terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Pastor fala sobre casamento no céu: “Seremos casados com o Senhor”


A questão do casamento no céu ainda é uma grande dúvida entre cristãos. (Foto: iStock)
A questão do casamento no céu ainda é uma grande dúvida entre cristãos. (Foto: iStock)
Dentro da limitação da mente humana, é difícil visualizar como será a vida na eternidade — um destino prometido por Deus para todo aquele que crê em Jesus Cristo.
No entanto, o pastor americano Greg Laurie esclarece que não há nada nebuloso sobre o céu. “A Bíblia apresenta o céu como um destino futuro, um lugar real e um lar que será inexplicavelmente melhor do que experimentamos agora. A Bíblia promete que no céu receberemos novos corpos que serão fortes e saudáveis, e nunca mais teremos que lidar com a dor, a tristeza ou o medo”, disse ele no livro Signs of the Times (Sinais dos Tempos), segundo o site Charisma News.
O pastor conta que, quando se trata das questões práticas que envolvem a eternidade, uma das que ele mais escuta é: as pessoas irão se casar no céu? “Algumas pessoas ficariam muito felizes em pensar que haverá casamento no céu. Outras nem tanto. Então, qual é a resposta? É sim e não”, afirmou.
Jesus Cristo foi questionado sobre esse tema por um grupo de líderes religiosos conhecidos como saduceus que, ao contrário dos fariseus, não acreditava na ressurreição dos mortos ou na vida após a morte (veja Mateus 22:23-33).
“É uma perspectiva muito sombria não ter esperança de vida além do túmulo. Esse grupo de líderes judeus achava que estavam criando uma armadilha para Jesus com uma situação hipotética que haviam inventado”, observou Greg.
Com essa pergunta, os saduceus acharam que Jesus ficaria sem respostas, mas ele ofereceu uma revelação sobre a eternidade: “Na ressurreição, as pessoas não se casam nem são dadas em casamento; mas são como os anjos no céu”.
“Então, embora você não seja casado com sua esposa no céu, você será casado com o Senhor, porque a Bíblia claramente nos descreve como a noiva de Cristo. Quando formos para o céu nos uniremos ao nosso noivo e, nesse sentido, haverá casamento do outro lado”, explica o pastor.
Greg esclarece que embora os cristãos recebam uma nova vida no céu, Deus não irá apagar a história que foi vivida na terra.
“A instituição humana do casamento culmina no céu e não haverá mais casamento no sentido técnico. Mas isso não significa que nosso relacionamento irá acabar. O plano de Deus para nossas vidas não pára no céu; continua. Deus não abandona Seus propósitos no céu; Ele os cumpre. Portanto, as amizades e os relacionamentos que começaram na terra continuarão no céu mais fortes do que nunca”, avaliou Greg.

Muitos não enxergam cristãos como bons ouvintes para falar sobre fé, diz pesquisa

Muitos não enxergam cristãos como bons ouvintes para falar sobre fé. (Foto: iStock)
Muitos não enxergam cristãos como bons ouvintes para falar sobre fé. (Foto: iStock)
Quando os cristãos se envolvem em conversas com amigos e familiares que não são crentes, eles não devem se apressar em um evangelismo forçado, indica um estudo do Barna Group publicado na última terça-feira (19).
Embora 62% dos não-cristãos e desigrejados tenham vontade de conversar com um amigo cristão ou membro da família que “ouça sem julgamento”, apenas 34% disseram que conseguem ter esse tipo de conversa
Da mesma forma, 50% dos cristãos e desigrejados com problemas de saúde disseram que gostariam de conversar com alguém que “não forçaria uma conclusão”, mas apenas 26% conseguiram enxergar isso em cristãos que conheciam.
Segundo Brooke Hempell, vice-presidente de pesquisa do Barna Group, algumas pessoas podem precisar de mais tempo para digerir a mensagem do Evangelho. “Nem todo mundo está pronto para ir de A a Z em uma única conversa. Empurrar o assunto pode parecer forçado para o não-cristão, a ponto de afastá-lo”, disse ao The Christian Post.
Hempell citou sua própria experiência pessoal, explicando que antes de se tornar cristã, ela precisava ser ouvida. “Temos que ir devagar! Aproveite o tempo para construir familiaridade e estima ao contexto do não-crente primeiro, depois construa confiança e depois discuta — não apenas faça uma palestra”.
A pesquisa foi feita com 1.001 adultos norte-americanos, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais.

Igreja Católica está à deriva, dizem cardeais ao papa

Papa Francisco enfrenta denúncias de casos de abusos sexuais de crianças na Igreja Católica. (Foto: Reprodução/AFP)
Papa Francisco enfrenta denúncias de casos de abusos sexuais de crianças na Igreja Católica. (Foto: Reprodução/AFP)
Em meio à reunião convocada pelo papa Francisco no Vaticano que reúne 114 cardeais de 130 países para tratar dos casos de abuso sexual de crianças cometidos por padres e bispos em diversos países, dois proeminentes cardeais da ala conservadora escreveram uma carta aberta endereçada ao chefe da Igreja Católica onde expõem muitos outros problemas.
Raymond Burke, dos Estados Unidos, e Walter Brandmüller, da Alemanha, afirmam que o Vaticano erroneamente culpou o abuso de poder de sacerdotes como a principal causa dos escândalos de assédio sexual, quando, na verdade, os casos envolvem padres que “se distanciaram da verdade do Evangelho”.
Divulgada nesta quarta-feira (20), a carta pede o fim do que chamam de “praga da agenda homossexual” e que “o mundo católico está à deriva”.
Com opiniões fortes, Burke e Brandmüller escrevem: “Com angústia, surge a questão: para onde vai a Igreja? Diante da deriva, parece que a dificuldade se reduz à do abuso de menores, um crime horrível, especialmente quando é perpetrado por um sacerdote, que é, no entanto, só uma parte de uma crise muito maior. A praga da agenda homossexual difundiu-se dentro da Igreja, promovida por redes organizadas e protegida por um clima de cumplicidade e uma conspiração de silêncio”.
Na hierarquia, os cardeais são segundos em importância abaixo do papa e existem 223 deles na Igreja Católica.
Considerados opositores do papa Francisco, Burke e Brandmüller disseram que “o abuso sexual é atribuído ao clericalismo. Mas a primeira e principal falta do clero não reside no abuso de poder, mas em se afastar da verdade do Evangelho”.
De acordo com informações da BBC, Burke tem ligações com o ex-conselheiro de Donald Trump, Steve Bannon, ideólogo de ultradireita que vem se articulando com governos populistas pelo mundo. Brandmüller, por sua vez, gerou polêmica ao dizer, em janeiro passado, que a homossexualidade seria a causa dos abusos na Igreja.
Os cardeais Brandmüller e Burke são críticos do papa Francisco. (Foto: Reprodução/Getty)
Críticas
Em 2016, Burke e Brandmüller fizeram parte de um grupo de quatro cardeais signatários de uma carta destinada ao papa Francisco. Eles questionavam o documento em que o pontífice, pela primeira vez, abria margem para que divorciados que voltaram a se casar pudessem receber a comunhão católica. Era, então, o início de uma guerra aberta entre a ala mais conservadora da Igreja, liderada por Burke, e o papa Francisco.
A nova carta contra o pontífice vem a público um dia antes de ter início o encontro de ao todo 190 clérigos de 130 países no Vaticano, entre cardeais, bispos e chefes de ordens e missões católicas.
A reunião foi batizada de “A proteção de menores na Igreja” e, segundo especialistas, é tanto uma resposta da instituição para a sociedade, diante da escalada de denúncias de casos de abuso, quanto uma tentativa interna de atender à “política de tolerância zero” pregada publicamente pelo pontífice.
Protesto no Vaticano
Na véspera do encontro, um grupo de sobreviventes de abusos cometidos por sacerdotes protestou no Vaticano. Foram dez vítimas que conseguiram se reunir por quase três horas com cinco autoridades da Igreja, um dia antes do início do encontro sobre abuso de menores. O grupo reclamou, porém, da ausência do pontífice na reunião.
Numa resposta considerada dura e algo inesperada, o papa afirmou que “acusadores que não fazem nada além de criticar a Igreja” são “amigos do diabo”. Por outro lado, voltou a repetir que os sacerdotes culpados serão punidos.

Mulher com membros amputados dá lição de fé: “Deus continua sendo bom

Kaylene Murphy perdeu os membros após sofrer um acidente durante escalada com o namorado, Josh. (Foto: Reprodução/Facebook)
Kaylene Murphy perdeu os membros após sofrer um acidente durante escalada com o namorado, Josh. (Foto: Reprodução/Facebook)
Há menos de um ano, Kaylene Murphy teve que aprender a viver sem seu braço e perna esquerdas, depois de sobreviver milagrosamente a um acidente durante uma escalada. Mesmo com as dificuldades e questionamentos, sua fé tem sido inspiração para as pessoas à sua volta.
No dia 30 de junho de 2018, Kaylene, 32 anos, e seu namorado, Josh Baker, estavam escalando em um parque em Montana, nos Estados Unidos. O casal estava a cerca de 12 metros de altura, quando Josh segurou em uma fenda que se soltou e atingiu Kaylene.
A força do impacto da rocha causou danos irreversíveis em seu corpo — seu braço e perna foram amputadas, seu pulmão foi perfurado, parte de seu cérebro foi atingido e várias partes de seu corpo foram fraturadas: a mão, as costas, o nariz, o esterno, a escápula, a clavícula e as costelas.
Murphy foi levado de helicóptero para um hospital em Billings, onde a equipe médica trabalhou para salvar sua vida. Os médicos acabaram amputando mais de sua perna, acima do joelho, assim como a mão dela.
Durante três semanas, a equipe médica acreditou que Kaylene estava em risco por causa da lesão cerebral e do mini-AVC que continuava tendo devido à artéria dissecada em seu pescoço.
Mas sua mãe, Crystal Christison, se recusou a considerar um destino negativo para sua filha. “Eu nunca pensei que ela ficaria paralisada, nunca pensei que ela ficaria em estado vegetativo”, disse ela à AG News. “O mesmo poder que ressuscitou Jesus dos mortos vive em nós, então eu sabia que ela iria viver e ficaria bem”.
Crystal chamou seus parentes, amigos e a igreja de Kaylene — uma congregação de quase 300 membros da Assembleia de Deus — para orar. Logo, quando a notícia se espalhou, pessoas ao redor do mundo oraram pela recuperação dela. Kaylene não só sobreviveu, como teve de volta suas habilidades cognitivas.
Superação
Após dois meses de internação, seguidos de três meses de reabilitação, Kaylene está na casa de sua mãe onde faz tratamento para se recuperar e aumentar sua força. Josh adiou seus estudos de pós-graduação para ajudar a cuidar da namorada.
Kaylene tem uma perna e uma mão protética e reaprendeu a fazer atividades do cotidiano, como se vestir e passar manteiga na torrada. “Há momentos em que ainda me sinto frustrada porque não estou onde quero em minha cura. Mas esses momentos passam rapidamente”, confessa.
Ela diz que sua fé fez toda a diferença na recuperação. “Todos os momentos de oração e adoração em que Deus me aperfeiçoava, me ensinando sobre confiança e amor, fizeram depósitos em meu espírito. Desde o acidente, sou capaz de aspirar isso."
Kaylene ainda tem muito a superar. Ela ainda tem alguns problemas remanescentes da lesão cerebral e não consegue enxergar no canto inferior esquerdo de seu campo de visão. Nesse meio tempo, ela tem compartilhado sua história com estudantes do ensino médio e em retiros de mulheres, falando sobre a fidelidade e a bondade de Deus.
Enquanto muitos culpariam a Deus pelo que aconteceu, Kaylene está convencida de que ela não é uma vítima. “Coisas ruins acontecem, mas Deus continua sendo bom e gracioso comigo. Ele vai continuar me sustentando”, destacou.

Trump lança campanha global para descriminalizar homossexualidade

A administração Trump anuncia campanha para lutar pela descriminalização da homossexualidade. (Foto: Reprodução/Getty)
A administração Trump anuncia campanha para lutar pela descriminalização da homossexualidade. (Foto: Reprodução/Getty)
O embaixador dos EUA na Alemanha, Richard Grenell - oficial do governo abertamente gay - disse nesta terça-feira (19), que a administração Donald Trump está lançando uma campanha com seus aliados europeus para acabar com as perseguições e penalidades contra os homossexuais, o que o embaixador chamou de “um ultraje os direitos humanos”.
Segundo ele, são 71 países que criminalizam a homossexualidade e oito que praticam execução de gays.
Em nome da administração Trump, Grenell está liderando o esforço internacional para parar a perseguição da comunidade LGBT em países que impõem penalidades criminais - incluindo a pena de morte - aos homossexuais.
Na terça-feira, a NBC News informou que o governo dos EUA iniciou a campanha “em parte [devido] ao relato de enforcamento de um jovem gay no Irã, [que é] o principal inimigo geopolítico de Trump”.
Grenell deu início à campanha na terça-feira em Berlim. De acordo com a NBC, “a embaixada dos EUA preparando um jantar como forma de estratégia para planejar a descriminalização em lugares que ainda proíbem a homossexualidade - concentrada principalmente no Oriente Médio, África e Caribe”. Segundo fontes próxima a Trump, Grenell é um potencial sucessor de Nikki Haley como embaixadora na ONU.
A iniciativa de descriminalizar a homossexualidade é uma campanha coordenada entre os aliados ocidentais, a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, os governos europeus e o Departamento de Estado dos EUA.
O jornal The Independent diz que “embora a campanha Trump seja inegavelmente admirável, ela contrasta com o tratamento do Presidente Trump aos cidadãos LGBT + e seus direitos em sua própria nação”.
Contrário
Segundo a imprensa, desde que assumiu o cargo em janeiro de 2017, Trump apoiou várias políticas anti-LGBTQ e retirou outras proteções para cidadãos americanos homossexuais.
Além disso, Karen Pence, esposa do vice-presidente Mike Pence, voltou recentemente a lecionar em uma escola que se opõe aos direitos LGBTQ + e que recusa a admissão de estudantes homossexuais.
“Embora o impulso da administração Trump pela descriminalização da homossexualidade em todo o mundo seja importante, o presidente deve considerar defender também os direitos LGBTQ nos Estados Unidos”, diz o The Independent.

Pesquisas: Fé pode tornar pessoas mais felizes, menos doentes e capazes de viver mais

Amizades na igreja podem incentivar saúde física e mental. (Foto ilustrativa: Thinkstock)
Amizades na igreja podem incentivar saúde física e mental. (Foto ilustrativa: Thinkstock)
Adultos ativamente religiosos, ou pessoas que se filiam a um grupo religioso e frequentam serviços religiosos pelo menos uma vez por mês, têm maior probabilidade de se envolver em sua comunidade e dizem que são mais felizes do que aqueles que são religiosamente inativos ou não-afiliados, informou Pew Research Center, com base em dados de três pesquisas internacionais.
A nova análise do Pew explora dados de mais de 20 países, a partir de pesquisas conduzidas pelo Pew, pela World Values Survey Association e pelo International Social Survey Program. Centra-se em oito indicadores de saúde, incluindo hábitos de exercício e níveis de felicidade autoavaliados.
 “Mais de um terço dos adultos ativamente religiosos dos EUA (36%) se descrevem como muito felizes, em comparação com apenas um quarto dos americanos inativos e não-afiliados”, observaram os pesquisadores.
A atividade religiosa também está associada a alguns benefícios à saúde física, como a menor probabilidade de fumar ou beber, observaram os pesquisadores. No entanto, não parece aumentar a frequência do exercício, reduzir as taxas de obesidade ou levar as pessoas a se descreverem como “muito saudáveis”.
O Pew não afirma que a atividade religiosa cause esses resultados positivos para a saúde, disse Joey Marshall, pesquisador associado da organização. A análise apenas aponta que os adultos religiosamente ativos se destacam dos outros em algumas medidas de bem-estar.
“Não podemos provar que a religião torna as pessoas mais felizes ou mais saudáveis. Podemos simplesmente observar que pessoas que são ativamente religiosas tendem a ser mais felizes e, de certa forma, tendem a ser mais saudáveis”, disse Marshall.
“Mesmo essa conclusão menos dramática é importante em uma época em que a prática religiosa está mudando ao redor do mundo”, acrescentou o pesquisador.
“Este relatório indica que é muito importante para nós observar as mudanças em todo o mundo em número de ativamente religiosas”, disse Marshall. Comparando aqueles que estão muito comprometidos com a prática religiosa e o resto da população, vemos “grandes brechas de bem-estar”.
Religião e saúde
A relação entre religião e saúde é há muito tempo uma fonte de fascínio para pesquisadores, líderes religiosos e pessoas comuns. Eruditos famosos como Émile Durkheim, Sigmund Freud e Friedrich Nietzsche tentaram provar que a prática religiosa tem consequências para a saúde mental, mas na maioria das vezes estavam formulando hipóteses em vez de conduzir pesquisas rigorosas.
Mais recentemente, estudiosos examinaram a influência da religião na saúde física, usando novas técnicas de pesquisa para tirar conclusões interessantes.
“Muitos dos estudos que foram publicados nos últimos 30 anos descobriram que as pessoas religiosas tendem a viver mais, ficam doentes com menos frequência e são mais capazes de lidar com o estresse”, relatou Pew.
Esses esforços foram e são complicados por uma série de fatores, incluindo a diversidade das tradições religiosas. Alguns grupos de fé proíbem fumar e beber, enquanto outros desencorajam visitas hospitalares. Algumas tradições enfatizam o perdão, o que poderia aliviar a ansiedade, enquanto outras enfatizam a ameaça do castigo eterno.
Além disso, os ativamente religiosos “tendem a ser mais velhos, um pouco menos instruídos e mais propensos a serem mulheres e casados” do que seus colegas menos ativos, fatores demográficos que podem gerar resultados relacionados à saúde, relatou Pew.
Os pesquisadores mantiveram isso em mente enquanto trabalhavam no novo relatório e realizaram testes para confirmar que os resultados ainda eram estatisticamente significativos após o controle de idade, sexo, educação, renda e estado civil. Durante a elaboração do relatório, eles discutiram como enquadrar de maneira justa e apropriada as descobertas, disse Marshall.
“Queríamos tratar a questão com muito cuidado, com um nível apropriado de humildade e comunicar a incerteza com a maior clareza possível”, disse ele.
A nova pesquisa do Pew também contém lições para os líderes religiosos, que querem permanecer relevantes em meio a mudanças demográficas nos EUA e em todo o mundo.
Algumas igrejas tentaram expandir seu alcance transmitindo serviços on-line de adoração, como Laura Turner, uma comentarista cristã, observou em uma recente coluna para o The New York Times.
“Você não precisará mais sair de casa para interagir com os companheiros de adoração. Você pode fazer tudo a partir do conforto e do isolamento de sua própria casa”, escreveu ela.
Essa abordagem pode enfraquecer a capacidade do grupo religioso de fortalecer as conexões sociais, que é um dos benefícios relacionados à saúde destacados no estudo de Pew. Como disse Turner, “precisamos um do outro”.

Japão cria deusa robô para pregar ensinamentos budistas e interagir com seres humanos

Monges budistas participam de cerimônia para expor o Kannon Android no templo Kodaiji em Kyoto. (Foto: Divulgação/Yoshiko Sato)
Monges budistas participam de cerimônia para expor o Kannon Android no templo Kodaiji em Kyoto. (Foto: Divulgação/Yoshiko Sato)
O budismo tem mais um deus. Agora, um robô foi construído para ser a mais nova forma da Kannon, a “deusa da compaixão”, que já está pronta para ser adorada em Kyoto, no Japão. Programado para realizar sermões com versões em chinês e inglês, o androide mede 1,95 cm de altura, pesa 60 quilos, pode mover a cabeça, braços e tronco para interagir com os fieis.
Os monges do templo Kodaiji, um dos mais famosos do Japão, colaboraram com um dos maiores especialistas em robótica do mundo para criar a Kannon Androide. A divindade se apresenta com as mãos cruzadas em oração, pode se mover e recitar mantras
A nova deusa da compaixão foi revelada aos meios de comunicação no último sábado (23), quando apareceu sendo reverenciada por monges budistas. O robô começará sua “pregação” oficial em março.
O local de culto foi construído no século XVI pela viúva de Toyotomy Hideyoshi, o senhor da guerra que unificou o Japão e é um dos mais venerados do país.
“O budismo viu uma expansão fenomenal no mundo com o surgimento de imagens budistas”, disse Tensho Goto, um sacerdote no templo da Ala Higashiyama de Kyoto. “Esperamos que o Android Kannon ajude os ensinamentos budistas a alcançar o coração das pessoas hoje.”
Projeto milionário
O projeto de 100 milhões de ienes (equivalente a R$ 3.373.725) para construir o androide foi uma colaboração entre o templo zen e Hiroshi Ishiguro, professor de robótica inteligente na Universidade de Osaka.
O templo pediu a Ishiguro e sua equipe que desenvolvessem um androide que pudesse pregar os ensinamentos budistas de uma maneira facilmente compreensível para ajudar a dar paz de espírito a pessoas com problemas.
A divindade Kannon se transforma em várias formas para ajudar as pessoas. “Desta vez, Kannon se transformou em um androide”, segundo o templo.
Para atrair a atenção, uma exposição especial do Kannon Android está programada para ser realizada de 8 de março a 6 de maio para alunos do ensino médio e idosos.

Damares reforça posição contra aborto na ONU: “Defenderemos o direito à vida”

Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, em discurso na ONU. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, em discurso na ONU. (Foto: Reprodução/TV Globo)
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, discursou em defesa à vida nesta segunda-feira (25) em Genebra, na 40ª reunião do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Defenderemos tenazmente o pleno exercício por todos do direito à vida, desde a concepção, e à segurança da pessoa”, disse Damares, fazendo referência ao aborto.
"Quero assegurar a todos o compromisso inabalável do governo brasileiro com os mais altos padrões de direitos humanos, com a defesa da democracia e com o pleno funcionamento do Estado de Direito”, enfatizou.
A ministra ainda pediu apoio da comunidade internacional para pacificar a crise política na Venezuela. “Não poderia deixar de expressar a preocupação do governo brasileiro com as persistentes e sérias violações de direitos humanos cometidas pelo regime ilegítimo — repito, regime ilegítimo — de Nicolás Maduro”, disse.
“O Brasil uniu-se aos esforços do presidente encarregado, Juan Guaidó, não para intervir, mas para prover imediata ajuda humanitária ao povo venezuelano”, acrescentou. “O Brasil apela à comunidade internacional à somar-se aos esforços de liberação internacional da Venezuela, reconhecendo o governo legítimo de Guaidó e exigindo o fim da violência das forças do regime contra sua própria população”.
Feminicídio
Damares ainda destacou que um dos principais focos da sua gestão será o enfrentamento à violência contra a mulher. “Não pouparemos esforços no enfrentamento da discriminação e da violência contra as mulheres, sobretudo o feminicídio e o assédio sexual”, afirmou.
“Vamos alcançar, portanto, mulheres, muitas vezes invisíveis, que integram povos e comunidades tradicionais, como as mulheres indígenas, quilombolas, pescadoras artesanais, as quebradeiras de coco, as ribeirinhas, as ciganas, entre outras”, completou.
A ministra citou a recente tragédia causada pelo rompimento de barragem de minério em Brumadinho (MG) e afirmou que o governo brasileiro tem tomado medidas para evitar novos desastres. Ela também reafirmou compromisso em combater a discriminação e a violência contra a comunidade LGBTQI.
Damares Alves deverá se encontrar com a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, e o alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, segundo a assessoria do ministério.
Também há reuniões com a ministra federal dos Direitos Humanos do Paquistão, Shireen Mazari, o secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Francisco Ribeiro Telles, a imprensa e representantes de organizações da sociedade civil.

Vocês verão a libertação do Senhor”, diz Pence em mensagem aos venezuelanos

O presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, e o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, participam da reunião do Grupo de Lima, em Bogotá. (Foto: Luisa Gonzalez/Reuters)
O presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, e o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, participam da reunião do Grupo de Lima, em Bogotá. (Foto: Luisa Gonzalez/Reuters)
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (25) novas sanções aos aliados do regime de Nicolás Maduro e reforçou apoio financeiro ao seu oponente, Juan Guaidó, em um esforço para entregar ajuda humanitária à Venezuela.
O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, chegou em Bogotá, na Colômbia, para discutir a crise da Venezuela com o Grupo de Lima, composto por 14 nações latino-americanas, incluindo o Canadá, que se uniu para pressionar Maduro e buscar soluções para o país.
Em seu discurso, Pence reafirmou o compromisso do governo Trump com a liberdade no hemisfério Sul. “Venezuelanos que amam a liberdade: saibam que vocês não estão sozinhos. Vocês estão com o apoio e as orações do povo americano e das nações aqui reunidas”, destacou.
“Enquanto vocês defendem a liberdade, vocês também estão indo junto com a graça do Autor da Liberdade, que disse: ‘Coragem! Não tenham medo!’ E vocês verão a libertação que o Senhor irá trazer. Onde o Espírito de Deus está, há liberdade”, acrescentou.
Pence pediu aos parceiros regionais que congelem os ativos de petróleo controlados por Maduro, transfiram os lucros para Guaidó e restrinjam os vistos para o círculo interno do líder socialista.
Repetindo a frase do presidente Donald Trump, Pence disse que “todas as opções estão na mesa” — uma expressão adotada também por Guaidó, insinuando o uso da força militar.
Pence deixou ainda uma mensagem aos integrantes das Forças Armadas da Venezuela, que se mantêm fiéis ao regime de Maduro: “Vocês podem escolher aceitar a generosa oferta de anistia do presidente interino Guaidó, mas se vocês escolherem outro caminho, serão responsabilizados. Não vão encontrar nenhuma saída fácil, nenhuma escapatória. Vão perder tudo”.
O vice negou que os EUA ou Guaidó adotem medidas com caráter de vingança. “O presidente Guaidó não busca a vingança, os Estados Unidos, também não. Se vocês [militares venezuelanos] assumirem a bandeira da democracia, o presidente Guaidó e os governo dos Estados Unidos vão acolher e garantir que serão liberados das sanções impostas.”
Em mensagem direcionada à população, Pence afirmou: “Está chegando o dia em que o longo pesadelo da Venezuela irá acabar, e a Venezuela será livre. O seu povo verá o renascimento da liberdade”.

Menino que teve a cabeça perfurada diz que foi salvo por Jesus: “Ele é poderoso”

Xavier tropeçou e teve a cabeça perfurada por um espeto de carne. (Foto: Shannon Miller)
Xavier tropeçou e teve a cabeça perfurada por um espeto de carne. (Foto: Shannon Miller)
Um menino de 11 anos disse que foi salvo por Jesus Cristo após ter a cabeça atravessada por um espeto de carne de 43 centímetros no ano passado. Hoje, cinco meses após o acidente, as cicatrizes de Xavier Cunningham são quase imperceptíveis.
Em setembro de 2018, Xavier estava brincando com dois amigos em uma casa da árvore no Missouri (EUA) quando foi atacado por vespas. Ao tentar se desviar dos insetos, o garoto tropeçou em um espeto de churrasco que estava preso no chão.
O espeto não atingiu seu olho esquerdo, sua medula espinhal nem os principais vasos sanguíneos. Os médicos consideraram isso um milagre e elogiaram a calma de Xavier, que resistiu ao impulso de retirar o metal — o que poderia ter causado danos cerebrais permanentes ou até mesmo a morte.
O menino revelou que sabia exatamente o que fazer depois de ter assistido o filme “Pantera Negra”, referindo-se à cena em que o personagem de Michael B. Jordan é esfaqueado com um punhal. “No final, ele tirou [o punhal] e simplesmente morreu. Então eu pensei: ‘Não!’”, disse Xavier à CBN News.
Mas, no final das contas, seu verdadeiro herói é Jesus. “Ele deu a vida por nós”, explicou Xavier. “E depois disso, é como se Ele realmente fosse o Deus Todo-Poderoso”.
A experiência de quase morte de Xavier aproximou sua família e fortaleceu a fé de todos, de acordo com seu pai, Shannon Miller. “Isso faz o Evangelho ganhar vida. E isso torna tudo muito real, muito vivo”, afirmou.
Para a mãe, Gabrielle Cunningham, a vida de seu filho é um verdadeiro milagre. “Todos os dias vejo um milagre em minha casa”, disse em lágrimas. “Ele é um milagre vivo e ambulante. A mão de Deus estava sobre meu filho”.
Por causa da história de Xavier, que ficou conhecida como o “milagre do Missouri”, o prefeito de sua cidade declarou um sábado de outubro como o “Dia do Milagre de Xavier Cunningham”.

Homem preso injustamente por 39 anos não culpa Deus: “Tudo que recebo é uma bênção”

Craig Coley, de 71 anos, ficou preso 39 anos por um assassinato que não cometeu (Marcus Yam/Los Angeles Times)
Craig Coley, de 71 anos, ficou preso 39 anos por um assassinato que não cometeu (Marcus Yam/Los Angeles Times)
Craig Richard Coley tinha 23 anos quando se mudou para Simi Valley, Califórnia. Veterano do Vietnã e filho de um policial aposentado de Los Angeles, ele era recém-casado e sem antecedentes criminais.
Coley administrou vários restaurantes ao longo dos anos. Depois de um divórcio, ele namorou uma garçonete de 24 anos que dividia um apartamento com seu filho de quatro anos.
Em 11 de novembro de 1978, Rhonda Wicht e seu filho foram mortos em suas camas. Coley, que havia terminado com ela, foi preso e acusado de seus assassinatos. Depois de dois julgamentos, ele foi condenado e sentenciado à prisão perpétua sem a possibilidade de liberdade condicional. Seus pais morreram enquanto ele estava preso.
Conversando com um homem inocente
Em 1989, Michael Bender o policial resolveu investigar o caso Coley e ficou chocado com o que encontrou. O álibi de Coley parecia forte; havia outros suspeitos que nunca foram perseguidos; e as evidências de cabelo e impressão digital não foram analisadas adequadamente e, em seguida, desapareceram.
Dois anos depois, Bender encontrou Coley na prisão e sabia que ele estava conversando com um homem inocente. “Ao lidar com muitos bandidos ao longo dos anos, existem gestuais e linguagem corporal que você conhece. Ele não tinha isso”, explicou Bender.
Em 1991, seus superiores ordenaram que ele parasse de perseguir o caso de Coley ou enfrentasse a demissão, então Bender deixou o emprego e se tornou um investigador de roubo. Em 2003, ele mudou com sua família para Carlsbad, Califórnia, onde continuou a perseguir o caso em seu tempo livre.
Em 2015, o escritório do Governador Brown concordou em conduzir uma investigação. Evidências de DNA, previamente consideradas destruídas, foram encontradas e testadas. Mostrava o DNA de outro homem em lençóis e roupas no apartamento. O depoimento de testemunhas contra Coley também foi largamente desacreditado. “Tudo que recebo é uma bênção”.
Em novembro de 2017, o gabinete do governador perdoou formalmente Craig Coley. O governador Brown disse sobre ele: “A graça com a qual o Sr. Coley suportou este longo e injusto encarceramento é extraordinária”. No sábado passado (23/02), Simi Valley chegou a um acordo de indenização de 21 milhões de dólares para Coley.
A indenização será paga pela cidade de Simi Valley.
“Embora nenhuma quantia de dinheiro possa compensar o que aconteceu com o Sr. Coley, resolver este caso é a coisa certa a fazer por ele e pela nossa comunidade”, disse Eric Levitt, gerente da Simi Valley City.
Craig Coley quando foi preso por assassinato, e hoje após ser inocentado. (Foto: Departamento de Polícia de Simi Valley)
Nova família
Coley, que está com 71 anos, tem ficado com Mike Bender e sua família desde a sua libertação. A esposa de Mike, Cynthia, diz: “Agora que ele está aqui, não posso imaginá-lo em outro lugar. Ele é tão cortês e gentil e o melhor hóspede da casa que alguém poderia pedir. Ele sempre fez parte da nossa família.”
Por volta de 2005, ele começou a praticar ativamente sua fé cristã. Ele começou um grupo de estudos bíblicos em 2011 e mais tarde se formou em teologia, estudos bíblicos e aconselhamento bíblico.
“Minha maneira de ver as coisas mudou”, ele disse. “Eu acreditava que o que aconteceu foi o que Deus tinha reservado para mim, e tudo que recebo é uma bênção”.
Coley, que não tinha condenações anteriores, foi descrito como um modelo de prisioneiro que estudou durante o encarceramento.

A Estufa do Seu Coração

Provérbios 4:23 nos avisa “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” Pense no seu coração como uma estufa e considere seus pensamentos como sementes. Precisamos ser seletivos sobre as sementes que permitimos entrar na nossa estufa.
Para ter um coração puro, precisamos submeter todos os nossos pensamentos à autoridade de Cristo. Sua mente é a porta para o seu coração. O Espírito Santo fica com você na entrada, lhe ajudando a administrar e filtrar os pensamentos que tentam entrar. Se Jesus concordar com o pensamento, então deixe-o entrar. Se não, então bote-o pra correr. Como é que você sabe se Jesus concorda ou não? Você abre a sua Bíblia. Armado com a opinião de Cristo e a espada do Espírito, guarde a entrada do seu coração. Quanto mais seletivo você for com as sementes, mais feliz você ficará com a colheita.

Um Coração Esperançoso

Jesus disse “Os olhos são as janelas do corpo. Se vocês abrirem bem os olhos com admiração e fé, seu corpo se encherá de luz. Se viverem com olhos cheios de cobiça e desconfiança, seu corpo será um celeiro cheio de grãos mofados. Se fecharem as cortinas dessas janelas, sua vida será uma escuridão.” (Mateus 6:22-23 MSG).
Em Getsêmani, Jesus encarou a traição em todos os níveis. Os discípulos fugiram correndo. O povo o rejeitou. E Deus não respondeu o apelo angustiado para evitar “este cálice de sofrimento”. Então que foi que Cristo fez? Ele achou o bem suficiente no rosto de Judas para chamá-lo de amigo, e ele pode nos ajudar a fazer o mesmo com aqueles que nos ferem. Ele achou propósito na dor, encarando-a como uma parte necessária do plano maior de Deus.
Você não amaria ter um coração cheio de esperança? Deus nunca promete nos remover das nossas lutas. Mas, ele promete sim mudar como nós as encaramos.

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Vivam de maneira exemplar


Devocional“Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da Sua intervenção” (1 Pedro 2.12).
Uma das principais missões do cristão é viver de maneira agradável aos olhos de Deus, irrepreensíveis. Como orienta Salmos 119.1: “Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do Senhor”.
Quando conseguimos inibir nossas mazelas para que a voz de Deus fale mais alto, somos agraciados, não só com a alegria do Pai, mas com a consciência de dever cumprido.
Quando um filho de Deus cumpre com afinco o seu chamado e propósito diante de Deus, ele deixa um grande legado para as pessoas que estão a sua volta. Pense nisso e seja inspiração do amor do Senhor!

Cristo sofreu no nosso lugar


Devocional“Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os Seus passos” (1 Pedro 2.21).
Nesta semana foi veiculada na mídia brasileira a notícia da morte de uma senhora, mãe de duas filhas, esposa dedicada, considerada uma mulher guerreira. Essa mulher foi perseguida e espancada até à morte. Da multidão a sua volta, parte gritava: “Ela é culpada”; outra parte negava. De fato, ela era inocente. Em suas mãos, carregava a fruta que levava para a filha e uma Bíblia.
Aquela mulher foi confundida com uma suposta sequestradora de crianças. Ela carregou a punição de alguém que talvez nem exista. Ao assistir o noticiário, meu coração partia, ao mesmo tempo em que enchia de gratidão por lembrar-me do ato de Cristo, que levou sobre Si as dores que eu deveria sentir.
Minha oração neste dia é para que no meu e no seu coração esteja vivo o memorial do que Jesus fez por nós, que nada venha apagar isso da nossa mente. Que não seja preciso ver uma notícia como essa para lembrar do sacrifício na cruz.
:: Renata Giori

Sejam misericordiosos


Devocional“Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes” (1 Pedro 3.8).
A palavra de Deus orienta a vivermos em paz uns com os outros, a sermos sensíveis à dor do outro e a praticarmos o amor que o próprio Deus derramou em cada coração.
O versículo em destaque faz um outro apelo que quero destacar aqui: “Sejam misericordiosos”. Esse sentimento vai além do apreço pelo próximo; é como se você pudesse pensar com o coração diante da fraqueza do outro. É você colocar seu coração na miséria do outro e se posicionar com o entendimento de que você é tão franco quanto ele, talvez em outras área da vida, mas é.
Muitas vezes somos tentados a julgar as ações inadequadas do outro, mas, se praticarmos a misericórdia, teremos a percepção de que a qualquer momento poderemos tomar as mesmas atitudes. Quando somos humildes e assumimos que somos tão falhos quanto, podemos ajudar mais em vez de julgar. Pense nisso!
:: Renata Giori
   dayanecristina

Não retribua mal com mal


Foto: pexels.com
Foto: pexels.com
“Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança” (1 Pedro 3.9).
Ainda que pecador, todo cristão deve copiar o modelo de Cristo. Essa missão não é nada fácil, afinal Ele agia sempre de maneira oposta aos padrões do mundo.
Veja o que diz a passagem de Lucas 6.27-32: “Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. Dê a todo o que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles. “Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam”.
Mais do que não retribuir o mal com o mal, a Palavra orienta a fazer o bem àquele que te faz mal. Para nós é, realmente, uma missão quase impossível, mas ao deixar Deus agir por meio de nós, somos capacitados a realizar essa missão de maneira que agrade ao Pai. Afinal, fomos chamados para ser bênção, luz do mundo e sal da terra. Veremos a recompensa na eternidade!
:: Renata Giori

Busque a paz com perseverança


Foto: Facebook Lagoinha
Foto: Facebook Lagoinha
“Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança” (1 Pedro 3.11).
Encontrar paz nos dias atuais é um desafio e tanto, principalmente porque muitas vezes a buscamos em tantas coisas distantes dos verdadeiros caminhos que levam até ela.
Tem gente que acha que vai encontrar paz quando o período de férias iniciar, quando o horário de verão acabar, quando o novo emprego chegar ou quando bebê nascer, etc. É daí que vem o engano, pois ao chegar o dia em que o que se espera acontece, a pessoa percebe que a paz não veio. Ela não virá por meio dessa coisas.
A paz que buscamos só poderá ser encontrada em Cristo Jesus. Quando nos recolhemos , nos afastamos de tudo, fechamos os olhos e buscamos ao Senhor dentro de nós, somos levados à paz.
A Palavra garante no versículo em destaque que, mesmo na dificuldade de nos aquietarmos, de desligarmos nossos pensamentos dos anseios, das expectativas, devemos perseverar e nunca desistir porque encontraremos, sim, a paz que só Ele dá.
“Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo” (João 14.27).
:: Renata Giori

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Não retribua mal com mal


Foto: pexels.com
Foto: pexels.com
“Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança” (1 Pedro 3.9).
Ainda que pecador, todo cristão deve copiar o modelo de Cristo. Essa missão não é nada fácil, afinal Ele agia sempre de maneira oposta aos padrões do mundo.
Veja o que diz a passagem de Lucas 6.27-32: “Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. Dê a todo o que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles. “Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam”.
Mais do que não retribuir o mal com o mal, a Palavra orienta a fazer o bem àquele que te faz mal. Para nós é, realmente, uma missão quase impossível, mas ao deixar Deus agir por meio de nós, somos capacitados a realizar essa missão de maneira que agrade ao Pai. Afinal, fomos chamados para ser bênção, luz do mundo e sal da terra. Veremos a recompensa na eternidade!
:: Renata Giori

A felicidade está em obedecer a Palavra de Deus

/uploads/posts/A felicidade está em obedecer a Palavra de Deus
“Ele respondeu: ‘Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem’” (Lucas 11:28).
Você sabia que é possível ser feliz vivendo uma vida sem pecados? Sem drogas? Sem prostituição e promiscuidade? Sabia que pode se ter uma vida feliz sem egoísmo e mentiras? Deus não te criou para que a sua vida seja cheia de problemas. Ele quer que ela seja plena e feliz! E quando você entrega a sua vida a Cristo, a felicidade não termina quando a festa acaba.
O salmista escreveu: “Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração (...)” (Salmos 19:8); e Jesus disse: “Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem” (Lucas 11:28). Isso quer dizer que ouvir e obedecer a Palavra de Deus te faz feliz de verdade!
No entanto, algumas pessoas não pensam dessa forma. Elas acreditam que Deus trabalha para fazer a vida dos Seus filhos infeliz e miserável, e que apenas o mundo pode oferecer liberdade e diversão. Mas o certo é o contrário! É o mundo que traz a miséria e a escravidão. Em vez disso, é a liberdade de seguir a Cristo e viver pela Sua Palavra que te trará felicidade verdadeira e duradoura. O salmista escreveu sobre isso:
“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite (...) Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva” (Salmos 1:1,2-4).
Então, você tem uma escolha: pode obedecer a Palavra de Deus e viver uma vida feliz e realizada, ou desobedecê-la e colher as consequências dessa escolha ruim. Se você deseja ser abençoado e viver uma vida espiritual bem sucedida, ame a Palavra de Deus acima de qualquer outra coisa.

Evangelize o seu mundo

/uploads/posts/Evangelize o seu mundo
“O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá” (Provérbios 11:25).
A parte mais complicada do evangelismo é começar a evangelizar. Porém, uma vez que Deus começa a falar através de nossas bocas, essa pode ser uma das coisas mais prazerosas que já fizemos. Imagine só o privilégio que é saber que o Deus Todo-poderoso, o Criador de todas as coisas, está falando por intermédio de você!
Realmente é uma honra muito grande poder falar sobre o amor de Cristo para as pessoas. O evangelho não foi criado para ser guardado, escondido. O evangelho foi feito por Deus para ser compartilhado. Deus te abençoou para você ser uma benção, então, conforme a Palavra dEle vêm ao seu coração, você precisa repassá-la para que as outras pessoas possam começar um relacionamento com Ele. Uma das maiores alegrias que você vai experimentar, além de conhecer o Senhor, é poder orar para alguém aceitar a Jesus como seu único Senhor e Salvador. Mudanças radicais e visíveis vão começar a acontecer em sua vida, como diz o versículo acima: “(...) quem dá alívio aos outros, alívio receberá”.
Você tem uma escolha: pode evangelizar ou esconder o evangelho; e muita gente tem escolhido a segunda opção. Embora seja verdade que nem todos nós fomos chamados para ser evangelistas, todos somos chamados para evangelizar. E o melhor jeito de começar a cumprir essa missão é começando. Podemos alcançar o mundo todo com a Palavra de Deus, mas é preciso começar com uma pessoa de cada vez!
Você pode trazer a ordem de Jesus de “ir e fazer discípulos de todas as nações” (Mateus 28:19) para o “seu mundo”. É só você evangelizar no seu trabalho, na sua escola, na faculdade, na roda de amigos. Evangelize a sua família. Vá aos lugares onde você tem influência e deixe que o Senhor fale do amor dEle através de você.

Seja guiado pelo Espírito Santo

/uploads/posts/Seja guiado pelo Espírito Santo
"Tal proposta agradou a todos. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, além de Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau, um convertido ao judaísmo, proveniente deAntioquia" (Atos 6:5).
Filipe foi um dos sete homens escolhidos para liderar a igreja do Novo Testamento. Por quê? Porque ele possuía algumas qualidades especiais. Uma delas é que ele era guiado pelo Espírito Santo. Filipe começou como diácono, trabalhando no departamento de administração da igreja. Porém, pouco depois ele se tornou um evangelista e começou uma cruzada na cidade de Samaria:
"Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o Cristo. Quando a multidão ouviu Filipe e viu os sinais miraculosos que ele realizava, deu unânime atenção ao que ele dizia" (Atos 8:5,6).
Diante desse sucesso, a ideia de ficar naquela cidade e construir uma grande igreja deve ter sido muito atraente para Filipe. Mas Deus tinha outros planos para ele: "Um anjo do Senhor disse a Filipe: ‘Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza’. Ele se levantou e partiu (...)" (Atos 8:26,27). Ele poderia ter pensado: "Ir para onde? Para um lugar deserto? Deus, o Senhor está falando sério?" Mas Filipe não fez isso, e simplesmente obedeceu.
Quando Deus te chama, é provável que Ele não diga aquilo que você gostaria de ouvir, nem te envie para lugares onde você gostaria de ir. E ainda que você fique triste com as ordens do Senhor, obedeça! No deserto, Filipe encontrou um eunuco etíope, que servia a rainha como secretário do Tesouro. Ele tinha a missão de evangelizar aquele homem e batizá-lo. Depois, o eunuco voltou para a Etiópia e a Bíblia diz que multidões foram ganhas para Cristo. E isso tudo só aconteceu porque Filipe decidiu sair da sua zona de conforto e deu um passo de fé para seguir ao Senhor. E você precisa fazer o mesmo. Para levar os outros até Jesus, você deve ser guiado pelo Espírito Santo.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Pastor fala sobre casamento no céu: “Seremos casados com o Senhor”


