Produtores rurais de sete municípios de Rondônia estão participando do concurso leiteiro na 38ª edição da Expoijipa de Ji-Paraná (RO), cidade situada a cerca de 370 quilômetros de Porto Velho. Este é quarto ano consecutivo que a competição acontece de forma regionalizada.
O concurso iniciou na noite de quarta-feira (12) com a secagem das vacas. Duas ordenhas já foram realizadas e a última ordenha acontece neste sábado (15).
Produtores de Ji-Paraná, Presidente Médici (RO), Alvorada do Oeste (RO), Vale do Anari (RO), Theobroma (RO) e Vale do Paraíso (RO).
O produtor de Theobroma, Adriano Vieira, levou duas raças de animais para o concurso: Girolando e Jersolando.
Ele conta que alguns cuidados especiais com as vacas são esssenciais no concurso. “Tem que preparar o animal antes de vir para o parque, deixar isolado pelo menos uns 10 dias para quando chegar aqui ele não fique estressado, pois aqui é um ambiente fechado”, conta.
Em 2016 a vaca que mais produziu no concurso chegou aos 40 quilos de leite.
Segundo o surpervisor da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Amácio Estevão Neto, os animais de grande produção que estão no parque participando da competição são uma amostra do potencial leiteiro do estado de Rondônia.
Estevão explica que a competição tem 24 animais, divididos em três categorias: novilha de agricultura famíliar; vaca da agricultura familiar e categoria aberta.
Neste ano serão entregues R$ 24 mil em prêmios para os cinco primeiros colocados de cada categoria do concurso leiteiro.
“Os produtores vêm mostrando o que fazem em sua propriedade. Estamos vendo genética de ponta e o trato alimentar. Trabalhamos isso, enquanto Emater e Governo do Estado ficam orientando a melhoria genética dos animais e o manejo alimentar correto para que os animais possam expressar seu potencial”, afirma o supervisor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário