza a fé judaica, uma promessa de fidelidade ao único Deus. O Shemá é composto de três parágrafos da Torá (Deuteronômios 6.4-9; 11.13-21; e Números 15.37-41). Estes perfazem 248 palavras que devem ser lidas com cuidado e sem interrupção. Os sábios ensinam que ao pronunciar com cuidado cada uma das 248 palavras do Shemá, Deus protege as 248 partes de nosso corpo. Além disso, a oração traz um sono tranquilo, uma vida segura, afastando todo o mal e trazendo paz e prosperidade em todos os sentidos.
O ensinamento é passado de pai para filho, de geração em geração. O texto também é parte da mezuzah, uma caixa que é afixada na ombreira da porta das casas dos judeus, assim como no tefilin, uma caixinha que é fixada nos braços e na cabeça por judeus ortodoxos. A Torá registra que Moises incluiu o Shemá em seu discurso de despedida para o povo judeu.
A mensagem do amor verdadeiro só pode ser comprovada através de um esforço físico, emocional, espiritual e material. Portanto, só podemos afirmar com ênfase que de fato amamos a Deus, quando estamos colocando todas as nossas forças para satisfazer os quatro níveis deste amor.
Repetir essa oração e analisar com cuidado seus ensinamentos nos ajuda a entender o segredo que abre as portas dos céus. Deus está ensinando que a oração deve ser um estilo de vida e ela deve envolver esforço físico, emocional, material e espiritual.
A oração do Shemá não é apenas de palavras, mas esconde um segredo, o código mais extraordinário de todos, que nos levará a uma revelação de como que todas as nossas orações podem ser atendidas. As palavras contidas no Shemá trazem a nós uma série de ensinamentos que nos ajudarão a alcançar o impossível.
No início da oração nós já temos a declaração de que “o Senhor é um”. E esta afirmação é extremamente importante, pois vai muito além da proclamação de que o judaísmo é monoteísta, transmitindo a ideia de que somente em Deus podemos alcançar todas as coisas que desejamos, por meio de nossa fé.
Afirmar que Deus é um, significa reconhecer a Sua soberania, principalmente em referência aos atributos divinos. Ele é um porque ninguém pode ser comparado ao Senhor, que tem todo o poder, sabe de todas as coisas e está em todos os lugares. Portanto, Deus é Onipotente, Onisciente e Onipresente.
Durante os séculos o povo judeu estudou cada palavra desta oração e meditaram nela de tal forma que ela tornou-se um estilo de vida parte de sua própria essência. Jacó e o Shemá
Houve um homem, muito antes das Leis serem entregues a Moisés, que buscou com todas as suas forças a bênção de Deus dentro dos princípios da oração do Shemá. O patriarca Jacó, de onde saíram os nomes das doze tribos de Israel, nasceu com o anseio de tornar-se importante para o Reino dos Céus. Ele reconhecia ao Deus como o “único Senhor” em sua vida e isso fez toda a diferença.
Ele lutou e orou com todas as suas forças, emoções, posses e com todo coração para alcançar aquilo que desejava, tornando-se “príncipe” diante de Deus, reconhecido como herdeiro das promessas. Jacó amava tanto ao Senhor, que buscou de todas as forças Sua aprovação, ao ponto de empreender uma luta corpo a corpo com o Todo Poderoso (Gênesis 32.24 – 29). Ali ele estava colocando em prática os princípios e segredos que mais tarde seriam revelados na oração do Shemá.
Jacó usou todas as suas forças nos quatro níveis de vida para alcançar aquilo que desejava do Senhor.
Após muito esforço, Jacó finalmente ouviu do Anjo do Senhor as seguintes palavras: “Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste” (Gênesis 32.27,28).
Jacó orou com todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças (Deuteronômio 6.4 e 5). Este é o segredo do Shemá, e o segredo da oração, que deve fazer parte de nossa vida, ou seja: Nossa vida deve ser uma vida de oração.
Então Jacó recebeu a missão de transmitir os ensinamentos sobre Deus a seus filhos: “E as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te” (Deuteronômio 6.7). Enfim, o princípio foi incorporado e tornou-se a essência da alma da nação judaica de geração em geração chegando até os dias de Jesus. Jesus e o Shemá
Jesus Cristo, quando foi abordado pelos sábios da sua época para que respondesse qual seria o principal mandamento, ele respondeu com o texto que encontramos no Shemá: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças ” (Deuteronômio 6.5;) Mateus 22.36 – 38; Lucas 10.27 e 28). O Senhor Jesus aponta esse como o principal mandamento, provando que o Shemá era a essência de todo se ser e estava no seu sangue, corpo alma e espírito.
Era um estilo de vida que ele passou para seus discípulos: Temos que ter uma vida de oração, mas acima disso, nossa vida deve ser uma oração ao Senhor que envolve toda nossa força física, emocional, mental e espiritual. Tudo que fazemos deve ser para o Senhor: Trabalho, emoção, mente e coração. Oração só de palavras ou se boca não abre as portas dos céus.
O Shemá ensina que nosso corpo ora, nossa alma ora, nossa mente ora e nosso espírito ora. Devemos sincronizar nossa oração com nossos atos, emoções, pensamentos e ações.
Jesus amou a Deus de todo seu coração, emoção, forças e com todas as suas posses. Ele orava por você com todas suas forças, emoções, posses e com todo seu coração.
Na cruz, Jesus demonstrou isso: Jesus demonstrou seu amor a Deus com todo seu coração, emoção, força e posses. Ele entregou sua vida nos quatro níveis, isso que o Shemá ensina. Amarás (orarás) o Senhor de todo seu coração, alma, forças e posses. Jesus fez isso, Ele viveu o Shemá e ensinou seus discípulos a fazer o mesmo.
Os cristãos que vivem no Oriente Médio enfrentam grandes perseguições. (Foto: Reprodução)
A Igreja no Oriente Médio passou por muitas complicações nos últimos anos. Alguns dizem que a vida dos cristãos hoje representa os heróis do passado, no lugar onde o cristianismo nasceu. Na região, aqueles que acreditam em Jesus sofrem terríveis perseguições, mas há um grande otimismo entre eles.
"Eu vejo que a Igreja está em pé e forte, com todas as dificuldades, com todas as atrocidades e com toda a perseguição", disse Yvette Isaac à CBN News. "Eles sabem por que estão de pé".
A egípcia acredita que isso ocorre porque os cristãos no Oriente Médio continuam o testemunho dos primeiros crentes. "Eu realmente acredito que, todos os dias nesta parte do mundo, outra página do livro de Atos está sendo escrita", disse ela. "Todos os dias, uma nova página está sendo escrita".
Yvette quer que a Igreja no Ocidente saiba o que está acontecendo no Oriente Médio. "Há irmãos e irmãs que vivem lá. E se não fosse por eles, em primeiro lugar, não ouviríamos sobre o cristianismo no Ocidente. Por causa da Igreja no Oriente Médio, o cristianismo se espalhou por todo o mundo".
No entanto, Yvette diz que a pressão sobre os cristãos tem sido enorme. "O foco do inimigo é destruir a gente. O foco do inimigo é esvaziar o Oriente Médio do cristianismo. Então, ele está colocando toda essa pressão sob as pessoas", disse ela. Mídia cristã
Yvette apresenta um programa de televisão no Oriente Médio e acredita que a mídia cristã pode desempenhar um papel para ajudar os cristãos perseguidos. "A Igreja precisa conhecer a verdade. A mídia religiosa precisa ir ao ar e mostrar o mundo de lá", afirmou.
"Se dependermos apenas da mídia secular, teremos apenas o que a agenda deles quer que o mundo veja. Mas a conscientização é muito importante. É por isso que temos muitos testemunhos de cristãos que sofrem. Nós contamos suas histórias", ressaltou.
Uma das histórias que Yvette conta é sobre os cristãos que sofreram nas mãos do Estado Islâmico. "Nós vamos para o Iraque, para a Síria e tentamos ajudar as meninas que saíram do cativeiro", explicou ela.
"Cristãos na Síria e no Iraque, eles não querem falar muito. Provavelmente é medo. Mas quando nós vamos lá, eles se abrem. Eles sentem que podem se abrir e contar suas histórias. Então, nós compartilhamos suas histórias, com permissão, para o mundo", contou.
Yvette espera que cada parte do Corpo de Cristo faça algo. "Qual é a minha parte? O que eu sou chamado a fazer, especialmente no mundo ocidental? A igreja ocidental precisa entender a importância da existência dos cristãos no Oriente Médio neste momento", finalizou.
Presidente Donald Trump recebendo oração do pastor John Grey na Casa Branca, em Washington. (Foto: Andrew Harnik/AP)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu com pastores na Casa Branca na última quarta-feira (1º) para discutir a reforma nas prisões, o desenvolvimento da força de trabalho no país e a parceria do governo com as igrejas.
“Ao longo da nossa história, as igrejas e os líderes religiosos dos EUA pediram mudanças e nos inspiraram a cuidar e levar esperança aos necessitados”, declarou o presidente a líderes como a pastora Paula White e a Dra. Alveda King, sobrinha do pastor Martin Luther King Jr.
“Também ressaltamos a importância crucial da fé na promoção de famílias e comunidades fortes. Vocês são admirados por todos neste país. Mesmo que não sejam crentes, a maioria deles admira o que vocês estão fazendo. Mas talvez nós façamos eles serem crentes, certo?”, acrescentou Trump, sorrindo.
Em seguida, um momento de oração foi conduzido pelo pastor John Gray, da Carolina do Sul. “Oramos para que o Senhor continue dando sabedoria e discernimento ao nosso presidente e sua equipe de liderança”, clamou o líder.
Os pastores e bispos aproveitaram a reunião na Sala do Gabinete para agradecer a Trump por colocar o cristianismo na vanguarda de sua administração.
“Obrigado por tudo o que você está fazendo e por reconhecer as igrejas como parceiras sua e do governo”, disse o pastor Benny Perez, de Las Vegas. “As igrejas não foram muito reconhecidas nos últimos anos. Nós reconhecemos”, garantiu Trump. Liberdade religiosa
O bispo Kelvin L. Cobaris agradeceu a Trump por cumprir o compromisso de garantir a liberdade de expressão para a comunidade cristã. “Observei você, dia após dia, dando liberdade para a comunidade de fé e sendo nosso parceiro para fazermos o que fomos chamados a fazer: impactar nossas comunidades”.
Em resposta, o presidente falou sobre a importância da revogação da Emenda Johnson, que proíbe igrejas de estabelecerem um posicionamento político em relação a temas como aborto e casamento gay. “Vocês não podiam falar porque tinham medo da repercussão negativa. E nós mudamos isso”, observou Trump.
O pastor Mike Freeman, de Washington, relembrou que durante sua campanha presidencial, Trump afirmou que “os cristãos teriam um amigo na Casa Branca”. “Eu estava ansioso para descobrir se essa palavra seria ou não mantida. Estou feliz em saber que você é um homem de palavra. Você tem um ouvido que ouve Deus”, afirmou.
“É uma honra tê-los aqui. E vocês sempre terão um amigo na Casa Branca. Vocês sabem disso”, Trump destacou.