A questão do casamento no céu ainda é uma grande dúvida entre cristãos. (Foto: iStock)
A questão do casamento no céu ainda é uma grande dúvida entre cristãos. (Foto: iStock)
Dentro da limitação da mente humana, é difícil visualizar como será a vida na eternidade — um destino prometido por Deus para todo aquele que crê em Jesus Cristo.
No entanto, o pastor americano Greg Laurie esclarece que não há nada nebuloso sobre o céu. “A Bíblia apresenta o céu como um destino futuro, um lugar real e um lar que será inexplicavelmente melhor do que experimentamos agora. A Bíblia promete que no céu receberemos novos corpos que serão fortes e saudáveis, e nunca mais teremos que lidar com a dor, a tristeza ou o medo”, disse ele no livro Signs of the Times (Sinais dos Tempos), segundo o site Charisma News.
O pastor conta que, quando se trata das questões práticas que envolvem a eternidade, uma das que ele mais escuta é: as pessoas irão se casar no céu? “Algumas pessoas ficariam muito felizes em pensar que haverá casamento no céu. Outras nem tanto. Então, qual é a resposta? É sim e não”, afirmou.
Jesus Cristo foi questionado sobre esse tema por um grupo de líderes religiosos conhecidos como saduceus que, ao contrário dos fariseus, não acreditava na ressurreição dos mortos ou na vida após a morte (veja Mateus 22:23-33).
“É uma perspectiva muito sombria não ter esperança de vida além do túmulo. Esse grupo de líderes judeus achava que estavam criando uma armadilha para Jesus com uma situação hipotética que haviam inventado”, observou Greg.
Com essa pergunta, os saduceus acharam que Jesus ficaria sem respostas, mas ele ofereceu uma revelação sobre a eternidade: “Na ressurreição, as pessoas não se casam nem são dadas em casamento; mas são como os anjos no céu”.
“Então, embora você não seja casado com sua esposa no céu, você será casado com o Senhor, porque a Bíblia claramente nos descreve como a noiva de Cristo. Quando formos para o céu nos uniremos ao nosso noivo e, nesse sentido, haverá casamento do outro lado”, explica o pastor.
Greg esclarece que embora os cristãos recebam uma nova vida no céu, Deus não irá apagar a história que foi vivida na terra.
“A instituição humana do casamento culmina no céu e não haverá mais casamento no sentido técnico. Mas isso não significa que nosso relacionamento irá acabar. O plano de Deus para nossas vidas não pára no céu; continua. Deus não abandona Seus propósitos no céu; Ele os cumpre. Portanto, as amizades e os relacionamentos que começaram na terra continuarão no céu mais fortes do que nunca”, avaliou Greg.

Muitos não enxergam cristãos como bons ouvintes para falar sobre fé, diz pesquisa

Muitos não enxergam cristãos como bons ouvintes para falar sobre fé. (Foto: iStock)
Muitos não enxergam cristãos como bons ouvintes para falar sobre fé. (Foto: iStock)
Quando os cristãos se envolvem em conversas com amigos e familiares que não são crentes, eles não devem se apressar em um evangelismo forçado, indica um estudo do Barna Group publicado na última terça-feira (19).
Embora 62% dos não-cristãos e desigrejados tenham vontade de conversar com um amigo cristão ou membro da família que “ouça sem julgamento”, apenas 34% disseram que conseguem ter esse tipo de conversa
Da mesma forma, 50% dos cristãos e desigrejados com problemas de saúde disseram que gostariam de conversar com alguém que “não forçaria uma conclusão”, mas apenas 26% conseguiram enxergar isso em cristãos que conheciam.
Segundo Brooke Hempell, vice-presidente de pesquisa do Barna Group, algumas pessoas podem precisar de mais tempo para digerir a mensagem do Evangelho. “Nem todo mundo está pronto para ir de A a Z em uma única conversa. Empurrar o assunto pode parecer forçado para o não-cristão, a ponto de afastá-lo”, disse ao The Christian Post.
Hempell citou sua própria experiência pessoal, explicando que antes de se tornar cristã, ela precisava ser ouvida. “Temos que ir devagar! Aproveite o tempo para construir familiaridade e estima ao contexto do não-crente primeiro, depois construa confiança e depois discuta — não apenas faça uma palestra”.
A pesquisa foi feita com 1.001 adultos norte-americanos, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais.

Igreja Católica está à deriva, dizem cardeais ao papa

Papa Francisco enfrenta denúncias de casos de abusos sexuais de crianças na Igreja Católica. (Foto: Reprodução/AFP)
Papa Francisco enfrenta denúncias de casos de abusos sexuais de crianças na Igreja Católica. (Foto: Reprodução/AFP)
Em meio à reunião convocada pelo papa Francisco no Vaticano que reúne 114 cardeais de 130 países para tratar dos casos de abuso sexual de crianças cometidos por padres e bispos em diversos países, dois proeminentes cardeais da ala conservadora escreveram uma carta aberta endereçada ao chefe da Igreja Católica onde expõem muitos outros problemas.
Raymond Burke, dos Estados Unidos, e Walter Brandmüller, da Alemanha, afirmam que o Vaticano erroneamente culpou o abuso de poder de sacerdotes como a principal causa dos escândalos de assédio sexual, quando, na verdade, os casos envolvem padres que “se distanciaram da verdade do Evangelho”.
Divulgada nesta quarta-feira (20), a carta pede o fim do que chamam de “praga da agenda homossexual” e que “o mundo católico está à deriva”.
Com opiniões fortes, Burke e Brandmüller escrevem: “Com angústia, surge a questão: para onde vai a Igreja? Diante da deriva, parece que a dificuldade se reduz à do abuso de menores, um crime horrível, especialmente quando é perpetrado por um sacerdote, que é, no entanto, só uma parte de uma crise muito maior. A praga da agenda homossexual difundiu-se dentro da Igreja, promovida por redes organizadas e protegida por um clima de cumplicidade e uma conspiração de silêncio”.
Na hierarquia, os cardeais são segundos em importância abaixo do papa e existem 223 deles na Igreja Católica.
Considerados opositores do papa Francisco, Burke e Brandmüller disseram que “o abuso sexual é atribuído ao clericalismo. Mas a primeira e principal falta do clero não reside no abuso de poder, mas em se afastar da verdade do Evangelho”.
De acordo com informações da BBC, Burke tem ligações com o ex-conselheiro de Donald Trump, Steve Bannon, ideólogo de ultradireita que vem se articulando com governos populistas pelo mundo. Brandmüller, por sua vez, gerou polêmica ao dizer, em janeiro passado, que a homossexualidade seria a causa dos abusos na Igreja.
Os cardeais Brandmüller e Burke são críticos do papa Francisco. (Foto: Reprodução/Getty)
Críticas
Em 2016, Burke e Brandmüller fizeram parte de um grupo de quatro cardeais signatários de uma carta destinada ao papa Francisco. Eles questionavam o documento em que o pontífice, pela primeira vez, abria margem para que divorciados que voltaram a se casar pudessem receber a comunhão católica. Era, então, o início de uma guerra aberta entre a ala mais conservadora da Igreja, liderada por Burke, e o papa Francisco.
A nova carta contra o pontífice vem a público um dia antes de ter início o encontro de ao todo 190 clérigos de 130 países no Vaticano, entre cardeais, bispos e chefes de ordens e missões católicas.
A reunião foi batizada de “A proteção de menores na Igreja” e, segundo especialistas, é tanto uma resposta da instituição para a sociedade, diante da escalada de denúncias de casos de abuso, quanto uma tentativa interna de atender à “política de tolerância zero” pregada publicamente pelo pontífice.
Protesto no Vaticano
Na véspera do encontro, um grupo de sobreviventes de abusos cometidos por sacerdotes protestou no Vaticano. Foram dez vítimas que conseguiram se reunir por quase três horas com cinco autoridades da Igreja, um dia antes do início do encontro sobre abuso de menores. O grupo reclamou, porém, da ausência do pontífice na reunião.
Numa resposta considerada dura e algo inesperada, o papa afirmou que “acusadores que não fazem nada além de criticar a Igreja” são “amigos do diabo”. Por outro lado, voltou a repetir que os sacerdotes culpados serão punidos.

Mulher com membros amputados dá lição de fé: “Deus continua sendo bom

Kaylene Murphy perdeu os membros após sofrer um acidente durante escalada com o namorado, Josh. (Foto: Reprodução/Facebook)
Kaylene Murphy perdeu os membros após sofrer um acidente durante escalada com o namorado, Josh. (Foto: Reprodução/Facebook)
Há menos de um ano, Kaylene Murphy teve que aprender a viver sem seu braço e perna esquerdas, depois de sobreviver milagrosamente a um acidente durante uma escalada. Mesmo com as dificuldades e questionamentos, sua fé tem sido inspiração para as pessoas à sua volta.
No dia 30 de junho de 2018, Kaylene, 32 anos, e seu namorado, Josh Baker, estavam escalando em um parque em Montana, nos Estados Unidos. O casal estava a cerca de 12 metros de altura, quando Josh segurou em uma fenda que se soltou e atingiu Kaylene.
A força do impacto da rocha causou danos irreversíveis em seu corpo — seu braço e perna foram amputadas, seu pulmão foi perfurado, parte de seu cérebro foi atingido e várias partes de seu corpo foram fraturadas: a mão, as costas, o nariz, o esterno, a escápula, a clavícula e as costelas.
Murphy foi levado de helicóptero para um hospital em Billings, onde a equipe médica trabalhou para salvar sua vida. Os médicos acabaram amputando mais de sua perna, acima do joelho, assim como a mão dela.
Durante três semanas, a equipe médica acreditou que Kaylene estava em risco por causa da lesão cerebral e do mini-AVC que continuava tendo devido à artéria dissecada em seu pescoço.
Mas sua mãe, Crystal Christison, se recusou a considerar um destino negativo para sua filha. “Eu nunca pensei que ela ficaria paralisada, nunca pensei que ela ficaria em estado vegetativo”, disse ela à AG News. “O mesmo poder que ressuscitou Jesus dos mortos vive em nós, então eu sabia que ela iria viver e ficaria bem”.
Crystal chamou seus parentes, amigos e a igreja de Kaylene — uma congregação de quase 300 membros da Assembleia de Deus — para orar. Logo, quando a notícia se espalhou, pessoas ao redor do mundo oraram pela recuperação dela. Kaylene não só sobreviveu, como teve de volta suas habilidades cognitivas.
Superação
Após dois meses de internação, seguidos de três meses de reabilitação, Kaylene está na casa de sua mãe onde faz tratamento para se recuperar e aumentar sua força. Josh adiou seus estudos de pós-graduação para ajudar a cuidar da namorada.
Kaylene tem uma perna e uma mão protética e reaprendeu a fazer atividades do cotidiano, como se vestir e passar manteiga na torrada. “Há momentos em que ainda me sinto frustrada porque não estou onde quero em minha cura. Mas esses momentos passam rapidamente”, confessa.
Ela diz que sua fé fez toda a diferença na recuperação. “Todos os momentos de oração e adoração em que Deus me aperfeiçoava, me ensinando sobre confiança e amor, fizeram depósitos em meu espírito. Desde o acidente, sou capaz de aspirar isso."
Kaylene ainda tem muito a superar. Ela ainda tem alguns problemas remanescentes da lesão cerebral e não consegue enxergar no canto inferior esquerdo de seu campo de visão. Nesse meio tempo, ela tem compartilhado sua história com estudantes do ensino médio e em retiros de mulheres, falando sobre a fidelidade e a bondade de Deus.
Enquanto muitos culpariam a Deus pelo que aconteceu, Kaylene está convencida de que ela não é uma vítima. “Coisas ruins acontecem, mas Deus continua sendo bom e gracioso comigo. Ele vai continuar me sustentando”, destacou.

