Quantas coisas na sua vida você deixou de fazer por pura preguiça? É, quando o ditado diz que a preguiça mata não está exagerando.
O preguiçoso, conforme o senso comum, é aquele indivíduo avesso a atividades que mobilizem esforço físico ou mental. De modo que lhe é conveniente direcionar a sua vida a fins que não envolvam maiores esforços.
A televisão, internet e o nosso dia-a-dia nos instiga a levar tudo “na maciota”. De modo que ler um livro ou prestar atenção em uma palestra torna-se algo aporrinhador.
Quando estamos acostumados a simplesmente sentar na frente da Tv e passar horas e horas, nos tornamos preguiçosos fisicamente e mentalmente. É por isso que quando tentamos assistir uma palestra basta alguns minutos para o cansaço tomar conta. Estamos acostumados com a programação da Tv que faz pausas sequenciais de quinze em quinze minutos a fim de não parecer cansativo.
Se você conseguiu manter sua leitura até aqui; meus parabéns querido leitor, isso mostra que nem tudo está perdido.
Para a preguiça não dominar mais a sua vida basta uma mudança de atitudes. Para superar a preguiça é necessária uma análise profunda sobre a própria vida, o pensamento e as motivações. Se sentir útil para si e para os demais, exige coragem e muita força de vontade.
"Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado." Provérbios 6:9-11.
Nenhum comentário:
Postar um comentário