Trump lança campanha global para descriminalizar homossexualidade

A administração Trump anuncia campanha para lutar pela descriminalização da homossexualidade. (Foto: Reprodução/Getty)
A administração Trump anuncia campanha para lutar pela descriminalização da homossexualidade. (Foto: Reprodução/Getty)
O embaixador dos EUA na Alemanha, Richard Grenell - oficial do governo abertamente gay - disse nesta terça-feira (19), que a administração Donald Trump está lançando uma campanha com seus aliados europeus para acabar com as perseguições e penalidades contra os homossexuais, o que o embaixador chamou de “um ultraje os direitos humanos”.
Segundo ele, são 71 países que criminalizam a homossexualidade e oito que praticam execução de gays.
Em nome da administração Trump, Grenell está liderando o esforço internacional para parar a perseguição da comunidade LGBT em países que impõem penalidades criminais - incluindo a pena de morte - aos homossexuais.
Na terça-feira, a NBC News informou que o governo dos EUA iniciou a campanha “em parte [devido] ao relato de enforcamento de um jovem gay no Irã, [que é] o principal inimigo geopolítico de Trump”.
Grenell deu início à campanha na terça-feira em Berlim. De acordo com a NBC, “a embaixada dos EUA preparando um jantar como forma de estratégia para planejar a descriminalização em lugares que ainda proíbem a homossexualidade - concentrada principalmente no Oriente Médio, África e Caribe”. Segundo fontes próxima a Trump, Grenell é um potencial sucessor de Nikki Haley como embaixadora na ONU.
A iniciativa de descriminalizar a homossexualidade é uma campanha coordenada entre os aliados ocidentais, a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, os governos europeus e o Departamento de Estado dos EUA.
O jornal The Independent diz que “embora a campanha Trump seja inegavelmente admirável, ela contrasta com o tratamento do Presidente Trump aos cidadãos LGBT + e seus direitos em sua própria nação”.
Contrário
Segundo a imprensa, desde que assumiu o cargo em janeiro de 2017, Trump apoiou várias políticas anti-LGBTQ e retirou outras proteções para cidadãos americanos homossexuais.
Além disso, Karen Pence, esposa do vice-presidente Mike Pence, voltou recentemente a lecionar em uma escola que se opõe aos direitos LGBTQ + e que recusa a admissão de estudantes homossexuais.
“Embora o impulso da administração Trump pela descriminalização da homossexualidade em todo o mundo seja importante, o presidente deve considerar defender também os direitos LGBTQ nos Estados Unidos”, diz o The Independent.

Pesquisas: Fé pode tornar pessoas mais felizes, menos doentes e capazes de viver mais

Amizades na igreja podem incentivar saúde física e mental. (Foto ilustrativa: Thinkstock)
Amizades na igreja podem incentivar saúde física e mental. (Foto ilustrativa: Thinkstock)
Adultos ativamente religiosos, ou pessoas que se filiam a um grupo religioso e frequentam serviços religiosos pelo menos uma vez por mês, têm maior probabilidade de se envolver em sua comunidade e dizem que são mais felizes do que aqueles que são religiosamente inativos ou não-afiliados, informou Pew Research Center, com base em dados de três pesquisas internacionais.
A nova análise do Pew explora dados de mais de 20 países, a partir de pesquisas conduzidas pelo Pew, pela World Values Survey Association e pelo International Social Survey Program. Centra-se em oito indicadores de saúde, incluindo hábitos de exercício e níveis de felicidade autoavaliados.
 “Mais de um terço dos adultos ativamente religiosos dos EUA (36%) se descrevem como muito felizes, em comparação com apenas um quarto dos americanos inativos e não-afiliados”, observaram os pesquisadores.
A atividade religiosa também está associada a alguns benefícios à saúde física, como a menor probabilidade de fumar ou beber, observaram os pesquisadores. No entanto, não parece aumentar a frequência do exercício, reduzir as taxas de obesidade ou levar as pessoas a se descreverem como “muito saudáveis”.
O Pew não afirma que a atividade religiosa cause esses resultados positivos para a saúde, disse Joey Marshall, pesquisador associado da organização. A análise apenas aponta que os adultos religiosamente ativos se destacam dos outros em algumas medidas de bem-estar.
“Não podemos provar que a religião torna as pessoas mais felizes ou mais saudáveis. Podemos simplesmente observar que pessoas que são ativamente religiosas tendem a ser mais felizes e, de certa forma, tendem a ser mais saudáveis”, disse Marshall.
“Mesmo essa conclusão menos dramática é importante em uma época em que a prática religiosa está mudando ao redor do mundo”, acrescentou o pesquisador.
“Este relatório indica que é muito importante para nós observar as mudanças em todo o mundo em número de ativamente religiosas”, disse Marshall. Comparando aqueles que estão muito comprometidos com a prática religiosa e o resto da população, vemos “grandes brechas de bem-estar”.
Religião e saúde
A relação entre religião e saúde é há muito tempo uma fonte de fascínio para pesquisadores, líderes religiosos e pessoas comuns. Eruditos famosos como Émile Durkheim, Sigmund Freud e Friedrich Nietzsche tentaram provar que a prática religiosa tem consequências para a saúde mental, mas na maioria das vezes estavam formulando hipóteses em vez de conduzir pesquisas rigorosas.
Mais recentemente, estudiosos examinaram a influência da religião na saúde física, usando novas técnicas de pesquisa para tirar conclusões interessantes.
“Muitos dos estudos que foram publicados nos últimos 30 anos descobriram que as pessoas religiosas tendem a viver mais, ficam doentes com menos frequência e são mais capazes de lidar com o estresse”, relatou Pew.
Esses esforços foram e são complicados por uma série de fatores, incluindo a diversidade das tradições religiosas. Alguns grupos de fé proíbem fumar e beber, enquanto outros desencorajam visitas hospitalares. Algumas tradições enfatizam o perdão, o que poderia aliviar a ansiedade, enquanto outras enfatizam a ameaça do castigo eterno.
Além disso, os ativamente religiosos “tendem a ser mais velhos, um pouco menos instruídos e mais propensos a serem mulheres e casados” do que seus colegas menos ativos, fatores demográficos que podem gerar resultados relacionados à saúde, relatou Pew.
Os pesquisadores mantiveram isso em mente enquanto trabalhavam no novo relatório e realizaram testes para confirmar que os resultados ainda eram estatisticamente significativos após o controle de idade, sexo, educação, renda e estado civil. Durante a elaboração do relatório, eles discutiram como enquadrar de maneira justa e apropriada as descobertas, disse Marshall.
“Queríamos tratar a questão com muito cuidado, com um nível apropriado de humildade e comunicar a incerteza com a maior clareza possível”, disse ele.
A nova pesquisa do Pew também contém lições para os líderes religiosos, que querem permanecer relevantes em meio a mudanças demográficas nos EUA e em todo o mundo.
Algumas igrejas tentaram expandir seu alcance transmitindo serviços on-line de adoração, como Laura Turner, uma comentarista cristã, observou em uma recente coluna para o The New York Times.
“Você não precisará mais sair de casa para interagir com os companheiros de adoração. Você pode fazer tudo a partir do conforto e do isolamento de sua própria casa”, escreveu ela.
Essa abordagem pode enfraquecer a capacidade do grupo religioso de fortalecer as conexões sociais, que é um dos benefícios relacionados à saúde destacados no estudo de Pew. Como disse Turner, “precisamos um do outro”.

Japão cria deusa robô para pregar ensinamentos budistas e interagir com seres humanos

Monges budistas participam de cerimônia para expor o Kannon Android no templo Kodaiji em Kyoto. (Foto: Divulgação/Yoshiko Sato)
Monges budistas participam de cerimônia para expor o Kannon Android no templo Kodaiji em Kyoto. (Foto: Divulgação/Yoshiko Sato)
O budismo tem mais um deus. Agora, um robô foi construído para ser a mais nova forma da Kannon, a “deusa da compaixão”, que já está pronta para ser adorada em Kyoto, no Japão. Programado para realizar sermões com versões em chinês e inglês, o androide mede 1,95 cm de altura, pesa 60 quilos, pode mover a cabeça, braços e tronco para interagir com os fieis.
Os monges do templo Kodaiji, um dos mais famosos do Japão, colaboraram com um dos maiores especialistas em robótica do mundo para criar a Kannon Androide. A divindade se apresenta com as mãos cruzadas em oração, pode se mover e recitar mantras
A nova deusa da compaixão foi revelada aos meios de comunicação no último sábado (23), quando apareceu sendo reverenciada por monges budistas. O robô começará sua “pregação” oficial em março.
O local de culto foi construído no século XVI pela viúva de Toyotomy Hideyoshi, o senhor da guerra que unificou o Japão e é um dos mais venerados do país.
“O budismo viu uma expansão fenomenal no mundo com o surgimento de imagens budistas”, disse Tensho Goto, um sacerdote no templo da Ala Higashiyama de Kyoto. “Esperamos que o Android Kannon ajude os ensinamentos budistas a alcançar o coração das pessoas hoje.”
Projeto milionário
O projeto de 100 milhões de ienes (equivalente a R$ 3.373.725) para construir o androide foi uma colaboração entre o templo zen e Hiroshi Ishiguro, professor de robótica inteligente na Universidade de Osaka.
O templo pediu a Ishiguro e sua equipe que desenvolvessem um androide que pudesse pregar os ensinamentos budistas de uma maneira facilmente compreensível para ajudar a dar paz de espírito a pessoas com problemas.
A divindade Kannon se transforma em várias formas para ajudar as pessoas. “Desta vez, Kannon se transformou em um androide”, segundo o templo.
Para atrair a atenção, uma exposição especial do Kannon Android está programada para ser realizada de 8 de março a 6 de maio para alunos do ensino médio e idosos.

Damares reforça posição contra aborto na ONU: “Defenderemos o direito à vida”

Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, em discurso na ONU. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, em discurso na ONU. (Foto: Reprodução/TV Globo)
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, discursou em defesa à vida nesta segunda-feira (25) em Genebra, na 40ª reunião do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Defenderemos tenazmente o pleno exercício por todos do direito à vida, desde a concepção, e à segurança da pessoa”, disse Damares, fazendo referência ao aborto.
"Quero assegurar a todos o compromisso inabalável do governo brasileiro com os mais altos padrões de direitos humanos, com a defesa da democracia e com o pleno funcionamento do Estado de Direito”, enfatizou.
A ministra ainda pediu apoio da comunidade internacional para pacificar a crise política na Venezuela. “Não poderia deixar de expressar a preocupação do governo brasileiro com as persistentes e sérias violações de direitos humanos cometidas pelo regime ilegítimo — repito, regime ilegítimo — de Nicolás Maduro”, disse.
“O Brasil uniu-se aos esforços do presidente encarregado, Juan Guaidó, não para intervir, mas para prover imediata ajuda humanitária ao povo venezuelano”, acrescentou. “O Brasil apela à comunidade internacional à somar-se aos esforços de liberação internacional da Venezuela, reconhecendo o governo legítimo de Guaidó e exigindo o fim da violência das forças do regime contra sua própria população”.
Feminicídio
Damares ainda destacou que um dos principais focos da sua gestão será o enfrentamento à violência contra a mulher. “Não pouparemos esforços no enfrentamento da discriminação e da violência contra as mulheres, sobretudo o feminicídio e o assédio sexual”, afirmou.
“Vamos alcançar, portanto, mulheres, muitas vezes invisíveis, que integram povos e comunidades tradicionais, como as mulheres indígenas, quilombolas, pescadoras artesanais, as quebradeiras de coco, as ribeirinhas, as ciganas, entre outras”, completou.
A ministra citou a recente tragédia causada pelo rompimento de barragem de minério em Brumadinho (MG) e afirmou que o governo brasileiro tem tomado medidas para evitar novos desastres. Ela também reafirmou compromisso em combater a discriminação e a violência contra a comunidade LGBTQI.
Damares Alves deverá se encontrar com a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, e o alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, segundo a assessoria do ministério.
Também há reuniões com a ministra federal dos Direitos Humanos do Paquistão, Shireen Mazari, o secretário executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Francisco Ribeiro Telles, a imprensa e representantes de organizações da sociedade civil.

Vocês verão a libertação do Senhor”, diz Pence em mensagem aos venezuelanos

O presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, e o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, participam da reunião do Grupo de Lima, em Bogotá. (Foto: Luisa Gonzalez/Reuters)
O presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, e o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, participam da reunião do Grupo de Lima, em Bogotá. (Foto: Luisa Gonzalez/Reuters)
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira (25) novas sanções aos aliados do regime de Nicolás Maduro e reforçou apoio financeiro ao seu oponente, Juan Guaidó, em um esforço para entregar ajuda humanitária à Venezuela.
O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, chegou em Bogotá, na Colômbia, para discutir a crise da Venezuela com o Grupo de Lima, composto por 14 nações latino-americanas, incluindo o Canadá, que se uniu para pressionar Maduro e buscar soluções para o país.
Em seu discurso, Pence reafirmou o compromisso do governo Trump com a liberdade no hemisfério Sul. “Venezuelanos que amam a liberdade: saibam que vocês não estão sozinhos. Vocês estão com o apoio e as orações do povo americano e das nações aqui reunidas”, destacou.
“Enquanto vocês defendem a liberdade, vocês também estão indo junto com a graça do Autor da Liberdade, que disse: ‘Coragem! Não tenham medo!’ E vocês verão a libertação que o Senhor irá trazer. Onde o Espírito de Deus está, há liberdade”, acrescentou.
Pence pediu aos parceiros regionais que congelem os ativos de petróleo controlados por Maduro, transfiram os lucros para Guaidó e restrinjam os vistos para o círculo interno do líder socialista.
Repetindo a frase do presidente Donald Trump, Pence disse que “todas as opções estão na mesa” — uma expressão adotada também por Guaidó, insinuando o uso da força militar.
Pence deixou ainda uma mensagem aos integrantes das Forças Armadas da Venezuela, que se mantêm fiéis ao regime de Maduro: “Vocês podem escolher aceitar a generosa oferta de anistia do presidente interino Guaidó, mas se vocês escolherem outro caminho, serão responsabilizados. Não vão encontrar nenhuma saída fácil, nenhuma escapatória. Vão perder tudo”.
O vice negou que os EUA ou Guaidó adotem medidas com caráter de vingança. “O presidente Guaidó não busca a vingança, os Estados Unidos, também não. Se vocês [militares venezuelanos] assumirem a bandeira da democracia, o presidente Guaidó e os governo dos Estados Unidos vão acolher e garantir que serão liberados das sanções impostas.”
Em mensagem direcionada à população, Pence afirmou: “Está chegando o dia em que o longo pesadelo da Venezuela irá acabar, e a Venezuela será livre. O seu povo verá o renascimento da liberdade”.

Menino que teve a cabeça perfurada diz que foi salvo por Jesus: “Ele é poderoso”

Xavier tropeçou e teve a cabeça perfurada por um espeto de carne. (Foto: Shannon Miller)
Xavier tropeçou e teve a cabeça perfurada por um espeto de carne. (Foto: Shannon Miller)
Um menino de 11 anos disse que foi salvo por Jesus Cristo após ter a cabeça atravessada por um espeto de carne de 43 centímetros no ano passado. Hoje, cinco meses após o acidente, as cicatrizes de Xavier Cunningham são quase imperceptíveis.
Em setembro de 2018, Xavier estava brincando com dois amigos em uma casa da árvore no Missouri (EUA) quando foi atacado por vespas. Ao tentar se desviar dos insetos, o garoto tropeçou em um espeto de churrasco que estava preso no chão.
O espeto não atingiu seu olho esquerdo, sua medula espinhal nem os principais vasos sanguíneos. Os médicos consideraram isso um milagre e elogiaram a calma de Xavier, que resistiu ao impulso de retirar o metal — o que poderia ter causado danos cerebrais permanentes ou até mesmo a morte.
O menino revelou que sabia exatamente o que fazer depois de ter assistido o filme “Pantera Negra”, referindo-se à cena em que o personagem de Michael B. Jordan é esfaqueado com um punhal. “No final, ele tirou [o punhal] e simplesmente morreu. Então eu pensei: ‘Não!’”, disse Xavier à CBN News.
Mas, no final das contas, seu verdadeiro herói é Jesus. “Ele deu a vida por nós”, explicou Xavier. “E depois disso, é como se Ele realmente fosse o Deus Todo-Poderoso”.
A experiência de quase morte de Xavier aproximou sua família e fortaleceu a fé de todos, de acordo com seu pai, Shannon Miller. “Isso faz o Evangelho ganhar vida. E isso torna tudo muito real, muito vivo”, afirmou.
Para a mãe, Gabrielle Cunningham, a vida de seu filho é um verdadeiro milagre. “Todos os dias vejo um milagre em minha casa”, disse em lágrimas. “Ele é um milagre vivo e ambulante. A mão de Deus estava sobre meu filho”.
Por causa da história de Xavier, que ficou conhecida como o “milagre do Missouri”, o prefeito de sua cidade declarou um sábado de outubro como o “Dia do Milagre de Xavier Cunningham”.

Homem preso injustamente por 39 anos não culpa Deus: “Tudo que recebo é uma bênção”

Craig Coley, de 71 anos, ficou preso 39 anos por um assassinato que não cometeu (Marcus Yam/Los Angeles Times)
Craig Coley, de 71 anos, ficou preso 39 anos por um assassinato que não cometeu (Marcus Yam/Los Angeles Times)
Craig Richard Coley tinha 23 anos quando se mudou para Simi Valley, Califórnia. Veterano do Vietnã e filho de um policial aposentado de Los Angeles, ele era recém-casado e sem antecedentes criminais.
Coley administrou vários restaurantes ao longo dos anos. Depois de um divórcio, ele namorou uma garçonete de 24 anos que dividia um apartamento com seu filho de quatro anos.
Em 11 de novembro de 1978, Rhonda Wicht e seu filho foram mortos em suas camas. Coley, que havia terminado com ela, foi preso e acusado de seus assassinatos. Depois de dois julgamentos, ele foi condenado e sentenciado à prisão perpétua sem a possibilidade de liberdade condicional. Seus pais morreram enquanto ele estava preso.
Conversando com um homem inocente
Em 1989, Michael Bender o policial resolveu investigar o caso Coley e ficou chocado com o que encontrou. O álibi de Coley parecia forte; havia outros suspeitos que nunca foram perseguidos; e as evidências de cabelo e impressão digital não foram analisadas adequadamente e, em seguida, desapareceram.
Dois anos depois, Bender encontrou Coley na prisão e sabia que ele estava conversando com um homem inocente. “Ao lidar com muitos bandidos ao longo dos anos, existem gestuais e linguagem corporal que você conhece. Ele não tinha isso”, explicou Bender.
Em 1991, seus superiores ordenaram que ele parasse de perseguir o caso de Coley ou enfrentasse a demissão, então Bender deixou o emprego e se tornou um investigador de roubo. Em 2003, ele mudou com sua família para Carlsbad, Califórnia, onde continuou a perseguir o caso em seu tempo livre.
Em 2015, o escritório do Governador Brown concordou em conduzir uma investigação. Evidências de DNA, previamente consideradas destruídas, foram encontradas e testadas. Mostrava o DNA de outro homem em lençóis e roupas no apartamento. O depoimento de testemunhas contra Coley também foi largamente desacreditado. “Tudo que recebo é uma bênção”.
Em novembro de 2017, o gabinete do governador perdoou formalmente Craig Coley. O governador Brown disse sobre ele: “A graça com a qual o Sr. Coley suportou este longo e injusto encarceramento é extraordinária”. No sábado passado (23/02), Simi Valley chegou a um acordo de indenização de 21 milhões de dólares para Coley.
A indenização será paga pela cidade de Simi Valley.
“Embora nenhuma quantia de dinheiro possa compensar o que aconteceu com o Sr. Coley, resolver este caso é a coisa certa a fazer por ele e pela nossa comunidade”, disse Eric Levitt, gerente da Simi Valley City.
Craig Coley quando foi preso por assassinato, e hoje após ser inocentado. (Foto: Departamento de Polícia de Simi Valley)
Nova família
Coley, que está com 71 anos, tem ficado com Mike Bender e sua família desde a sua libertação. A esposa de Mike, Cynthia, diz: “Agora que ele está aqui, não posso imaginá-lo em outro lugar. Ele é tão cortês e gentil e o melhor hóspede da casa que alguém poderia pedir. Ele sempre fez parte da nossa família.”
Por volta de 2005, ele começou a praticar ativamente sua fé cristã. Ele começou um grupo de estudos bíblicos em 2011 e mais tarde se formou em teologia, estudos bíblicos e aconselhamento bíblico.
“Minha maneira de ver as coisas mudou”, ele disse. “Eu acreditava que o que aconteceu foi o que Deus tinha reservado para mim, e tudo que recebo é uma bênção”.
Coley, que não tinha condenações anteriores, foi descrito como um modelo de prisioneiro que estudou durante o encarceramento.

A Estufa do Seu Coração

Provérbios 4:23 nos avisa “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” Pense no seu coração como uma estufa e considere seus pensamentos como sementes. Precisamos ser seletivos sobre as sementes que permitimos entrar na nossa estufa.
Para ter um coração puro, precisamos submeter todos os nossos pensamentos à autoridade de Cristo. Sua mente é a porta para o seu coração. O Espírito Santo fica com você na entrada, lhe ajudando a administrar e filtrar os pensamentos que tentam entrar. Se Jesus concordar com o pensamento, então deixe-o entrar. Se não, então bote-o pra correr. Como é que você sabe se Jesus concorda ou não? Você abre a sua Bíblia. Armado com a opinião de Cristo e a espada do Espírito, guarde a entrada do seu coração. Quanto mais seletivo você for com as sementes, mais feliz você ficará com a colheita.

Um Coração Esperançoso

Jesus disse “Os olhos são as janelas do corpo. Se vocês abrirem bem os olhos com admiração e fé, seu corpo se encherá de luz. Se viverem com olhos cheios de cobiça e desconfiança, seu corpo será um celeiro cheio de grãos mofados. Se fecharem as cortinas dessas janelas, sua vida será uma escuridão.” (Mateus 6:22-23 MSG).
Em Getsêmani, Jesus encarou a traição em todos os níveis. Os discípulos fugiram correndo. O povo o rejeitou. E Deus não respondeu o apelo angustiado para evitar “este cálice de sofrimento”. Então que foi que Cristo fez? Ele achou o bem suficiente no rosto de Judas para chamá-lo de amigo, e ele pode nos ajudar a fazer o mesmo com aqueles que nos ferem. Ele achou propósito na dor, encarando-a como uma parte necessária do plano maior de Deus.
Você não amaria ter um coração cheio de esperança? Deus nunca promete nos remover das nossas lutas. Mas, ele promete sim mudar como nós as encaramos.

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Vivam de maneira exemplar


Devocional“Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da Sua intervenção” (1 Pedro 2.12).
Uma das principais missões do cristão é viver de maneira agradável aos olhos de Deus, irrepreensíveis. Como orienta Salmos 119.1: “Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do Senhor”.
Quando conseguimos inibir nossas mazelas para que a voz de Deus fale mais alto, somos agraciados, não só com a alegria do Pai, mas com a consciência de dever cumprido.
Quando um filho de Deus cumpre com afinco o seu chamado e propósito diante de Deus, ele deixa um grande legado para as pessoas que estão a sua volta. Pense nisso e seja inspiração do amor do Senhor!

Cristo sofreu no nosso lugar


Devocional“Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os Seus passos” (1 Pedro 2.21).
Nesta semana foi veiculada na mídia brasileira a notícia da morte de uma senhora, mãe de duas filhas, esposa dedicada, considerada uma mulher guerreira. Essa mulher foi perseguida e espancada até à morte. Da multidão a sua volta, parte gritava: “Ela é culpada”; outra parte negava. De fato, ela era inocente. Em suas mãos, carregava a fruta que levava para a filha e uma Bíblia.
Aquela mulher foi confundida com uma suposta sequestradora de crianças. Ela carregou a punição de alguém que talvez nem exista. Ao assistir o noticiário, meu coração partia, ao mesmo tempo em que enchia de gratidão por lembrar-me do ato de Cristo, que levou sobre Si as dores que eu deveria sentir.
Minha oração neste dia é para que no meu e no seu coração esteja vivo o memorial do que Jesus fez por nós, que nada venha apagar isso da nossa mente. Que não seja preciso ver uma notícia como essa para lembrar do sacrifício na cruz.
:: Renata Giori

Sejam misericordiosos


Devocional“Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes” (1 Pedro 3.8).
A palavra de Deus orienta a vivermos em paz uns com os outros, a sermos sensíveis à dor do outro e a praticarmos o amor que o próprio Deus derramou em cada coração.
O versículo em destaque faz um outro apelo que quero destacar aqui: “Sejam misericordiosos”. Esse sentimento vai além do apreço pelo próximo; é como se você pudesse pensar com o coração diante da fraqueza do outro. É você colocar seu coração na miséria do outro e se posicionar com o entendimento de que você é tão franco quanto ele, talvez em outras área da vida, mas é.
Muitas vezes somos tentados a julgar as ações inadequadas do outro, mas, se praticarmos a misericórdia, teremos a percepção de que a qualquer momento poderemos tomar as mesmas atitudes. Quando somos humildes e assumimos que somos tão falhos quanto, podemos ajudar mais em vez de julgar. Pense nisso!
:: Renata Giori
   dayanecristina

Não retribua mal com mal


Foto: pexels.com
Foto: pexels.com
“Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança” (1 Pedro 3.9).
Ainda que pecador, todo cristão deve copiar o modelo de Cristo. Essa missão não é nada fácil, afinal Ele agia sempre de maneira oposta aos padrões do mundo.
Veja o que diz a passagem de Lucas 6.27-32: “Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. Dê a todo o que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles. “Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam”.
Mais do que não retribuir o mal com o mal, a Palavra orienta a fazer o bem àquele que te faz mal. Para nós é, realmente, uma missão quase impossível, mas ao deixar Deus agir por meio de nós, somos capacitados a realizar essa missão de maneira que agrade ao Pai. Afinal, fomos chamados para ser bênção, luz do mundo e sal da terra. Veremos a recompensa na eternidade!
:: Renata Giori

Busque a paz com perseverança


Foto: Facebook Lagoinha
Foto: Facebook Lagoinha
“Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança” (1 Pedro 3.11).
Encontrar paz nos dias atuais é um desafio e tanto, principalmente porque muitas vezes a buscamos em tantas coisas distantes dos verdadeiros caminhos que levam até ela.
Tem gente que acha que vai encontrar paz quando o período de férias iniciar, quando o horário de verão acabar, quando o novo emprego chegar ou quando bebê nascer, etc. É daí que vem o engano, pois ao chegar o dia em que o que se espera acontece, a pessoa percebe que a paz não veio. Ela não virá por meio dessa coisas.
A paz que buscamos só poderá ser encontrada em Cristo Jesus. Quando nos recolhemos , nos afastamos de tudo, fechamos os olhos e buscamos ao Senhor dentro de nós, somos levados à paz.
A Palavra garante no versículo em destaque que, mesmo na dificuldade de nos aquietarmos, de desligarmos nossos pensamentos dos anseios, das expectativas, devemos perseverar e nunca desistir porque encontraremos, sim, a paz que só Ele dá.
“Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo” (João 14.27).
:: Renata Giori

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Não retribua mal com mal


Foto: pexels.com
Foto: pexels.com
“Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança” (1 Pedro 3.9).
Ainda que pecador, todo cristão deve copiar o modelo de Cristo. Essa missão não é nada fácil, afinal Ele agia sempre de maneira oposta aos padrões do mundo.
Veja o que diz a passagem de Lucas 6.27-32: “Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. Dê a todo o que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles. “Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam”.
Mais do que não retribuir o mal com o mal, a Palavra orienta a fazer o bem àquele que te faz mal. Para nós é, realmente, uma missão quase impossível, mas ao deixar Deus agir por meio de nós, somos capacitados a realizar essa missão de maneira que agrade ao Pai. Afinal, fomos chamados para ser bênção, luz do mundo e sal da terra. Veremos a recompensa na eternidade!
:: Renata Giori

A felicidade está em obedecer a Palavra de Deus

/uploads/posts/A felicidade está em obedecer a Palavra de Deus
“Ele respondeu: ‘Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem’” (Lucas 11:28).
Você sabia que é possível ser feliz vivendo uma vida sem pecados? Sem drogas? Sem prostituição e promiscuidade? Sabia que pode se ter uma vida feliz sem egoísmo e mentiras? Deus não te criou para que a sua vida seja cheia de problemas. Ele quer que ela seja plena e feliz! E quando você entrega a sua vida a Cristo, a felicidade não termina quando a festa acaba.
O salmista escreveu: “Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração (...)” (Salmos 19:8); e Jesus disse: “Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem” (Lucas 11:28). Isso quer dizer que ouvir e obedecer a Palavra de Deus te faz feliz de verdade!
No entanto, algumas pessoas não pensam dessa forma. Elas acreditam que Deus trabalha para fazer a vida dos Seus filhos infeliz e miserável, e que apenas o mundo pode oferecer liberdade e diversão. Mas o certo é o contrário! É o mundo que traz a miséria e a escravidão. Em vez disso, é a liberdade de seguir a Cristo e viver pela Sua Palavra que te trará felicidade verdadeira e duradoura. O salmista escreveu sobre isso:
“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite (...) Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva” (Salmos 1:1,2-4).
Então, você tem uma escolha: pode obedecer a Palavra de Deus e viver uma vida feliz e realizada, ou desobedecê-la e colher as consequências dessa escolha ruim. Se você deseja ser abençoado e viver uma vida espiritual bem sucedida, ame a Palavra de Deus acima de qualquer outra coisa.

Evangelize o seu mundo

/uploads/posts/Evangelize o seu mundo
“O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá” (Provérbios 11:25).
A parte mais complicada do evangelismo é começar a evangelizar. Porém, uma vez que Deus começa a falar através de nossas bocas, essa pode ser uma das coisas mais prazerosas que já fizemos. Imagine só o privilégio que é saber que o Deus Todo-poderoso, o Criador de todas as coisas, está falando por intermédio de você!
Realmente é uma honra muito grande poder falar sobre o amor de Cristo para as pessoas. O evangelho não foi criado para ser guardado, escondido. O evangelho foi feito por Deus para ser compartilhado. Deus te abençoou para você ser uma benção, então, conforme a Palavra dEle vêm ao seu coração, você precisa repassá-la para que as outras pessoas possam começar um relacionamento com Ele. Uma das maiores alegrias que você vai experimentar, além de conhecer o Senhor, é poder orar para alguém aceitar a Jesus como seu único Senhor e Salvador. Mudanças radicais e visíveis vão começar a acontecer em sua vida, como diz o versículo acima: “(...) quem dá alívio aos outros, alívio receberá”.
Você tem uma escolha: pode evangelizar ou esconder o evangelho; e muita gente tem escolhido a segunda opção. Embora seja verdade que nem todos nós fomos chamados para ser evangelistas, todos somos chamados para evangelizar. E o melhor jeito de começar a cumprir essa missão é começando. Podemos alcançar o mundo todo com a Palavra de Deus, mas é preciso começar com uma pessoa de cada vez!
Você pode trazer a ordem de Jesus de “ir e fazer discípulos de todas as nações” (Mateus 28:19) para o “seu mundo”. É só você evangelizar no seu trabalho, na sua escola, na faculdade, na roda de amigos. Evangelize a sua família. Vá aos lugares onde você tem influência e deixe que o Senhor fale do amor dEle através de você.

Seja guiado pelo Espírito Santo

/uploads/posts/Seja guiado pelo Espírito Santo
"Tal proposta agradou a todos. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, além de Filipe, Prócoro, Nicanor, Timom, Pármenas e Nicolau, um convertido ao judaísmo, proveniente deAntioquia" (Atos 6:5).
Filipe foi um dos sete homens escolhidos para liderar a igreja do Novo Testamento. Por quê? Porque ele possuía algumas qualidades especiais. Uma delas é que ele era guiado pelo Espírito Santo. Filipe começou como diácono, trabalhando no departamento de administração da igreja. Porém, pouco depois ele se tornou um evangelista e começou uma cruzada na cidade de Samaria:
"Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o Cristo. Quando a multidão ouviu Filipe e viu os sinais miraculosos que ele realizava, deu unânime atenção ao que ele dizia" (Atos 8:5,6).
Diante desse sucesso, a ideia de ficar naquela cidade e construir uma grande igreja deve ter sido muito atraente para Filipe. Mas Deus tinha outros planos para ele: "Um anjo do Senhor disse a Filipe: ‘Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza’. Ele se levantou e partiu (...)" (Atos 8:26,27). Ele poderia ter pensado: "Ir para onde? Para um lugar deserto? Deus, o Senhor está falando sério?" Mas Filipe não fez isso, e simplesmente obedeceu.
Quando Deus te chama, é provável que Ele não diga aquilo que você gostaria de ouvir, nem te envie para lugares onde você gostaria de ir. E ainda que você fique triste com as ordens do Senhor, obedeça! No deserto, Filipe encontrou um eunuco etíope, que servia a rainha como secretário do Tesouro. Ele tinha a missão de evangelizar aquele homem e batizá-lo. Depois, o eunuco voltou para a Etiópia e a Bíblia diz que multidões foram ganhas para Cristo. E isso tudo só aconteceu porque Filipe decidiu sair da sua zona de conforto e deu um passo de fé para seguir ao Senhor. E você precisa fazer o mesmo. Para levar os outros até Jesus, você deve ser guiado pelo Espírito Santo.